Anda di halaman 1dari 19

ORDEM DE SERVIO GENRICA REGRAS DE SEGURANA NO TRABALHO

A distrao um dos maiores fatores de acidentes. Trabalhe com ateno e dificilmente se acidentar. O canteiro de obras lugar de trabalho. As brincadeiras devem ser reservadas para horas de folga. Seus olhos no se recuperam depois de perdidos. Use culos protetores sempre que o seu trabalho o exigir. A pressa companheira inseparvel dos acidentes. Faa tudo com tempo para trabalhar bem e com segurana. Quando no souber ou tiver dvida sobre algum servio, pergunte ao seu mestre ou encarregado, para prevenir-se contra possveis acidentes. As suas mos levam para casa o alimento de sua famlia. Evite p-las em lugares perigosos. No deixe tbuas com pregos, espalhadas pela obra, porque podem ser causa de srios acidentes. Comunique ao seu encarregado toda e qualquer anormalidade ou defeito que notar na mquina ou ferramenta que for utilizar. No improvise ferramentas, procure uma que seja adequada para seu servio. Lembre-se que voc no o nico no servio e que a vida de seu companheiro e to preciosa quanto a sua. Utilize em seus trabalhos, ferramentas em bom estado de conservao, para prevenir possveis acidentes. No fume em lugares onde se guardam explosivos e inflamveis. Coopere com seus companheiros em benefcio da segurana de todos e siga os conselhos de seu mestre ou encarregado. O hbito de usar cabelos soltos, durante o servio, tem dado causa a graves e irreparveis acidentes. Use touca protetora quando seu trabalho exigir. Manda a lei que o empregador fornea os equipamentos de proteo que voc necessita para o trabalho, mas voc tambm est obrigado a us-los, para prevenir acidentes e evitar doenas profissionais. Mostre ao seu novo companheiro os perigos que o cercam no trabalho. Cada acidente uma lio que deve ser apreciada, para evitar maiores desgraas. Todo o acidente tem uma causa que preciso ser pesquisada, para evitar a sua repetio. Se voc foi acidentado, procure logo o socorro mdico adequado. No deixe que entendidos e curiosos concorram para o agravamento de sua leso. Se voc no eletricista, no se meta a fazer servios de eletricidade. Procure o socorro mdico imediato, se voc for vtima de um acidente, amanh ser tarde demais. As mquinas no respeitam ningum; mas voc deve respeit-las. Atende s recomendaes dos membros da CIPA e de seus mestres e encarregados. Conhea sempre as regras de segurana do setor onde voc trabalha, e do canteiro de obras em geral. Conversa e discusso no trabalho predispem a acidentes pela desateno. Leia e reflita sempre sobre os ensinamentos contidos nos cartazes e avisos de preveno de acidentes. Mantenha sempre as guardas protetoras das mquinas, nos devidos lugares. Pare a mquina quando tiver que consert-la ou lubrific-la. Habitue-se a trabalhar protegido contra os acidentes. Use equipamentos de proteo adequados a seu servio. Conhea o manejo dos extintores e demais dispositivos de combate ao fogo, existentes em seu local de trabalho. Voc pode ter necessidade de us-los algum dia.

Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Nome: ..............................................................................................

Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N1 FUNO: Mestre de Obras

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e corrija imediatamente as Condies De Risco encontradas. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. Oriente seus encarregados e/ou outros trabalhadores sobre o processo mais seguro de executar qualquer trabalho. 4. Exija de seus encarregados uma reunio preliminar com suas equipes, para discutir as medidas especficas de segurana a serem adotadas, quando do incio de qualquer trabalho. 5. Mantenha a obra sempre limpa e a circulao de trabalhadores desobstrudas. 6. Corrija as Condies De Risco que lhe forem comunicadas, com a mxima urgncia. 7. D especial ateno proteo da periferia, dos poos de elevadores, das instalaes eltricas e manuteno de mquinas e equipamentos, particularmente a serra circular, guincho e grua. 8. Paralise imediatamente os trabalhos em andamento que sujeitem os trabalhadores a grave e eminente risco, especialmente o trabalho em altura sem o uso de cinto de segurana. 9. Oriente, acompanhe e fiscalize os trabalhadores na montagem de andaimes suspensos mecnicos. Empregue somente trabalhadores qualificados. 10. Mantenha permanentemente atualizado o Livro prprio para inspeo de mquinas, com registro das falhas encontradas, medidas corretivas adotadas e a indicao de quem as realizou. 11. Confira o Livro de Inspeo prprio do elevador de passageiros e submeta-o, semanalmente, ao responsvel pela obra. 12. Encaminhe, com a mxima urgncia, o Livro de Inspeo prprio do elevador de materiais, quando houver irregularidades no seu funcionamento e manuteno, ao responsvel pela obra e inicie imediatamente as medidas corretivas cabveis. 13. No permita alteraes nos locais onde tenham ocorrido acidentes graves, antes da realizao da percia ou vistoria por autoridade competente. 14. Providencie atendimento mdico urgente, aos trabalhadores acidentados. 15. Prestigie as reunies da CIPA. 16. Fiscalize e exija permanentemente o uso do EPI apropriado por todos os trabalhadores de sua obra. Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho. Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 2 FUNO: Apontador

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. Mantenha atualizada a relao com nome, endereo e telefone, das pessoas a serem comunicadas, quando do acontecimento de sinistros ou acidentes graves. 4. Mantenha atualizada com nome, endereo e telefone, a relao dos hospitais e clnicas conveniadas, para atendimento trabalhadores acidentados. 5. Mantenha uma relao dos telefones teis, tais como: Copel, Sanepar, Sinduscon, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, PM, SIAT etc. 6. Preencha corretamente a CAT - Comunicao de Acidente do Trabalho, quando no houver profissional da rea de Segurana do Trabalho no canteiro. 7. Mantenha completa e em condies de uso a caixa de Primeiros Socorros. 8. Comunique Administrao da Obra a necessidade da realizao de Exame Mdico Peridico e outros exigidos pela legislao. 9. Preste apoio realizao das reunies ordinrias e extraordinrias da CIPA. 10. Desligue todos os aparelhos energizados, ao final de cada jornada de trabalho. Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 3

FUNO: Almoxarife

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente.. 3. Respeite os limites de peso para descarga e levantamento manual individual de materiais, ao receblos. 4. Controle os limites de altura e peso dos materiais estocados. 5. Evite estocar qualquer material diretamente no piso. 6. Evite armazenar madeiras de formas e escoramentos, com pregos, arames ou imprprias para uso. 7. Controle, junto Administrao da Obra, o estoque de EPIs e EPCs, de modo a atender prontamente as necessidades de Segurana do Trabalho. 8. Entregue o EPI acompanhado do Termo de Responsabilidade. 9. Fornea ferramentas manuais e eltricas em boas condies de uso. 10. Faa a manuteno preventiva das ferramentas manuais e eltricas e comunique qualquer irregularidade Administrao da Obra. 11. No conserte nenhum equipamento energizado. Chame o eletricista. 12. Entregue culos de segurana ao trabalhador que requisitar ferramenta de apicoamento. 13. No fume e nem permita que fumem no recinto do almoxarifado. 14. Armazene separadamente materiais explosivos, txicos, inflamveis ou corrosivos e sinalize o local corretamente. 15. Mantenha em condies de uso os extintores de incndio do almoxarifado. 16. Mantenha o almoxarifado organizado, limpo, bem iluminado e ventilado. Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 4

FUNO: Encarregado

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. Planeja, coordene e controle a execuo da tarefa recebida, determinando o processo mais seguro a ser adotado. 4. Reuna sua equipe, antes do incio de cada tarefa e informe os riscos inerentes sua execuo. 5. Fiscalize e exija, permanentemente, o uso do EPI apropriado ao servio em andamento, pelos componentes de sua equipe. 6. Paralise imediatamente os trabalhos em andamento que sujeitem o trabalhador a grave e eminente risco. 7. No permita que andaimes suspensos mecnicos sejam operados por apenas um trabalhador. 8. Informe com urgncia Administrao da obra e ao SESMT, quando houver, qualquer acidente ocorrido, mesmo que no haja vtima. 9. Isole imediatamente o local onde tenha ocorrido acidentes grave. Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 5 FUNO: Pedreiro, Estucador, Ladrilheiro e Pastilheiro

