Anda di halaman 1dari 87

O Prazer de Viver Light

Lucilia Diniz

Lucilia Diniz

O Prazer de Viver Light

2006 by Lucilia Diniz


Todos os direitos reservados. Diretora editorial: Janice Florido Gerente editorial: Carla Fortino Editora de arte: Ana Dobn Direo de arte e projeto grfico: Letcia Moura Projeto grfico e editorao eletrnica: Douglas Watanabe Fotos da autora: Chico Audi Produo: Dbora Donato e Mrcio Pereira Reviso: Mrcia Melo Agente literrio: Fbio Guimares Impresso e acabamento: So Paulo, Brasil
Dados internacionais de catalogao na Publicao (CIP) Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil Diniz, Lucilia O prazer de viver light / Lucilia Diniz; So Paulo : Editora Arx, 2006 ISBN 85-7581-185-1 (capa dura) 1. Conduta de vida 2. Esprito e corpo 3. Estilos de vida 4. Sistema GoodLight I. Ttulo 06-1360 CDD - 158 ndices para catlogo sistemtico: 1. Vida light : Conduta de vida : Psicologia aplicada 158

2006 Proibida a reproduo total ou parcial. Os infratores sero processados na forma da lei. Direitos exclusivos para a lngua portuguesa cedidos Siciliano S.A. Editora Arx Av. Raimundo Pereira de Magalhes, 3305 - So Paulo - CEP 05145-200 www.edarx.com.br

Apresentao
O dia de amanh ningum usou. Pode ser seu.
Pagano Sobrinho eu nome Lucilia Diniz. Venho de uma famlia de imigrantes portugueses que escolheu o Brasil em busca de oportunidades. Meus pais prosperaram e puderam oferecer a ns, filhos, um timo padro de vida. No precisei lutar para sobreviver, mas tive de lutar como qualquer outra pessoa para viver, construir a minha histria. Educada nos moldes tradicionais, procurava cumprir da melhor maneira possvel os papis de me, esposa, dona-de-casa, mulher, assim como tantas outras Lucilias espalhadas por este mundo. Amei e fui amada. Tive ganhos e perdas nas relaes. Sempre me vi como uma mulher divertida, forte, dinmica. E assim vivi. Mas havia uma pea nesse quebra-cabea que no se encaixava: a minha obesidade. J pesei mais de 100 kg. Consultei dezenas de mdicos, estive vrias vezes em spas, no Brasil e no exterior, segui nem sei quantos mtodos de emagrecimento. Nada funcionava. Fazia bravos regimes. Com a ajuda de remdios, emagrecia rapidamente. Mas o sacrifcio era to grande e me causava tamanho mau humor que de antemo eu j sabia que engordaria outra vez. Era justamente o que acontecia. No adiantava perder peso se minha cabea continuava gorda. O visvel ficava diferente; o invisvel continuava igual.

At que um dia resolvi mudar. Mexer primeiro no invisvel. Eu precisava trabalhar a minha cabea para querer ser magra, e essa fora mental seria a base da minha transformao. Em vez de seguir os regimes que havia aprendido, resolvi criar meu prprio caminho, sem pressa. Um passo de cada vez. Combinei mudanas alimentares com exerccios fsicos, procurei informaes novas e fiz meditao, para fixar meus objetivos. Essas alteraes deram resultado. E assim comecei a descobrir uma forma de Viver Light, Viver Bem. De repente, l estava eu comendo verduras sem passar fome. Fazendo ginstica todo dia. Logo eu, que detestava exerccios fsicos. As pessoas vinham perguntar o que eu tinha feito para emagrecer, de to bem, de to disposta que eu estava. O fato que eu estava transbordando de prazer, multiplicando bom humor, comendo bem, com o organismo funcionando perfeitamente. E, o mais importante, tinha uma vontade enorme de viver. Eu estava muito, muito feliz! Sabia que o meu caminho era certo. A partir dessas experincias, tive a idia de criar o Sistema, que batizei de GoodLight. Esse Sistema vai muito alm de qualquer dieta, porque prope uma mudana no modo de viver. Um realinhamento corpo, mente, saber e sentir. Hoje vejo que foi por isso que deu certo. O importante foi dar o primeiro passo. Lucilia Diniz

Sumrio Transformao
11 Para refletir 12 Antes de comear o Sistema... 15 Mostre o seu poder 17
1. Escolha o seu melhor retrato

18
2. Crie o seu estilo

19
3. Reconhea: voc evoluiu

20
4. Produza a sua melhor companhia

21
5. Ria mais

22
6. Quebre hbitos antigos

24
7. Mude por um dia

26

O Sistema GoodLight 31
1. Nutra-se

35
2. Mexa-se

65
3. Pense

71
4. Sinta

79
5. Desfrute

85 Para se aprofundar no Sistema 89


Muito alm das calorias

91
Como se produzem os quilos a mais

93
Uma sucesso de erros

94
Montando um estilo saudvel

96
Fuja dessas armadilhas

97
Na direo do sucesso

99

Acredite, voc consegue!

101
A hora das compras

104
Diet ou light?

105
Cozinha prtica GoodLight

106
Dicas especiais GoodLight

112
Fora de casa

116
Dia de festa

120
Em forma, faa frio ou faa sol

125
Roupas que emagrecem

129
Exerccios na medida certa

133
Para driblar o estresse

137
Garanta seu bem-estar

138
Manuteno sem complicaes

140 Palavras finais 145

Transformao

Mudar de vida. Algo que d medo em muita gente. Por qu? A palavra mudana, por si s, no negativa nem positiva. Cabe somente a ns dar-lhe um significado. Eu mudei e para melhor. Tive certeza disso no momento em que resolvi dividir minha experincia bem-sucedida com outras pessoas. Nas prximas pginas voc vai conhecer o programa responsvel por essa transformao com certeza, ele tambm far maravilhas em sua vida. Sucesso!

PARA REFLETIR

Um dia aprendi a diferena entre ter e ser. Aprendi que, por pior que seja um problema ou uma situao, sempre existe uma sada. Aprendi que bobagem fugir das dificuldades. Mais cedo ou mais tarde ser preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avanar. Aprendi que perdemos tempo nos preocupando com fatos que muitas vezes s existem na nossa mente. Aprendi que necessrio um dia de chuva para dar valor ao sol. Mas, se ficarmos expostos muito tempo, o sol queima. Aprendi que heris no so apenas aqueles que realizam obras notveis, mas tambm os que fazem o que preciso e assumem as conseqncias dos seus atos. Aprendi que no vale a pena se tornar indiferente ao mundo e s pessoas. Vale menos a pena, ainda, fazer coisas para conquistar migalhas de ateno. Aprendi que no importa em quantos pedaos o meu corao j foi partido. O mundo nunca parou para que eu o consertasse. Aprendi que em vez de ficar esperando algum me trazer flores, melhor plantar um jardim.

