Anda di halaman 1dari 3

HISTRIA

SRIE: 9 ANO TTULO: ESTUDO DIRIGIDO PROFESSOR (A): AURLIO DATA: NOVEMBRO 2010 NOME: _________________________________________

ORIENTAES: Caro(a) aluno(a), Estamos lhe entregando o Estudo Dirigido com o objetivo de reviso dos contedos fundamentais da 1 etapa. tambm nossa inteno que ele seja um instrumento importante para que voc possa sedimentar e/ou avanar em sua aprendizagem, refletindo positivamente em seu desempenho escolar. INSTRUES: Responda todas as questes consultando seu material e, em caso de dvida, seu professor; No deixe nenhum exerccio incompleto ou em branco; Faa seu trabalho com capricho e cuidado. O(A) ALUNO(A) QUE FAR PROVA EXTRA DEVER ENTREGAR O ESTUDO DIRIGIDO, NO DIA DA PROVA, PARA O FISCAL DE SALA. Guerra fria Ditadura Militar Descolonizao da frica e sia CONTEDOS RELACIONADOS:

QUESTO 1 Ho-Chi-Min (1890 - 1969), Nehru (1889 - 1964), Sukarno (1901 - 1970), Nasser (1918 - 1970), Ben-Bella (1916 -), Patrice Lumunba (1925 - 1961). Explique o fenmeno histrico a que estes protagonistas do mundo contemporneo esto vinculados. Indique o pas de pelo menos quatro deles. QUESTO 2 "Durante o processo de descolonizao afro-asitica que se seguiu Segunda Guerra Mundial, no seio do mundo muulmano em fermentao, despontou um novo fator que complicou as relaes entre os Estados do Oriente Mdio, e contribuiu ainda para exaltar o sentimento de libertao e aumentar o antagonismo entre as potncias dominantes." Apoiando-se no texto acima, substitua a expresso "novo fator" pelo nome do pas inserido no mundo rabe e relacione os motivos que vm contribuindo para prolongar os conflitos no Oriente Mdio. QUESTO 3 "Foi em 1968 que os Beatles cantaram a famosa msica 'Revolution', fazendo sucesso ao som de um instrumento hindu, a ctara, aliada guitarra eltrica."

"(...) E exprimia o novo mundo que se impunha, com ramos americanos, japoneses, africanos e indianos se cruzando, se interpondo no panorama da histria contempornea. A 'mancha branca' que tanto ameaara os continentes asitico e africano parecia perder a fora em contato com a 'sombra' amarela e a preta que, de forma revolucionria, tomava conta da Terra, tentando mudar o mundo (...)." "Nessa dcada, trinta naes africanas irromperam no cenrio mundial. S nos doze primeiros meses, conhecidos como o 'Ano da frica', dezessete pases conseguiram sua independncia poltica (...)."
(Cando, Leticia Bicalho. A DESCOLONIZAO DA SIA E DA FRICA. 8 ed., So Paulo: Atual, 1992, p. 33).

Aluno(a): _________________________________________________________________________________________

Histria

Estudo Dirigido

9 ano

O texto anterior se refere dcada de 60 deste sculo, importantssima para a descolonizao da frica. Sabemos, entretanto, que a emergncia do continente africano se d aps 1955, sendo a Regio do Magrheb, com excluso da Arglia, a primeira a se tornar independente, em 1956. Qual a importncia da Conferncia de Bandung (Indonsia) para o incio da descolonizao da frica?

