Anda di halaman 1dari 3

O Domiclio de Pessoas Fsicas

Em nossa sociedade atual, pessoas necessitam de um lugar especfico para residir e para cumprir com suas relaes jurdicas, seja a pessoa possuindo um ou mais recintos domiciliares, e ainda no tendo nenhum. Existem tambm aqueles que podem ser escolhido de maneira voluntria, ou de maneira obrigatria. 1 - O conceito de domiclio, residncia e moradia: Em toda e qualquer sociedade, os indivduos possuem um local para gozar de suas liberdades, estabelecendo sua morada, fixando sua competncia para cumprir as relaes que possuem diante da vida civil, e sendo assim chamada de domiclio. Para a pessoa domiciliar em um determinado local, ele precisa de dois elementos: o objetivo, que a fixao da pessoa em determinado lugar, e o subjetivo, que a inteno do indivduo de permanecer naquele local. Est exposto no art. 70 do Cdigo Civil de 2002 o conceito de domiclio da pessoa natural: Art. 70: O domiclio da pessoa natural o lugar onde ela estabelece a sua residncia com nimo definitivo. Existem tambm indivduos que possuem mais de um estabelecimento residencial, alm daquele de origem, mas tambm possuindo outro correspondendo ao local de trabalho, e com isso, essa pessoa ter como domiclio qualquer uma dos lugares, como explcito no art. 71: Art. 71: Se, porm a pessoa natural tiver diversas residncias, onde, alternadamente, viva, considerar-se- domiclio seu qualquer delas. Segundo Maria Helena Diniz, domiclio " a sede jurdica da pessoa, onde ela se presume presente para efeitos de direito e onde exerce ou pratica habitualmente seus atos e negcios jurdicos". Podemos dizer que domiclio e residncia podem ser parecidos em determinadas situaes, pois a residncia o elemento objetivo do conceito de domiclio, sendo assim, o lugar que a pessoa habita, mesmo que se ausente por um determinado perodo. Quando uma famlia que reside em Vitria, decide realizar uma viagem para Porto Alegre, independente do perodo de tempo, ela ainda continua residindo em Vitria. A moradia o local onde uma pessoa vai passar um determinado perodo de tempo, mas no sendo este o seu local definitivo para viver; um lugar em que a pessoa permanece ali, mas sem o intuito de ali se estabelecer permanentemente. Quando uma famlia resolve sair da rotina estressante de So Paulo para passar por um perodo de frias em Bzios, este se torna uma morada da famlia, pois ela no tem a vontade de ali se estabelecer, mas apenas queria passar um perodo de descanso, um momento de frias. 2 - Classificao dos domiclios O domiclio ocorre entre as pessoas de acordo com as suas necessidades. Elas se dividem em voluntrio, legal ou necessrio e convencional.

2.1 - Domiclio Voluntrio: Este tipo de domiclio ocorre por vontade prpria de um indivduo em morar em determinado local, sem que nada interfira em sua deciso para ali residir. Uma pessoa que se encontra aposentada possui a liberdade de escolher um local para se estabelecer por vontade prpria, pois no tem nenhum vnculo de prestao de servio pendente em nenhum estabelecimento. 2.2 Domiclio Legal ou Necessrio: aquele domiclio que o indivduo tem que obedecer obrigatoriamente, pois este est previsto em lei para que seja cumprido. o caso que acontece com o servidor pblico (residindo no local que cumpre suas funes), com o incapaz (que mora junto com seu representante), do militar (que mora onde serve ou na sede do comando em que serve), oficiais e tripulantes da marinha mercante (residindo no local de matrcula do navio) e do preso (que se estabelece no local do cumprimento de sua sentena). O art. 76 do Cdigo Civil explicita as pessoas que esto subordinadas a este domiclio necessrio, e o pargrafo nico ainda mostra o local de estabelecimento de cada pessoa que est subordinada a esta residncia forada. Art. 76. Tm domicilio necessrio o incapaz, o servidor pblico, o militar, o martimo e o preso. Pargrafo nico. O domiclio do incapaz o do seu representante ou assistente; o do servidor pblico, o lugar em que exercer permanentemente suas funes; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do martimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentena. 2.3 Domiclio Convencional: Este domiclio ocorre sobre o ajuste de um contrato para estabelecer o local em que o indivduo ir cumprir suas relaes jurdicas, prevalecendo o princpio da igualdade dos contratantes e da autonomia da vontade. O art. 78 do Cdigo Civil explica como que funciona esse tipo de domiclio: Art. 78: Nos contratos escritos, podero os contratantes especificar domiclio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigaes deles resultantes. 3 Indivduo sem domiclio: Existem grupos que no possuem um local especfico para serem localizados dentro da sociedade, ou seja, por motivos culturais, sociais ou econmicos, pessoas no possuem um estabelecimento residencial definido. Um caso concreto vivenciado na sociedade so os artistas de circo, que vagam pelo pas realizando seus espetculos, mas que no possuem um local de domiclio fixo. Outro fato que ocorre so os ciganos, que por motivos culturais no possuem um lugar para situar-se definitivamente. O art. 73 fala das pessoas que no tem uma instalao domiciliar:

Art. 73: Ter-se- por domiclio da pessoa natural, que no tenha residncia habitual, o lugar onde for encontrada. 4 O agente diplomtico Os agentes diplomticos, que caso estiverem fora do Brasil, e receberem alguma intimao, algum documento que tem que ser entregue em sua presena, e este alegar extraterritorialidade, ou seja, o diplomata no possui domiclio dentro do pas, este documento ser entregue no Distrito Federal ou no ltimo lugar que ele residiu dentro do pas. O art. 77 fala sobre o caso: Art. 77. O agente diplomtico do Brasil, que, citado no estrangeiro, alegar extraterritorialidade sem designar onde tem, no pas, o seu domiclio, poder ser demandado no Distrito Federal ou no ltimo ponto do territrio brasileiro onde o teve. Referncias: Wikipdia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Domic%C3%ADlio. Acessado em 31/12/2008. ITE. http://www.ite.com.br/apostilas/Do%20domic%C3%ADlio.doc. Acessado em 01/01/2009. FIUZA, Ricardo, et al. Novo Cdigo Civil Comentado. 6 Edio. Editora Saraiva. 2008. DireitoNet. http://www.direitonet.com.br/resumos/exibir/220/Domicilio. Atualizado em 03/08/2007. Acessado em 02/01/2009. O Novo Cdigo Civil Senador Magno Malta, Braslia. Atualizado em 2006. Fonte: http://www.webartigos.com/articles/13033/1/O-Domicilio-de-PessoasFisicas/pagina1.html#ixzz1OWDJKysR

Anda mungkin juga menyukai