Anda di halaman 1dari 13

27/6/2011

L8883

Presidncia da Repblica
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurdicos
LEI No 8.883, DE 8 DE JUNHO DE 1994. Converso da MPV n 472, de 1994. Mensagem de veto O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1 Os artigos abaixo indicados da Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993, passam a vigorar com a seguinte redao: "Art. 3 ................................................................ 1 ................................................................. II - (Vetado). ................................................................... 4 (Vetado). "Art. 5 ............................................................. 2 A correo de que trata o pargrafo anterior, cujo pagamento ser feito junto com o principal, correr conta das mesmas dotaes oramentrias que atenderam aos crditos a que se referem." "Art. 6 ............................................................ VIII - Execuo indireta - a que o rgo ou entidade contrata com terceiros sob qualquer dos seguintes regimes; .................................................................... c) (Vetado). ........................................................................ XIII - imprensa oficial - veculo oficial de divulgao da Administrao Pblica sendo para a Unio o Dirio Oficial da Unio, e, para os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, o que for definido nas respectivas leis. ................................................................... "Art. 8 ............................................................ Pargrafo nico. proibido o retardamento imotivado da execuo de obra ou servio, ou de suas parcelas, se existente previso oramentria para sua execuo total, salvo insuficincia financeira ou comprovado motivo de ordem tcnica, justificados em despacho circunstanciado da autoridade a que se refere o art. 26 desta Lei." "Art. 9 ............................................................. 3 (Vetado).
planalto.gov.br/ccivil_03//L8883.htm 1/13

Altera dispositivos da Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993, que regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituio Federal, institui normas para licitaes e d outras providncias.

27/6/2011

L8883

.................................................................... "Art. 10. As obras e servios podero ser executadas nas seguintes formas: ................................................................... II - execuo indireta, nos seguintes regimes: ................................................................... c) (Vetado). ................................................................... Pargrafo nico. (Vetado). I - justificao tecnicamente com a demonstrao da vantagem para a administrao em relao aos demais regimes; II - os valores no ultrapassarem os limites mximos estabelecidos para a modalidade de tomada de preos, constantes no art. 23 desta lei; III - previamente aprovado pela autoridade competente." ..................................................................... "Art. 12. Nos projetos bsicos e projetos executivos de obras e servios sero considerados principalmente os seguintes requisitos: ..................................................................... VI - adoo das normas tcnicas, de sade e de segurana do trabalho adequadas; ..................................................................... "Art. 13. ............................................................ III - assessorias ou consultorias tcnicas e auditorias financeiras ou tributrias; ...................................................................... VIII - (Vetado). 1 (Vetado). ........................................................................ "Art. 16. Ser dada publicidade, mensalmente, em rgo de divulgao oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso pblico, relao de todas as compras feitas pela Administrao direta ou indireta, de maneira a clarificar a identificao do bem comprado, seu preo unitrio, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operao, podendo ser aglutinadas por itens as compras feitas com dispensa e inexigibilidade de licitao. Pargrafo nico. O disposto neste artigo no se aplica aos casos de dispensa de licitao previstos no inciso IX do art. 24." "Art. 17. ................................................................ I - .................................................................... e) venda a outro rgo ou entidade da Administrao Pblica, de qualquer esfera de governo;
planalto.gov.br/ccivil_03//L8883.htm 2/13