12

Aprendi que amar no significa transferir aos outros a responsabilidade de me fazer feliz. Cabe a mim a tarefa de apostar nos meus talentos e realizar os meus sonhos. Aprendi que o que faz diferena no o que eu tenho na vida, mas quem eu tenho. E que a boa famlia so os amigos que escolhi. Aprendi que as pessoas mais queridas podem, s vezes, me ferir. E talvez no me amem tanto quanto eu gostaria, o que no significa que no me amem muito, talvez seja o mximo que consigam. Isso o mais importante. Aprendi que toda mudana inicia um ciclo de construo, se voc no no se esquecer de deixar a porta aberta. Aprendi que o tempo muito precioso e no volta atrs. Por isso, no vale a pena resgatar o passado. O que vale a pena construir o futuro. Foi ento que resolvi descruzar os braos. Vencer o medo de tentar e partir na direo do meu sonho. L no meu ntimo, uma voz me dizia:

A vida tem valor e voc tem valor diante da vida.

13

Antes de comear o Sistema


A felicidade no algo que voc vai conquistar fora de voc. o que vive dentro de voc. a oportunidade de imaginar e construir o seu auto-retrato.

Mostre o seu poder


1. Escolha o seu melhor retrato 2. Crie o seu estilo 3. Reconhea: voc evoluiu
4. Produza a sua melhor companhia

5. Ria mais 6. Quebre hbitos antigos 7. Mude por um dia

15

Mostre o seu poder


Troque peso por sade, medidas por auto-estima, inrcia por atitude.

Ns, seres humanos, somos poderosos! Cuidamos da casa, dos filhos e das refeies Tomamos mil e uma decises no trabalho Participamos de cursos, palestras, eventos sociais s vezes, o dia parece curto demais para o nmero de tarefas que precisamos fazer. Haja flego para enfrentar a maratona diria! Ns conseguimos dar conta de tudo isso e muito mais! porque somos fortes. Mais at do que imaginamos ser. S que o preo que pagamos s vezes alto: ficamos cansados, irritados, impacientes e at doentes. Esquecemos de cuidar do nosso corpo e da nossa mente. Arranjamos uma poro de desculpas para comer errado e conduzir a vida de uma forma tambm errada, pesada, dura e mal-humorada. Envolvidos demais com o dia-a-dia, acabamos esquecendo de ns mesmos, das nossas necessidades e at das nossas capacidades. Est na hora de reencontrar essa pessoa que voc . Por isso, antes de apresentar a minha proposta para uma vida light, sugiro que voc faa o exerccio a seguir.

17

Escolha o seu melhor retrato

Reserve alguns minutos do dia s para voc. Aproveite aquela hora em que a casa est silenciosa e voc est livre dos seus afazeres. Escolha um momento em que no ser interrompido. Pegue o lbum ou a caixa em que guarda suas fotos e comece a olhar uma por uma. Depois, escolha aquela de que voc gosta mais. A sua preferida! No importa se voc aparece nela sozinho ou acompanhado. O fundamental que ela tenha um significado especial para voc. A foto uma radiografia de um momento particular da sua vida. Olhe bem e responda: o que lhe agrada tanto nesse retrato? Seu corpo, seus gestos, o momento, o cenrio, as recordaes, a saudade Veja! Cada pessoa tem algo de bonito e especial. E voc tambm! A foto vai ajud-lo a recuperar essa sua parte preciosa. A reencontrar os aspectos positivos de voc mesmo que, por alguma razo, foram deixados de lado. Eles agora sero aliados essenciais na construo do seu novo eu.

Viver Light escolher, entre os vrios caminhos que a vida oferece, aquele que d alegria de viver, que motiva a levantar da cama todos os dias. dar sentido s pequenas e grandes coisas do cotidiano. amar a oportunidade de sentir-se til e produtivo.

18

O Sistema GoodLight no faz a apologia da magreza. Como seu objetivo alcanar um resultado harmonioso, cada um determina quanto deseja emagrecer.

Crie o seu estilo

Deixe essa foto separada e olhe para ela todos os dias. Est na hora de valorizar o que voc tem de melhor. Sejam as mos, os olhos, os cabelos Pegue esse seu ponto forte para criar um estilo prprio. At o que voc pensa ser um defeito pode ser usado a seu favor. Talvez nem seja mesmo um defeito. Apenas algo que escape ao comum. Lembro que meus ombros grandes me incomodavam at que resolvi assumir essa caracterstica. Hoje uso regatas sem problema. Assumi, inclusive, o lado simblico que os ombros grandes representam, de carregar o mundo nas costas. Gosto de acolher as pessoas, fazer coisas para ajudar os outros.

Beleza um conceito muito vasto, que tem menos a ver com perfeio do que com equilbrio e proporo.
Criar um estilo prprio respeitar suas caractersticas fsicas, suas vontades e suas escolhas. ser voc mesmo. Mas com sade. Sem agredir a si prprio e aos outros. viver a sua personalidade. A mudana pode comear a.

19

Reconhea: voc evoluiu

E se algo der errado? Se diante do espelho, com a foto escolhida na mo, ao comparar voc hoje com voc ontem, aparecer uma inexplicvel tristeza? Deixe a emoo sair, as lgrimas rolar. Mas no se deprima. No se fixe apenas nos defeitos de hoje. Lembre-se de como voc era inexperiente, inseguro. Quanta experincia adquiriu nesses anos todos! Pense na sua famlia, no seu trabalho. Voc construiu um lar e uma histria. Evoluiu, mas esqueceu de cuidar de alguns aspectos seus. Talvez agora seja a hora de dar mais ateno a voc.

O Sistema GoodLight mais do que um simples regime porque no sugere perdas de peso transitrias. Prope mudanas para toda a vida, sem se resumir ao corpo. Harmoniza a mente. Oferece condies para que voc tire o melhor das suas experincias. Conduz o ser humano ao prazer.

20

Perder muito peso em curtos espaos de tempo como viver um romance de navio. Acaba a viagem, o romance termina. Para que nasa uma nova pessoa em voc, o corpo e a mente tm de estar alinhados. Portanto, o tempo varivel. Cada um determina o seu.

Produza a sua melhor companhia

Eu fiz o exerccio da foto preferida. Olhei vrios retratos meus e, por mais que gostasse de alguns, nenhum deles me parecia especial. Foi ento que eu resolvi criar a Lucilia em quem iria me transformar. Tracei na minha cabea a nova mulher que eu seria. Imaginei um lugar especial. Depois me vi naquele lugar, com o corpo que eu queria ter. Ouvi a minha voz, senti os perfumes, toquei a minha pele Essa nova Lucilia feita por mim passou a ser a minha amante interna. Um anjo, uma grande amiga e companheira. Culta, crtica e exigente, um grande modelo para mim. Ela me ajudou (e muito!) a fazer as pazes com a balana. No me deixava dormir. s onze e meia da noite, l vinha ela me chamar para caminhar na esteira. Voc tambm pode criar ou reencontrar essa amiga ou esse amigo interno que talvez tenha ficado esquecido l na infncia. E, com ele, adquirir a qualidade rara de rir por dentro. O mundo ao redor pode estar uma confuso, mas isso no abala quem conquistou a capacidade de olhar os acontecimentos por um ngulo novo, diferente, bem-humorado.
21

As bases do Sistema GoodLight so: Nutra-se, Mexa-se, Pense e Sinta, que em harmonia constituem o Prazer (desfrute!).

Ria mais
O bom humor um ingrediente vital no processo de mudana.
Ainda mais neste caso, em que o objetivo tornar a vida mais leve. Experimente: ria mais! Por dentro e por fora.

O bom humor ajuda a enxergar o lado divertido, extico e inesperado dos fatos. Desarma as situaes mais constrangedoras.

