Anda di halaman 1dari 16

A TICA NO SERVIO PBLICO ESTADUAL: ASPECTOS JURDICOS JUSSARA MARIA SILVA DA SILVA RESUMO: O presente estudo aborda as dificuldades

encontradas pelo Analista Jurdico na guarda e conservao de bens apreendidos nos processos criminais, quanto aos atos adversos conduta tica do agente pblico, no gerenciamento e mapeamento dos processos, suas conseqncias jurdicas, civis, administrativas e penais aliceradas nos diplomas ptrios como, Estatuto dos Servidores Pblicos de Santa Catarina, Cdigo de Normas da Manual de Procedimento do Cartrio Criminal (Verso Corregedoria do Estado de Santa Catarina, Cdigo de tica Profissional dos Servidores do Poder Executivo Federal e Provisria). Tem como objetivo geral, a anlise e reflexo sobre o fortalecimento das virtudes ticas que devem nortear a vida profissional de todo servidor. Como objetivo especfico, a integrao nesta cadeia de idias inovadoras baseados em eficincia e eficcia, nos avanos tecnolgicos na busca de melhorias na otimizao dos atos cartorrio. PALAVRAS-CHAVE: tica, Guarda e Conservao, Bens Pblicos. 1 INTRODUO Atualmente, j no se busca o equilbrio da administrao pblica somente pela tica da legalidade, com parmetros exclusivos em leis. A responsabilidade de gerir uma unidade jurisdicional exige, de um modo geral, dos agentes pblicos, a busca da eficincia, norteados por modernos modelos de gesto nas organizaes estatais. Para tanto, as gerncias pblicas passaram a dar nfase nos princpios de eficincia e eficcia, associados s virtudes bsicas profissionais como zelo, honestidade, sigilo e competncia. A rotina diria do Analista Jurdico, principalmente nos cartrios criminais, tem exigido destes profissionais grande postura tica na identificao dos procedimentos estratgicos a serem adotados pela organizao quanto guarda e conservao de bens apreendidos. Trabalhar em equipe, compartilhar informaes, atender as necessidades de clientes internos e externos, cumprir prazos exguos nesta cadeia integrada entre processos, pessoas e bens, exigem do agente reflexo constante de suas virtudes enquanto detentor de poderes especficos para tal finalidade. Neste sentido, o presente trabalho objetiva, em termos

gerais, analisar a cadeia de eventos,

aliados ao comportamento tico-profissional e as

dificuldades encontradas pelo agente pblico estadual vinculado ao Tribunal de Justia de Santa Catarina, representado pelo Analista Jurdico, quanto ao recebimento, guarda e devoluo de bens vinculados aos processos criminais at o trnsito em julgado da sentena, relacionando-os aos princpios ticos profissionais inerentes ao servio pblico. Como finalidade especfica, apresentar propostas que viabilizem a mudana das atitudes pessoais e profissionais do agente, incitando-o constantes reflexes de suas virtudes, atravs de cursos peridicos especficos ao servio pblico estadual que valorizem a tica, no s profissional como pessoal, assim como, programas direcionados ao gerenciamento cartorrio com o propsito de otimizar o desenvolvimento dos trabalhos do Analista Jurdico, possibilitando a mudana no envio dos Autos de Priso em Flagrante, recebidos em planto judicial, assim como, quanto estrutura dos alvars judiciais expedidos pelo Sistema de Conta nica, vinculando ao pedido de saque e transferncias, o despacho ou sentena autorizador do ato. Como fator justificativo, reafirmar a importncia de participaes ativas de todos os servidores, na busca incessante de melhorias do Poder Judicirio. Serviro de base para este estudo as normas estabelecidas pelo Manual de Procedimentos do Cartrio Criminal, verso provisria, o Cdigo de Normas da Corregedoria Geral da Justia de Santa Catarina, Estatuto dos Servidores Pblicos do Estado de Santa Catarina, o Cdigo de tica dos Servidores Pblicos do Poder Executivo Federal e a Lei 8.112 de 11/12/ 1990, na anlise das conseqncias pessoais, civis, administrativas e penais quanto aos atos praticados pelo agente pblico. Na seo 2, ser tratado da Profisso e o Desempenho tico Profissional do agente Pblico, seo 3, Dos bens, recebimento, registro, guarda e conservao, seo 4, Dos Valores em espcie, depsito, transferncia e saque: Sistema de Conta nica e 5, Das Responsabilidades, administrativas, civis e penais decorrentes dos atos ilcitos e Penalidades; 6, Propostas de Melhorias e 7, Consideraes Finais e Referncias bibliogrficas. 2 A PROFISSO E O DESEMPENHO TICO-PROFISSIONAL A fase de escolha profissional, ainda na adolescncia, muitas vezes, j deve ser permeada por reflexes ticas sobre as aes que sero realizadas no exerccio profissional. A escolha por uma profisso optativa, mas ao escolh-la, o conjunto de deveres profissionais passa a ser obrigatrio. Ao completar a formao em nvel superior, o profissional faz um

