Anda di halaman 1dari 8

INTRODUO A gesto estratgica de custos se faz presente hoje em dia em muitas empresas, tendo em vista a atual lgica global

e capitalista no qual estamos inseridos. Onde, os empresrios que no tem um domnio sobre os custeios ligados a sua empresa esto seriamente comprometidos a sobreviver no mercado. Segundo Hansen; Mowen (2001, p. 423) a gesto estratgica de custos o uso de custos para desenvolver e identificar estratgias superiores que produziro uma vantagem competitiva. Essa ferramenta envolve alguns elementos que so primordiais na identificao dos mesmos, como por exemplo: os princpios aonde as informaes so inerentes ao processo, a exemplo dos custos fixos/variveis, os provveis desperdcios, enquanto que o mtodo consiste de como essas informaes sero coletadas, seja por meio UEP, ABC entre outros. Com isso, a gesto estratgica de custos surge como ferramenta primordial para manter a empresa viva e competitiva no mercado, tendo em vista, a viso que ela proporciona ao administrador a cerca das mudanas do mercado, da tomada de deciso e a anlise mais ampla de seus custos.

2 REFERENCIAL TERICO 2.1 TECNOLOGIA DE CUSTOS, PLANEJAMENTO DE SISTEMAS E COMPORTAMENTO DE CUSTOS A globalizao hoje em dia, se faz presente cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e no mundo empresarial. Nos dias de hoje, a falta de investimento em tecnologia faz com que muitas empresas se tornem ultrapassadas e estejam seriamente comprometida a falncia, isso que dizer que investimento tecnolgico e sinnimo de maior produtividade, melhoria de qualidade, reduo de custos, aumento nos lucros e uma melhor administrao. Entretanto a esse contexto de desenvolvimento tecnolgico, urge a necessidade de criar tecnologias avanadas de produo e gesto empresarial, como por exemplo:
CAM Computer Aided Manufacturing; FMS Flexible Manufacturing System; JIT Just in Time; TQC Total Quality Control;

CAD Computer Aided Design. Com isso, ocorre uma mudana significativa no cho das fabricas como por exemplo: substituio da mo-de-obra direta por mquinas e equipamentos; substituio dos custos de mo-de-obra direta por custos indiretos que esto relacionados de forma indireta com a produo. 2.2 CUSTEIO VARIVEL COMO FERRAMENTA DA GESTO O custeio varivel como o prprio nome retrata, aquele que est completamente envolvido com as atividades produtivas da empresa, ressaltando que, esses custos so aqueles que variam proporcionalmente a produo a exemplo de matria-prima. Ele bem fundamentado no que tange a separao dos gastos que a empresa apresenta, seja eles variveis ou fixos. Hong (2006, p.45) afirma que os custos variveis variam na mesma proporo das alteraes no nvel de atividades da empresa em determinado perodo(dia, semana ou ms).

Com isso, importante ressaltar que tal custo uma importante ferramenta na suas tomadas de decises, atravs da elaborao de relatrios gerncias e as receitas.

2.3 CUSTEIO PADRO E UEP UNIDADE DE ESFORO DE PRODUO Esse custo exerce um papel fundamental e eficaz nas gestes empresariais, proporcionando ao administrador efetuar um bom planejamento e gerenciamento de seus custos no que se refere produo e na aquisio de bens e servios. Conforme Zanluca (2011) o custo-padro um custo pr-atribudo, tomado como base para o registro da produo antes da determinao do custo efetivo. Seguindo a mesma lgica do autor a cima, esse custo tambm apresenta as seguintes caractersticas: a) Pr-fixao de seu valor, com base no histrico ou em metas a serem perseguidas pela empresa; b) Pode ser utilizado pela contabilidade, desde que se ajuste, periodicamente, suas variaes para acompanhar seu valor efetivo real (pelo mtodo do custo por absoro); c) Permite maior facilidade de apurao de balancetes, sendo muito utilizado nas empresas que precisam grande agilidade de dados contbeis. Atravs do custo padro, ainda possvel explic-lo em um sentido mais amplo, como um oramento que a empresa estabelece em sua produo. Ele apresenta vrias interfaces, podendo ser dividido em trs tipos bsicos de padro. a) Padres Bsicos de Custos b) Padres Ideais de Custos c) Padres Correntes de Custos Os padres bsicos de custos caracterizam-se por ser uma medida-padro pela qual se comparam tanto os desempenhos previstos como os reais. Porm este padro no se modifica, a no ser que se modifiquem os mtodos de produo. J os padres ideais de custos, por sua vez, so definidos como a busca pela eficincia extrema da fbrica, a exemplo de se conquistar metas altas, porem pode ser difcil de ser alcanadas. Enquanto que os padres correntes so caracterizados por apresentarem metas mais possveis de acontecer que os padres ideais, pois levam em considerao algumas caractersticas, tais como: proporo de desperdcio, tempo ocioso. Com isso, importante ressaltar que esse custo muito abrangente a nvel empresarial, podendo ser utilizado tanto a nvel gerencial como tambm contabilmente,

