Anda di halaman 1dari 5

TOMADA DE DECISO adolescente

"Meu namorado acha que chegou a hora da gente transar . M as, no tenho certeza se estou a f i m . . . Estou bastante grilada . . . Se eu no topar ele pode procurar outra. . . Se eu concordar . . . E se pintar um lance errado? O que devo fazer? "

(Sandra, 16 anos) H situaes na vida em que no cabe a indiferena: preciso decidir. A cada passo que se d numa determinada direo, deixa-se de percorrer outros caminhos. Dependendo da situao que se apresenta, surgem dvidas, preocupaes, indecises. Um mesmo problema pode ser encarado de maneiras diversas por muitas pessoas. O que est em jogo, geralmente, a vontade de acertar. Mas, nem sempre, isso acontece. H pessoas que abalizam os prs e os contras. Outras ampliam tanto as situaes, que mais parecem tragdias. Algumas generalizam muito os fatos, como se acontecessem sempre do mesmo jeito, ou ainda se depreciam, como se no possussem capacidade de solucionar o problema. H tambm as que se consideram as nicas pessoas no mundo que enfrentam tais dilemas. E o que dizer das que s conseguem se decidir valendo-se do "tudo ou nada", invalidando as alternativas? H casos em que a falta de deciso leva a comportamentos modelados, por irritao (mais racional) ou por identificao (mais afetivo-emocional) com algum, no se apresentando solues personalizadas. Uma srie de motivaes e sentimentos influencia a tomada de decises individuais, em parceria ou coletivas. E a busca de discernimento fundamental em qualquer situao. Importante tambm procurar agir com serenidade, questionando se

criticamente a validade, os riscos e as conseqncias desta ou daquela deciso. Valer-se da auto-crtica, do respeito, do compromisso com a responsabilidade e da busca do consenso rumar para a deciso mais acertada.

DINMICA: CASOS E ACASOS

Objetivo: Encorajar os adolescentes a buscarem solues decisivas para as situaes da vida real.

O que voc ir precisar:

Sala ampla e confortvel que permita a formao de grupos, folhas de papelsulfite e folhas com situaes descritas. Tempo: 40 minutos.

O que voc dever fazer:

1 - Dividir a turma em grupos de cinco participantes.

2 - Entregar para cada grupo uma descrio de uma situao diferente, para que o grupo discuta e tome uma deciso a respeito.

3 - Solicitar o grupo a desenvolver as seguintes atividades: - apontar as vantagens, desvantagens, alternativas e conseqncias para cada uma das situaes propostas na pgina seguinte; - identificar uma nica deciso sobre o caso.

Pontos para discusso: a) A deciso tomada pode ter conseqncias graves? b) Estar seguro de que essa deciso no prejudicaria algum. c) Dificuldade para tomar a deciso. d) Fazer uma comparao com a vida real.

Resultado esperado: Os adolescentes tero aprendido a analisar situaes diversas, emitido opinis e procurado tomar a deciso mais acertada, por meio da avaliao de determinados critrios.

EXEMPLOS DE SITUAES:

Situao 1

Quando conheci meu vizinho, ramos s amigos . Com o passar do tempo acabamos saindo juntos e, hoje, apesar de j ter se mudado, ele vem todos os dias na minha casa . Como est estudando, no quer se prender a ningum. S quer transar, mas no somos namorados. Ser que se eu transar, ele fica comigo?

(Revista Meu Amor, n 39)

Situao 2 Tive uma criao muito repressora . Meus pais no me deixam namorar, nem sair com meus amigos. Agora, estou apaixonada por um garoto que me curte um monte, s que ele usa drogas e eu quero ajud-lo a sair dessa.

Situao 3 Alex, 16 anos, namora Marina de 17 anos h quase um ano . Ele est terminando o 2 grau e est em dvidas e vai para a Universidade ou se comea a trabalhar. Seus pais no so ricos e s vezes at enfrentam dificuldades. H uma semana, Marina lhe contou que acha que est grvida. Agora Alex tem que tomar uma deciso em sua vida.

Situao 4 Tenho 15 anos, estudo e estou gostando de um cara mais velho. Minhas amigas do a maior fora para ficarmos juntos . Ele tambm est afim. Tenho medo de me envolver e depois no dar certo. O que devo fazer ? (Revista Querida, Ano VI n 100)

FICHA PARA TOMADA DE DECISO

SITUAO N:

VANTAGENS:

DESVANTAGENS:

ALTERNATIVAS:

CONSEQNCIAS:

DECISO:

Anda mungkin juga menyukai