22

Um dos erros comuns nas tentativas de mudanas querer fazer tudo de uma vez. Juntar muitas coisas nos faz desistir antes de comear. Deve-se ir devagar. Uma etapa por vez. Vencida uma luta, inicie outra. Assim se ultrapassa a guerra contra a balana, o cigarro e outros adversrios.

Lembre-se, no entanto, de que essa imagem criada por voc no precisa coincidir com as fotos de modelos publicadas nas revistas. Seja realista! No d para colher limo de um p de laranja. Respeite o seu padro de beleza. Imagine o melhor que VOC pode ser. E comece, desde hoje, a construir a pessoa que deseja ver estampada na SUA foto. O Sistema GoodLight pode ajud-lo a chegar l, com um timo astral e de bem com a vida.

23

Quebre hbitos antigos


Muito do que ns fazemos hoje so costumes arraigados. Hbitos que herdamos dos nossos pais e ficaram arquivados na nossa memria. O mau hbito induz ao erro, por isso deve ser quebrado. Isso vale tanto para o fsico quanto para o emocional.

importante prestar ateno ao que se faz, aos seus gestos cotidianos. Seja seu prprio detetive.

Os bebs odeiam refrigerantes. At que um dia, de tanto a me oferecer, a criana acaba gostando. O mesmo ocorre com outros alimentos. Quem disse que verdura tem gosto ruim? E que bolo de chocolate uma delcia? Fomos condicionados a gostar de certas comidas e a detestar outras. Aprendemos a ficar com gua na boca diante de alguns pratos conhecidos. Da mesma forma, podemos desaprender. Outro exemplo de erro acender um cigarro pela manh, antes mesmo de tomar o caf. Voc sabe o gosto ruim que fica na boca. Tem gente que se acostumou a tirar o carro da garagem para ir at a padaria da esquina ou banca de jornal, que fica a duas quadras de casa. Por que no aproveitar a oportunidade e andar um pouco? Mais um hbito antigo que pode estar atrapalhando, em vez de ajudar: ligar o rdio pela manh num daqueles programas que narram tragdias alheias, car24

regadas de sangue, lgrimas e sofrimento. Voc j comea o seu dia deprimido. O rdio oferece tantas opes melhores. s mudar de estao. Para mudar um hbito errado preciso tomar conscincia dele. Repetimos muitas atividades automaticamente. Da a importncia de prestar mais ateno ao que se faz. Observe mais seus gestos cotidianos. Como levanta da cama, toma banho, se alimenta, se diverte, aproveita o tempo. Seja seu prprio detetive. Depois, faa um balano do que voc apurou e responda:

Que costumes vale a pena preservar? Que hbitos precisam ser aposentados? Quais necessitam de uma roupagem nova?

Hbitos ruins ou vcios como o lcool e o cigarro precisam ser abandonados. No para ganhar algo. Mas para deixar de perder. Como pedras no sapato. Elas so retiradas simplesmente para no incomodar mais. Como investimentos que no do lucros. Cortamos pela raiz para evitar mais prejuzos. hora de assumir o que voc perdeu e tomar uma providncia para no perder ainda mais. Outros hbitos podem ser adaptados para melhor. Afinal, so pequenos gestos que fazem a diferena.
25

7
Mude por um dia
Fica mais fcil trocar hbitos quando voc faz a mudana por um dia. Esse mais um passo importante para entrar no Sistema GoodLight. Por um dia, suba escadas em vez de usar o elevador. Fique sem comer fritura. Se conseguir um dia, pode tentar outro e mais outro. Quando perceber, tero se passado sete, dez, quinze dias. E, de repente, vira um hbito. Subir escadas ou viver sem frituras no exige esforos sobrehumanos. Acontece naturalmente. Caso no d certo num dia, tente no outro. At que voc consiga. O importante comear. Demorei meses para emagrecer. Na primeira semana, a vontade de comer um bombom existia, mas eu j havia perdido um quilo. Ento, troquei o bombom pelo prazer de ter eliminado esse quilo. Cada pequena vitria tem de ser celebrada. Tambm levei meses para largar o cigarro. Fumava trs maos e meio por dia. O cigarro me parecia um grilho, aquela corrente com uma bola de ferro presa aos ps dos escravos. Ao tentar parar de fumar de uma s vez era como se tentasse, num esforo s, chegar ao topo

26

A diferena do Sistema GoodLight em relao aos outros mtodos que ele no probe, no pressiona e no atropela. Prope trocas, no perdas. A substituio de vcios por hbitos positivos. E no tem nada de mirabolante. Voc mesmo cria seu cardpio.

de uma montanha com aquela corrente me segurando. O peso dela me fazia cair novamente. O nico jeito de escalar a montanha era passo a passo. Devagar, suportando o peso da corrente. Fui parando aos poucos. A essa altura, o exerccio fsico j me proporcionava tamanho bemestar que troquei o prazer de fumar pelo prazer de suar na esteira. Foram mudanas lentas, porm definitivas.

27

Passos pequenos, porm firmes, permitem grandes evolues.


Seja feliz por um dia. Por um dia, no se aborrea. No abra a correspondncia. No atenda a um telefonema inconveniente. Ou, se no der para escapar do tio chato na linha, ligue depois para
um grande amigo.

Por um dia, no reclame. Ou reclame, se voc for do tipo que agenta tudo calado.

Por um dia, reaja ao que o faz infeliz. Abandone a rotina. Deixe as crianas com o vizinho e v ao cinema assistir quele filme
que deseja.

Saia do escritrio mais cedo e v bater papo com um amigo. D-se o direito de ter um momento s seu. Por um dia, olhe-se mais no espelho.

28

D risadas na frente dele. Ame o que voc . Reflita sobre o que sabe fazer bem. E saboreie a deliciosa sensao de encontrar em si mais uma habilidade.

Por um dia, repare naquele quadro da sala, companheiro de tantos


anos. H quanto tempo voc no pra e o observa atentamente?

Por um dia, saia de casa para abrir seus horizontes. V ao shopping, no para comprar, mas para olhar pessoas e ser visto. Talvez voc escute um elogio ou seja alvo de alguma gentileza.
Algum lhe ceda a vez ao entrar no elevador. O homem da quitanda lhe reserve uma fruta melhor. Essas cortesias ajudam a levantar o astral.

Tente, nem que seja por curiosidade, alcanar um objetivo, por um dia.

29

GoodLight

O Sistema

A alimentao aqui sugerida rica em produtos saudveis, que fazem o organismo trabalhar melhor. O resultado uma sensao de bem-estar geral. Mesmo assim, portadores de distrbios como diabetes, doenas cardacas, infeces renais, entre outros, devem procurar orientao mdica antes de iniciar alteraes na dieta ou a prtica de exerccios fsicos.

O que o Sistema GoodLight?


uma forma de viver bem, light, comendo corretamente, fazendo exerccios fsicos, desenvolvendo o pensamento e deixando fluir as emoes. O resultado um enorme prazer de viver. A pessoa sentese mais disposta, inteligente e saudvel e administra sua vida com mais competncia. O Sistema GoodLight prev uma mudana permanente e muito abrangente. O objetivo colocar o ser humano em harmonia para enfrentar os desafios do cotidiano. fcil seguir uma dieta saudvel num spa, manter o equilbrio mental vivendo num mosteiro do Tibete. Viver Light conseguir enfrentar o trnsito de uma grande cidade com bom humor.