juramento, que significa sua adeso e comprometimento com a categoria profissional onde formalmente ingressa. Para Camargo (2001) a tica profissional consiste na aplicao da tica geral no campo das atividades profissionais. Para Nalini (2006, p. 256), o exerccio de uma profisso pressupe um conjunto organizado de pessoas, com racional diviso de trabalho na consecuo da finalidade social: o bem comum. A profisso h de atender ao apelo vocacional e ser exercida de modo estvel e honroso. Na atividade jurdica, porm, essa importncia avulta. O homem das leis examina o torto e o direito do cidado no mundo social em que opera; , a um tempo, homem de estudo e homem pblico, persuasivo e psiclogo, orador e escritor. nas cincias jurdicas que as normas dos deveres morais se pem com toda nitidez. Por isso, a elaborao de um cdigo de regras a que se convencionou chamar de Deontologia Forense. Nos ensinamentos do eminente Des. Carlin, (2007, p. 43) a definio de deontologia, no raro, utilizada para designar a tica profissional ou moral do exerccio de uma profisso, resultado da reflexo dos profissionais sobre sua prtica. O Decreto 1.171, de 22/06/1994, em seu captulo I, seo I, assim especifica as regras deontolgicas que devem nortear o agente:
I A dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico, seja no exerccio do cargo ou funo, ou fora dele, j que refletir o exerccio da vocao do prprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes sero direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos. (BRASIL, 1994).

No presente estudo, tomaremos como base o comportamento tico-profissional dos atos desenvolvidos pelo Escrivo Judicial, antiga denominao do Chefe de Cartrio, substituda pela lei Complementar n 406, de 25/06/2008, para Analista Jurdico, em seu art. 2.
Art. 2 - O cargo de Escrivo Judicial, do Grupo Atividades de Nvel Superior ANS, do Quadro de Pessoal do Poder Judicirio, constante no Anexo VII, da lei Complementar n 90, de 1 de junho de 1993, fica transformado em cargo de Analista Jurdico. (SANTA CATARINA, 2008).

Analista Jurdico, dentro das unidades cartorrias a figura central que vai gerenciar todos os atos jurdicos, ser o receptor de todos os processos, gerenciador e executor dos atos pertinentes aos feitos. Dever, ento, constituir-se em exemplo de liderana e organizao, dotado de virtudes mpares, como zelo, honestidade, sigilo e competncia, na ordenao dos atos ordinatrios.

Na viso de S (2001, p. 175) Tais virtudes devem formar a conscincia tica estrutural, os alicerces do carter e, em conjunto, habilitarem o profissional ao xito em seu desempenho. Para ele, diante de situaes onde a honestidade colocada prova, um profissional comprometido com a tica no pode deixar corromper pelo ambiente, mesmo que as situaes o obriguem a viver e conviver naquele ambiente. A honestidade algo absoluto, ou seja, a pessoa ou no honesta, especialmente no caso da tica profissional. Neste diapaso, o Analista Jurdico ao receber os Inquritos Policiais e Autos de Priso em Flagrantes, supervisionar a seqncia dos atos ordinatrios inerentes a estes feitos, mantendo o ordenamento jurdico a ser observado pelos agentes envolvidos na prtica dos atos processuais, mormente, quando vierem acompanhados de bens e valores vinculados estes, mantendo a prevalncia de rus presos. queles desprovidos de bens, sero recebidos, e uma vez conferidos, partes e advogados, sero registrados em livro prprio procedendo-se a investigao de antecedentes criminais do indiciado, se preso, sero levados imediatamente concluso para homologao do Auto de Priso em Flagrante, e ao Ministrio Pblico para oferecimento de denncia, se solto, ir com vista ao Ministrio Pblico para anlise de elementos probatrios ao oferecimento da denncia. No sendo denunciado, o MM. Juiz de Direito ordenar a expedio de alvar de soltura ao indiciado e o processo ser arquivado. O grande desafio, porm, no mapeamento e gerenciamento dos feitos criminais, quanto postura tica profissional do Analista Jurdico, aplicao dos princpios deontolgicos, conhecimento da profisso, estar nos processos com bens vinculados, e valores em espcie (fiana) e numerrios encontrados em poder do acusado quando da priso. 3 DOS BENS: RECEBIMENTO E GUARDA Sobre os bens assim exposto no CPP:
Art. 11 do CPP Os instrumentos do crime, bem como, os objetos que interessam prova, acompanharo os inquritos. Ao receber os bens, o cartrio registrar o recebimento e o estado em que se encontrem. (BRASIL, 2008).