27/6/2011

L8883

f) alienao, concesso de direito real de uso, locao ou permisso de uso de bens imveis construdos e destinados ou efetivamente utilizados no mbito de programas habitacionais de interesse social, por rgos ou entidades da Administrao Pblica especificamente criados para esse fim. ........................................................................ 2 (Vetado). ........................................................................ 4 A doao com encargo ser licitada e de seu instrumento constaro obrigatoriamente os encargos, o prazo de seu cumprimento a clusula de reverso, sob pena de nulidade do ato, sendo dispensada a licitao no caso de interesse pblico devidamente justificado. 5 Na hiptese do pargrafo anterior, caso anterior, caso o donatrio necessite oferecer o imvel em garantia de financiamento, a clusula de reverso e demais obrigaes sero garantidas por hipoteca em 2 grau em favor do doador: 6 Para a venda de bens mveis avaliados, isolada ou globalmente, em quantia no superior ao limite previsto no art. 23, inciso II, alnea b desta lei, a Administrao poder permitir o leilo." "Art. 19. ............................................................. III - adoo do procedimento licitatrio, sob a modalidade de concorrncia ou leilo." ........................................................................ "Art. 21. Os avisos contendo os resumos dos editais das concorrncias, das tomadas de preos, dos concursos e dos leiles, embora realizados no local da repartio interessada, devero ser publicados com antecedncia, no mnimo, por uma vez: I - no Dirio Oficial da Unio, quando se tratar de licitao feita por rgo ou entidade da Administrao Pblica Federal, e ainda, quando se tratar de obras financiadas parcial ou totalmente com recursos federais ou garantidas por instituies federais; II - no Dirio Oficial do Estado, ou do Distrito Federal, quando se tratar respectivamente de licitao feita por rgo ou entidade da Administrao Pblica Estadual ou Municipal, ou do Distrito Federal; III - em jornal dirio de grande circulao no Estado e tambm, se houver, em jornal de circulao no Municpio ou na regio onde ser realizada a obra, prestado o servio, fornecido, alienado ou alugado o bem, podendo ainda a Administrao, conforme o vulto da licitao, utilizar-se de outros meios de divulgao para ampliar a rea de competio. ....................................................................... 2 ................................................................. ......................................................................" I - quarenta e cinco dias para: a) concurso; b) concorrncia, quando o contrato a ser celebrado contemplar o regime de empreitada integral ou quando a licitao for do tipo melhor tcnica ou tcnica e preo.
planalto.gov.br/ccivil_03//L8883.htm 3/13

27/6/2011

L8883

II - trinta dias para: a) concorrncia nos casos no especificados na alnea b do inciso anterior; b) tomada de preos, quando a licitao for do tipo melhor tcnica ou tcnica e preo III - quinze dias para tomada de preos, nos casos no especificados na alnea b do inciso anterior, ou leilo; IV - cinco dias teis para convite. 3 Os prazos estabelecidos no pargrafo anterior sero contados a partir da ltima publicao do edital resumido ou da expedio do convite, ou ainda da efetiva disponibilidade do edital ou do convite e respectivos anexos, prevalecendo a data que ocorrer mais tarde. ......................................................................." "Art. 22. ................................................................ 5 Leilo a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a Administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienao de bens imveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao. 6 Na hiptese do 3 deste artigo, existindo na praa mais de trs possveis interessados, a cada novo convite realizado para objeto idntico ou assemelhado obrigatrio o convite a, no mnimo, mais um interessado, enquanto existirem cadastrados no convidados nas ltimas licitaes. ....................................................................... 9 Na hiptese do 2 deste artigo, a Administrao somente poder exigir do licitante no cadastrado os documentos previstos nos arts. 27 a 31, que comprovem habilitao compatvel com o objeto da licitao, nos termos do edital." "Art. 23. ............................................................. 1 As obras, servios e compras efetuadas pela Administrao sero divididas em tantas parcelas quantas se comprovarem tcnica e economicamente viveis, procedendo-se licitao com vistas ao melhor aproveitamento dos recursos disponveis no mercado e ampliao da competitividade sem perda da economia de escala. 2 Na execuo de obras e servios e nas compras de bens, parcelados nos termos do pargrafo anterior, a cada etapa ou conjunto de etapas da obra, servio ou compra h de corresponder licitao distinta, preservada a modalidade pertinente para a execuo do objeto em licitao. 3 A concorrncia a modalidade de licitao cabvel, qualquer que seja o valor de seu objeto, tanto na compra ou alienao de bens imveis, ressalvado o disposto no art. 19, como nas concesses de direito real de uso e nas licitaes internacionais, admitindo-se neste ltimo caso, observados os limites deste artigo, a tomada de preos, quando o rgo ou entidade dispuser de cadastro internacional de fornecedores, ou o convite, quando no houver fornecedor do bem ou servio no Pas. ........................................................................ 5 vedada a utilizao da modalidade convite ou tomada de preos, conforme o caso, para parcelas de uma mesma obra ou servio, ou ainda para obras e servios da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente, sempre que o somatrio de seus valores caracterizar o caso de
planalto.gov.br/ccivil_03//L8883.htm 4/13

