Anda di halaman 1dari 9

Plantas que curam HUGO CARAVACA

PREFCIO PLANTAS E RAZES QUE CURAM AS DOENAS QUE AS PLANTAS CURAM COMO PREPARAR OS MEDICAMENTOS

PREFCIO Desde os tempos mais remotos, as plantas sempre estiveram presentes na vida do homem. A utilizao dos vegetais com fins teraputicos anterior ao desenvolvimento da cincia. Cada povo possui sua prpria listagem de ervas medicinais, geralmente plantas comuns no territrio em que habitam, cujas aplicaes so transmitidas atravs de geraes. Nas tribos indgenas, por exemplo, o pag, uma das maiores autoridades depois do cacique, nada mais que um profundo conhecedor dos segredos do mundo vegetal, um curandeiro naturalista. difcil precisar como as propriedades teraputicas dessas plantas foram descobertas. Talvez por instinto, por intuio e at mesmo atravs da observao dos animais, que se valem dessas valiosas plantinhas para a cura de seus males. Hoje, apesar do desenvolvimento da cincia e da medicina, as pessoas tm procurado tratamentos altemativos, mais naturais, que no apresentem efeitos colaterais. Este livro rene uma srie de receitas, explicadas; passo-a-passo, relacionando as ervas indicadas para cada caso, bem como a preparao dos remdios. No ltimo captulo tambm relacionamos algumas das plantas citadas, com informaes e curiosidades a respeito de cada uma delas. PRIMEIRA PARTE: PLANTAS E RAZES QUE CURAM ACACIA Nome cientfico: Accia Horrida, Accia Senegal A Accia pertence famlia das Leguminosas Mimosdeas. Seus ramos so fortes e suas flores muito perfumadas. atravs de incises no tronco dessa planta, originaria da frica do Sul, que se extrai a goma arbica, uma substncia densa e pegajosa. A Accia recomendada para o tratamento de problemas intestinais, queimaduras, sendo indicada ainda para uso veterinrio, uma vez que constitui um excelente remdio para nefrite canina.

ALECRIM Nome cientfico: Rosmarinus officinalis Segundo as crendices populares, o alecrim uma planta que ajuda a espantar o "mau olhado", a inveja. Mas essa planta, que pertence famlia das Labiadas, tem ainda inmeras funes teraputicas. indicada, entre outras coisas, para o tratamento de abscessos, asma e reumatismo. 0 alecrim apresenta caule lenhoso, com folhas pequenas e finas. Suas flores so azuladas, possuindo tambm frutos. Esta planta exala um perfume forte, por isso utilizada pela indstria de perfumes. Uma outra propriedade importante do alecrim a de estimulante, dando fora e vigor s pessoas com fraqueza e exausto devido a atividades fsicas e intelectuais. ALFAVACA Nome cientfico: Ocinum Basilicum Pertencente famlia das Labiadas uma planta herbcea (erva), originria dos pases com clima tropical, a exemplo do Brasil. A Alfavaca aromtica e pode ser muito til na cozinha para a preparao de molhos e sopas, conferindo um paladar especial ao prato. Quando dessecada conserva intacto o seu perfume. uma planta anual (que s cresce em determinadas pocas do ano). Apresenta-se com uma haste reta, suas folhas so verdes e brilhantes, um tanto carnosas. Para a preparao de medicamentos so utilizadas suas folhas frescas ou secas. conhecida ainda pelos seguintes nomes: manjerico-de-folhalarga, manjerico-dos-cozinheiros, erva-real, remdio-de-vaqueiro etc. ALFAZEMA Nome cientfico: Lavandula Officinalis Esta talvez seja uma das plantas aromticas mais populares de nosso pais. Sua origem, entretanto, europia. Pertence tambm famlia das Labiadas. um arbusto perene, isto , que no precisa ser replantado, cuja altura varia entre 50 cm a 1 m. Suas folhas so longas e finas, cobertas por uma lanugem esbranquiada, distribudas em vrios ramos. As flores so azul-violeta, reunindo-se em glomrulos com a forma semelhante a uma espiga. A alfazema indicada para os casos de nevralgia, excitao nervosa, insnia, vertigens, laringites, entre outras aplicaes, alm de sua utilizao na perfumaria. Para a preparao de medicamentos, utilizam-se suas flores, que devem ser dessecadas ao ar livre e sombra.