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que 2.
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim:

a)

no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; b) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente. c) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. Use corretamente o cinto de segurana, ligado a um cabo de segurana, para trabalhos realizados em andaimes suspensos mecnicos, em altura superior a 2 metros ou na periferia da obra. 4. Use roupa completa (cala e camisa), bota de borracha, luvas de raspa de couro e culos de segurana, nos trabalhos de lanamento e vibrao de concreto. 5. Verifique as condies gerais das ferramentas manuais e eltricas, antes de us-las. 6. No improvise extenses eltricas e nem conserte equipamentos eltricos defeituosos. Chame o eletricista. 7. No fabrique andaimes de madeira, caixas de massa e nem trabalhe em andaimes sem guardacorpo, rodap e estrado com, no mnimo, 0,90m de largura. Chame o carpinteiro. Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 6 FUNO: Carpinteiro

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. Use corretamente o cinto de segurana, ligado a um cabo de segurana, nos trabalhos em altura superior a 2,00m ou na periferia da obra.

4. Use luvas de raspa de couro e culos de segurana, nos trabalhos de forma e desforma. 5. No desa material em queda livre. Use cordas para amarr-lo.
Serra Circular: 1. Quando designado para operar a serra circular no permita que outras pessoas a utilizem. 2. Ao operar a serra circular, exija a coifa protetora do disco, o cutelo divisor, a proteo das partes mveis e use protetor facial e abafador de rudos. 3. Verifique as condies gerais das ferramentas manuais e eltricas, antes de us-las. 4. Faa a manuteno preventiva nas ferramentas manuais e comunique qualquer alterao nas ferramentas eltricas, para registro no Livro de Inspeo. 5. No improvise extenses eltricas e nem conserte equipamentos eltricos defeituosos. Chame o eletricista. 6. Confeccione andaimes de madeiras e escadas de mo, atendendo s normas de segurana. Use madeira de boa qualidade, guarda-corpo, rodap e estrado com, no mnimo, 0,90m de largura. 7. Isole a rea onde for usar cola de frmica ou outro material similar. Ventile-a, no fume e no porte qualquer coisa que produza chama ou fasca. Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 7 FUNO: Eletricista

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. Evite trabalhos em circuitos ou equipamentos energizados. Quando no for possvel deslig-los, use luvas de borracha e calados especiais. 4. Use ferramentas manuais adequadamente e mantenha-as em boas condies para emprego. 5. Isole as partes vivas expostas dos circuitos provisrios e recolha-os imediatamente, quando tenham se tornado inoperantes ou dispensveis. 6. Somente instale chave de faca para circuitos de distribuio e a mantenha protegida e em posio que no haja fechamento acidental do circuito. 7. Somente ligue mquinas e equipamentos por intermdio de conjunto plugue e tomada.

8. Faa a manuteno preventiva das mquinas e equipamentos e comunique qualquer irregularidade


encontrada, para registro no Livro de Inspeo. 9. Verifique diariamente as ligaes provisrias do canteiro de obras. Evite-as ficar a menos de 2,00m do cho ou dentro dgua. 10. No use tubulaes da obra para aterramento dos equipamentos eltricos que o exijam. Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 8 FUNO: Bombeiro Hidrulico

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. Verifique as condies gerais das ferramentas manuais e eltricas, antes de us-las. 4. No permita que suas instalaes sejam usadas para aterramento de equipamentos eltricos. 5. Instale sua rosqueadeira eltrica afastada de local de passagem obrigatria de trabalhadores. 6. Faa a manuteno preventiva de suas mquinas e equipamentos e comunique qualquer irregularidade, para registro no Livro de Inspeo. 7. No improvise extenses para instalar suas ferramentas eltricas. Chame o eletricista. 8. Estoque os tubos em cavaletes, mantendo as reas de circulao livres. Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 9 FUNO: Armador