27/6/2011

L8883

tomada de preos ou concorrncia, respectivamente, nos termos deste artigo, exceto para as parcelas de natureza especfica que possam ser executadas por pessoas ou empresas de especialidade diversa daquela do executor da obra ou servio. 6 As organizaes industriais da Administrao Federal direta, em face de suas peculiaridades, obedecero aos limites estabelecidos no inciso I deste artigo tambm para suas compras e servios em geral, desde que para a aquisio de materiais aplicados exclusivamente na manuteno, reparo ou fabricao de meios operacionais blicos pertencentes Unio." "Art. 24. ............................................................ I - para obras e servios de engenharia de valor at cinco por cento do limite previsto na alnea a do inciso I do artigo anterior, desde que no se refiram a parcelas de uma mesma obra ou servio ou ainda para obras e servios da mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente; ........................................................................ VIII - para a aquisio, por pessoa jurdica de direito pblico interno, de bens produzidos ou servios prestados por rgo ou entidade que integre a Administrao Pblica e que tenha sido criado para esse fim especfico em data anterior vigncia desta lei, desde que o preo contratado seja compatvel com o praticado no mercado; ........................................................................ X - para a compra ou locao de imvel destinado ao atendimento das finalidades precpuas da Administrao, cujas necessidades de instalao e localizao condicionem a sua escolha, desde que o preo seja compatvel com o valor de mercado, segundo avaliao prvia; ....................................................................... XII - nas compras de hortifrutigranjeiros, po e outros gneros perecveis, no tempo necessrio para a realizao dos processos licitatrios correspondentes, realizadas diretamente com base no preo do dia; XIII - na contratao de instituio brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino ou do desenvolvimento institucional, ou de instituio dedicada recuperao social do preso, desde que a contratada detenha inquestionvel reputao tico-profissional e no tenha fins lucrativos; XIV - para a aquisio de bens ou servios nos termos de acordo internacional especfico aprovado pelo Congresso Nacional, quando as condies ofertadas forem manifestamente vantajosas para o Poder Pblico; ........................................................................ XVI - para a impresso dos dirios oficiais, de formulrios padronizados de uso da Administrao e de edies tcnicas oficiais, bem como para a prestao de servios de informtica a pessoa jurdica de direito pblico, por rgos ou entidades que integrem a Administrao Pblica, criados para esse fim especfico; XVII - para a aquisio de componentes ou peas de origem nacional ou estrangeira, necessrios manuteno de equipamentos durante o perodo de garantia tcnica, junto ao fornecedor original desses equipamentos, quando tal condio de exclusividade for indispensvel para a vigncia da garantia; XVIII - nas compras ou contrataes de servios para o abastecimento de navios, embarcaes, unidades areas ou tropas e seus meios de deslocamento, quando em estada eventual de curta durao em portos, aeroportos ou localidades diferentes de suas sedes, por motivos de movimentao operacional ou de adestramento, quando a
planalto.gov.br/ccivil_03//L8883.htm 5/13