Sero considerados bens apreendidos conforme o art. 240, 1 do Cdigo de Processo Penal Brasileiro: coisas achadas ou obtidas por meios criminosos, instrumentos de falsificao ou constatao e objetos falsificados ou contrafeitos, armas e munies, instrumentos utilizados na prtica de crime ou destinados prova da infrao ou defesa do ru. (BRASIL, 2008).

Os artigos 280 do Cdigo de Normas da Corregedoria Geral da Justia de Santa Catarina assim regulamenta quanto o recebimento de bens:
Art. 280 O recebimento de armas e objetos em juzo dever ser devidamente registrado no sistema informatizado, procedendo-se a identificao de suas caractersticas, tais como nmero de srie, cor, marca, dimenses, calibre, etc. (SANTA CATARINA, 2003).

O SAJ PG foi criado e desenvolvido para facilitar a vida do agente, registrando toda a cadeia de eventos de um processo, desde o seu nascimento at a extino. Conforme acima evidenciado, o papel do Distribuidor de suma importncia nos procedimentos iniciais. So nestes primeiros atos que o Analista Jurdico se baseia para monitorar o processo, alm do lanamento no sistema, ainda consignado uma certido informando que no processo h determinado(s) bem(s) e o estado em que se encontra. Atravs da movimentao consulta de partes e bens, dado o primeiro impulso processual para conferncia dos dados. A partir deste momento comeam as dificuldades quanto guarda e conservao dos inmeros bens apreendidos, o pouco espao fsico para o acondicionamento destes e o grande lapso temporal entre a instruo e julgamento dos feitos, principalmente quando envolva multiplicidade de rus. Os processos avolumam-se, o espao torna-se pequeno, de difcil acesso quando solicitados em audincia para prova do ato ou, no final do feito, para determinar a devoluo, destruio ou doao. E, no raro, aps longos anos entre rus no encontrados, Incidentes de Sanidade Mental, Dependncia Toxicolgica, cartas precatrias que levam meses para cumprimento e devoluo, de cargas a procuradores que, desprovidos de tica profissional, retm o processo aleatoriamente, o acesso estes bens se torna dificultoso. Nesta cadeia de eventos, sobrevindo a absolvio do ru ou a extino do processo sem julgamento do mrito, o cartrio intimar a pessoa com quem se encontravam os bens apreendidos, para a devida restituio, sob pena de doao ou destruio dos mesmos. Havendo condenao, passados 6 (seis) meses do trnsito em julgado sem que haja interesse na restituio dos bens, o cartrio proceder na forma do art. 286 do CNCGJ:
Os demais bens apreendidos ou confiscados, aps seis meses do trnsito em julgado, devero ser alienados em hasta pblica, com recolhimento do valor apurado ao tribunal de Justia, por meio de guia de recolhimento, podendo ser cedidos ou incinerados os imprestveis e de inexpressivo valor econmico, lavrando-se de tudo auto circunstanciado, salvo substncias txicas, entorpecentes, estupefacientes ou capazes de determinar dependncia fsica ou psquica, que tero a destinao prevista neste cdigo. (SANTA CATARINA, 2003)

Mas, em que momento se configura o desvio de conduta, a antijuricidade do ato praticado pelo agente pblico quando da devoluo do bem a seu legtimo dono? Vejamos os artigos 312 e 313 do Cdigo Penal, os quais tratam dos crimes praticados por funcionrio pblico contra a administrao pblica em geral, denominando-os de Peculato, doloso, culposo e mediante erro de outrem.
Art. 312 Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor o qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem a posse em razo do cargo, ou desvilo, em proveito prprio ou alheio: 2 - Se o funcionrio concorre culposamente para o crime de outrem; Art. 313 Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exerccio do cargo, recebeu por erro de outrem. (BRASIL, 2008).

O Peculato , portanto, um dos tipos penais prprios de funcionrio pblico contra a administrao em geral, isto , s pode ser praticado por servidor pblico, embora admita participao de terceiros. Os verbos ncleos do tipo so apropriar ou desviar valores, bens mveis, que o funcionrio tem posse justamente em razo do cargo/funo que exerce. A pena para este crime de recluso, de 02 a 12 anos. Poder ser culposo ou Doloso. Verifica-se, ento, arbtrio de poder que a conduta ilcita do agente, configurar-se, no livre consignar nos termos e mandados de entrega de bens, e ordens de

pagamento, nome de beneficirio estranho ao feito. Aps assinado pelo Juiz de Direito, o ato se torna vlido e eficaz, configurando-se, assim, os requisitos elencados nos artigos acima:
Art. 313 A CP - Inserir ou facilitar, o funcionrio autorizado, a insero de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente os dados corretos nos sistemas informatizados ou bancos de dados da Administrao Pblica com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano.(BRASIL, 2008).