porem dever haver sempre ajustes quando necessrio, tendo em vista as mudanas ocorrentes no mercado, como: variao nos valores dos insumos, questes salariais etc. 2.4 .1 UEP UNIDADE DE ESFORO DE PRODUO O sistema custeio de Unidade de Esforo de Produo (UEP) um sistema de custeio que surge na Franca por ocasio da Segunda Guerra Mundial, tendo como precursor o engenheiro Frances Georges Perrin nos estudos a cerca desse mtodo, que almejava criar uma unidade de medida capaz de medir a produo diversificada de uma fabrica inteira e no apenas uma sesso. Atravs desse custeio possvel medir o esforo de um funcionrio ou uma mquina nos seus afazeres do dia-a-dia. Portanto entende-se como custo de unidade de produo, como sendo um mtodo de unidade de medida que comum a toda produo, englobando todas as atividades inerentes ao seu processo de fabricao incluindo a matria prima e mo de obra. Entretanto, atravs da utilizao desse custeio segundo Coral (1996, p. 16) ele possibilita transformar uma empresa multiprodutora em monoprodutora atravs da utilizao de uma unidade de medida padronizada. Para entendermos melhor esse mtodo (UEP), necessrio obter conhecimento de alguns termos tais como: capacidade de produo, capacidade terica, capacidade prtica, custos de transformao, esforo de produo, equivalentes dos produtos, entre outros. Dentre as vantagens que a UEP apresenta podemos citar: Apresenta uma melhor clareza em saber quem perde e quem ganha; Proporciona uma sinttica e rpida melhoria dos lucros; Possibilita um conhecimento da capacidade fabril. Porm esse mtodo no apresenta apenas vantagens, apresentando algumas desvantagens, so elas: No faz o controle do desperdcio; No identifica as melhorias; No h acompanhamento das despesas de estrutura.

Esse mtodo de fundamental importncia para os gestores, tendo em vista seu amparo na coleta dos custos de transformao, gerando informaes que serviro para orientar o mesmo na tomada de deciso. 2.4 CUSTEIO DE PRODUTOS E SERVIOS O respectivo sistema de custeio tambm conhecido como (ABC), utilizado em muitas empresas, por analisar as atividades dentro da empresa e suas relaes com os produtos. Esse custeio baseado em atividades restringe-se a uma limitao do conceito de atividade no contexto de cada departamento (Martins 1996). Mas atualmente esse sistema vem sendo utilizado por muitas empresas, porque permite uma melhor anlise do lucro e custo de um produto e de onde esto sendo consumidos os recursos que so aplicados na empresa, analisados sob duas vises: a viso econmica de custeio, que uma viso vertical, no sentido de que apropria os custos aos objetos de custeio atravs das atividades realizadas em cada departamento. Enquanto que a segunda viso a de aperfeioamento de processos, que uma viso horizontal, no sentido de que capta os custos dos processos atravs das atividades realizadas nos vrios departamentos funcionais. Essa viso de aperfeioamento de processos tambm denominada de viso horizontal, tendo em vista, seu objetivo de captar os custos dos processos realizados por cada departamento. Ela proporciona que os processos sejam analisados, custeados e aperfeioados atravs da melhoria de desempenho na execuo das atividades. Tais objetivos tm por finalidade, decidir os custos dos processos e os custos das atividades que compem, com isso, a anlise de valor deve ser realizada sempre diante do cliente, interno ou externo, ou seja, daquele que recebe e utiliza o bem ou servio gerado pela atividade. Entretanto e necessrio que utilize o custeio ABC no custeio varivel tendo em vista que este permite o levantamento do quanto se gasta em determinadas atividades, tarefas e processos, onde no se agrega valor ao produto. 3 SISTEMA DE CUSTEIO