27/6/2011

L8883

exigidade dos prazos legais puder comprometer a normalidade e os propsitos das operaes e desde que seu valor no exceda ao limite previsto na alnea a do inciso II do art. 23 desta lei: XIX - para as compras de materiais de uso pelas Foras Armadas, com exceo de materiais de uso pessoal e administrativo, quando houver necessidade de manter a padronizao requerida pela estrutura de apoio logstico dos meios navais, areos e terrestres, mediante parecer de comisso instituda por decreto; XX - na contratao de associao de portadores de deficincia fsica, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por rgos ou entidades da Administrao Pblica, para a prestao de servios ou fornecimento de mo-de-obra, desde que o preo contratado seja compatvel com o praticado no mercado." "Art. 25. .............................................................. I - (Vetado). ........................................................................ "Art. 26. As dispensas previstas nos 2 e 4 do art. 17 e nos incisos III a XX do art. 24, as situaes de inexigibilidade referidas no art. 25, necessariamente justificadas, e o retardamento previsto no final do pargrafo nico do art. 8 desta lei devero ser comunicados dentro de trs dias autoridade superior para ratificao e publicao na imprensa oficial no prazo de cinco dias, como condio para eficcia dos atos." Art. 29. ................................................................. IV - prova de regularidade relativa Seguridade Social e ao Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS), demonstrando situao regular no cumprimento dos encargos sociais institudos por lei." "Art. 30. ............................................................... 1 A comprovao de aptido referida no inciso II do caput deste artigo, no caso das licitaes pertinentes a obras e servios, ser feita por atestados fornecidos por pessoas jurdicas de direito pblico ou privado, devidamente registrados nas entidades profissionais competentes, limitadas as exigncias a: I - capacitao tcnico-proficional: comprovao do licitante de possuir em seu quadro permanente, na data prevista para entrega da proposta, profissional de nvel superior ou outro devidamente reconhecido pela entidade competente, detentor de atestado de responsabilidade tcnica por execuo de obra ou servio de caractersticas semelhantes, limitadas estas exclusivamente s parcelas de maior relevncia e valor significativo do objeto da licitao, vedadas as exigncias de quantidades mnimas ou prazos mximos; II - (Vetado). a) (Vetado). b) (Vetado). 2 As parcelas de maior relevncia tcnica e de valor significativo, mencionadas no pargrafo anterior sero definidas no instrumento convocatrio. ....................................................................... 7 (Vetado). I - (Vetado).
planalto.gov.br/ccivil_03//L8883.htm 6/13

27/6/2011

L8883

II - (Vetado). 8 (Vetado). 9 (Vetado). 10. Os profissionais indicados pelo licitante para fins de comprovao da capacitao tcnico-operacional de que trata o inciso I do 1 deste artigo devero participar da obra ou servio objeto da licitao, admitindo-se a substituio pela administrao. 11. (Vetado). 12. (Vetado). "Art. 31. ............................................................. 1 A exigncia de ndices limitar-se- demonstrao da capacidade financeira do licitante com vistas aos compromissos que ter que assumir caso lhe seja adjudicado o contrato, vedada a exigncia de valores mnimos de faturamento anterior, ndices de rentabilidade ou lucratividade. ........................................................................ 5 A comprovao da boa situao financeira da empresa ser feita de forma objetiva, atravs do clculo de ndices contbeis previstos no edital e devidamente justificados no processo administrativo da licitao que tenha dado incio ao certame licitatrio, vedada a exigncia de ndices e valores no usualmente adotados para a correta avaliao de situao financeira suficiente ao cumprimento das obrigaes decorrentes da licitao. 6 (Vetado)". "Art. 32. Os documentos necessrios habilitao podero ser apresentados em original, por qualquer processo de cpia autenticada por cartrio competente ou por servidor da Administrao, ou publicao em rgo da imprensa oficial. ........................................................................ "Art. 38. ................................................................ Pargrafo nico. As minutas de editais de licitao, bem como as dos contratos, acordos, convnios ou ajustes devem ser previamente examinadas e aprovadas por assessoria jurdica da Administrao." "Art. 39. ................................................................ Pargrafo nico. Para os fins deste artigo, consideram-se licitaes simultneas aquelas com objetos similares e com realizao prevista para intervalos no superiores a trinta dias, e licitaes sucessivas aquelas em que, tambm com objetos similares, o edital subseqente tenha uma data anterior a cento e vinte dias aps o trmino do contrato resultante da licitao antecedente." "Art. 40. ............................................................... X - critrio de aceitabilidade dos preos unitrios e global, conforme o caso, vedada a fixao de preos mnimos, critrios estatsticos ou faixas de variao em relao a preos de referncia; XI - critrio de reajuste, que dever retratar a variao efetiva do custo de produo, admitida a adoo de ndices especficos ou setoriais, desde a data prevista para apresentao da proposta, ou do oramento a que essa proposta se referir, at a data
planalto.gov.br/ccivil_03//L8883.htm 7/13