O poder punitivo do Estado uno, porm, projeta-se sobre a sociedade de diferentes formas. Assim, o agente pblico, cometendo o ilcito, estar sujeito s sanes impostas pelo Poder Pblico, cujas conseqncias dependem da esfera jurdica protegida, a qual se regula por regimes jurdicos distintos, como por exemplo, os ilcitos penais e os ilcitos administrativos. 4 VALORES EM ESPCIE: DEPSITOS, TRANSFERNCIAS, SAQUES:

SISTEMA DE CONTA NICA Os artigos seguintes Art. 288 e 289 do CNCGJ so pertinentes para lidar com a questo valores em espcie:
Art. 288 Incumbe ao escrivo proceder identificao dos valores que acompanham os inquritos ou processos e efetuar o devido registro no livro prprio.

Tratando-se de valores em moeda nacional, sero depositados em conta vinculada ao Juzo. Art. 289 Recaindo a apreenso sobre moeda nacional, o escrivo dever, de imediato, depositar o respectivo valor em conta vinculada ao Juzo, juntado comprovante nos autos. (SANTA CATARINA, 2003).

A tramitao dos Autos de Priso em Flagrante, recebidos em regime de planto, tm se constitudo em grande problemtica para o Analista Jurdico, eis que somente um Analista fica de planto na rea criminal da Comarca, recebendo as Comunicaes do Foro Distrital do Continente e da capital. Neste procedimento, as comunicaes de priso e os bens que a acompanham, tm demorado cerca de uma semana para chegar seu destino, quando enviados via malote do Tribunal de Justia. Os feitos inerentes ao foro do Estreito, se recebidos na capital, aps despachados pelo Juiz Plantonista, principalmente quando houver pedido e deferimento de liberdade provisria, deveriam ser, aps o primeiro dia til, entregues, pessoalmente, na Distribuio da unidade jurisdicional pertinente, evitando-se, assim, confuses e correrias no desempenho dos atos judiciais, pois o Juiz no tem cincia da priso, dos bens apreendidos, das decises proferidas e o Analista Jurdico perde s vezes uma tarde de trabalho na busca das comunicaes. O ideal que, por Portaria, ou qualquer outro procedimento interno do Tribunal de Justia, fosse modificado este procedimento, determinando que no primeiro dia til as comunicaes e seus anexos fossem entregues ao cartrio distribuidor, disponibilizando carro oficial para tal finalidade. O Sistema Financeiro de Conta nica e legislao correlata foram institudos pela Lei 11.644 em 22/12/2000, disciplinando os Depsitos sob Aviso Disposio da Justia. A Resoluo n.32/01-GP, de 19/07/2001, regulamenta, por sua vez, os procedimentos, a coordenao e a administrao da Conta nica, determinando quem sero os usurios do sistema, os quais recebero senhas particulares, que os identificaro, como segue:
Art. 2- [...] 1 - So usurios do Sistema de Conta nica, o Juiz de Direito, o Juiz de Direito Substituto, O Escrivo Judicial e o Contador da Comarca. 2 - A Diretoria Financeira e o centro de Pesquisa e Aplicao da InformticaCPAI so usurios do Sistema Centralizador da Conta nica, na qualidade de administradores. 3 - Os usurios dos Sistemas citados no caput deste artigo recebero senhas particulares que os identificaro, podendo, a qualquer momento alter-las. (SANTA CATARINA, 2001).

Nesta seo, trataremos especificamente dos depsitos, saques e transferncias efetuados pelo Analista Jurdico nos procedimentos judiciais, tomando como base o art. 11 da Resoluo 32/01-GP:

Art. 11 Os procedimentos para solicitar o depsito Judicial sob aviso disposio da Justia, podero ser efetuados pelo Escrivo Judicial da vara que o processo estiver vinculado ou pelo Contador Judicial (SANTA CATARINA, 2001).

