Anda di halaman 1dari 9

Maquiagem e Cuidados com a Pele

1/9

Maquiagem e Cuidados com a pele

Maquiagem e Cuidados com a Pele

2/9

A Maquiagem
Antes de se transformar em um instrumento de valorizao da beleza feminina, a maquiagem (do francs, Maquiller, que significa pintar o rosto) teve funes bem interessantes, como por exemplo, j foi utilizada para espantar insetos e diferenciar classes sociais. Cumpre hoje, o papel de embelezar a mulher. Quando bem feita, a maquiagem reala a beleza, encobre imperfeies menores, corrige o formato irregular da face e protege a pele das agresses do meio ambiente.

Passos Bsicos
Ainda que a maquiagem deixe a pele bonita, o resultado final depende de uma srie de cuidados anteriores que vo desde a preparao correta at o cuidado com as sobrancelhas, que no precisam ser muito finas e nem muito grossas. A dica apenas limpar o excesso de pelinhos entre os olhos, que deixem o olhar srio e eliminar aqueles que sobram na plpebra, que do um aspecto cansado e entristecido. A cor das sobrancelhas devem acompanhar a cor dos cabelos. Para obter uma sobrancelha perfeita, mediremos com um lpis, do canto externo das narinas ao canto interno das sobrancelhas at o canto externo das mesmas.

Maquiagem e Cuidados com a Pele

3/9

Seqncia de Maquiagem
1 - Corretivo Ou os trs em um (1) 2 - Base 3 - P Facial 4 - Sombra 5 - Delineador dos Olhos 6 - Mascara para Clius 7 - Delineador de Olhos e Sobrancelhas 8 - Delineador de Lbios 9 - Blush 10 - Batom

Se necessrio

1 Corretivo
utilizado para amenizar olheiras, sinais de nascena, acnes e pequenas imperfeies. Recomenda-se a escolha de um corretivo em uma tonalidade mais clara que a pele.

2 Base
necessrio que tenha uma textura fina, uniforme e luminosa. A base lquida emoliente, com alta ao hidratante, alm da presena da vitamina A e E.

3 P Facial
A finalidade do p facial de fixar a base da maquiagem e proporcionar textura aveludada a pele.

4 Sombra
A maquiagem dos olhos ajuda a dar expresso a tonalidade do rosto. Os tons de sombra devem realar a cor dos olhos. As cores claras, chamadas de iluminadoras, devem ser aplicadas na regio mais prxima das sobrancelhas, as cores mdias ou escuras devem ser aplicadas no canto dos olhos e opcionalmente esfumaando para o externo.

5 Delineador dos Olhos


A aplicao do delineador o segundo passo da maquiagem dos olhos. Seu objetivo acentuar o formato dos olhos e realar a cor da sombra usada. Deve ser aplicado com uma linha bem fina, rente a raiz dos clios superiores.

Maquiagem e Cuidados com a Pele

4/9

6 Mscara para clios


A aplicao da mscara para clios o terceiro passo da maquiagem dos olhos. Tem a funo de alongar, realar os clios e realar os olhos.

7 Delineador de Olhos e Sobrancelhas


A funo da lapiseira delineadora contornar os olhos valorizando a sombra. Para quem possui olhos pequenos, pode aumenta-los contornando-os com uma linha traada rente a borda externa da raiz dos clios. Olhos grandes, por sua vez, podem parecer bem menores, quando o contorno feito junto a borda interna da raiz dos clios. A lapiseira tambm pode ser usada para corrigir pequenas falhas nas sobrancelhas, mas nunca deve ser feito um nico trao ao longo dos pelos, e sim pequenos traos imitando-os.

8 Delineador de Lbios 9 Blush


O ruborizador tem como finalidade acentuar o colorido, dando um efeito saudvel s reas do rosto. O Blush pode atuar como corretivo quando utilizado de modo a sombrear reas do rosto que precisam ser diminudas.

10 Batom
O batom d o toque final maquiagem e deve ser aplicado com um pincel apropriado. A Beauty Life j fez seu batom pensando em sua praticidade. Porque atravs de seu pincel delinea-se melhor os contornos da boca, ficando mais uniforme.

Batom 3D (Gloss)
O brilho 3D No 14 da um toque simples porm sensual. Todos os batons da linha 3D da Beauty Life aumentam o volume dos lbios, apresenta intenso brilho superficial, luminosidade de profundidade. Pequenas luzes e reflexos brilhantes que do impresso de realmente uma terceira dimenso. Obs.: Estes efeitos tornam-se mais evidentes quando expostos s luzes noturnas.

Maquiagem e Cuidados com a Pele Cores do Batom Linha Vermelha Linha Marrom Cores das Roupas Vermelha, Preta, Beje, Marrom, Azul-Marinho, Branco e Cinza.

5/9

Marrom, Beje, Amarelo, Verde, Areia, Dourado, Branco, Laranja e Coral. Rosa (todos os tons), Branco, do Azul Claro ao Azulo, do Lils ao Roxo, Cinza, Gelo, Vinho e Prateado.

Linha Rosa

Lbios - Truques

Lbios Grossos: passe base no contorno dos lbios, depois com delineador desenhe o contorno ligeiramente para dentro da linha natural da boca.