27/6/2011

L8883

do adimplemento de cada parcela; XII - (Vetado). ................................................................... XIV - ................................................................ a) prazo de pagamento, no superior a trinta dias, contado a partir da data final do perodo de adimplemento de cada parcela; ..................................................................... c) critrio de atualizao financeira dos valores a serem pagos, desde a data final do perodo de adimplemento de cada parcela at a data do efetivo pagamento; ........................................................................ 2 ................................................................. II - oramento estimado em planilhas de quantitativos e preos unitrios; 4 Nas compras para entrega imediata, assim entendidas aquelas com prazo de entrega at trinta dias da data prevista para apresentao da proposta, podero ser dispensados: I - o disposto no inciso XI deste artigo; II - a atualizao financeira a que se refere a alnea c do inciso XIV deste artigo correspondente ao perodo compreendido entre as datas do adimplemento e a prevista para o pagamento, desde que no superior a quinze dias. ......................................................................" "Art. 41. ................................................................ 2 Decair do direito de impugnar os termos do edital de licitao perante a Administrao o licitante que no o fizer at o segundo dia til que anteceder a abertura dos envelopes de habilitao em concorrncia, a abertura dos envelopes com as propostas em convite, tomada de preos ou concurso, ou a realizao de leilo, as falhas ou irregularidades que viciariam esse edital, hiptese em que tal comunicao no ter efeito de recurso. ......................................................................" "Art. 42 ................................................................. 2 O pagamento feito ao licitante brasileiro eventualmente contratado em virtude da licitao de que trata o pargrafo anterior ser efetuado em moeda brasileira, taxa de cmbio vigente no dia til imediatamente anterior a data do efetivo pagamento. ........................................................................ 5 Para realizao de obras, prestao de servios ou aquisio de bens com recursos provenientes de financiamento ou doao oriundos de agncia oficial de cooperao estrangeira ou organismo financeiro multilateral de que o Brasil seja parte, podero ser admitidas, na respectiva licitao, as condies decorrentes de acordos, protocolos, convenes ou tratados internacionais aprovados pelo Congresso Nacional, bem como as normas e procedimentos daquelas entidades, inclusive quanto ao critrio de seleo da proposta mais vantajosa para a Administrao, o qual poder contemplar, alm do preo, outros fatores de avaliao, desde que por elas exigidos para a obteno do financiamento ou da doao, e que tambm no conflitem com o princpio do julgamento objetivo e sejam objeto de
planalto.gov.br/ccivil_03//L8883.htm 8/13