Voltemos fase inicial do processo. Recebido os autos criminais, com valores em espcie ou fiana, o Analista Jurdico proceder, atravs de sua senha particular o depsito do referido valor, imprimindo respectivo boleto bancrio para pagamento. Proceder-se- abertura de subconta, contendo valor, beneficirio, nmero do processo, natureza do depsito. A seguir, demonstra-se a forma em que o documento judicial apresentado no sistema de conta nica, devendo ser impresso em trs vias, uma, para entrega ao agente, outra, acondicionada em pasta prpria,. e outra anexada aos autos: ESTADO DE SANTA CATARINA PODER JUDICIRIO Comarca: Vara: Comprovante de abertura de subconta INFORMAO: Informo que nesta data procedi a abertura da subconta abaixo descrita: Nmero: Titular: CPF/NCPJ do Titular: Nmero do processo SAJ/PG: Vara processo SAJ/PG: Depositante: Valor depsito inicial: Outros: Florianpolis......./........./.......... Sistema de Conta nica Figura 1 Abertura de subconta, (fonte 10). Impresso em:...../....../......

Neste primeiro momento, o Analista Jurdico responsvel pelo gerenciamento e insero dos dados referentes abertura da subconta, assim como, seu depsito e juntada do comprovante aos autos. O art. 15 do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal nos evidencia que: So deveres fundamentais do servidor pblico, entre outros: c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade de seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum. (BRASIL, 1994) Em se tratando de saque, o art. 13 da Resoluo 32/01/GP, de 19/07/2001, assim disciplina:
Art. 13 A preparao das informaes, no Sistema de Conta nica, para solicitao de saque de Depsito Judicial Diretoria Financeira, ser efetuada pelo Escrivo Judicial da Vara onde tramita o processo, com o fornecimento dos seguintes dados: I nmero da subconta; II nome e CPF/CNPJ do titular; III nmero do processo; IV nome do beneficirio; V nmero do banco, da agncia e da conta corrente; V valor a ser levantado; e VI informar se o saque total ou parcial. (SANTA CATARINA, 2001).

A seguir apresenta-se a figura do Alvar Judicial, solicitao de saque ou transferncia de valores, que devero ser expedidos em trs vias, pelo Sistema de Conta nica: SANTA CATARINA PODER JUDICIRIO Comarca:Vara: Alvar Judicial Autos n: O (A) Doutro(...), Juiz(a) de Direito, AUTORIZA a pessoa abaixo indicada que, em cumprimento ao presente, EFETUE o levantamento do valor abaixo descrito: Nmero do Alvar: Valor atualizado: Nmero subconta: Beneficirio: Dados bancrios:

Banco: Agncia: Conta: Incluir os rendimentos do perodo. Deduzir valor da CPMF. Comprovante de Liberao Nesta data, s.......horas, pelo(a) MM. Juiz(a) de Direito(...), foi requisitada a transferncia de valores da Conta nica conforme acima descrito. Eu,......Escriv(ao) judicial, o digitei, conferi e subscrevi. Florianpolis(SC).../.../... ........................................ Juiz(a) de Direito Figura 2.Alvar Judicial A partir do momento em que o Juiz de Direito ape a sua assinatura no alvar, conforme acima exposto, o Analista Jurdico envia, via fax, o pedido Conta nica. Ato contnuo o sistema emitir dois e-mails unidade solicitante, direcionados ao Juiz e Analista Jurdico, informando do pedido, salientando que: Em caso de dvida o Analista poder enviar e-mail cancelando o ato, momento em que o agente poder, verificando equvoco, salvo conduta atpica, ilcita, o que caracterizar o dolo na prtica de seus atos, solicitar o cancelamento do pedido. Na ocorrendo, o sistema confirmar, via e-mail, a transferncia solicitada. No primeiro caso, a compensao, a reparao do dano ou a restituio do objeto material no exclui o crime, constituindo apenas circunstncias atenuantes (art. 65, III, b) do Cdigo Penal Brasileiro. Aps a confirmao da transferncia no mais ser possvel. O Bem jurdico protegido, neste caso, a Administrao Pblica, particularmente em relao ao seu prprio interesse patrimonial e moral. O Sujeito ativo do crime, somente poder ser o funcionrio pblico. Os Sujeitos passivos so, o Estado e as entidades de direito pblico (BITENCOURT, p. 1080) .O verbo apropriar-se significa assenhorar-se, no caso em estudo, o objetivo material o dinheiro. (BRASIL, 2007). A Resoluo n.14/08-GP de 28/05/2008, na busca de solues face aos problemas encontrados d nova redao ao art. 14 da Resoluo n. 32/01-GP, de 19/07/2001, ................................................. Escrivo