Lbios Finos: desenhe os lbios com o delineador ultrapassando a linha natural da boca. Obs.: recomendado utilizar batons com cores mais escuras, pois assim no se percebe a linha natural.

Maquiagem e Cuidados com a Pele

6/9

Olho Mgico
O jogo claro-escuro proporcionado pelas sombras faz milagres. Pode criar profundidade, disfarar contornos indesejveis. Camuflar volumes inconvenientes. Se os seus olhos so:

Maquiagem e Cuidados com a Pele

7/9

O que a pele? (Definio)


A pele um tecido flexvel e elstico, que reveste e protege o nosso corpo. A pele de divide em trs camadas: 1a Epiderme 2a Derme 3a Hipodenne 3a Camada - Hipoderme a camada mais profunda da pele, onde encontramos: Fibras elsticas, mais abertas e entrelaadas, que nos permitem movimentos amplos. Ex.: abaixar, correr, fazer ginstica etc; Tecidos gordurosos que nos protegem contra pancadas. Estes, por sua vez, quando se acumulam, formam a celulite.

2a Camada - Derme Camada constituda por: Glndulas sebceas que produzem o sebum (lubrifica toda a nossa pele), responsvel por cada tipo de pele, que pode ser: o Normal, quando as glndulas trabalham normalmente; o Seca, quando as glndulas trabalham lentamente; o Oleosa, quando as glndulas trabalham aceleradamente. As glndulas sebceas so mais concentradas na zona T do rosto. Glndulas sudorparas que so as responsveis pelo suor que eliminamos atravs dos poros e trabalham com um regulador de temperatura do nosso corpo. Ex.: no inverno, as glndulas sudorparas se contraem, guardando nosso calor interno; no vero elas se dilatam, expelindo o nosso calor interno. As glndulas sudorparas, so mais concentradas nas palmas das mos e nas plantas dos ps. Reserva hdrica - mais ou menos 70% de gua o Colgeno - uma protena natural que sustenta e d firmeza pele; o Capilares ou vasos sangneos - irrigam e nutrem todas as clulas. Fibras elsticas entrelaadas o Permitem a elasticidade da pele; o Moldam o corpo; o Rompidas, causam estrias; o Bulbo Capilar, onde nasce a raiz do pelo, que atravessa toda a camada da pele, saindo lubrificado pelo orifcio (Ostium Folicular).

Maquiagem e Cuidados com a Pele 1 Camada - Derme


a

8/9

Camada constituda de clulas que nascem, se reproduzem e morrem no perodo de 28 30 dias. uma camada germinativa, constituda de clulas reprodutoras. As clulas nascem com um pigmento chamado Melanina, que responsvel pelas cores da pele, dos olhos e dos cabelos. A juno da gua e do sebum secretado pelas glndulas sebceas, constitui um manto hipolipdico da superfcie da pele, formando seu PH (Potncia Hidrognio).
Grfico do PH da Pele: 0 7 14

cida Grfico das Camadas da Pele PORO

Normal

Alcalina

PELO Manto Hidrolipdico Epiderme: Constituda de Clulas

Clulas

Camada Germinativa Derme: 1 - Glndulas Sebceas 2 - Glndulas Sudorparas Vasos Sangneos Fibras Elsticas mais apertadas Hipoderme: Fibras Elsticas mais abertas Alvolos gordurosos

Maquiagem e Cuidados com a Pele Diagnstico da Pele Tipos Bsicos Normal ou Eudrmica Causa Equilbrio perfeito das glndulas, boa circulao e um metabolismo balanceado Hipo funcionamento das glndulas sebceas o que faz com que a pele perca seu frescor, elasticidade e suavidade Hiper funcionamento das glndulas sebceas

9/9

Caractersticas Firme, fresca, lisa, aveludada agradvel de ser vista Em geral, a textura fina. A pele apresenta-se opaca, com linhas de expresso com aparncia de esticamento, poros invisveis Pele brilhante, poros dilatados, cravos, espinhas, cor amarelada, textura grossa Caractersticas Excesso de oleosidade no queixo, nariz e testa com zona lateral normal ou seca. Poros dilatados nas reas oleosas e linhas de expresso mais acentuadas nas reas secas

Seca ou Alpica

Oleosa ou Lipdica

Subdivises Mista

Desidratada

Sensvel

Causa o tipo de pele mais comum e encontra-se em todas as idades. As zonas oleosas so: a testa, nariz e queixo (Zona T), por esta regio possuir maior quantidade de glndulas sebceas Apresenta reduo de sua substncia fundamental: a gua M circulao sanginea ou problema emocional

Manchada

Acnica

Geralmente confundida com a pele seca, pois apresenta-se com descamaes e sem vida Apresenta-se avermelhada e com vasinhos dilatados, conhecidos como couperose Podem aparecer na gravidez, Apresenta manchas escuras, pelo excesso de sol, normalmente, marrons anticoncepcionais, sardas etc Pele com problema de acne, Pele excessivamente oleosa, ocorrendo principalmente na apresentando cravos e adolescncia e em perodos espinhas. Acne localizada menstruais nas mulheres quando encontrada na testa ou adultas; distrbio hormonal queixo, em qualquer tipo de pele

Anda mungkin juga menyukai