Anda di halaman 1dari 7

Universidade de So Paulo

Jornalismo

Histria do Plano Real

Danilo Bueno Ipolito

Precedente: O novo liberalismo O fenmeno poltico e ideolgico denominado neoliberalismo, popularizado a partir da dcada de 70 e alcanando a maior parte dos governos de pases capitalistas no mundo, assumiu a condio de hegemonia cultural, com influncia decisiva na economia e tambm nas aes cotidianas dos indivduos, ocupando os espaos antes dominados pelo Estado que era considerado o responsvel por determinar os rumos do pas atravs do controle dos setores estratgicos. A denominao neoliberalismo pressupe diferenas com relao ao conceito de liberalismo, amplamente difundido no sculo XII e XIX, principalmente a partir das observaes de Adam Smith, autor de Riquezas das Naes, que influenciou profundamente as polticas econmicas at a queda da Bolsa de Nova York em 1929. A crise mundial fez com que os governos questionassem o poder de autorregulao do mercado e voltassem a promover investimentos em setores estratgicos, bem como criar polticas de combate ao desemprego e inflao. O liberalismo ganhou espao com o desenvolvimento do capitalismo e a ascenso da ordem burguesa, que se contrapunha diretamente ao Estado absolutista, principal dirigente durante os primrdios da acumulao primitiva do capital que impulsionou a Revoluo Industrial. A economia liberal exigia como dois de seus princpios bsicos a liberdade contratual e a livre circulao do capital. Smith popularizou o conceito da mo invisvel, que se incumbiria de compatibilizar e harmonizar as aes e os comportamentos individuais a partir da livre concorrncia, tendo como resultado final a preservao do interesse geral. No plano internacional, o liberalismo econmico deu espao doutrina das vantagens comparativas, que fundamentava a necessidade de total liberdade comercial entre as naes, materializando os interesses comerciais da Inglaterra. O neoliberalismo, surgido no ps-Segunda Guerra foi uma reao ao keynesismo europeu e norte-americano, que se intensificou a partir da crise de 1929 e estimulou a aplicao do New Deal nos Estados Unidos, e de polticas de Bem Estar Social na Europa. Assim como no liberalismo, sua crtica era dirigida, mais uma vez, interveno estatal na economia, principalmente contra o cerceamento da liberdade de mercado. De acordo com a corrente neoliberal, o objetivo maior da poltica econmica deve ser o de defender a moeda, assegurando a estabilidade dos preos e garantir o cumprimento dos contratos e da livre concorrncia. No plano internacional, estes conceitos se materializam na mobilidade de capitais e mercadorias e no fim das barreiras comerciais e de capital financeiro. Em todas as instncias social, poltica e econmica o neoliberalismo preza pela supremacia do indivduo, sendo o capitalismo formado pelo conjunto de aes individuais.

Implementao das polticas neoliberais

No Brasil, a fora dos movimentos sociais e trabalhistas, que foi crescente durante a dcada de 80, e a permanncia do governo militar, que tinha prticas intervencionistas e nacionalistas na direo da economia, impediram que o pas aplicasse o neoliberalismo ao mesmo tempo que outros pases que iniciaram o processo no final da dcada de 70, como os Estados Unidos com o governo Regan e a Inglaterra com Margaret Tatcher. A crise deflagrada com o fim da conversibilidade do dlar e do choque do petrleo foram os principais estmulos para o reforo nas medidas liberais dos pases naquela poca.