O Sistema GoodLight permite viver em harmonia a loucura do dia-a-dia.

32

As bases do Sistema GoodLight so: 1. Nutra-se


Coma bem em quantidade e qualidade

2. Mexa-se
Faa atividade fsica regularmente

3. Pense
Procure estar sempre atualizado

4. Sinta
Entre em contato com os seus sentimentos

5. Desfrute
Aproveite, voc venceu!

Transformar um exerccio contnuo de desapego.

33

1 Nutra-se

Culinria Light a arte de transformar problemas em oportunidades por meio de trocas vantajosas.

A palavra regime sempre me incomodou. Passa a idia de pores mnimas, sacrifcios e privaes. No Sistema GoodLight, voc no abre mo da quantidade, mas melhora a qualidade das suas refeies, por meio de uma reestruturao alimentar. Come muito e melhor, sem ganho de peso. Pelo contrrio, aprimorando seus hbitos alimentares, voc tende a eliminar os quilos indesejveis. possvel saciar aquele lado guloso que existe nos gordos optando por alimentos de melhor qualidade e que no engordam. O Sistema proporciona uma escolha liberal dos alimentos e estimula a adoo de um modo saudvel de cozinhar. Em vez de comer apenas para sobreviver, voc exerce com sabedoria o direito de escolher o que vai mesa. Alimenta-se do que lhe faz bem e lhe d prazer. No precisa excluir do cardpio tudo o que lhe agrada, mas sim fazer aquilo que chamo de trocas vantajosas. Voc aprende a utilizar melhor a grelha, a compensar os alimentos doces e a fornecer ao seu corpo produtos mais puros. Muitas pessoas no tm idia das maravilhas que uma boa alimentao pode fazer. O organismo funciona perfeitamente. Elimina-se o desconforto da priso de ventre. A pele fica mais bonita. E at o hlito e o perfume mudam quando se deixa de ingerir tantas impurezas. Outra vantagem que o Sistema possibilita criar o prprio cardpio, seguindo algumas orientaes bsicas e simples. No h necessidade de andar com uma calculadora e ficar somando as calorias do dia, aplicar frmulas complicadas ou obedecer a dezenas de recomendaes na hora de combinar os alimentos e preparar os pratos.

37

Alm disso, no prev a utilizao de um elenco restrito de alimentos, s vezes difceis de encontrar em algumas regies do Brasil ou em certas pocas do ano. Voc come bem e perde peso aproveitando o que a terra oferece.

Comendo o que a terra d


A base da alimentao so as hortalias, que crescem em abundncia de norte a sul do pas. Com elas voc pode inventar receitas saborosas e saudveis. Os cardpios no so predeterminados. O Sistema apresenta um universo alimentar e propicia o desenvolvimento de vrios menus conforme o local ou a situao em que a pessoa se encontre. Para criar o seu cardpio, voc deve apenas seguir algumas orientaes bsicas e extremamente simples. Ache o que voc gosta dentro das opes que vamos mostrar e faa delas o seu arroz com feijo de todo dia. A alimentao, dentro do Sistema GoodLight, consiste num programa que voc faz consigo mesmo, por meio de cotas.

Uma das vantagens do Sistema GoodLight o baixo custo da alimentao proposta. Ao montar o cardpio, voc privilegia verduras e legumes de sua regio e prprios da estao, que tm preos mais em conta.

38

Todo o dia voc precisa comer: 5 cotas de protena (carne, frango, peixe e frutos do mar, queijo, ovos, gros) 5 cotas de carboidrato (arroz, batata, macarro, po) 3 cotas de frutas 3 cotas de gordura (leo, azeite, manteiga, margarina) 2 cotas de leite ou iogurte Hortalias, legumes e verduras vontade As cotas desse programa devem ser distribudas nas refeies, de modo que ao longo do dia voc gaste as 18 quotas. Todos os alimentos que constam da tabela exercem funes importantssimas no organismo. As protenas constroem os msculos e todos os tecidos do nosso corpo. Os carboidratos so nossa principal fonte de energia. As frutas e hortalias fornecem vitaminas e minerais, necessrios para que ocorram reaes qumicas vitais sade. Alm disso, contm fibras, que promovem o bom funcionamento intestinal. A gordura fundamental na absoro de vitaminas e na produo de hormnios. Embora seja um tipo de protena, o leite est situado numa categoria parte devido a sua importncia em fornecer clcio aos ossos.

39

Como planejar as refeies


O Sistema GoodLight sugere cinco refeies dirias: caf-da-manh, lanche da manh, almoo, lanche da tarde e jantar. Mas voc pode administrar as cotas da maneira que julgar conveniente, inclusive para fazer mais um lanche, na hora que preferir. S no recomendvel pular refeio. Ficar muito tempo em jejum pode causar fraqueza e uma sensao de fome intensa que favorece abusos na refeio seguinte. Alm disso, o Sistema destina-se a implementar mudanas permanentes: quem consegue ficar sem almoar pela vida afora? No meu caso, por deitar tarde, sempre gostei de comer um lanche antes de dormir. Ento, abro mo de uma cota de protena e de outra de carboidrato no jantar para poder saborear um sanduche de peito de peru algumas horas depois. Meu caf-da-manh compe-se de um po francs, uma bolinha de margarina, uma fatia de queijo branco, um pedao de melancia, uma xcara de caf com leite desnatado e um copo grande de suco de tomate feito em casa. Quem se contenta com uma xcara de caf com leite pela manh pode usar suas cotas de carboidrato nas demais refeies. Para verificar a quantidade de alimento equivalente a uma cota consulte as Tabelas de cotas, a partir da pgina 51.

40

Convm acrescentar que o Sistema GoodLight foi idealizado para que voc no passe fome. Meu almoo comea com um prato caprichado base de folhas cruas, que podem ser consumidas livremente. Em seguida, um prato base de legumes cozidos, alimentos tambm sem limite de ingesto. No inverno, substituo os legumes por uma sopa. Depois, vem o terceiro prato, que combina verdura e protena voc pode acrescentar um carboidrato, se no houver risco de esgotar sua cota diria. E a refeio termina com uma fruta de sobremesa. Para consumir esses trs pratos generosos, voc leva, no mnimo, 20 minutos, tempo necessrio para que o sistema digestivo informe ao crebro que a fome foi saciada. Por isso, voc sai da mesa satisfeito.

Quem segue o mtodo sai da mesa satisfeito, porque o tempo necessrio para ingerir os trs pratos principais propostos, cerca de 20 minutos, faz o sistema digestivo avisar o crebro que a fome foi saciada.