ALTEIA Nome cientfico: Althaea Officinalis Pertencente famlia das Malvceas, a Altia uma planta perene (que no precisa ser replantada). Seu caule reto e pode atingir a altura de dois metros. Suas flores possuem cinco ptalas e as folhas so ovais, cobertas por uma lanugem prateada que d a elas uma colorao prata. tambm conhecida como malvasco ou malvarisco. A Altia pode ser usada como laxante, calmante, diurtico e expectorante. Esta planta se adapta bem a terrenos midos e pantanosos. AMI Nome cientfico: AmmMajus encontrada na Itlia, nos terrenos ridos. Pertencente famlia das Umbelferas, possui uma raiz lenhosa, caule cespitoso. Pode chegar altura de 1,5 m. Seus ramos so finos e cilndricos e as folhas franjadas. As flores so esbranquiadas e amarelas e os frutos contm vrias sementes. Esta planta possui vrias utilidades teraputicas, sendo indicada, principalmente, para problemas digestivos e favorecimento da secreo lctea e menstruaes. ANGLICA Nome cientfico: Angelica Officnalis Pertence famlia das Umbelferas. uma planta herbcea (erva.) que possui caule reto e com ramos, que pode chegar altura de 2 m. As flores, rosadas, so pequenas e perfumadas. A Anglica indicada, principalmente, para problemas estomacais e tambm como expectorante. EMste ainda uma outra espcie, a Anglca Silvesis, que possui as mesmas propriedades, mas ainda pode ser usada como planta ornamental, com a vantagem de servir como estimulante de apetite para pessoas anmicas. AZEDA-CRESPA Nome cientfico: Rumex Crispus Muito utilizada na preparao de remdios caseiros, pois tem entre suas funes teraputicas a propriedade de reconstituinte, laxante e adstringente para a tonificao da pele. uma planta herbcea (erva) perene (que no precisa ser replantada), pertencente famlia das Poligomceas.

BORRAGEM 1. Nome cientfico: Borrago Algumas pessoas utilizam esta planta para saladas. uma erva anual, da famlia das Borrinceas. Suas folhas so speras e as flores grandes, normalmente azuladas, mas tambm podem ser vermelhas. Elas se renem em cachos na extremidade da haste. A borragem muito procurada para fins medicinais devido a suas propriedades emolientes, depurativas e sudorferas. BUXO Nome cientfico: Buxos Sempervirens urna planta que cresce em terrenos rochosos e ridos, sendo muito comum na Sardenha (Itlia). Pode chegar a atingir 4 m de altura. Suas folhas so ovais e finas. Entre suas propriedades est a analgsica, sendo indicada para combater febres intermiterites e reumatismo. CIPRESTE Nome cientfico: Cupressus Semperviens uma planta originria do oriente, muito utilizada para ornamentao. Possui um aspecto piramidal, sendo que de suas folhas se extrai um leo balsmico, bastante utilizado na indstria farmacutica. 0 Cipreste, que pertence famlia das Conferas, indicado para problemas como hemorridas, hemorragias, varizes e reumatsmo. Esta rvore pode chegar a medir at 1 m de altura. ERVA MOURA Nome cientifico: Solanum Migrum E tambm conhecida como pimenta-de-cachorro e erva-de-bicho, isto porque costuma crescer em qualquer lugar. uma planta herbcea (erva), pertencente famlia das Solancias. Seu caule reto e com muitos ramos, suas folhas so ovais e rugosas, coberta por uma lanugem rala. As flores so pequenas e rosadas e os frutos, que amadurecem no vero, possuem bagas vermelhas ou pretas. Possui vrias indicaes teraputicas. indicada para reumatismo, contuses e leucorria. ESPINHEIRO-ALVAR Nome cientfico: Crataegus Oxyacantha Esta planta possui vrias indicaes teraputicas, mas sua prescrio precisa ser feita por um mdico. indicada para problemas cardacos, servindo tambm como calmante e antiespasmdico. 0 Espinheiro Alvar pertence famlia das Rosceas Pomoideas e se apresenta na forma de um arbusto de cor