Desafios do Plano Real No incio dos anos 80 a partir da crise cambial no Mxico, em 1982, comeava a crise da dvida externa, relacionada evidncia da fragilidade dos balanos de pagamento dos pases da periferia do capitalismo. Na dcada anterior, frente grande liquidez de capital no mercado financeiro internacional, estes pases contraram inmeras dvidas, sob taxas de juros muito baixas que, com o segundo choque do petrleo e com o aumento da taxa de juros norte-americana, que atingiu 19% em 1983, passaram a sofrer fortes presses cambiais. Decidido a atacar a inflao, o governo Sarney lanou, em 1986, o Plano Cruzado, que propunha um choque heterodoxo na economia, criando uma nova moeda e decretando o congelamento total de preos, conseguindo aplicar um forte impacto positivo em um primeiro momento, com a reduo da inflao, o crescimento da demanda e o aumento da produo e do emprego, alm de uma reorganizao do mercado financeiro que viu-se incapacitado de lucrar com a especulao financeira baseada na inflao. No entanto, em 11 meses a inflao voltou no nvel anterior, atingindo 21% em abril do ano seguinte. Em seguida, outras duas tentativas de combate inflao foram feitas, o Plano Bresser (1987) e o Plano Vero (1989), que tiveram o mesmo fim do Plano Cruzado e levaram ao total descrdito outras tentativas heterodoxas, principalmente o combate inflao atravs de congelamento de preos. Com o governo Collor, o pas assistiu primeira iniciativa de longo prazo para conter a inflao, que foi alm da simples poltica de estabilizao, com um programa extremamente neoliberal, articulando o combate ao aumento de preos com a implementao de reformas estruturais e abertura econmica. O plano foi eficaz no combate inflao, mas teve como consequncia uma queda de 4% no PIB em 1990. O confisco das poupanas, uma das medidas do Plano Collor II mais impopulares entre a populao, entre outros motivos, acarretou no impeachment e na destituio do presidente.

Fundamentos tericos O Plano Real teve como base terica pelo menos duas vertentes: o Consenso de Washington, que deu as direes que deveriam ser tomadas e o Plano Cruzado e as discusses relativas sua criao, tomados como um exemplo dos erros que no deveriam ser repetidos. Em novembro de 1989, em congresso convocado pelo Instituto de Economia Internacional, reuniram-se em Washington funcionrios do governo dos EUA, FMI, BIRD, BID e economistas latino-americanos para debater o seguinte tema: Ajustamento latino-americano, o que tem ocorrido?. O congresso afirmou a excelncia das medidas neoliberais que vinham sendo adotadas pelos pases latinoamericanos at ento, com exceo do Brasil e do Peru. A conferncia apontou a importncia do combate inflao atravs da dolarizao da economia, valorizao das moedas nacionais, ajuste fiscal, acelerao das privatizaes, mudanas na

seguridade social, desregulamentao dos mercados e liberalizao comercial e financeira. A segunda referncia importante, a experincia do Plano Cruzado, forneceu um aporte terico relacionado ao debate entre as propostas entre uma moeda indexada e um choque heterodoxo. Devido inoperncia do Plano Cruzado, que foi identificado como um choque heterodoxo, a outra sugesto ganhou fora no desenvolvimento do Plano Real. A ideia de uma moeda indexada ao dlar e a outra moeda nacional paralela, ganhou fora durante o desenvolvimento do Plano Cruzado e influenciou fortemente o Plano Real.