condicionando o envio de pedidos de saques ao sistema Financeiro de Conta nica assinatura eletrnica do Juiz e Analista Jurdico.
Art. 14- Compete ao Juiz de Direito em exerccio na Vara ou Unidade Judiciria solicitar o levantamento do depsito Judicial Diretoria de Oramentos e Finanas via sistema informatizado, mediante senha particular ou assinatura eletrnica, ou mesmo atravs de envio, por fac-smile, do documento autorizador extrado do Sistema de Conta nica, assinado de prprio punho. 1 - O Escrivo, com senha particular, dever, na seqncia, encaminhar eletronicamente os dados citados no caput do artigo anterior Diretoria de Oramento e Finanas. 2 Aps a liberao na Comarca, ser emitido o comprovante de liberao, confirmando que a operao foi realizada com sucesso, sendo juntado ao processo. 3 A Diretoria de Oramento e Finanas somente ir encaminhar ao banco a solicitaes de levantamento de que trata o caput deste artigo, para o respectivo depsito na conta corrente/poupana indicada, aps consolidao das informaes geradas pelo Escrivo Judicial e confirmadas pela autorizao emanada pelo Juiz de Direito. (SANTA CATARINA, 2008).

Do acima exposto, depreende-se, que a figura do Analista Jurdico, est diretamente ligada pessoa de confiana do Juiz, agente plenamente capaz de dar recebimento e liberao dos valores em espcie vinculados aos feitos. 5 DAS RESPONSABILIDADES E REGIME DISCIPLINAR Os arts. 131, 132 e 136, do Estatuto dos Servidores Civis-SC estabelecem as responsabilidades e penalidades oriundas dos atos ilcitos dos Servidores Pblicos.
Art. 131 O funcionrio responde civil, penal e administrativamente, pelo exerccio irregular de suas atribuies, sendo as cominaes independentes entre si. Art. 132 O funcionrio responsvel por todos os prejuzos que, nessa condio, causar ao patrimnio do estado, por dolo ou culpa, devidamente apurados. ( SANTA CATARINA, 2004).

Segundo os ensinamentos doutrinrios de Maria Sylvia Zanella Di Pietro (2007) o servidor sujeita-se responsabilidade civil, penal e administrativa decorrente do exerccio do cargo, emprego ou funo. A responsabilidade civil de ordem patrimonial e decorre do art.186 do Cdigo Civil, que consagra a regra, segundo a qual todo aquele que causa dano a outrem obrigado a repar-lo. Para configurar-se o ilcito exige-se: ao e omisso antijurdica; culpa ou dolo; relao de causalidade e ocorrncia de um dano, material ou moral. No caso de servidor pblico, o dano haver o dano ao estado ou a terceiros. No primeiro caso, a responsabilidade apurada atravs de processo administrativo, em consonncia com art. 5 da Constituio. Em caso de prejuzo Fazenda Pblica ou enriquecimento ilcito, conforme os estudos apresentados, o agente ficar sujeito a seqestro e perdimento de bens, com interveno do Poder Judicirio, na forma do Decreto n. 3.240, de

5/5/41, e a Lei 8.429, de 2/6/92, de probidade administrativa (arts. 16 a 18) qual disciplina o artigo 37, 4 da Constituio. Em casos de danos a terceiros, atravs da regra contida no art. 37, 6 da Constituio Federal, o estado responder objetivamente, independentemente de culpa ou dolo, com direito regressivo contra o agente. Quanto responsabilidade administrativa, a infrao ser apurada pela prpria administrao Pblica, assegurados ao servidor o contraditrio e ampla defesa, nos termos do art. 5, inciso LV, da Constituio. Os meios de apurao sero, os sumrios, compreendendo a verdade sabida e a sindicncia. E o processo administrativo disciplinar. Comprovada a infrao o servidor fica sujeito s penas disciplinares, conforme art. 136 do Estatuto dos Servidores Civis-SC, tais como: repreenso verbal; repreenso escrita; suspenso; destituio de cargo de confiana; demisso simples; demisso qualificada; cassao de aposentadoria e cassao de disponibilidade. Como medidas preventivas, a Lei 8.112/90, em seu art. 147, estabelece o afastamento preventivo por 60 dias, prorrogveis por igual perodo, quando o afastamento for necessrio para que o funcionrio no venha a influir na apurao da falta cometida. O art. 327 do Cdigo Penal, com a redao dada pela Lei n.9.983, de 13/7/2000, considera funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. O 1 equipara a funcionrio quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. A responsabilidade criminal do servidor apurada pelo Poder Judicirio. Ocorrido o ilcito penal, em primeira instncia se instaura o processo administrativo disciplinar e processo criminal. Em caso de absolvio criminal, a regra do artigo 126 da Lei n.8.112/90, estabelece que a responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou da sua autoria. Se condenado, na esfera criminal, o juzo cvel e a autoridade administrativa no podem decidir de forma contrria, em face de deciso definitiva quanto a sua autoria. 6 PROPOSTAS DE MELHORIAS Considerando a elevada importncia dos valores tico-profissionais abordados no presente estudo sero apresentadas as seguintes propostas de melhorias visando melhor