41

Conte com o auxlio extra


Caso sinta fome entre as refeies, h um caldo de legumes que pode ser tomado vontade (veja a receita na pgina 47). Prepare esse caldo logo pela manh e recorra a ele sempre que houver necessidade. Tomei esse caldo de legumes nas primeiras semanas, quando comecei a mudar a alimentao. Em pouco tempo, o Sistema GoodLight satisfazia plenamente o meu apetite e eu no precisava mais de nenhum socorro. Outra maneira de aliviar a fome comendo hortalias. Habitue-se a ter na geladeira uma bandeja com champignon, palmito fresco, nabo, cenoura, rabanete, pepino, salso e erva-doce cortados em palito. Se vier o desejo de consumir uma comida quentinha e cheirosa fora de hora, coloque todas essas hortalias numa daquelas panelas japonesas ou numa cesta para cozimento a vapor e abuse de especia-

42

rias como cebolinha, endro (dill), manjerico, alecrim, hortel e pprica. Caso prefira um doce, experimente uma bala diet ou saboreie o doce de abbora feito com adoante (veja a receita na pgina 48), que liberado. Ele no rouba cota das frutas nem constitui um erro. Existem, ainda, os alimentos que so uma espcie de auxlio extra. Voc pode comer, no mximo, um por dia. Nesse grupo entram produtos light (menos gordura, sem acar), que engordam muito pouco (ou quase nada), como a barrinha de cereais light e a gelatina light e diet, o sorvete light e o frozen iogurte light. Tais alimentos so mais uma opo para as horas de aperto, sobretudo quando voc est na rua e no tem as hortalias ou o caldo de legumes por perto. Mas, caso decida abrir mo desses auxlios extras, os resultados aparecero mais rpido. Voc emagrece mais rpido. A gua outra aliada importante na perda de peso. Estimula o funcionamento dos rins e ajuda a hidratar e a desintoxicar seu organismo. Beba de dois a trs litros todo dia. Sucos no so aconselhados porque roubam cotas das frutas. As excees so o suco de tomate feito em casa e o suco de limo. Refrigerantes dietticos, ch e caf com adoantes so outras bebidas que podem ser usadas vontade.

No Sistema GoodLight, no h perigo de engordar tudo de novo porque ele no se resume a um mtodo de emagrecimento. Ele prope um novo jeito de viver, com uma alimentao saudvel a ser seguida pela vida afora.

43

Auxlio extra

Sinal verde Consuma vontade


Caldo de legumes Doce de abbora com adoante Suco de tomate feito em casa gua, refrigerante light e diet Limonada Ch com adoante Algas marinhas, ervas, especiarias Melancia

Sinal vermelho Consuma com muito critrio


Bebidas alcolicas Doces Acar Salgadinhos

44

Caldo de Legumes
e

Doce de Abbora

45

O caldo de legumes e o doce de abbora pertencem ao grupo de alimentos que podem ser consumidos vontade. Durante meu processo de emagrecimento, recorria ao caldo todas as vezes que sentia fome extra. Agora que emagreci, ele continua fazendo parte do meu cardpio. Para um processo de desintoxicao completo, voc pode tom-lo durante trs dias seguidos, em todas as refeies. Caso se sinta fraco, pode ingerir uma fruta tarde. J o doce de abbora excelente para matar aquela vontade de comer um docinho. Ele me ajudou muito a controlar o desejo por acar, sem contar que nutritivo e saboroso.

46

CALDO DE LEGUMES

Ingredientes 1/2 cebola mdia picada 1 dente de alho espremido 1 pimento cortado em cubos 3 tomates cortados em cubos 1 talo de salso cortado em fatias finas 1/2 repolho verde pequeno ralado fino 1 cenoura picada em cubos 1 xcara (ch) de vagem picada 1 abobrinha cortada em cubos 1/2 mao de cebolinha verde picadinha Sal e pimenta a gosto Opcional 1 pacote de caldo de galinha, carne ou legumes light, em p, ou 1 pacote de sopa de cebola light Manjerico a gosto Preparo Coloque todos os ingredientes numa panela de presso com 1 litro de gua e cozinhe por 50 minutos ou at que os legumes fiquem bem macios. Sirva quente.

47

DOCE DE ABBORA

Ingredientes 1 kg de abbora comum 1 kg de abbora-moranga 2 unidades de canela em pau 1 colher (sopa) de cravo 25 g de adoante em p 1 copo (250 ml) de gua

Preparo Descasque as abboras e corte em cubos mdios. Leve todos os ingredientes ao fogo mdio, mexendo de vez em quando, at secar a gua ou at que a abbora fique bem macia. Amasse com um garfo os pedaos que no se desmancharem. Espere esfriar. Conserve na geladeira at a hora de servir.

48

Saiba mais sobre os erros

lcool e doces constituem erros. A exceo o doce de abbora feito com adoante. Cada pessoa pode cometer at cinco erros por semana. Se possvel, reserve-os para aquelas ocasies absolutamente necessrias. Se sentir vontade de comer um bombom ou tomar uma taa de vinho, faa-o devagar. Sinta bem o sabor. Desfrute esse prazer. melhor do que ficar remoendo o dia todo esse desejo. No precisa ser escondido. Afinal, no h razes para sentir-se culpado. Eventuais erros esto previstos no Sistema. Mas, quando estiver degustando o bombom, tenha conscincia de que a nica parte do seu corpo que se delicia com a

experincia a lngua. O gosto dura cerca de trs segundos ou at menos, se logo depois voc engolir um copo com gua. E o corpo inteiro arca com as conseqncias daquele bombom. Lembre-se sempre de que um doce d menos de um minuto de prazer no paladar e dois anos de tristeza na barriga ou nos culotes. O pior que, mal acaba o sabor doce, vem a vontade de comer o segundo bombom, depois o terceiro E a caixa toda, se voc no estiver muito atento. Pense nisso. Com o tempo voc ir questionar se vale mesmo a pena desfrutar aqueles mseros segundos de satisfao.

49

cotas

Tabelas de

51

FRUTAS: 3 COTAS POR DIA

Fruta
Abacate Abacaxi Acerola Ameixa Ameixa (seca) Amora Banana Banana-da-terra Caju Caqui Castanha port. Cereja Damasco (seco) Figo Figo seco Framboesa Fruta-do-conde Goiaba Jabuticaba

1 cota equivale a
1 colher de sopa 2 fatias 20 unidades 2 unidades 3 unidades 20 unidades 1 unidade 1/2 unidade 2 unidades 1 unidade peq. 4 unidades 10 unidades 5 unidades 1 unidade 1 unidade 10 unidades 1/2 unidade 1 unidade 15 unidades

Fruta
Kiwi Laranja Mamo (comum) Mamo papaia Manga Maracuj Melancia Melo Morango Nectarina Nspera Pra Pssego Pitanga Rom Tmara Tangerina Uva Uva-passa

1 cota equivale a
1 unidade 1 unidade 1 fatia 1/2 unidade 1/2 unidade 1 unidade vontade 1 unidade 6 unidades 1 unidade 3 unidades 1 unidade 1 unidade 10 unidades 1 unidade 2 unidades 1 unidade 15 unidades 15 unidades

52

LEGUMES E VERDURAS: VONTADE


Abbora Abobrinha Acelga Agrio Aipo (salso) Alcachofra Alface Alho-por Almeiro Anis Aspargo Berinjela Beterraba Brcolis Brotos Cebola Cebolinha Cenoura Chicria Chuchu Cogumelo Couve Couve-de-bruxelas Couve-flor Erva-doce Ervilha em vagem Escarola Espinafre Jil Maxixe Moranga Mostarda Nabo Palmito Pepino Picles Pimento Quiabo Rabanete Repolho Rcula Tomate Vagem

53

PROTENAS: 5 COTAS POR DIA

Carnes
Atum em gua Camaro Carnes/aves Carne de soja Carpaccio Frios Frutos do mar Peito de peru Peixe Sashimi Sushi