Controle da inflao e estabilizao econmica no Brasil, Argentina e Mxico Os trs pases, Brasil, Argentina e Mxico enfrentaram vrios desafios comuns no final da dcada de 80 e incio da dcada de 90, os principais deles eram a inflao que implicava em srios problemas sociais e a necessidade de reorganizao das economias e alinhamento s mudanas internacionais nestes pases que ainda estavam vinculados aos programas de desenvolvimentos fortemente estatais que, no Brasil, foram implementados pelo governo militar a partir de 1964 e, sobretudo, na dcada de 70. O processo de desenvolvimento da uma economia liberal no Mxico, entre 1988 e 1994, assim como no Brasil, teve como objetivo diminuir a participao do Estado na economia e avanar na liberalizao do comrcio externo, com destaque para as relaes comerciais com os Estados Unidos e o Canad que foram favorecidas com a entrada do pas no Nafta (North American Free Trade Agreement). O processo de reformas no incio da dcada de 90 contribui para o crescimento da economia baseado nas exportaes e apoiado por uma poltica de desvalorizao do Peso. No entanto, o crescimento foi quebrado por uma crise cambial motivada pela desconfiana do capital internacional, provocando uma instabilidade que se refletiu na sada macia de capital e na queda abrupta das reservas do pas. Na Argentina, durante o governo do presidente Carlos Menem, o Ministro da Economia Domingo Cavallo apresentou seu plano para combater a inflao, que se reverteu na Lei da Convertibilidade, que tinha como uma de suas bases o cmbio fixo, atrelado ao dlar, o que restringia a emisso de moeda ao aumento do Tesouro Nacional. Em um primeiro momento, a medida proporcionou uma estabilidade econmica sem inflao significativa que favoreceu o ingresso de capitais estrangeiros produzindo um forte crescimento do PIB. No entanto, uma recesso que teve incio em 1998 e chegou ao seu auge em 2001, em parte relacionada s crises internacionais e, em parte, resultado da poltica de cmbio fixo, terminou por provocar o fim da Lei de Convertibilidade com altas sequelas para o pas, nos nveis poltico, social e econmico. A economia brasileira repetiria a trajetria mexicana e argentina em alguns pontos importantes, combinando sucesso inicial no combate inflao com elevados dficits externos e forte dependncia de fluxos volteis de capital internacional. Algumas diferenas entre os trs planos so claras: o Plano Real era mais flexvel e cauteloso com relao ao cmbio do que a lei de conversibilidade argentina; o plano mexicano recorreu intensamente a polticas de preos e salrios que dependeu de negociaes com os representantes das classes trabalhistas, diferente do que aconteceu com os planos argentino e brasileiro. No caso do Plano Real, a criao da URV (Unidade Real de Valor), que funcionou por quatro meses, foi uma medida original para evitar medidas de choque como confiscos e congelamentos, possibilitando a estabilizao da moeda.

No entanto, as diferenas no superam as convergncias entre os trs planos que buscavam a estabilizao da economia e sua insero nos padres internacionais do neoliberalismo, que passava a ditar as novas normas do capitalismo mundial. Nas semelhanas entre os planos esto: o uso da taxa de cmbio como instrumento de combate inflao, de acordo com o conceito de monetary standard approach que considera a importncia da harmonizao das polticas monetrias como uma forma de combate inflao; a abertura da economia s importaes, por meio da drstica reduo das barreiras tarifrias e no-tarifrias; a abertura financeira externa, com o estmulo entrada de capitais de curto prazo e medidas de desindexao da economia.

Implantao do Plano Real O Plano Fernando Henrique Cardoso, que era ministro da Fazenda do governo de Itamar Franco, consistia em trs fases: o ajuste fiscal, o estabelecimento da URV (Unidade de Referncia de Valor) e a instituio de uma nova moeda, o Real. De acordo com os autores do plano, as reformas liberais do Estado, que estavam em andamento naquele perodo seriam fundamentais para efetividade do plano. A primeira fase, o ajuste fiscal procurava criar condies fiscais adequadas para diminuir o desequilbrio oramentrio do Estado, principalmente sua fragilidade com financiamento, que seria um dos principais problemas relacionados inflao. A criao do FSE (Fundo Social de Emergncia), que tinha por finalidade diminuir os custos sociais derivados da execuo do plano e dos cortes de impostos, foi uma das principais iniciativas do governo. A URV, o embrio da nova moeda, que terminou quando o Real comeou a funcionar em 1 de julho de 1994, era um ndice de inflao formado por outros trs ndices: O IGP-M, da Fundao Getlio Vargas, o IPCA do IBGE e o IPC da FIPE/USP. O objetivo do governo era amarrar o URV ao dlar, preparando o caminho para a ncora cambial da moeda e tambm evitar o carter abrupto dos outros planos, com esta ferramenta transitria. Dessa forma, ao contrrio da proposta de moeda indexada e da criao de duas moedas, apenas separaram-se duas funes da mesma moeda, pois o URV servia como uma unidade de conta. A terceira fase do plano consistiu na implementao da nova moeda, que substituiria o Cruzeiro de acordo com a cotao da URV que, naquele momento, valia CR$ 2.750,00. O governo instituiu que este valor corresponderia a R$ 1,00 que, por sua vez, foi fixada pelo Banco Central em US$ 1,00, com a garantia das reservas em dlar acumuladas desde 1993. No entanto, apesar de amarrar a moeda ao dlar, o Governo no garantiu a conversibilidade das duas moedas, como ocorreu na Argentina. Dessa forma, o Real conseguiu corresponder de uma forma mais adequada s turbulncias desencadeadas pela crise do Mxico, que comeou a se intensificar no final de 1994. A poltica de juros altos, que promoveu a entrada de capitais de curto prazo, e a abertura do pas aos produtos estrangeiros, com a queda do Imposto de Importao, foram fundamentais para complementar a introduo da nova moeda e para combater a inflao e elevar os nveis de emprego.