vermelha acastanhada, Seus ramos possuem espinhos. Suas folhas so verdes brilhantes e suas flores brancas, com um perfume suave. J seus frutos podem ser comparados a uma ma de tamanho extremamente reduzido. GIESTA Nome cientfico: Cytisus Scoparius As propriedades teraputicas desta planta, que pertence famlia das leguminosas, so inmeras. A espartena, um dos princpios ativos contidos na Giesta, amplamente utilizada para combater problemas cardacos. A sua ao diurtica especialmente eficiente para aquelas pessoas com problemas de obesidade, das vias urinrias e tambm para aquelas que sofrem de hidropisia. Cataplasmas com as flores dessa planta so muito eficientes para acabar com abscessos e furnculos. A Giesta pode chegar a medir at 2 m de altura. Sua haste reta e cheia de ramos. Suas flores so grandes e formam ramos amareloouro. Seus frutos se apresentam como pequenas bagas, de aproximadamente 5 cm, com sementes escuras. originria da Itlia continental. Urna curiosidade a respeito da Giesta que seus ramos servem para amarrar videiras e demais plantas que precisem de uma sustentao extra para garantir sua perfeita formao. Dela tambm se extraem fibras txteis. GIRASSOL Nome cientfico: HelianthusAnnuus 0 Girassol um arbusto pertencente famlia das Compostas Tubifloras, que possui uma particularidade bastante curiosa: sua flor, semelhante a uma margarida gigante de cor amarela, segue, em seu curso dirio, a trajetria feita pelo sol. originrio do Mxico e do Peru, sendo amplamente cultivado como planta ornamental. Suas sementes torradas podem substituir o caf, sendo indicadas para as pessoas que no podem com a cafena. Alm disso, possui inmeras propriedades teraputicas. indicado para as febres em conseqncia da malria ou de problemas pulmonares; eficaz tambm rio combate s doenas do estmago e resfriados. Esse arbusto pode chegar altura de 3 m. Sua haste reta e verde, suas folhas so largas e cobertas por uma lanugem rala e dura. Suas sementes e frutos se encontram na regio interna das flores, que costumam abrir durante o vero. IMPERATRIA Nome cientfico: Peucedanum Ostruthium Planta muito comum nas regies montanhosas da Europa. A Imperatria, pertencente a famlia das Umbelferas, tem raiz tuberosa, caule reto, medindo aproximadamente 20 cm de altura.

Suas flores so branco-perolado. Sua raiz um excelente remdio contra as dores-de-cabea em conseqncia de gripes e resfriados. LINHO Nome cienti fico: Linum Ustassimum uma planta herbcea (erva), muito utilizada na indstria txtil, pois dela que se extrai o tecido linho. Para conseguir 5 kg de fios de boa qualidade, so necessrias 4 arrobas da plantas. Talvez isso explique por que este um tecido nobre, que tem o seu preo elevado. Mas o Linho tem ainda propriedades teraputicas, sendo um excelente laxante e diurtico. Pertencente famlia das Linceas, esta planta originria do Egito. Sua haste reta e pode alcanar at 80 cm de altura. Suas flores possuem cinco ptalas e tm uma colorao azulada. ' MALVA Nome cientfico: Malva Sylvestris A Malva utilizada, por algumas pessoas, como verdura, fazendo parte da salada. Suas propriedades teraputicas so inmeras. um excelente laxante e tambm muito eficiente no combate s dores-dedente, priso-de-ventre e inflamaes dos rins, bexiga e intestino. A Malva uma planta herbcea (erva), pertencente famlia das Malvceas. Seu caule mede aproximadamente 20 cm de altura, algumas vezes rastejante, outras no. Suas flores so lilases ou ento brancas com listras roxas. milito encontrada em campos incultos. A Malva Cispa, uma das variaes da espcie, muito utilizada pela indstria txtil, pois dela se extrai uma fibra utilizada para a confeco de tecidos e cordes. MARROIO Nome cientfico: Marrabium Vulgare Apesar do que sugere seu nome cientfico (Marrabium Vulgare), no uma planta muito comum, mas pode ser encontrada principalmente em campos incultos, localizados em zonas mais quentes e secas. Em funo de seus principios ativos (ela contm cido glico, marrubina e leo etreo), o Marroio, que uma planta herbcea (erva), possui propriedades tnicas, expectorantes, antiespasmdicas e digestivas, bem como antisspticas. Pertencente famlia das Labiadas, uma planta perfumada, cuja altura varia entre 30 e 50 cm, seu caule reto e robusto, coberto por uma fina lanugem. Suas folhas so esbranquiadas e possuem nervuras evidentes. Os frutos, a exemplo das flores, possuem um aroma um tanto enjoativo, com sabor amargo.