3.1 TOMADA DE DECISO (PROCESSO DECISRIO) BASEADO NO SISTEMA DE CUSTEIO

tambm conhecido como sistema de custeio direto ou varivel, por est fundamentado na separao dos gastos fixos e variveis. Segundo Maher (2001, p.360), no custeio varivel, apenas os custos variveis de produo so atribudos s unidades produzidas; os custos fixos de produo so considerados despesa do perodo. Com relao aos gastos, importante que todos eles sejam contabilizados para que o administrador tenha conhecimento sobre seus custos e possa diferenci-lo em fixos e variveis. Ento os custos variveis so os custos que mantm relao direta com o volume de produo, ou seja, na medida em que o volume das atividades da empresa aumenta, os custos variveis crescem proporcionalmente, enquanto que, os custos fixos so os custos que permanecem constantes, independem do volume de produo, ou seja, no sofrem oscilaes proporcionais ao volume de produo. Portanto, o custeio direto ou varivel o mtodo utilizado para gerar informaes mais adequadas e geis para a tomada de deciso, mas vale ressaltar que esse mtodo de custeio no reconhecido pelas autoridades fiscais nem pela legislao comercial.

3.2 GESTO DE CUSTOS AMBIENTAIS A questo ambiental cada vez se torna mais presente no mundo globalizado, fruto esse do desenvolvimento em massa, da falta de planejamento na estrutura das cidades, a no utilizao de fontes renovveis nos projetos urbansticos esses so alguns fatores que agravam ainda mais esses processos de degradao dos nossos ecossistemas. Em meio, a esse processo de devastao e degradao do meio-ambiente muito tem se discutido do que e como fazer para desacelerar esse processo, com isso, muitas organizaes esto direcionando suas aes e investimentos para a varivel ambiental, a fim de obter vantagens competitivas, ganhar notoriedade junto sociedade e conseqentemente proporcionar uma melhor qualidade de vida para as geraes futuras. Entende-se por custos ambientais segundo Campos (1996), como o sacrifcio, de perda de bem-estar, que a sociedade tem que fazer devido aos efeitos malficos causados pelas externalidades no absorvidas de algum processo de produo. Tais investimentos na area ambiental variam de acordo com o perfil das empresas, como por exemplo, algumas investem em Custo Ambiental como Qualidade,

porque ele tratado como um produto, que visa identificar as eventuais falhas e quais os custos para a preveno dos eventuais defeitos. Neste modelo de qualidade ambiental total, o estado ideal de danos zero para o meio ambiente (Hansen e Mowen, 2003, p. 567).

3.3 CUSTEAMENTO DE QUALIDADE TOTAL Total Quality Magnety http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2001_TR32_0693.pdf REFERNCIAS CORAL, Eliza. Avaliao e gerenciamento dos custos da no-qualidade, Dissertao de Mestrado,UFSC, Florianpolis, 1996. <http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/9780.pdf>, acessado em julho/2011. CAMBRUZZI, Daiane et al. Unidade de Esforo de Produo (UEP) como Mtodo de Custeio:: Implantao de Modelo em uma Indstria de Laticnios. Disponvel em: <http://www.unisinos.br/abcustos/_pdf/149.pdf>. Acesso em: 01 jul. 2011. CAMPOS, L.M. de S. 1996. Um estudo para definio e identificao dos custos da qualidade ambiental. Florianpolis, SC. Dissertao de mestrado em Engenharia de Produo. Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo, Universidade Federal de Santa Catarina. Disponvel em:<HTTP://www.eps.ufsc.br/ disserta96/campos/index/>. Acesso em:02 jul. 2011. HANSEN, Don R.; MOWEN, Maryanne M.; Gesto de Custos: Contabilidade e Controle. So Paulo: Pioneira, 2001. HONG, Yuh Ching. Contabilidade Gerencial. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. MAHER, Michael. Contabilidade de Custos: Criando valor para a Administrao. So Paulo: Atlas, 2001. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. S. Ed. Revista, So Paulo: Atlas, 1996. ZANLUCA, Jlio Csar. CUSTOS PADRO. Disponvel em: <http://www.portaldeco ntabilidade.com.br/tematicas/custospadrao.htm>. Acesso em: 01 jul. 2011. Alunos: Marcello Da Silva Jnior

Tonny Moreira de Queiroga Palavras Chaves:

Anda mungkin juga menyukai