Anda di halaman 1dari 3

OS PODERES DO LEITOR

- SOBRE OS PRIMRDIOS
Neste primeiro texto - intitulado de Primrdios - percebemos que a idia do autor foi trazer de forma simples a formulao sobre a gnese da escrita e d leitura. Para isso narra de forma breve fatos de uma viagem (pessoal) feita ao Iraque em 1989, onde desejava conhecer s runas da Babilnia. Em sua narrao, o autor vai descrevendo ticas emitidas por diversas pessoas que visitam o lugar e ao mesmo tempo traa um paralelo com os estudiosos, consigo prprio e com o motorista de taxi que o leva at s runas. A partir desse trecho, ele cita que os arquelogos afirmam que quatro milnios A.C aconteceu o surgimento prhistrico da escrita, onde estes estudiosos acentuam que tal surgimento emergiu da necessidade dos povos mesopotmicos do sul, de se organizarem como uma sociedade cada vez mais complexa, com regras de comrcio, leis, e principalmente algo que modificou todo o processo comunicativo dos seres humanos racionais, a arte de escrever. Ao enfatizar que a escrita surge de uma necessidade, o autor esclarece que est necessidade probatoriamente aliada a comercializao, onde a escrita e a memria desde seus primrdios caminham juntas para guardar na conscincia do individuo suas atividades e o percurso que este pretende promover, sendo assim percebe-se o carter de significncia simblica emoldurado pela sociedade mesopotmica sulista daquele perodo. Junto com o significado simblico atribudo, atrela-se a concepo de que o surgimento da escrita traz consigo o invento da leitura e principalmente de um leitor algum que decifrasse o que estava na tabula de argila O escriba (pessoa encarregada de escrever) era o responsvel por preencher na tabula de argila e o leitor (aquele que l o que outros escrevem) tinha a funo de decifrar tais cdigos. Por fim, o autor descreve a evoluo tanto dos escribas e suas atribuies quanto da escrita no segundo milnio A.C, quando a mesma passa de um sistema de representaes de objetos a pictografia para a escrita "cuneiforme" (palavra derivada do latim cuneus = unhas), onde os objetos foram substitudos por sons. Vale salientar que em meados as circunstncias de que em sua maioria os escribas eram homens, pois a sociedade era patriarcal, historicamente v-se que de uma mulher a primeira autoria de algo - a princesa Enheduanna, nascida por volta de 2300 A.C que escreve canes em honra a uma deusa.

- SOBRE OS ORDENADORES DO UNIVERSO


Dissertando sobre a histria de Alexandre - O Grande - e a forma de como este ergueu a biblioteca de Alexandria, o autor de forma magnfica nos permite navegar sobre a histria de pessoas que organizaram ao longo dos tempos e de formas diversas, supostos esquemas de ordenao de livros em um devido ambiente, terminando por assim dizer construindo a ideia de catalogao. O fundador de Alexandria Alexandre, mas a famosa biblioteca foi o seu sucessor, Ptolomeu I, acolhendo possivelmente a sugesto de um grego, Demtrio de Falero. Ocorre que os egpcios j tinham a tradio de registrar suas atividades administrativas, mas provavelmente, devido a influencia dos gregos que acreditavam que a humanidade precisava de um registro sistemtico e mais preciso sobre s aes humanas, e foi assim que realmente Alexandria tornou-se um estado burocrtico e com uma documentao to vasta ao ponto de se observar as dificuldades de seu manuseio. A resultante desse trajeto de fatos sociais histricos percorridos Alexandre, Alexandria, Ptolomeu, egpcios e gregos a de que a sociedade Alexandrina no s havia obtido um volumoso e invejvel patrimnio cultural de milhares de livros, mas, e principalmente a atmosfera da escrita e consigo a leitura. Para ilustrar a ideia da importncia da biblioteca de Alexandria, que continha um numero prximo de meio milho de rolos (papiro), mais de quarenta mil documentos, entre livros e registros guardados em outro local que no na biblioteca, o autor a compara com a biblioteca do papa em Avignon, que s tinha dois mil volumes, e que era a nica biblioteca no ocidente cristo. Diante de tal riqueza, suscita a necessidade de auxiliar a sociedade a utilizar de forma metodolgica o seu patrimnio. deste ponto em diante que veremos o autor escrever sobre os ordenadores e as formulas que cada um desenvolveu para organizar livros desencadeando em bibliotecas e ajudando ao leitor a encontrar o que procurava sem o auxilio de uma pessoa. Segundo o autor, imaginava-se que Aristteles tinha seu mtodo prprio de catalogar os livros, mtodo este desconhecido at hoje, e ento que surge a pessoa de Calmaco, um norte africano que d origem a um ambiente organizado de e para a leitura. Finaliza o autor, dizendo que independente de qual biblioteca se visite, e que tambm independentemente seja a sua forma de articulao livresca, indutiva ou dedutiva, ser representativamente no s preservada a ideia Calmaquiana sistmica de organizao para um ambiente propicio para o individuo fazer a sua leitura, como tambm portar a ideia de aguar a forma de compartilhamento de conhecimento entre os indivduos.