1 cota equivale a
1/2 lata 6 unid. grandes 1 bife mdio 1 unidade 12 fatias 1 fatia fina 1 pires de ch 2 fatias finas 1 fil 10 fatias 6 unidades

Queijos
Branco Branco light Cottage Cream cheese Cremosos light Duros (amarelos) Ricota Tofu

1 cota equivale a
1 fatia 1 fatia grande 3 col. de sopa 1 colher de sopa 1 colher de sopa 1 fatia fina 1 fatia 1 fatia

Gros
Ervilha seca Fava Feijo Gro-de-bico Lentilha

1 cota equivale a
2 col. de sopa 2 col. de sopa 2 col. de sopa 2 col. de sopa 2 col. de sopa

Ovos
Clara de ovo Ovos de codorna Ovo de galinha

1 cota equivale a
3 unidades 4 unidades 1 unidade

54

CARBOIDRATOS: 5 COTAS POR DIA

Massas, pes, cereais


Arroz Aveia Batata Batata-doce Biscoitos Cereais em flocos Cereal cozido Farinhas Fub Germe de trigo Lasanha Massas cozidas Milho em gro Po (forma, integral, srio, glten) Po francs

1 cota equivale a
2 colheres de sopa 1 colher de sopa 1 unidade 1 unidade 2 unidades 1 colher de sopa 1/2 colher de sopa 2 colheres de sopa 1/2 colher de sopa 3 colheres de sopa 1 pedao mdio 1/2 xcara 2 colheres de sopa 1 unidade 1 unid. sem miolo

55

GORDURA: 3 COTAS POR DIA

leos e gorduras
Creme de leite light Maionese comum Maionese light Margarina Margarina light leo vegetal Pasta de amendoim

1 cota equivale a
1 1/2 colher de ch 1 colher de ch 2 colheres de ch 1 colher de ch 2 colheres de ch 1 colher de ch 1 colher de ch

LEITE: 2 COTAS POR DIA


Leites e iogurtes
Iogurte desnatado Iogurte natural Leite desnatado Leite desnatado em p Leite integral Leite de soja

1 cota equivale a
1 xcara 1/2 xcara 1 xcara 3 colheres de sopa 1/2 xcara 1 xcara

56

AUXLIO EXTRA: 1 COTA POR DIA


Produtos light
Barra de cereais light Frozen light Gelatina light Gelia light Iogurte light Sorvete light Torrada com queijo branco light

1 cota equivale a
1 unidade 1 unidade 5 unidades 1 colher de sopa 1 unidade 1 unidade 1 fatia fina

ERROS: 5 POR SEMANA

Doces, lcool, guloseimas


Acar Balas Bebida alcolica Chocolates Doces caseiros Salgadinhos

1 erro equivale a
1/2 colher de sopa 1 unidade 1 dose 1 unidade 1 colher de sopa 1 unidade

57

VONTADE
Adoante Alga marinha Bicarbonato Caldo de legumes Ch Condimentos Doce de abbora com adoante Ervas Especiarias Essncias Extratos Gelatina sem sabor Molho de pimenta Molho de soja Molho ingls Mostarda Raiz-forte Refrigerante light Suco de limo Suco de tomate (feito em casa) Vinagre Vinagre balsmico

58

VOC PRECISA COMER:


Protenas: 5 cotas por dia Carne, frango, peixe e frutos do mar, queijo, ovos, gros etc. Carboidratos: 5 cotas por dia Arroz, batata, macarro, po etc. Frutas: 3 cotas por dia Gordura: 3 cotas por dia leo, azeite, manteiga, margarina etc. Leite: 2 cotas por dia Leite, iogurte etc. Legumes e verduras: vontade Auxlio extra: 1 cota por dia Barra de cereais light, torrada com queijo branco light, sorvete light etc. Erros: 5 por semana lcool, doces etc.

59

Dicas GoodLight
1. Escolha bem os alimentos Compre diversas hortalias. Experimente novas opes. Guarde-as limpas e picadas na geladeira. Prefira carnes magras e o frango sem pele. Pelo menos uma vez por semana faa peixe ou frutos do mar. Use peito de peru em vez de presunto. Entre os queijos, d preferncia ao cottage, ao branco light e coalhada seca. Tome leite e iogurte desnatados. Substitua a margarina comum pela verso light. Entre as frutas, escolha sobretudo melo, melancia, abacaxi, laranja e mexerica. Troque os amendoins e castanhas do aperitivo por uma travessa de pepinos, pimentes amarelos, nabos e cogumelos frescos. E use shoyu para temperar. Tenha em casa gelatina, gelia e outros produtos light. Quando for tomar uma dose de bebida alcolica (erro), beba antes um copo de gua com gs. Se for repetir o drinque, repita antes a gua. Essa medida ajuda a beber menos. Para se acostumar ao sabor do adoante, no comeo ponha menos do que colocaria se fosse acar e aumente aos poucos, se houver necessidade.

Se bater aquela vontade de comer doces e outras coisas que engordam, pense bem e, caso no mude de idia, prossiga. No h razo para comer escondido porque erros so permitidos. O que no vale ter ataques compulsivos. Coma consciente de que esse erro ser nico. E sabendo que s sua lngua desfruta daquele gosto, por brevssimos segundos, e o corpo inteiro paga o preo.

60

2. Adote modos mais saudveis ao cozinhar Compre um borrifador pequeno (spray), coloque nele leo vegetal e borrife a panela em que ser feita a comida. Desse modo voc no gasta cotas com o leo do preparo. Use creme de cebola light para temperar frango e o caldo de legumes. Se quiser comer um ovo frito, faa na gua, ou na frigideira antiaderente, sem leo. Ateno ao molho da salada. Se voc utilizar o azeite, pode esgotar de uma vez todas as cotas de gordura. Prefira os molhos amarelo, balsmico e branco. O amarelo combina mostarda, cebola, suco de limo e sal. O balsmico mistura vinagre balsmico, limo, sal e pimenta. Como os ingredientes de ambos esto liberados, voc pode consumir os dois molhos sem restries. O branco feito com iogurte natural desnatado, queijo cottage, limo, hortel e sal. Prepare um pote e deixe na geladeira para usar aos poucos. Quando acabar, considere que gastou uma cota de leite no molho. Tambm use limo, vinagre e pimenta para temperar ou experimente mostarda com ketchup light; mostarda com molho ingls; ketchup light com molho ingls. Frituras, maioneses e outros alimentos gordurosos esto fora do Sistema.

61

Adquira outro foco


Ao seguir as recomendaes do Sistema GoodLight, voc perceber que muda, aos poucos, a sua relao com a comida. Experimente ficar sem comer frituras por um dia, depois outro e outro. Ao passar vrios dias longe dessa comida e de outras que engordam, seu organismo entra num processo de desintoxicao. Depois, o paladar comea a estranhar o sabor gorduroso. Seu corpo d preferncia a alimentos mais nutritivos. Voc deixa de consumir aquela feijoada gordurosa que o obriga a passar a tarde inteira do sbado dormindo, to demorada a sua digesto, e ganha algumas horas livres para ir a um cinema, a um museu ou brincar com o filho pequeno. H coisas muito melhores para fazer do que ficar conversando com a comida. V festa de casamento no mais pensando em assaltar bandejas de canaps e salgadinhos, e sim em reencontrar velhos amigos. O foco no mais a comida. o seu bem-estar. Por isso, no basta modificar s a alimentao. preciso alterar, tambm, outros hbitos.