Reformas do Estado Considerada uma quarta fase da reforma econmica proposta pelo Plano Real, as reformas no Estado propiciaram o habitat ideal para a moeda criada em sintonia com o conceito de neoliberalismo, ao contrrio do Estado que, como visto anteriormente, ainda carregava fortes resqucios do modelo pr-crise do petrleo,

caracterizado pela regulamentao do mercado, a instituio de monoplios estatais e o forte investimento em infra-estrutura. Desta forma, os defensores do Plano Real insistiram na necessidade das reformas das reas econmicas como a quebra dos monoplios estatais, tratamento igualitrio entre empresas nacionais e estrangeiras e desregulamentao das atividades e mercados considerados at ento estratgicos ou de segurana nacional. Alm disso, foram empreendidas reformas tributrias, administrativas e previdencirias. A importncia destas reformas para a estabilizao do pas e a insero internacional brasileira era ressaltada e abrandada nos perodos mais estveis da economia nacional. As mudanas de ordem econmica foram aprovadas com relativa facilidade no Congresso Nacional, sendo extintos o monoplio estatal na rea de prospeco, explorao e refino de petrleo e na distribuio, transmisso e gerao de energia. As reformulaes nas estruturas do Estado foram mais complicadas. A reforma fiscal s comeou a ser discutida no Congresso com a crise cambial em janeiro de 1999. Na reforma administrativa, aprovou-se a possibilidade de demisso de funcionrios pblicos por excesso de quadros (quando os salrios ultrapassarem 60% das receitas), e por ineficincia. As privatizaes, que j estavam encaminhadas desde o governo Collor, com o PND (Programa Nacional de Desestatizao), foram ampliadas e aceleradas. Nesse sentido, pode-se perceber a importncia do Plano Real para a implementao do projeto liberal no Brasil e como, de fato, no foi apenas um plano solitrio de estabilizao monetria e sim um conjunto de medidas para impulsionar a internacionalizao da economia brasileira.

A Euforia do Consumo A queda da inflao de 46,60% em junho para 3,34% em agosto e a manuteno desta abaixo desse valor nos meses seguintes provocou um aumento imediato no poder aquisitivo da populao de mais baixa renda, conduzindo uma exploso dos nveis de consumo que resultou em um crescimento de 5,4% no PIB de 1994. Colaborou para isso o aumento das compras a prazo e a baixa remunerao nominal das aplicaes financeiras com a realocao dos recursos para o consumo.

