Anda di halaman 1dari 37

Tutorial SUBMISSO DE ARTIGOS NO

Bem-vindo aos 5 passos de submisso de artigos no Sistema Eletrnico de Editorao de Revistas (verso 2)
Elaborado por: Fernanda Moreno Consultora Ibict Maio/2007

O tutorial
Este tutorial foi desenvolvido para capacitar pesquisadores autores que desejam submeter contribuies s revistas que utilizam o SEER Sistema de Editorao Eletrnica de Revista como plataforma.

SEER
Voc conhece o ?

O Sistema Eletrnico de Editorao de Revistas um software desenvolvido para a construo e gesto de uma publicao peridica eletrnica.

SEER
O SEER foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia (IBICT) baseado no software Open Journal Systems, desenvolvido pelo Public Knowledge Project, da Universidade British Columbia.

SEER
O objetivo do sistema reduzir o tempo, energia e custo das tarefas de secretaria e gerenciamento associadas edio de uma revista, enquanto melhora o controle do processo editorial. O sistema procura melhorar a qualidade das publicaes cientficas atravs de um nmero de inovaes, quais sejam, tornar as polticas da revista transparentes e melhorar a indexao dos artigos.

SEER
O SEER o sistema utilizado atualmente por aproximadamente 200 peridicos brasileiros, de diversas reas do conhecimento e de todas as regies brasileiras. A lista completa de peridicos brasileiros que utilizam o sistema pode ser encontrada na Seo do SEER no site do Ibict.

Processo de submisso
O sistema oferece ao autor a possibilidade de enviar suas submisses diretamente ao sistema da revista. O processo de submisso possui 5 passos, com instrues disponveis em cada passo. O sistema oferece ainda a possibilidade de acompanhamento do andamento das submisses.

Processo de submisso
O autor deve iniciar sua interao com a revista na pgina de cadastro Viso geral dos passos de submisso Iniciar submisso Incluso de metadados Transferncia do manuscrito Transferncia do arquivo suplementar opcional Confirmao da submisso

PASSO PASSO PASSO PASSO PASSO

1 2 3 4 5

Processo de submisso
Os autores no precisam concluir os 5 passos de uma vez, sendo possvel sair do sistema durante o processo. Os autores podem retomar de onde pararam, acessando as submisses listadas como "Incompletas", na lista se submisses ativas.

Contedo do Tutorial
Este tutorial apresenta a simulao dos passos que um autor em potencial deve seguir para a submisso de artigos no sistema, lembrando que possvel avanar e retroceder a partir da concluso do segundo passo. Os slides apresentam telas com caixas de texto e comentrios para auxiliar a compreenso.

Para submeter artigos revista, o autor deve se cadastrar, clicando no link Cadastro, no menu superior. Informaes pertinentes submisso so encontradas tambm no item Informao, assinalado ao lado e no item Sobre a revista, no menu superior.

Nesta pgina, o autor preencher todos os campos do Perfil, escolhendo um login e senha. Certifique-se que est informando um e-mail vlido.

No campo Resumo da biografia, o autor pode informar o resumo do currculo Lattes. Ateno para o item Cadastrar como, pois apenas a opo Autor permite o envio de submisses ao sistema.

Ao finalizar o preenchimento dos campos, o autor deve clicar em cadastrar. O Autor receber um email de agradecimento pelo cadastro.

O autor deve clicar na funo autor para ter acesso rea de submisses do sistema.

Para iniciar o processo de submisso necessrio clicar no link assinalado.

Passo 1
Este passo consiste em: Aceite das condies de submisso (obrigatrio) Concordncia com a Declarao de Direito Autoral da Revista
(item dependente da configurao da opo editorial de cada revista)

Escolha da seo da revista onde o autor deseja publicar Espao para comentrios opcionais ao editor

O autor deve certificar-se de cumprir todas as condies de submisso e assinal-las.

Dependendo da configurao da revista, o autor deve aceitar a declarao de direito autoral. A escolha de seo para qual deseja submeter o documento item obrigatrio. Para prosseguir, o autor deve clicar em Salvar e continuar

Passo 2
Autores so incentivados a indexar suas submisses, neste passo do processo de submisso, tendo oportunidade de rever e verificar os metadados como parte do Processo Editorial.

Metadados, ou dados sobre dados, so um conjunto de termos que descrevem o documento. O sistema apresenta texto explicativo sobre a importncia do preenchimento dos metadados do artigo.

