Anda di halaman 1dari 3

A INFLUENCIA DAS ESTRELAS FIXAS

(Tetrabiblos Ptolomeu Captulo IX)


Para detalhar a natureza e propriedade das estrelas fixas, necessrio analisar onde esto situadas, de tal modo observaremos suas influncias respectivas, anlogas s dos planetas: E aquelas estrelas que se encontram nas constelaes do zodaco devero ser descritas primeiramente.

ries - as estrelas que tm um destaque na cabea de ries tm

influncias semelhantes em seus efeitos quelas de Marte e Saturno: Aquela na boca, age semelhantemente a Mercrio, e num grau menor a Saturno; Aquelas no p, do as dificuldades associadas a Marte; Aquelas no rabo, a Vnus.

Touro - As estrelas em Touro, que esto no abscission do sinal, se


assemelham a Vnus em seu temperamento e influncia, e em um grau menor a de Saturno: Aquelas nas Pleiades so como a Lua e Marte. Das estrelas na cabea, aquelas nas Hyades, que so brilhantes e coradas, chama-se Facula e tem o mesmo temperamento de Marte: As outras se assemelhem a Saturno e, em parte, a Mercrio; E aquelas no topo ou chifres so como Marte.

Gmeos - as estrelas nos ps de Gmeos tm uma influncia

semelhante s de mercrio, e moderadamente a de Vnus. As estrelas brilhantes nas coxas so como Saturno: Das duas estrelas brilhantes nas cabeas, a que precede chamada Apollo e como Mercrio; a outra que segue, chamada Hercules, como Marte.

Cncer - as duas estrelas nos olhos de Cncer so da mesma

influncia que Mercrio, e tambm so moderadamente como Marte. Aquelas nas garras so como Saturno e Mercrio. A massa nebulosa no peito, chamada Praesepe, tem a mesma eficcia que Marte e a Lua. A colocada no lado da massa nebulosa, chamada Asini, tem uma influncia semelhante a aquela de Marte e o Sol.

Leo - das estrelas em Leo, duas na cabea so como Saturno e em

parte como Marte. A terceira no pescoo como Saturno, e em um menor grau como Mercrio. O brilhante no corao, chamado Regulus, concorda com Marte e Jpiter. Aquela na regio lombar, e a brilhante no rabo, como Saturno e Vnus: se assemelha s coisas de Vnus e, em um menor grau a Mercrio.

Virgo - as estrelas na cabea de Virgo, e aquela no topo da asa

meridional, opera como mercrio e num menor grau a Marte: As outras estrelas brilhantes na mesma asa, e aquelas sobre o cinto, se assemelham a mercrio em sua influncia, e tambm Vnus moderadamente. A brilhante do lado norte chamada Vindemiator, da mesma influncia que Saturno e Mercrio: A chamada Spica Virginis como Vnus e em partes como Marte: Aquelas nos pontos dos ps e na parte inferior dos artigos de vesturio so como mercrio, e tambm Marte, moderadamente.

Libra - aquelas estrelas que apontam s garras de Escorpio operam


como Jpiter e mercrio: Aquelas no meio das garras, como Saturno e num menor grau como marte.

Escorpio - as estrelas brilhantes na frente do corpo de Escorpio

tm um efeito semelhante ao produzido pela influncia de Marte, e em partes como o produzido por Saturno: A terceira no corpo propriamente dito, com o qual chamada antares, corada e mais luminosa, se assemelha a Marte e moderadamente a Jpiter: Aquelas nas articulaes do rabo so como Saturno e em parte como Vnus: Aquela na picadura, como mercrio e Marte. A nebulosa como Marte e a Lua.

Sagitrio - as estrelas na ponta da seta de Sagitrio tm

influncias semelhantes a aquela de Marte e da Lua: Aqueles no arco, e no ato do aperto da mo, como Jpiter e Marte: A nebulosa no rosto como o sol e Marte: Aquela na cintura e atrs assemelha-se a Jpiter, e tambm mercrio moderadamente: Aquelas nos ps, Jpiter e Saturno: A quarta figura de lado no rabo assemelha-se a Vnus, e num menor grau a Saturno.

Capricrnio - as estrelas nos chifres de Capricrnio tm eficcia

semelhante a aquela de Vnus, e em partes aquela de Marte. As estrelas na boca so como Saturno, e em pares como Vnus: Aquelas nos ps e na barriga agem da mesma maneira que Marte e mercrio: Aquelas no rabo so como Saturno e Jpiter.

Aqurio - as estrelas nos ombros de Aqurio agem como Saturno e


mercrio; Aquela na mo esquerda e no rosto, a mesma coisa: Aquelas nas coxas tm uma influncia mais consoante com aquele de mercrio, e em um menor grau com aquela de Saturno: Aquela na srie da gua tem poder semelhante ao de Saturno e, moderadamente, ao de Jpiter.

Peixes - as estrelas em Peixes, que esto na cabea do peixe


meridional, tm a mesma influncia que Mercrio, e, em um menor

grau, como Saturno: As no corpo so como Jpiter e Mercrio: As no rabo e na linha meridional so como Saturno, e moderadamente, como Mercrio. No peixe do norte, aquelas em seu corpo e na espinha se assemelham a Jpiter, e tambm a Vnus num menor grau: Aquela na linha do norte como Saturno e Jpiter: E a estrela brilhante nos atos de laar como Marte, e moderadamente como Mercrio.

Anda mungkin juga menyukai