62

Os mtodos de emagrecimento falham porque: Propem mudanas radicais; Buscam resultados imediatos; Prometem e nem sempre cumprem; So complicados; Tm muitas proibies; Deixam passar fome; No d para segui-los a vida toda; Querem que se viva como astronauta; Custam caro; Acabam com o bom humor; Causam mau hlito; Emagrecem s o corpo, e no a mente.

63

64

2 Mexa-se

65

66

No pergunte o que seu corpo pode fazer por voc. Pergunte o que voc pode fazer por seu corpo.

Quantas vezes ouvi falar da importncia do exerccio fsico para a perda de peso! Mesmo assim, eu continuava sedentria. O fato que eu odiava fazer ginstica. At que entendi, finalmente, que o exerccio fsico me ajudaria a construir a Lucilia que eu pretendia ser. Comprei uma esteira e procurei associar aquela megera ao que eu mais gostava. Era um modo de trocar o desprazer pelo prazer. Para tornar o exerccio mais agradvel, coloquei o aparelho na sala das crianas. Se, por acaso, eu me sentasse com elas para ver televiso, a presena da esteira me incomodaria: j que eu podia ficar alguns minutos ali, parada, por que no aproveitar essa oportunidade para caminhar? Comecei devagar. Os primeiros vinte minutos exigiam um esforo enorme. Eram to chatos que pareciam durar uma hora. O restante corria bem. Os quarenta minutos seguintes viravam cinco minutos. Para agentar firme, de vez em quando eu assistia a fitas com gravaes do meu programa preferido. Se ainda assim o tempo custasse a passar, pegava o telefone e ligava para uma amiga: Estou aqui na esteira, no quero desanimar, voc teria alguma novidade para me contar? Conversando, voc se distrai e o tempo passa mais depressa. Depois de um ms, eu j tinha perdido alguns quilos. medida que voc passa a obter resultados, no s descobre que a esteira pode ser uma aliada como tambm vai tomando gosto pela prtica.

67

Hoje eu caminho todo dia, num ritmo acelerado, sem precisar do auxlio da televiso, das amigas Caminho pelo prazer, pelo bemestar e pela disposio que isso me d. O exerccio fsico faz parte da minha vida.

Andar uma hora por dia to importante quanto no comer errado.


Emagrecer controlando apenas a alimentao nem sempre produz um resultado saudvel. Corre-se o risco de perder, junto com a gordura, parte da musculatura, o que deixa a pessoa magra, porm flcida e abatida. Exerccios fsicos regulares ajudam a eliminar os quilos extras e a manter o peso adquirido sem prejudicar os msculos, que so fortalecidos pela prtica. Atividades aerbicas, como caminhada, natao, bicicleta e dana, estimulam a queima de gordura e dificultam o ganho de peso. Exerccios tambm favorecem a liberao de endorfinas, nossos analgsicos naturais. Essas substncias aliviam a dor e ainda trazem uma sensao de bem-estar. Como se isso no bastasse, existem muitos outros benefcios associados atividade fsica regular: melhora o desempenho do corao e a circulao sangunea, contribui para o controle do colesterol e da presso alta, fortalece os ossos, combate a insnia, ajuda a vencer o estresse. Em suma, seu corpo fica mais forte, saudvel e transbordando energia. E at seu humor melhora. Por todas essas razes, o exerccio fsico uma das bases do Sistema GoodLight.

68

De preferncia, faa exerccios cinco vezes por semana. Independentemente disso, procure ser mais ativo sempre. Suba escadas ou ande a p. Seja qual for o movimento, faa algum.

Vena a resistncia

Se voc no do tipo esportista, saiba que para tudo h uma sada. Existem muitas opes de exerccio. Procure a que combina com voc. No obrigatrio comprar uma esteira nem se matricular numa academia. Comece caminhando. Convide algum para acompanh-lo. Ande no shopping, no parque, em ruas arborizadas Descubra uma forma de tornar prazeroso o que lhe parece to chato. Mas no desanime. Tenha sempre em mente as palavras de Samuel Beckett:

Tente de novo. Fracasse de novo. Fracasse melhor.

69

70

3 Pense

71

72

Para manter novos hbitos alimentares, mais vale a criatividade do que a persistncia.

Estudar e trabalhar para ser algum. Procurei sempre incutir esses valores nos meus filhos. Mostrar a eles que ter, apenas, muito pouco. preciso SER. A certa altura da vida, eu percebi que no adiantava ficar s na teoria. Aquela lio tambm servia para mim. Eu precisava evoluir, aprender mais. Conhecer outras coisas no ligadas diretamente ao meu cotidiano. O fato de no ter uma formao universitria no seria um obstculo. Fui luta. Busquei meios de lapidar a minha cultura. Comecei a ler mais, a assistir aos noticirios. Fiz cursos, contratei professores particulares Hoje, por ter buscado informaes de qualidade, consigo compreender assuntos sobre os quais eu no tinha a menor idia. No s participo do dilogo como trago conhecimentos novos para minha famlia e meus amigos. Mudou a rotina dentro da minha casa. Meus filhos esto me vendo mais feliz e comeam a perceber que essa evoluo vale a pena. O mais interessante que o processo no acaba nunca. medida que voc cresce e adquire sabedoria, mais e mais descobre que tem a aprender. Hoje, estou em movimento, numa evoluo constante. Os monges budistas dizem que o aprendizado infinito, por isso eles no tm pressa de saber. Fazem de cada gesto simples do seu dia um exerccio.

73

O exerccio da mente aprender todos os dias.


A inteligncia no um dom recebido apenas por alguns privilegiados. Inteligncia fruto de exerccio. Da mesma forma que os msculos, o crebro precisa de atividade. Uma forma de estimular esse rgo se interessando por assuntos novos, que permitem alar vos mais altos. J reparou que nas rodinhas os assuntos so sempre os mesmos: empregada, filhos, futebol, carros, negcios? Busque informaes sobre outros temas. Atualize-se. No aceite a ignorncia como fato consumado. Seja curioso! Em vez de se limitar a conhecer o preo do alface, descubra os benefcios que a verdura pode trazer sade. H muito que aprender. Informaes em todos os cantos para enriquecer a sua cultura.

Mantenha-se atualizado
At as novelas podem ser boas fontes de informao, se voc no ficar atento exclusivamente ao enredo. Elas revelam a cultura de um povo e os costumes de uma regio. Assista tambm ao noticirio na TV e aos programas exibidos nos canais educativos. Experimente ler o jornal dirio ou uma revista semanal de informao. Eleja um livro de cabeceira para ser seu companheiro. Pode ser a Bblia ou algum outro que tenha uma mensagem importante para voc. Oua tambm um programa de rdio de melhor qualidade. Passe na videolocadora e alugue um bom filme. Tudo isso colabora para estender os seus horizontes. Faz com que voc perceba que existem formas diferentes de interpretar a mesma

74

realidade que no so obrigatoriamente certas ou erradas, apenas diferentes. Sua evoluo pode causar mudanas ao redor. Talvez estimule nos seus filhos um excelente hbito: a leitura. Talvez seus amigos estranhem o teor das suas conversas. Pode ser at que voc forme um novo crculo de amizades. O importante que voc est crescendo. Experimentando o indiscutvel prazer de saber mais. Os novos conhecimentos o faro enxergar a vida por um ngulo diferente. Ver outras cores alm do preto e branco. Parar de perder tempo e de se preocupar com coisas sem importncia. Abandonar o suprfluo e buscar a essncia. Tudo isso contribui, enfim, para a sua transformao pessoal.