Caso no tenha preenchido os campos iniciais de cadastro, o autor poder faz-lo neste passo. Caso seja um trabalho em co-autoria, o autor deve clicar em incluir autor.

Ao cadastrar os coautores, possvel alterar a ordem de apario dos autores, escolher qual o contato principal para correspondncia, e excluir autores includos indevidamente.

A continuao da pgina anterior traz os dados iniciais de identificao do trabalho submetido, que podem incluir resumo e ttulo em outras lnguas dependendo da configurao da revista. O ttulo campo obrigatrio.

A continuao da pgina anterior traz os campos que devem ser preenchidos com termos que melhor descrevem o trabalho, segundo as categorias utilizadas pela revista. O autor deve separar os termos com ponto-e-vrgula. Aps preencher o campo Agncia de Fomento, quando aplicvel, o autor deve clicar em Salvar e continuar para prosseguir.

Passo 3
Este passo consiste em: Transferncia do arquivo para a revista Informaes sobre como assegurar uma avaliao pelos pares cega. O sistema oferece as instrues para a transferncia do arquivo.

Para transferir o documento (no formato aceito pela revista), basta procur-lo em seu computador, clicando em Arquivo...e aps localizlo, clicar em Transferir. Ambos os botes esto assinalados neste slide. Para assegurar-se de que a identificao do documento foi removida, recomenda-se que o autor leia as instrues do link Assegurando uma avaliao cega segura.

Aps a transferncia do documento,o mesmo renomeado pelo sistema, que tambm registra o nome original, o tamanho, a data e a hora da transferncia. Para substituio do documento, basta transferir o novo documento em Substituir documento de submisso, seguindo os mesmos passos anteriores. Para prosseguir, o autor deve clicar em Salvar e continuar.

Passo 4
Este passo consiste em: Transferncia opcional de arquivos suplementares e descrio do documento transferido (preenchimento de metadados) Os arquivos suplementares compreendem conjuntos de dados de pesquisa, instrumentos de pesquisa, textos fonte ou outro material que podem ser um apndice para a submisso. Estes arquivos podem estar em qualquer formato (Power Point, JPEG, etc.), desde que aceitos pela revista em questo.

A transferncia do(s) documento(s) suplementar passo opcional. Caso no deseje transferir nenhum arquivo, o autor deve clicar em salvar e continuar para prosseguir. Este tutorial apresenta a opo de envio do arquivo, que segue os mesmos passos anteriores de transferncia de documentos.

Ao transferir um documento suplementar, o sistema apresenta a tela de metadados do arquivo, que devem ser preenchidos, se pertinentes ao arquivo em questo. Ateno ao campo ttulo, que obrigatrio.

A continuao da pgina anterior exibe os dados do documento transferido. Ao final da pgina, o autor tem a possibilidade de optar por apresentar o documento aos avaliadores (sendo a deciso final do Editor) e de substituir o documento. Para prosseguir, o autor deve clicar em Salvar e continuar.

Aps o preenchimento dos metadados, o autor direcionado pgina inicial do Passo 4, onde pode editar ou excluir o documento, bem como transferir outros documentos suplementares, seguindo as etapas anteriores. Para prosseguir, o autor deve clicar em Salvar e continuar.

Passo 5
Este passo consiste em: Confirmao da submisso, onde o autor convidado a rever os passos anteriores.

IMPORTANTE: Aps a confirmao, no possvel alterar o arquivo submetido.

Neste passo o autor convidado a rever os passos anteriores. Para finalizar a submisso, o autor deve clicar em Concluir submisso.

OBS: Note que o arquivo suplementar est indicado com tamanho 0 B, indicando que no foi recebido pelo sistema. Caso isso ocorra, o arquivo deve ser enviado novamente.

O sistema apresenta uma mensagem que indica a concluso da submisso. Se configurado previamente pelo Editor, o autor receber um email de notificao da submisso. Para voltar tela de acompanhamento da submisso, o autor deve clicar em Submisses ativas.

Para conferir os dados da submisso e editar os metadados, o autor deve clicar no ttulo da submisso. possvel acompanhar o status da submisso em Situao, que ter link ativo de acordo com o estgio em que se encontra (em fila para avaliao; em edio, etc) Para sair do sistema, o autor deve clicar em sair do sistema.

Esta pgina exibida aps o autor sair do sistema

Dvidas? Contate a Equipe: seer@ibict.br

Anda mungkin juga menyukai