MELISSA Nome cientfico: Melissa Officinalis red Calamintha A Melssa pertence famlia das Labiadas. Seu caule reto, podendo atingir at 80 cm de altura. toda recoberta por uma lanugem, sendo que suas folhas se apresentam no formato de um clice tuboso, cujo lado de dentro pode ser amarelo ou branco, ou ainda apresentar manchas. Suas folhas tambm so ricas em glndulas de leo. originria da Amrica do Norte e sul da Europa. Suas propriedades so conhecidas desde a Grcia antiga quando era cultivada nos jardins, pois atribua-se a ela a capacidade de fortalecer o corao e o crebro. A conhecida gua de Melissa, hoje vendida em farmcias, foi desenvolvida h sculos pelos Cannelitas franceses. Esta gua serve como calmante e antiespasmdico, uma de suas maiores propriedades. A Melissa ainda muito empregada para combater distrbios de origem nervosa, heptica e nevrlgica, do aparelho digestivo e intestinal. As- folhas da Malva, quando esmagadas, exalam um agradvel perfume. Ela tambm conhecida como erva-cidreira-verdadeira, melitia, cidrilha e melissa romana. MIL-FOLHAS Nome cientfico: Achillea Millefolium Pertencente famlia das Compostas, as propriedades teraputicas desta planta so lendrias. Conta-se que Aquiles, depois de ser gravemente ferido numa batalha, foi medicado por sua me, Teti, com as folhas desta planta, que curou a sua ferida. Durante sculos foi amplamente utilizada para evitar hemorragias. Mas, a mil-folhas possui ainda propriedades antiespasm6dicas, adstringentes, depurativas, sendo ainda um bom remdio para combateras hemorridas. Seu caule em forma de raiz (rizoma), rastejante, com a haste reta e as folhas bem verdes e brilhantes. Suas flores so brancas ou rosadas e seus frutos so pequeninos e amargos. NOGUEIRA Nome cientfico: Juglans Regia A Nogueira uma rvore pertencente famlia das Juq1andceas, que pode atingir at 15 m de altura. Sua madeira, bem como as razes, so utilizadas pela indstria madeireira para a confeco de mveis. De suas raizes ainda possvel extrair um suco que diurtico e laxativo e de seus folhas um remdio bastante eficiente para o combate da leucorria, sendo que a casca de sua noz um excelente vermfugo. 0 seu tronco possui uma casca acinzentada, da qual exala um perfume bastante agradvel. Suas folhas so grandes e de um verde intenso. uma rvore amplamente cultivada em zonas de clima temperado.