desempenho, na organizao, coordenao e controle no mapeamento e gerenciamento de processos na rea criminal. 1) Em primeiro plano, a criao de um Cdigo de tica voltado ao Servidor Pblico Estadual do Tribunal de JustiaSC, e ao fortalecimento das virtudes ticas e morais, com participao efetiva, dentro do quadro de funcionrios efetivos, com um integrante de cada Comarca, ou circunscrio, para elaborao de projeto com base na rotina diria dos Cartrios Judiciais; 2) Cursos peridicos, jurdicos e psicolgicos, que dem sustentabilidade ao profissional que, conforme enfatizado, a pessoa de confiana do Juiz, na administrao do Cartrio Judicial, quanto aos atos judiciais, processos e pessoas, evidenciando sua misso e viso ticas no judicirio; 3) A reestruturao de um novo Manual do Cartrio Criminal, atualmente, em sua verso provisria III, face s recentes mudanas ocorridas nos procedimentos inerentes ao rito processual dos Processos Criminais; 4) Criao de salas adequadas, separadamente para guarda dos bens e armas, dotadas de segurana mxima, e cmeras de monitoramento. 5) Quanto s Comunicaes de Autos de Prises em Flagrante recebidos nos Plantes Judicirios, sugere-se, que seja normatizado, atravs de Portaria, a distribuio das comunicaes de prises recebidas em regime de planto, dos Fruns Capital e Estreito, atravs de Oficial de Justia, ou meio de transporte do Tribunal de Justia, no primeiro dia til subseqente, haja vista os grandes transtornos causados na expedio de alvars de solturas nos autos de Comunicao antes da chegada dos Autos de Priso. Ou, caso diverso, que seja passado, via fax, s Comarcas, cpia da comunicao, do despacho e respectivo alvar de soltura para possibilitar o andamento deste at a chegada do APF; 6) E, por derradeiro, o estudo da viabilidade de vincular-se expedio de ordens de saques e transferncias bancrias, referentes ao Sistema de Conta nica, os despachos e a parte dispositiva das sentenas ordenatrios ao ato, tal qual se efetua as intimaes no Dirio da Justia, embora recentemente inovados pela Resoluo 14-GP, em seu artigo 14, o qual condiciona a assinatura eletrnica de Juiz e Analista Jurdico, com o fito de evitar a liberalidade do agente em atos ilcitos e incidncia de peculato, facilitando ao Juiz a conferncia do ato.

7 CONSIDERAES FINAIS O presente estudo teve o propsito de analisar a conduta tica do Analista Jurdico, no desempenho dos atos cartorrios, na gesto de pessoas e processos da rea criminal, evidenciando suas dificuldades quanto ao gerenciamento na guarda e conservao dos bens pblicos vinculados aos Autos de Priso em Flagrante e Inquritos Policiais e seus aspectos jurdicos. Teve como objetivo geral, o questionamento, a reflexo e o fortalecimento das virtudes ticas, pessoais, e, principalmente, profissionais, que devem prevalecer desonestidade, aos benefcios fceis e ao enriquecimento atravs de utilizao ilcita de bens de terceiros no exerccio de cargo pblico, principalmente, quanto f pblica e os poderes especficos que lhe so conferidos em razo do cargo, para movimentao dos valores em espcie vinculados ao Sistema de Conta nica. Atravs de algumas teorias para o exerccio e desempenho tico profissional, buscou-se conceitos, princpios e seguimentos, baseados na dignidade, decoro, zelo, eficcia e eficincia, alicerados pelos diplomas ptrios e doutrinadores renomados, como, Lucia Valle Figueiredo, Maria Sylvia Zanella Di Pietro, Jos Renato Nalini, na busca do entendimento do porqu, e, em que momento se configura o desvio de conduta tica do servidor pblico, em especial do Analista Jurdico, o qual tem o dever de corresponder a confiana que lhe outorgada, pela Administrao, pelos colegas de trabalho, e pela sociedade. O objeto principal deste estudo, teve como escopo, os bens que integram a cadeia de valores do errio pblico, durante o tempo em que ficam sob sua custdia. O peculato, tipo penal prprio do funcionrio pblico contra a administrao, restou demonstrado como conduta ilcita e antitica, principalmente, quanto aos valores em espcie, administrados pelo Sistema Financeiro de Conta nica e normatizados pelo Cdigo de Normas da Corregedoria Geral da Justia-SC. E, neste contexto, as responsabilidades, civis, administrativas e penais, advindas dos atos ilcitos, foram demonstradas uma a uma, concluindo-se que, a conduta atpica est atrelada ao ato de liberalidade do agente, na sua escolha entre o bem e o mal, o justo e o injusto, o lcito e o ilcito. Como propostas de melhorias, fundamentou-se a tese da criao de Cdigo de tica voltado ao Poder Judicirio; implementao de cursos peridicos, jurdicos e psicolgicos, voltados Deontologia e s virtudes ticas. A reestruturao do novo Manual de Procedimentos Criminais, face s novssimas mudanas do Cdigo de Processo Penal e a adequao dos atos jurdicos. Tambm foi sugerida a mudana de procedimento no envio, das