As crises Mexicana, Asitica e Russa A partir de dezembro de 1994 eclodiu a crise cambial mexicana, e a sada de capital especulativo relacionada queda da cotao do dlar nos mercados internacionais comeou a colocar em xeque a estabilizao da economia nacional e o Plano Real, que dependia em grande parte do capital estrangeiro. A crise mostrou que a poltica de conteno da inflao com a valorizao das moedas nacionais frente ao dlar no poderia ser sustentvel no longo prazo. Negando sempre a similaridade entre o Brasil e o Mxico e a Argentina, o governo passou a desacelerar a atividade econmica e a frear a abertura internacional com a elevao da taxa de juros, aumento das restries s importaes e com estmulos exportao. Com a necessidade de opor a situao econmica brasileira mexicana, como um sinal ao capital especulativo, o governo quis mostrar que corrigiria a trajetria de sua balana comercial, atingindo saldo positivo. Aps retomada do crescimento entre abril de 1996 e junho de 1997, a crise dos Tigres Asiticos, que comeou com a desvalorizao da moeda da Tailndia, se

alastrou para Indonsia, Malsia, Filipinas e Hong Kong e acabou por atingir Nova York e os mercados financeiros mundiais. A crise obrigou o governo a elevar novamente as taxas de juros e decretar um novo ajuste fiscal. Novamente a fuga de capitais voltou a assolar a economia brasileira e o Plano Real. A conseqncia foi a demisso de 33 mil funcionrios pblicos no estveis da Unio, suspenso do reajuste salarial do funcionalismo pblico, reduo em 15% dos gastos em atividades e corte de 6% no valor dos projetos de investimento para 1998, o que resultou em uma diminuio de 0,12% do PIB naquele ano. A crise se intensificou em agosto com o aumento da instabilidade financeira na Rssia, com a desvalorizao do rublo e a decretao da moratria por parte do governo. A resposta brasileira foi a mesma de sempre, a elevao da taxa de juros bsica para at 49% e um novo pacote fiscal para o perodo 1999/2001. No entanto, diferentemente das outras duas crises, o governo recorreu ao FMI em dezembro de 1998, com quem obteve cerca de US$ 41,5 bilhes, comprometendo-se a manter o mesmo regime cambial, desvalorizando gradativamente o Real, acelerar as privatizaes e as reformas liberais, realizar o pacote fiscal e assumir metas com relao ao supervit primrio.

O fim da ncora cambial Nos primeiros dias do segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, em janeiro de 1999, a repercusso da crise cambial russa chegou ao seu limite no Brasil. As elevadas taxas de juros comeavam a perder fora como ferramenta de manuteno do capital externo na economia brasileira e um novo dficit recorde na conta de transaes correntes obrigou o governo a mudar a banda cambial, que foi ampliada para R$ 1,32. Logo no primeiro dia, o Real atingiu o limite mximo da banda, sendo desvalorizado em 8,2%, o que influenciou na queda do valor dos ttulos brasileiros no exterior e das bolsas de valores do mundo todo. O Banco Central tentou defender o valor da moeda, vendendo dlares, mas a sada de capitais continuou ameaando se aproximar do limite de 20 bilhes, que foi acordado com o FMI no ano anterior. Nesse momento, o governo no teve outra escolha seno deixar o cmbio flutuar livremente, alcanando a cotao de R$ 1,98 em 13 dias.

Concluso O Plano Real efetivamente conseguiu inserir a economia brasileira no liberalismo abrindo diversas portas ao capital e aos produtos estrangeiros alm de estabilizar a inflao e estimular o crescimento econmico, ainda que s custas das reservas nacionais e do crescente endividamento interno. O abandono da ncora cambial, apesar de quase acabar com as reservas do pas, evitou um desastre ainda maior, como ocorreria com a Argentina alguns anos mais tarde, quando foi obrigada a abandonar a paridade com o dlar.

BIBLIOGRAFIA

MATTOS FILGUEIRAS, Luiz Antnio Histria do Plano Real Boitempo Editorial. 3 edio, So Paulo, 2006 NOGUEIRA BATISTA, Paulo - O Plano Real luz da experincia mexicana e argentina - Estud. av. vol.10 no.28 So Paulo Sept./Dec. 1996

Anda mungkin juga menyukai