PARIETARIA Nome cientfico: Parietaria Officinalis uma planta pertencente famlia das Mirtceas, muito rica em salitre, que desde os tempos mais antigos utilizada para combater problemas nas vias urinrias. A Parietria cresce, sobretudo, em terrenos pedregosos, por isso comumente confundida com urtiga. Sua haste reta e lenhosa, com uma colorao avermelhada, medindo at 70 cm de comprimento. Suas folhas so pequenas, com nervuras evidentes e as flores so pequenas, com um tom esverdeado. PRIMAVERA Nome cientfico: Primula Officianalis Esta flor, que a primeira a desabrochar com a chegada da primavera, da o seu nome, pertence famlia das Primulceas, que abriga aproximadamente 50 espcies distintas. tambm uma planta muito utilizada como ornamentao. Mas, alm disso, possui propriedades teraputicas, sendo um excelente calmante e antiespasmdico. A Primavera s vezes se apresenta na cor amarela, outras num tom violeta. SABUGUEIRO Nome cientfico: Sambucus Ebulus As propriedades medicinais do Sabugueiro so conhecidas desde os tempos de Hipcrates. extremamente eficaz como sudorfero, laxante e diurtico. 0 Sabugueiro pertence famlia das Caprifolinceas e pode atingir a altura de 4 m. Sua casca spera e esbranquiada e suas folhas possuem uma superfcie marcada por nervuras. As flores so pequenas e brancas e tambm hermafroditas, possuindo um cheiro desagradvel. A curiosidade que esse odor, quando as flores so dessecadas, desaparece por completo, dando origem a um perfume agradvel. Possui tambm frutos, que podem se apresentar em duas cores: roxo ou branco esverdeado. SLVIA Nome cientfico: Slvia Officinalis Para se ter uma idia das propriedades teraputicas desta planta, basta saber que Slvia vem da palavra salvus, que significa sade. uma erva aromfica bastante conhecida, suas folhas eram ufilizadas desde a antiguidade para tornar os dentes mais brancos e brilhantes. Alm disso, esta planta, pertencente famlia das Labiadas, possui inmeras propriedades teraputicas. Para comear, um excelente remdio contra o cansao nervoso, depresso e esgotamento. Alm disso, durca, digestiva e antirreumtica.

VERNICA Nome cientfico: Veronica Officinalis A Vernica uma planta herbcea (erva) que pertence famlia das Eucrofulariceas Suas flores, pequenas e azuis, so levemente perfumadas. Esta planta possui um caule rastejante que no chega a mais de 30 cm. Suas sumidades floridas devem sr colhidas no vero e dessecadas ao sol. Depois, podem ser utilizadas para a preparao de remdios que so indicados para problemas digestivos, sendo ainda um excelente anticatarral. VIOLETA Nome cientfico: Viola Odorata Quando nos deparamos com esta graciosa plantinha, muito utilizada para a ornamentao, no imaginamos que ela tenha, tambm, propriedades teraputicas. Apesar de aparentemente frgil, a Violeta contm violina, leo essencial, amido, entre outras substncias. recomendada para o tratamento de catarros que se forrnarn em conseqncia da bronquite e contra as inflamaes das vias respiratrias. A Violeta pertence famlia das violceas. Suas folhas so cordformes e suas flores se apresentam em vrias cores, podendo ser violetas, cor-de-rosa, brancas e tambm mescladas. A espcie silvestre, apesar de menos, graciosa, a preferida da indstria farmacutica. VISCO Nome cientfico: Vscum Album As folhas do visco so muito conhecidas por suas propriedades antiespasmdicas e moderadoras da presso arterial. Seu extrato indicado para o tratamento da arteriosclerose,, nefrite crnica, histeria e epilepsia. Mas as dosagens deste extrato devem ser prescritas somente por um mdico. 0 visco pertence famlia das Lorantceas, sendo um arbusto parasita que est sempre verde. originrio da sia Meridional. Suas pontas so longas e . fortes para que ele possa se fixar sobre carvalhos e rvores frutferas e seus ramos so amareloesverdeados e as folhas carnosas, corri nervuras evidentes. As flores so amarelas e os frutos se constituem de uma baga branca, redonda, contendo apenas uma semente. A polpa de sua baga utilizada como isca para caar passarinhos.

Anda mungkin juga menyukai