27/6/2011

L8883

despacho motivado do rgo executor do contrato, despacho esse ratificado pela autoridade imediatamente superior. ......................................................................" "Art. 43 ................................................................ 4 O disposto neste artigo aplica-se concorrncia e, no que couber, ao concurso, ao leilo, tomada de preos e ao convite. ........................................................................ "Art. 44 ................................................................. 3 no se admitir proposta que apresente preos global ou unitrios simblicos, irrisrios ou de valor zero, incompatveis com os preos dos insumos e salrios de mercado, acrescidos dos respectivos encargos, ainda que o ato convocatrio da licitao no tenha estabelecido limites mnimos, exceto quando se referirem a materiais e instalaes de propriedade do prprio licitante, para os quais ele renuncie a parcela ou totalidade da remunerao. 4 O disposto no pargrafo anterior se aplica tambm s propostas que incluam mo-de-obra estrangeira ou importaes de qualquer natureza." "Art. 45. ............................................................. 1 Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitao, exceto na modalidade concurso: ....................................................................... IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienao de bens ou concesso de direito real de uso. 3 No caso da licitao do tipo menor preo, entre os licitantes considerados qualificados a classificao se dar pela ordem crescente dos preos propostos, prevalecendo, no caso de empate, exclusivamente o critrio previsto no pargrafo anterior. 4 Para contratao de bens e servios de informtica, a Administrao observar o disposto no art. 3 da Lei n 8.248, de 23 de outubro de 1991, levando em conta os fatores especificados em seu 2 e adotando obrigatoriamente o tipo de licitao tcnica e preo, permitido o emprego de outro tipo de licitao nos casos indicados em Decreto do Poder Executivo. ........................................................................ "Art. 46. Os tipos de licitao melhor tcnica ou servio e preo sero utilizados exclusivamente para servios de natureza predominantemente intelectual, em especial na elaborao de projetos, clculos, fiscalizao, superviso e gerenciamento e de engenharia consultiva em geral e, em particular, para a elaborao de estudos tcnicos preliminares e projetos bsicos e executivos, ressalvado o disposto no 4 do artigo anterior. ........................................................................ 4 (Vetado). ........................................................................ Art. 48. ................................................................. II - propostas com valor global superior ao limite estabelecido ou com preos
planalto.gov.br/ccivil_03//L8883.htm 9/13

27/6/2011

L8883

manifestamente inexeqveis, assim considerados aqueles que no venham a ser demonstrada sua viabilidade atravs de documentao que comprove que os custos dos insumos so coerentes com os de mercado e que os coeficientes de produtividade so compatveis com a execuo do objeto do contrato, condies estas necessariamente especificadas no ato convocatrio da licitao. Pargrafo nico. Quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, a administrao poder fixar aos licitantes o prazo de oito dias teis para a apresentao de nova documentao ou de outras propostas escoimadas das causas referidas neste artigo, facultada, no caso de convite, a reduo deste prazo para trs dias teis." ....................................................................... "Art. 53. ............................................................... 3 Nos leiles internacionais, o pagamento da parcela vista poder ser feita at vinte e quatro horas. 4 O edital de leilo deve ser amplamente divulgado principalmente no municpio em que se realizar." "Art. 55. .............................................................. 1 (Vetado). ........................................................................ "Art. 56. ................................................................ 1 Caber ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia: I - cauo em dinheiro ou ttulos da dvida pblica; II - seguro-garantia; III - fiana bancria. 2 A garantia a que se refere o caput deste artigo no exceder a cinco por cento do valor do contrato e ter seu valor atualizado nas mesmas condies daquele, ressalvado o previsto no 3 deste artigo. 3 Para obras, servios e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade tcnica e riscos financeiros considerveis, demonstrados atravs de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente, o limite de garantia previsto no pargrafo anterior poder ser elevado para at dez por cento do valor do contrato. ......................................................................" "Art. 57. ............................................................... I.- (Vetado). II - prestao de servios a serem executados de forma contnua, que devero ter a sua durao dimensionada com vistas obteno de preos e condies mais vantajosas para a administrao, limitada a durao a sessenta meses. III - (Vetado). .......................................................................
planalto.gov.br/ccivil_03//L8883.htm 10/13

