Anda di halaman 1dari 11

1

FASETE Faculdade Sete de Setembro Bacharelado em Direito

ANGELA MARIA DA SILVA

OS DIREITOS DO INDICIADO INOCENTE NA LEI DE ALIMENTOS GRAVDICOS

PAULO AFONSO - BA 2011

ANGELA MARIA DA SILVA

OS DIREITOS DO INDICIADO INOCENTE NA LEI DE ALIMENTOS GRAVDICOS

Anteprojeto de monografia apresentado disciplina Metodologia da Pesquisa Jurdica, do curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Sete de Setembro FASETE, como requisito parcial avaliao de nota. Sob a orientao do Prof. Eloy Lago Nascimento.

PAULO AFONSO - BA 2011

SUMRIO

1. INTRODUO ................................................................................ 2. JUSTIFICATIVA ............................................................................... 3. PROBLEMAS ................................................................................... 4. REVISO DA LITERATURA ................................................... ........ 5. HIPTESES .................................................................................... 6. OBJETIVOS ..................................................................................... 6.1 Objetivo geral................................................................................. 6.2 Objetivos especficos.....................................................................

04 05 06 08 09 09 09 09

7. METODOLOGIA............................................................. ................. 8. CRONOGRAMA............................................................................. .. 9. REFERNCIAS ................................................... ..............................

09 10 10

1. INTRODUO
A Lei dos Alimentos Gravdicos Lei 11.804 de 05 de Novembro de 2008 assegura os alimentos mulher gestante, que se converte em alimentos ao filho (a) quando de seu nascimento, mas tambm trouxe significativa repercusso no meio jurdico. A referida lei sustenta que aps o recebimento da inicial deferida, o ru ter um prazo para oferecer defesa que poder negar suposta paternidade. Porm, essa negativa no impede a fixao dos alimentos e nem a manuteno do seu pagamento. Sendo assim, o reconhecimento da paternidade no o primordial do pedido da ao, a lei no esta condicionada declarao imediata da paternidade e tampouco est merc da prvia realizao de exame de DNA. A Lei dos Alimentos Gravdicos utiliza o principio da IRREPETIBILIDADE, equiparando-se com a Penso de Alimentos, sendo assim o demandado vencido na Ao de Alimentos Gravdicos quando provado no ser o verdadeiro pai no pode buscar a devoluo dos valore s pagos por ele. visvel que o legislador ao redigir a referida lei, deixou desamparado a figura deste ru inocente (demandado vencido), no considerando que uma imputao de paternidade indevida pode destruir casamentos, unies estveis, abalar as estruturas familiares e outros males, bem como possibilitar o desembolso de quantia alimentar muitas vezes irrecupervel. certo que um indigitado pai ru inocente - sofrer graves danos na sua vida pessoal, familiar, financeira e profissional. Aes inde nizatrias por dano moral provavelmente no sero capazes de reparar as perdas. Foi diante deste impasse que o tema foi escolhido, uma vez que h uma necessidade de analisar a situao jurdica do suposto genitor, quando da negativa

de paternidade deste, comprovada por anlise clnica qual seja, o exame de DNA, e buscar solues para que este seja ressarcido dos danos morais e materiais provocados pelo ato irresponsvel da genitora.
2. JUSTIFICATIVA

