Anda di halaman 1dari 10

6a Aula: Frmula Emprica, Anlise Indireta, Equaes Qumicas, Reagente Limitante, Rendimento

Qumica Geral I

11/06/2008

Estequimetria Frmula Emprica ou Mnima A frmula emprica de um composto determinada a partir da composio percentual e da massa molar dos elementos presentes. A frmula emprica mostra o nmero relativo de tomos de cada elemento no composto, ou seja a razo entre o nmero de tomos.

Procedimento:

Exemplo 3:

Estequimetria Frmula Emprica utilizando anlise indireta As frmulas mnimas podem ser determinadas pela anlise por combusto:

Estequimetria Frmula Emprica utilizando anlise indireta As frmulas mnimas podem ser determinadas pela anlise por combusto:

Exemplo 1:

Estequimetria Equaes Qumicas Correspondem a uma descrio (representao) de uma reao qumica:

Reagentes Produtos HCl(aq) + NaOH(aq) H2O(l) + NaCl(aq)


Uma equao qumica balanceada simboliza as mudanas qualitativas e quantitativas que ocorrem em uma reao qumica. Os coeficientes estequiomtricos mostram os nmeros relativos de mols dos reagentes e produtos que tomam parte na reao. Coeficientes estequiomtricos: so os nmeros na frente das frmulas qumicas; fornecem a proporo de reagentes e produtos.

2H2 + O2 2H2O 2Na + 2H2O 2NaOH + H2

Estequimetria Equaes Qumicas - Balanceamento O balanceamento consiste de uma ajuste dos coeficientes que parecem na frente das frmulas dos compostos de modo a obtermos quantidades iguais (e inteiras) de cada espcie de tomos em ambos os lados da equao. Algumas diretrizes para o balanceamento de equaes qumicas Mtodo da tentativa: : Equilibre primeiros os elementos diferentes de O e H; : Equilibre os ons poliatmicos (como um todo) que aparecem inalterados em ambos os lados da equao; : Equilibre separadamente os demais elementos que aparecem isolados em qualquer localizao.

Exemplo 2:

Estequimetria Clculos

NaOH(aq) + H3PO4(aq) + NaH2PO4(aq) + H2O(l) 1 mol NaOH 1 mol de H3PO4

2NaOH(aq) + H3PO4(aq) + Na2HPO4(aq) + 2H2O(l) 2 mol NaOH 1 mol de H3PO4

3NaOH(aq) + H3PO4(aq) + Na3HPO4(aq) + 2H2O(l) 3 mol NaOH 1 mol de H3PO4

Exemplo 3:

Estequimetria Reagente limitante Reagente limitante aquele que se encontra em menor proporo em relao estequiometria da reao.

2H2 + O2 2H2O

Estequimetria Reagente limitante Como identificar um reagente limitante? : Calcule a quantidade de cada reagente:

nx(real);

: Escolha um dos reagentes e use a relao estequiomtrica para calcular a quantidade terica do segundo reagente necessria para que a reao com o primeiro se complete:

nx(necessrio);

: Se a quantidade real (nx(real)) do segundo maior que a quantidade necessria (nx(necessrio)) ento o segundo reagente est em excesso. Se a quantidade real do segundo menor do que o valor necessrio, ento o segundo reagir e o primeiro estar em excesso.

Exemplo 4:

Estequimetria Rendimento

Rendimento Terico: a quantidade mxima de um produto que pode ser esperada com base na estequiometria de uma reao.

Rendimento Percentual:

Percentual do rendimento terico que foi realmente atingida.

Exemplo 5:

Anda mungkin juga menyukai