Comunicaes de Flagrantes, com despacho e expedio de alvars de soltura, e os bens que os acompanham. Quanto aos bens, a ampliao de salas apropriadas para tal finalidade, e, na rea tcnica, o estudo da viabilidade de vincular o despacho ou sentena, ordenador das movimentaes bancrias de saques e transferncias, expedio de alvars judiciais, tal qual utilizado para as intimaes do Dirio da Justia, como medida preventiva e de conferncia direta pelo juiz. A cada etapa, foram traados, parmetros como meu velho fichrio de anotaes processuais, do velho telex a informar a priso de um indivduo, da pesada mquina de escrever, alinhando-os ao meu juramento de fiel servir ao prximo, no exerccio de minha misso pblica. Lembrei-me de meu velho pai, que sem cultura nenhuma, educou seus filhos com o seguinte lema: Aonde eu entrar a minha dignidade e honra entraro minha frente. E assim, com o crescente avano tecnolgico e os desafios da nova administrao pblica, aprendi a produzir com eficincia, conduzir as pessoas com suavidade, honestidade e probidade. Nesta viso, percebi que, os objetivos de uma organizao so metas, pretenses, misses ou alvos que devem seguir para continuar sua existncia. Sua poltica, servir como guia para tomadas de decises e seus mtodos, sero a conscincia dos passos e normas que devem ser seguidos na implantao de seus planos. As propostas de alteraes aqui evidenciadas, tiveram como intuito a contribuio e o engajamento neste projeto inovador na busca da excelncia de todos que compem o quadro do Tribunal de Justia, do Poder Judicirios do Estado de Santa Catarina.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BITENCOURT, Cezar Roberto. Cdigo Penal Comentado. 4. ed. So Paulo : Saraiva, 2007. BRASIL. Cdigo de processo penal. So Paulo: Saraiva, 2008. BRASIL. Lei 8.112 de 11/12/1990. Dispe sobre o Regime jurdico dos servidores pblicos: Braslia.1990. BRASIL.Cdigo de tica profissional do servidor pblico civil do poder executivo federal. Disponvel em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D1171.hmt.> Acesso em: 06 set. 2008. CAMARGO, Marculino. Fundamentos da tica geral e profissional. Petrpolis: Vozes, 2001. CARLIN, Ivo Volnei, tica e justia, 4 ed. Florianpolis: Conceito, 2007.

DI Pietro, Maria Sylvia Zanella, Direito administrativo. 20. ed. So Paulo: Atlas, 2007. FIGUEIREDO, Lucia Valle. Curso de direito administrativo. 7. ed. So Paulo : Malheiros Editores, 2004. NALINI, J.R. tica geral e profissional.5. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2006. SANTA CATARINA. SANTA CATARINA. Cdigo de Normas Corregedoria-Geral da Justia, de junho de 2003. Florianpolis, agosto de 2008. Disponvel em: <http://cgj.tj.sc.gov.br/consultas/liberada/cncgj.pdf>. Acesso em: 06 set. 2008. SANTA CATARINA. Lei n.6.745 de 28 de dezembro de 1985. Dispe sobre o Estatuto dos Servidores Civis do Estado de Santa Catarina e Legislao Correlata. Florianpolis: 2004. SANTA CATARINA. Lei Complementar n.406, de 25 de junho de 2008. Florianpolis. SANTA CATARINA. Manual de procedimentos do cartrio criminal. Verso Provisria III.Florianpolis:2005. SANTA CATARINA. RESOLUO n. 32-GP de 19/07/2001 Florianpolis :2001. SANTA CATARINA. RESOLUO n.14-GP de 28 de maio de 2008. Florianpolis:2008. UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA.Biblioteca Virtual. Disponvel em: <http://busca.unisul.br/pdf/trabalhosacademicos.pdf>. Acesso em: 06 set. 2008. VAZ, E. A tica da convico versus a tica da responsabilidade. Disponvel em: <http://egidiovaz.wordpress.com/2007/02/06/>. Acesso em: 28 ago. 2008.

Anda mungkin juga menyukai