Fundamentada em preceitos constitucionais, civilistas e at em tratados internacionais, nasceu a Lei 11.408/08, a lei de alimentos gravdicos. Sua principal inteno proteger integralmente o nascituro. Apesar do esforo dos parlamentares em regulamentar uma situao de desamparo das gestantes e coibir a irresponsabilidade masculina, a Lei 11.804/08 bastante frgil em uma srie de aspectos. Para isso, criou mecanismos que possibilitam a gestante receber do suposto pai, subsdios financeiros para o custeio do perodo da gravidez at o parto. Todavia, atecnias legislativas comprometem a aplicao da lei, e causam celeumas jurdicas entre os operadores do Direito. Uma delas condenar o ru ao pagamento de parcelas alimentcias com base em indcios de paternidade, criando uma situao bastante embaraosa, pois pode estar impondo o pagamento a um terceiro inocente, j que a paternidade presumida, e no atestada cientificamente. Para piorar, o artigo que previa a responsabilidade objetiva da gestante pelos danos causados foi vetado, deixando o ru a merc da prpria sorte. Diante das falhas, os juristas tm se esforado para criar solues que viabilizem a aplicao da norma, fazendo com que a lei de alimentos gravdicos no perca sua finalidade. A justificativa para o estudo se fundamenta em um destes asp ectos que a questo do ru inocente, que pagou indevidamente os alimentos, encontrar -se desamparado pela referida lei, uma vez que o artigo que previa a responsabilidade da gestante fora vetado:

Art. 10. Em caso de resultado negativo do exame pericial de paternidade, o autor responder, objetivamente, pelos danos materiais e morais causados ao ru. Pargrafo nico. A indenizao ser liquidada nos prprios autos.

As razes do veto afirmam que se tratou de norma intimidadora, pois criaria hiptese de responsabilidade objetiva pelo simples fato de se ingressar em juzo e no obter xito. O veto presidencial, sem dvida alguma, foi de muita eficcia, uma vez que afastaria as gestantes de provocar o judicirio. Seria irrazovel responsabilizar a autora objetivamente, ou seja, independentemente de culpa, se sua ao fosse ao final julgada improcedente. Neste contexto, a lei no oferece a mesma celeridade ao ru inocente quanto quela dada a todo o procedimento que torna possvel o pagamento dos alimentos gravdicos. Assim, este estudo poder fornecer subsdios para a seara jurdica, para a sociedade e para os futuros operadores do direito, uma vez que podero ter uma viso mais subjetiva e ilimitada quanto objetividade da lei.

3. PROBLEMAS

A partir de 06 de Novembro de 2008 entrou em vigor a Lei 11.804 que disciplina o direito de alimentos da mulher gestante. Esta Lei no exige prova de paternidade, por meio de laudos mdicos ou periciais de DNA, para que lhe sejam imposto alimentos provisrios. Isto ocorreu a partir de vetos dos artigos do Projeto de Lei (n 7.376/2006) que disciplina os Alimentos Gravdicos. A Presidncia da Repblica decidiu vetar parcialmen te, por contrariedade ao interesse pblico e inconstitucionalidade, e assim foram vetados os artigos 3, 4, 5, 8, 9 e 10. Saliente-se que o veto a referidos artigos veio de encontro manifestao de juristas especializados na matria, devendo ser destacada a oportuna e eficiente

campanha idealizada pelo IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Famlia -, que props a reviso e veto de artigos contrrios Constituio Federal e aos interesses do nascituro e da gestante. Em especial, por ser tema do referido trabalho, destacamos razes do veto do artigo 10 que dispunha sobre a responsabilidade da autora da ao quanto aos danos morais e materiais causados ao ru, no caso de resultado negativo do exame pericial da paternidade, nas razes de trata-se de norma intimidadora, pelo fato de criarhiptese de responsabilidade objetiva em detrimento ao exerccio regular de um direito. Mensagem n 853 de 05 de Novembro de 2008 da Presidncia da Repblica: Razes do veto Trata-se de norma intimidadora, pois cria hiptese de responsabilidade objetiva pelo simples fato de se ingressar em juzo e no obter xito. O dispositivo pressupe que o simples exerccio do direito de ao pode causar dano a terceiros, impondo ao autor o dever de indeniz ar, independentemente da existncia de culpa, medida que atenta contra o livre exerccio do direito de ao.

Diante disto percebe-se que a Lei dificulta a defesa do suposto pai. Porm, permanece a aplicabilidade da regra geral da responsabilidade subjet iva, constante do artigo 186 do Cdigo Civil: Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito, pela qual a autora pode responder pela indenizao cabvel desde que verificada a sua culpa, ou seja, desde que verificado que agiu com dolo (vontade deliberada de causar o prejuzo) ou culpa em sentido estrito (negligncia ou imprudncia) ao promover a ao.