QUESTO 4 Existem hoje, sobre a terra, dois grandes povos que, tendo partido de pontos diferentes, parecem adiantar-se para o mesmo fim: so os americanos e os russos. (...) Para atingir a sua meta, o primeiro apia-se no interesse pessoal e deixa agir, sem dirigi-las, a fora e a razo dos indivduos. O segundo concentra num homem, de certa forma todo o poder da sociedade. Um tem por principal meio a liberdade; o outro, a servido. O seu ponto de partida diferente, os seus caminhos so diversos; no obstante, cada um deles parece convocado, por um desgnio secreto da Providncia, a deter nas mos, um dia, os destinos da metade do mundo". (Alexis de Tocqueville, A DEMOCRACIA NA AMRICA, 1835)

Comente este texto publicado h mais de um sculo e meio. QUESTO 5 Na fase Ps-Guerra emergiram e se consolidaram dois grandes blocos rivais, liderados pelos EUA e a URSS, originando a Guerra Fria. a) Discorra sobre as diferenas, apenas do ponto de vista econmico, entre capitalismo e socialismo. b) Apresente os nomes dos pases onde o socialismo chegou a ser questionado atravs do Sindicato Solidariedade, da Perestroika e da represso s manifestaes na Praa da Paz Celestial. QUESTO 6 "...Meu Brasil... que sonha com a volta do irmo do Henfil com tanta gente que partiu num rabo de foguete chora a nossa ptria me gentil choram Marias e Clarices no solo do Brasil..."

Esse trecho de O BBADO E A EQUILIBRISTA, de Joo Bosco e Aldir Blanc, expressa qual momento poltico brasileiro? Analise o panorama cultural do perodo retratado. QUESTO 7 "Logo aps 1964, a comunidade teatral conhecera um perodo de inesperada euforia, imaginando que poderia desempenhar uma importante funo como centro de oposio ao regime. Tiradentes passou a ser um smbolo mal visto pelo governo e uma simples cano como Carcar, cantada por Maria Bethnia com a

Aluno(a): _________________________________________________________________________________________

Histria

Estudo Dirigido

9 ano

energia de uma justiceira e implacvel ave de rapina - 'pega, mata e come' - assumia ares de inflamado hino revolucionrio. Mas o que 1964 permitira, talvez como necessria e, no fundo, inofensiva vlvula de escape, 1968 acabara por sufocar." (Dcio de Almeida Prado, HISTRIA DA CIVILIZAO BRASILEIRA)

a) Relacione as duas datas - 1964 e 1968 - aos eventos polticos, cujo impacto sobre a cultura descrito no texto. b) Explique a afirmao "o que 1964 permitira (...) 1968 acabara por sufocar". QUESTO 8 A poltica econmica adotada no incio dos anos 70 pelo ento ministro do planejamento Delfim Neto, tornouse conhecida como "Milagre Econmico Brasileiro". Essa poltica afirmava que a riqueza era comparvel a um "bolo" e, enquanto tal, precisava primeiro crescer para depois ser dividida. a) Caracterize o chamado "Milagre Econmico Brasileiro". b) Explique as relaes entre esse "milagre" e a imagem a seguir.

QUESTO 9 Manifestaes de repdio ao Governo Goulart precederam o movimento militar que golpeou as instituies do pas a partir de 31 de maro de 1964. Nos protestos veiculavam solues salvacionistas sobre a ptria, a ordem democrtica, a liberdade, Deus e a famlia, habilmente articuladas por foras polticas de direita, membros da Igreja Catlica, grandes proprietrios rurais, banqueiros e empresrios nacionais e estrangeiros, que visavam a adeso do povo. Ao final de 1965, estava na praa a seguinte pea musical de Z Queti: "Marchou com Deus pela democracia, agora chia, agora chia (...)".

Com base no texto: a) esclarea o rumo que os militares, detentores do poder, imprimiram ao regime instalado; b) a partir da expresso "agora chia", procure indicar a quem o autor da composio dirigia sua stira.

QUESTO 10 A Proclamao da Repblica, o Estado Novo e o Golpe Militar de 1964 so algumas das balizas convencionais da histria poltica do Brasil contemporneo. Identifique e contextualize quatro marcos significativos no campo cultural, dentro do mesmo perodo histrico.

QUESTO 11

Aluno(a): _________________________________________________________________________________________

Anda mungkin juga menyukai