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. Use luvas de raspa de couro e culos de segurana para trabalhos com armaduras de ao. 4. Use ombreiras de raspa de couro para trabalhos de transporte e descarga de vergalhes. 5. Isole as pontas verticais dos vergalhes, quando da montagem das armaduras. 6. Instale bancada apropriada e estvel, para o corte e dobragem dos vergalhes afastada dos locais de passagem obrigatria de trabalhadores. 7. Instale a mquina eltrica de corte de vergalho afastada da rea de circulao de trabalhadores. No improvise extenses. Chame e eletricista. 8. Faa a manuteno preventiva de suas mquinas e equipamentos e comunique qualquer irregularidade para registro no Livro de Inspeo. 9. Estoque os vergalhes em cavaletes, mantendo as reas de circulao livres. Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 10 FUNO: Operador de Guincho (Prancha de Carga)

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. No transporte pessoas na prancha de carga. 4. Mantenha seu posto de trabalho isolado do acesso de pessoas no autorizadas e protegido contra a queda de materiais. 5. Obedea o limite de carga mxima afixado na prancha de carga. 6. No permita que outras pessoas operem a prancha de carga. 7. Inspecione diariamente, os cabos de ao, o guincho e a torre, antes de iniciar o trabalho. Registra qualquer irregularidade encontrada, no Livro prprio e comunique-as por escrito, ao seu mestre de obras. Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 11 FUNO: Pintor

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. Use culos de segurana e mscara contra poeira, quando for lixar ou pintar paredes. 4. Use luvas de lona plastificada ou de neoprene, nos trabalhos com solventes, impermeabilizantes e outros materiais txicos ou corrosivos. 5. Mantenha o depsito de material de pintura isolado e protegido por extintores de incndio, adequados. No fume e nem porte qualquer coisa que produza chama ou fasca. 6. Mantenha as latas de tintas, solventes, vernizes etc, corretamente fechadas. 7. No deixe restos de material de pintura nos locais de trabalho. Recolha-os ao depsito. 8. Use corretamente o cinto de segurana, ligado a um cabo de segurana, nos trabalhos em altura superior a 2,00m ou na periferia da obra. Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 12 FUNO: Soldador

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa.

2. A

Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. Use mscara apropriada, avental, luvas e mangas de raspa de couro, nos trabalhos de soldagem ou corte quente. 4. No improvise extenses eltricas e nem conserte equipamentos defeituosos. Chame o eletricista. 5. Mantenha o equipamento de solda afastado da rea de circulao de trabalhadores. 6. Faa a manuteno preventiva da mquina de solda e seus equipamentos e comunique qualquer irregularidade, para registro no Livro de Inspeo. 7. Isole o local de trabalho e evite o acesso de pessoas estranhas ao servio. 8. Use anteparo, quando estiver realizando trabalhos de soldagem ou corte quente, para proteger os olhos de trabalhadores nas proximidades. Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 13 FUNO: Operador de Elevador de Pessoas

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. No transporte materiais no elevador de pessoas.

4. Obedea o limite de nmero de passageiros afixados na cabina. 5. No permita que outras pessoas operem o elevador. 6. Inspecione diariamente os componentes do elevador (seja de cremalheira ou de cabo), o guincho, a
cabine e a torre, antes de iniciar seu trabalho e principalmente os cabos de ao. Registre diariamente, em Livro prprio, suas condies de funcionamento e manuteno e o apresente, semanalmente, ao responsvel pela obra. No permita que fumem ou faam algazarra no interior da cabina do elevador. Somente permita o transporte de ferramentas manuais na cabina.

7. 8.

Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 14 FUNO: Operador de Mquinas e Equipamentos

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. No permita que outras pessoas operem a mquina para a qual foi designado. 4. Realize a manuteno preventiva recomendada pelo fabricante e comunique qualquer irregularidade, para registro no Livro de Inspeo. 5. Vistorie a mquina e os equipamentos, diariamente, antes de iniciar seus trabalhos. 6. No ultrapasse os limites de segurana estabelecidos pelo fabricante e pela empresa. 7. Obedea a sinalizao existente na obra. 8. No fume quando estiver operando mquina ou equipamentos.

Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 15 FUNO: Operador de Mquinas e Equipamentos Autropopulsados 1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. Verifique diariamente, antes de iniciar seu trabalho: . gua do radiador; . leo do carter do motor; . leo dos sistemas hidrulicos; . estado e calibragem dos pneus; . gua da bateria; . nvel do combustvel no tanque; . condies dos pinos de lubrificao; . condies dos freios. 4. Aps ligar o motor, verifique se o sistema eltrico est funcionando corretamente. 5. Ao trmino da jornada de trabalho: . estacione a mquina no local determinado; . limpe a mquina e os equipamentos; . entregue a chave Administrao da Obra. 6. Faa a manuteno preventiva e comunique qualquer irregularidade, para registro no Livro de Inspeo. 7. No fume quando operar a mquina ou equipamento e no transporte carona.

8. Paralise o servio ao constatar qualquer irregularidade. 9. Mantenha sempre consigo a Carteira Nacional de Habilitao. 10. No ultrapasse os limites de peso, altura e velocidade,

para transporte e empilhamento de

cargas. 11. Obedea as normas estabelecidas pela empresa, entre elas as placas de sinalizao. 12. Em servios externos respeite as regras de trnsito. 13. Use protetor auricular em trabalhos que o exijam (martelete, compressor etc). Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 16 FUNO: Servente

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. Use culos de segurana contra impactos e respingos, para trabalhos em esmeril, apicotamento, lixamento, pintura, fabricao e lanamento de concreto. 4. Use mscara contra poeira em trabalhos que provoquem seu desprendimento. 5. Use luvas de raspa de couro para o transporte de madeira, tijolo, cimento, tubos e materiais abrasivos ou cortantes. 6. Use luvas e ombreiras de raspa de couro no transporte de vergalhes de ao. 7. Use botas impermeveis nos trabalhos em locais molhados ou encharcados. 8. Use corretamente o cinto de segurana, ligado a um cabo de segurana, para os trabalhos realizados em altura superior a 2,00m ou na periferia da obra. 9. Use roupa completa (cala e camisa), bota de borracha, luvas de raspa de couro, culos de segurana, e se necessrio abafador de rudo, nos trabalhos de lanamento e vibrao de concreto. 10. Ao levantar pesos, flexione os joelhos. No tente levantar nem transportar pesos acima da sua capacidade fsica. Pea ajuda. 11. Use protetor auricular quando estiver auxiliando o carpinteiro nos trabalhos de serra circular, ou em outros trabalhos que o exijam (martelete, compressor etc). Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 17 FUNO: Vigia

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. Mantenha a entrada da obra fechada. 4. No permita a entrada de pessoas alcoolizadas ou drogadas na obra e nem de bebidas alcolicas, drogas ou explosivos. 5. Distribua capacetes aos visitantes. 6. Mantenha atualizada a relao de endereos e telefones dos responsveis pela obra e demais telefones de servio. 7. No permita o acesso, ao Canteiro de Obras, menores de idade, mesmo acompanhados, em qualquer dia ou horrio, salvo com autorizao escrita do engenheiro. 8. Mantenha atualizado o Livro de Ocorrncias. 9. Proba aglomeraes em seu local de trabalho. Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.: Assinatura:........................................................................................:

ORDEM DE SERVIO N. 18 FUNO: Operador de Pistola finca-pino

1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que
vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A Construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de segurana do trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPIs apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob sua guarda e conservao; c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e informe as Condies De Risco encontradas, caso no possa corrigi-las imediatamente. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecente. 3. Observe atentamente as seguintes instrues: . A pistola s pode ser utilizada por pessoa habilitada e credenciada pela Administrao da Obra. . Deve seguir rigorosamente, as instrues do manual do fabricante, relativas ao uso, manuteno e segurana. . vedado o uso da pistola de fixao aos trabalhadores menores de 18 anos. . A pistola deve estar descarregada, para efetuar o transporte, em caixa prpria, que servir para armazen-la aps o uso, quando dever ser fechada chave ou guardada em armrio trancado. . Evitar o uso da pistola em ambientes com produtos inflamveis e/ou vapores explosivos. . Verifique a existncia de tubulaes embutidas, para no danific-las e provocar vazamentos ou acidentes por exploso ou eletrocusso. . No fixar pinos em materiais frgeis, quebradios ou paredes pouco resistentes. Caso haja risco do pino atravessar a pea, a rea oposta dever ser previamente interditada. . Verifique se o cano est desobstrudo, antes do uso. . Constate o funcionamento da trava de segurana da pistola. . Use sempre o abafador de rudo (tipo concha) e o culos de proteo. . No permita a presena de pessoas nas proximidades do local do disparo, incluindo o ajudante. 4. Faa a manuteno preventiva e comunique qualquer irregularidade, para registro no Livro de Inspeo. 5. Paralise o servio ao constatar qualquer irregularidade. 6. Obedea as normas estabelecidas pela empresa, entre elas as placas de sinalizao. Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado dos EPIs e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.:

ORDEM DE SERVIO N 19 FUNO: Operador de Motosserra 1. O no cumprimento ao disposto nesta Ordem de Servio sujeita o trabalhador s penas da lei, que vo desde advertncia, suspenso at demisso por justa causa. 2. A construo Civil uma indstria que, por suas caractersticas peculiares, exige permanente ateno e cumprimento das normas de seguranado trabalho. Assim: a) no transite pela obra sem capacete e calado apropriado; b) use seus EPI`s apenas para a finalidade a que se destinam e mantenha-os sob guarda e conservao;

c) observe atentamente o Meio Ambiente de Trabalho ao circular na obra e corrija imediatamente as condies Ambiente de Insegurana encontrados. d) no consuma bebida alcolica ou qualquer outro tipo de entorpecentes. 3. Antes do manuseio da motosserra, verificar o correto funcionamento dos seguintes dispositivos de segurana; a) Freio Manual de Corrente - ( dispositivo de segurana que intemrrompe o giro da corrente, acionado pela mo esquerda do operador; ) b) Pino pega Corrente- ( dispositivo de segurana que, nos casos de rompimento de corrente, reduz seu curso, evitando que atinja o operador; ) c) Protetor da Mo Direita - ( proteo traseira que, no caso de rompimento da corrente evita que esta atinja a mo do operador; ) d) Protetor da Mo Esquerda -( proteo frontal que evita que a mo do operador alcance, involuntariamente, a corrente, durante a operao de corte; ) e) Trava de Segurana do Acelerador - ( dispositivo que impede a acelerao involuntria. 4. obrigatrio o uso dos segui ntes EPI`s: a) culos de Proteo; b) Abafador de Rudo; c) Capacete; d) Botina de Segurana com biqueira de ao. e) Cala com forrao especial. 5. Antes de usar o equipamento observar o nvel de combustvel. 6. E expressamente proibido o uso de motosserras a combusto interna em lugares fechados ou insuficientemente ventilado. 7. S podero manusear a motosserra pessoas legalmente habilitadas. 8. D especial ateno a manuteno do equipamento. 9. Nunca realize brincadeiras com este equipamento. 10. Confira o livro de inspeo prprio do equipamento e submeta-o, semanalmente, ao responsvel pela obra. 11. Encaminhe com a mxima urgncia, o Livro de Inspeo prprio do equipamento quando houver irregularidades no seu funcionamento e manuteno ao responsvel pela obra e inicie imediatamente as medidas corretivas cabveis. Declarao: Declaro ter tomado conhecimento desta Ordem de Servio, ter sido treinado para o uso adequado do equipamento e de seus EPI`s, e que atenderei a todas as orientaes nela contidas durante a execuo do meu trabalho.

Anda mungkin juga menyukai