Pela Lei dos Alimentos Gravdicos o suposto pai que comprovadamente deixa de ser, no possui efetivamente respaldo legal, uma vez que toda sua negativa s ser comprovada ao final de um tempo que na certa dever ter trazido consigo danos irreparveis no tocante a moral deste. A norma que o dispositivo legal trazia originalmente em seu contedo , que viabilizava o direito do indigno genitor de requerer a indenizao devida na mesma ao e facilitava essa propositura, foi considerada comointimidadora ,mas surge um outro questionamento: por que se s entir intimidada se a certeza da paternidade to absoluta a ponto de evocar o direito do nascituro? Fica demonstrado que a Lei n. 11.804/2008 resguarda os direitos do nascituro, como bem proposto em seu projeto, mas de certo modo deixa a desejar no toca nte a reparao possvel em caso de eventuais danos causados quele que erroneamente fora apontado como pai. A lei no afasta, contudo a possibilidade da indenizao como forma possvel de reparao, no entanto, no oferta a mesma celeridade na reparao quanto quela dada a todo procedimento que torna possvel o pagamento dos alimentos gravdicos, marginalizando a possibilidade indenizatria apartadamente deste que o deu origem, ou seja, a entrega da prestao alimentcia pessoa indevida. Neste sentido, surge o questionamento objeto do estudo: Como a Lei de Alimentos Gravdicos (n 11.804/2008) garante os direitos do ru inocente?
4. REVISO DE LITERATURA

5. HIPTESES

A Lei de Alimentos Gravdicos no afasta a possibilidade da indenizao como forma possvel de reparao nos casos do demandado ser inocente, no entanto, no oferece a mesma celeridade que tem quando da imposio da obrigao ao suposto pai, pois se verifica a inexistncia, nesta lei, de dispositivos especficos que ampare o demandado inocente. Por isso, busca-se, neste trabalho,solues jurdicas que amparem o demandado inocente.
6. OBJETIVOS 6.1 GERAL

Analisar a situao jurdica, no tocante ao ressarcimento dos valores pagos indevidamente e porque no dizer moral, quando da ne gativa de paternidade.
6.2 ESPECFICOS

6.2.1 Avaliar a Lei n 11.804/2008 (Lei dos Alimentos Gravdicos) e seus mecanismos de atuao quando o demandado provar ser inocente; 6.2.2 Averiguar quais as possibilidades jurdicas para o demandado inocente rea ver suas perdas financeiras e morais.
7. METODOLOGIA

Ser utilizado o recurso da pesquisa bibliogrfica e documental. No tocante a primeira sero analisadas as fontes nacionais como a professora e especialista em Direito de Famlia Maria Berenice Dias e o DoutorAraken de Assis - jurista brasileiro, desembargador aposentado do Tribunal de Justia do estado do Rio Grande do Sul, autor de vrias obras da rea jurdica, a exemplo da obra Da execuo de alimentos e priso do devedor. Quanto segunda (pesquisa documental) sero analisadas as leis Lei 11.804 de 05 de novembro de 2008 e a Lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002; e tambm algumas decises judiciais.

10

8. CRONOGRAMA
2011 ANO 1 Sem. MS ATIVIDADES Preparao da Pesquisa Escolha do Assunto Formulao do Problema Determinao da Metodologia Entrega do Anteprojeto Pesquisa Bibliogrfica Fichamento Bibliogrfico Elaborao do Projeto Reviso Geral do Projeto Redao/Digitao Reviso de Manuscrito Correes Reviso da Parte Referencial Contato Final/ Alteraes Digitao Final Entrega da Monografia Apresentao da Monografia X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X 2 Sem. 02 03 1 Sem. 04 05 06 2012

02 03 04 05 06 08 09 10 11 12

11

9. REFERNCIAS

Anda mungkin juga menyukai