SOBRE: LEITURA DO FUTURO


Os fragmentos histricos permitem ao autor, nos nortear pela histria das sibilas (mulheres que falavam por enigmas uma espcie de triksters grego). Tambm escrever sobre Constantino - o Grande Imperador a difuso do cristianismo e a influncia da hermenutica Constantiniana sobre o imprio e a igreja e sobre Virgilio, um poeta, onde os poemas por ele produzidos tornaram-se livros de adivinhao para a sociedade. s sibilas eram mulheres quase eternas e imortais. A grande conotao histrica atribudas a elas, era pelo fato das pessoas acreditarem que elas transmitiam palavras inspiradas pelos deuses, onde estas palavras eram manifestadas no objetivamente, mas para que elas se endereassem deveria traduzi-la para si prprio. A sibila mais conhecida na histria foi Herfila, que profetizou a guerra de Tria. Em 83 A.C, foram encontrados e organizados em um nico documento na cidade de Bizncio, textos atribudos as sibilas que foram publicadas no sculo XVI, mas precisamente me 1545. Ao escrever sobre Constantino, o autor, nos fornece detalhes da educao desse imperador que se viu entre vrios vnculos conectados a diferentes e variadas formas recepo de informaes, ao ponto de que quando assume o poderio de imperador do maior imprio j visto no mundo, e tendo a fama de vaidoso, ele promove em sua cidade Constantinopla = Cidade de Constantino no s uma formao fsica, mas espiritual (Cristianismo, herdada de sua me, Helena), poltica (padro romano de organizao) e idiomtica (grego). O autor escreve a histria desse imperador para salientar que ele ao conseguir difundir o cristianismo, utiliza-se da ferramenta interpretativa, ou seja, a sua hermenutica at sobre s divindades fora do cristianismo o fizeram construir e convencer os cidados e a prpria igreja de sua representatividade divina na terra, imprimindo a ideia de que o desejo de quem l que faz e torna a capacidade de idealizao e projeo sobre esta leitura. J em Virgilio, a concepo de credo, traduo, transmigrao interpretativa e norteadora de adivinhaes, permite o autor nos conceber que um fato anterior at ao prprio Constantino, que em Virgilio que o imperador faz a leitura de profecias ligadas ao cristianismo e que por conta disso o poeta transformado em figura mitolgica especial dentro do cristianismo, ao ponto de fazer um apostolo cristo romano Paulo/So Paulo se render a sua significncia atribuda pelo Grande Constantino. Como bem percebemos o autor no delimita a sua forma de traduzir a ideia de que o receptor/leitor torna-se um ampliador de informaes ao saber conduzir a prpria interpretao a outrem, e que o tempo se faz de lavanca para que se alastre s informaes a sociedade.

Anda mungkin juga menyukai