O pensamento gera o que voc quer ser.


Se voc transforma o pensamento que tem sobre qualquer coisa (inclusive o prprio corpo), adquire o poder de transform-la. Pense positivamente! E torne cada dia um novo dia.

importante mudar hbitos antigos porque muitos deles no so produto de nossa escolha. Podem ter sido definidos pela cultura familiar. O Sistema GoodLight d importncia melhoria da informao sobre o valor dos alimentos para a sade e s maneiras mais adequadas de cozinhar.

75

Faa como o bombeiro

Todo mundo pode estar mal-humorado. Seu companheiro (ou companheira) reclamando dos problemas do trabalho, as crianas brigando... No deixe que eles estraguem o seu bom humor. No pegue para si problemas do outro, mesmo que esse outro seja seu filho, seu marido, sua esposa, sua me, um grande amigo, algum que voc queira bem. Se o bombeiro entrasse em pnico como as vtimas do incndio, morreria com elas. O bombeiro precisa ter equilbrio para salvar vidas. Ele ingressa na casa em chamas protegido por vestes especiais e tira os feridos, sem se queimar. Faa como o bombeiro: fique do lado forte. Seu filho precisa de voc? Deixe que desabafe. Escute, oferea colo, faa cafun. Nem sempre compete a voc resolver aquele problema. Mas, quando for possvel, entre com ele no buraco, compartilhe a dor e ajude-o a sair. No fique preso l dentro. Caso sinta que o desespero est prestes a domin-lo, pea um tempo. Tome uma ducha gostosa. Oua uma msica suave.

76

Aconselhe-se com algum. Ento, oferea o apoio de que o seu filho est precisando. Lembre-se: voc no precisa saber todas as respostas. Mas tem de estar disposto a fazer perguntas. Uma das principais virtudes do Sistema GoodLight que ele oferece ferramentas para voc administrar os problemas com maior competncia. Voc aprende que, se existe um problema, existe sempre uma soluo.

O GoodLight foi elaborado para ser um sistema individual. Portanto, se voc resolveu aderir, timo! Mas no tente impor sua alimentao aos demais membros da famlia. Quando eles perceberem que voc est melhor, mais disposto e bem-humorado, esse resultado positivo despertar o interesse pelo Sistema naturalmente. Respeite o tempo de cada um.

77

78

4 Sinta

79

80

Tudo ousado para quem a nada se atreve.


Fernando Pessoa

Um dia era sempre igual ao outro. Eu navegava em guas tranqilas. Conhecia as ondas de cor. Achava que perto de mim j havia tudo aquilo com que as pessoas sempre sonhavam. Era seguro, estvel. Mas, aos poucos, foi ficando montono. Mar sem vento no leva a lugar algum. Tomei coragem, levantei as velas e sa daquela calmaria. Voltei a sentir a brisa no meu rosto e uma certa insegurana diante do desconhecido. Pus o meu barco na direo do vento para ver aonde ele me levaria. Se voc escolhe bons caminhos na vida, o vento sopra a favor e o conduz ao lugar certo. Tinha certeza de que teria foras para superar cada desafio da travessia. O tempo foi me mostrando que eu no estava errada. Enfrentei tormentas, guas turbulentas, mares revoltos. Eu segurava firme o leme e no saa do rumo certo. Deixei em guas profundas o que no me servia mais. Resgatei do fundo do barco os objetos teis, que estavam esquecidos num canto qualquer.

81

Descobri outras paisagens, mais belas do que eu havia imaginado. Passei a sentir sensaes novas. As emoes retornaram ao meu corpo. Pude desfrutar a vida e tudo de bom que ela tem a oferecer. Tornei-me uma mulher mais plena. E, assim, continuo navegando at hoje.

Nada pior do que ficar em gua parada, vivendo a vida sem emoo.
As pessoas precisam ter planos, desafios, para continuar sempre evoluindo. O Sistema GoodLight oferece condies de movimentar a sua rotina. Entre em contato com os seus sentimentos. Dentro de voc h alegrias, tristezas, amor, dio, frustraes, medos, expectativas, fantasias, mgoas e saudade. Aceite que tudo isso faz parte de voc. E deixe fluir as emoes. Nesse ba interior, tambm existe a f. Resgate esse sentimento. Acredite no poder que voc tem.

82

Voc pode, voc deve, voc precisa!


Essa fora interior como um cajado: no s o apia nas crises como facilita os seus passos a cada dia. Acreditar saber do seu poder interior e fazer a sua parte. O universo conspira a nosso favor. Mas, para isso, temos de estar sempre conectados. Como na histria do fazendeiro. Um pregador religioso aproxima-se de um fazendeiro no campo e observa: Que beleza de fazenda voc e o Senhor fizeram aqui!. , responde o fazendeiro, mas voc devia ter visto isso aqui quando Ele tomava conta sozinho!

Sabendo que as coisas podem dar certo e acreditando ser capaz, voc faz acontecer.

Atravessar uma fase sem sentir grandes emoes no significa que elas deixaram de acontecer. Talvez voc no as tenha percebido. Sentir permitir que as emoes fluam naturalmente. Dar-se o direito de sentir. Acreditar no seu poder interior.

83

84

5 Desfrute

85

86

A soma das pequenas conquistas d a voc a oportunidade de ser feliz.


o prazer, a celebrao, a sensao de plenitude, paz, amor e boas palavras para distribuir s pessoas. Prazer ebulio. Extravasar, repartir a felicidade. Os gordos, em geral, concentram o seu prazer na comida. A celebrao fica restrita queles momentos do dia em que esvaziam o prato. O Sistema GoodLight estende o prazer a outras horas e situaes. Tira o peso excessivo dessa grande muleta, a comida, e de outras como o cigarro e a bebida, para que as 24 horas do dia sejam vividas com mais qualidade. Voc tambm pode alcanar esse estgio. Propagar a sua histria. Ativar uma reao em cadeia positiva, que inicia um ciclo de construo. Prazer no algo corriqueiro. Tem de fazer acontecer. O prazer surge quando todos os elementos do Sistema esto alinhados. Mas no apenas no fim do percurso. Ao construir uma casa, as pessoas nem sempre usufruem de cada momento da obra. Querem logo a casa pronta. Aguardam ansiosamente a formatura, mas no curtem o dia-a-dia na faculdade. No Sistema GoodLight, no importa s a chegada. O caminho tambm importante. O prazer pode estar presente desde o incio. Nasce pequeno e se amplia a cada conquista. Mas, para desfrut-lo e ser feliz, voc precisa considerar que a vida dinmica. E cada momento tem a sua beleza. Apreciar a alegria e tambm a dor, pois esta traz em si uma oportunidade de crescimento. Aproveitar a calmaria e tambm a tempestade, para enriquecer as suas experincias. Agradecer a quem estende a mo e tambm a quem o abandona, pois esse gesto pode despertar sua fora interior. Ser feliz uma conduta, um jeito de viver.

A felicidade no o que as pessoas tm, mas o que elas fazem com isso.

87

Anda mungkin juga menyukai