27/6/2011

L8883

"Art. 61. .............................................................." Pargrafo nico. A publicao resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na Imprensa Oficial, que condio indispensvel para sua eficcia, ser providenciada pela administrao at o quinto dia til do ms seguinte ao de sua assinatura, para ocorrer no prazo de vinte dias daquela data, qualquer que seja o seu valor, ainda que sem nus, ressalvado o disposto no art. 26 desta lei." "Art. 62. ............................................................... 2 Em carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorizao de compra, ordem de execuo de servio ou outros instrumentos hbeis, aplica-se, no que couber, o disposto no art. 55 desta lei. ......................................................................." "Art. 65. ................................................................ II - ................................................................... d) para restabelecer a relao que as partes pactuaram inicialmente entre os encargos do contratado e a retribuio da administrao para a justa remunerao da obra, servio ou fornecimento, objetivando a manuteno do equilbrio econmicofinanceiro inicial do contrato, na hiptese de sobrevirem fatos imprevisveis, ou previsveis porm de conseqncias incalculveis, retardadores ou impeditivos da execuo do ajustado, ou, ainda, em caso de fora maior, caso fortuito ou fato do prncipe, configurando rea econmica extraordinria e extracontratual. ......................................................................" "Art. 71. ................................................................ 1 (Vetado). 2 (Vetado). 3 (Vetado)". ......................................................................." "Art. 79. ................................................................ IV - (Vetado). ........................................................................ 3 (Vetado). 4 (Vetado). "Art. 92. Admitir, possibilitar ou dar causa a qualquer modificao ou vantagem, inclusive prorrogao contratual, em favor do adjudicatrio, durante a execuo dos contratos celebrados com o Poder Pblico, sem autorizao em lei, no ato convocatrio da licitao ou nos respectivos instrumentos contratuais, ou, ainda, pagar fatura com preterio da ordem cronolgica de sua exigibilidade, observado o disposto no art. 121 desta lei. Pena - deteno, de dois a quatro anos, e multa. ....................................................................." "Art. 109. .............................................................
planalto.gov.br/ccivil_03//L8883.htm 11/13

27/6/2011

L8883

I - .................................................................... e) resciso do contrato, a que se refere o inciso I do art. 79 desta lei. ........................................................................ 6 Em se tratando de licitaes efetuadas na modalidade de carta convite os prazos estabelecidos nos incisos I e II e no 3 deste artigo sero de dois dias teis." ........................................................................ "Art. 113. .............................................................. 2 Os Tribunais de Contas e os rgos integrantes do sistema de controle interno podero solicitar para exame, at o dia til imediatamente anterior data de recebimento das propostas, cpia do edital de licitao j publicado, obrigando-se os rgos ou entidades da Administrao interessada adoo de medidas corretivas pertinentes que, em funo desse exame, lhes forem determinadas." ........................................................................ "Art. 120. Os valores fixados por esta lei sero automaticamente corrigidos na mesma periodicidade e proporo da variao do ndice Geral de Preos do Mercado (IGP-M), com base no ndice do ms de dezembro de 1991. Pargrafo nico. O Poder Executivo Federal far publicar no Dirio Oficial da Unio os novos valores oficialmente vigentes por ocasio de cada evento citado no caput deste artigo, desprezando-se as fraes inferiores a CR$ 1,00 (hum cruzeiro real)." "Art. 121. O disposto nesta lei no se aplica s licitaes instauradas e aos contratos assinados anteriormente a sua vigncia, ressalvado o disposto no art. 57, nos 1, 2 e 8 do art. 65, no inciso IV do art. 78, bem assim o disposto no caput do art. 5, com relao ao pagamento das obrigaes na ordem ronolgica, podendo esta ser observada, no prazo de noventa dias contados da vigncia desta lei, separadamente para as obrigaes relativas aos contratos regidos por legislao anterior Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993." "Art. 124. Aplicam-se s licitaes e aos contratos para permisso ou concesso de servios pblicos os dispositivos desta lei que no conflitem com a legislao especifica sobre o assunto. Pargrafo nico. As exigncias contidas nos incisos II a IV do 2 do art. 7 sero dispensadas nas licitaes para concesso de servios com execuo prvia de obras em que no foram previstos desembolso por parte da Administrao Pblica concedente." ........................................................................ Art. 2 Fica revogado o pargrafo nico do art. 18 da Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993. Art. 3 O Poder Executivo far publicar no Dirio Oficial Unio, no prazo de trinta dias, a ntegra da Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993, com as alteraes resultantes desta lei. Art. 4 Ficam convalidados os atos praticados com base nas Medidas Provisrias n 351, de 16 de setembro de 1993, n 360, de 18 de outubro de 1993, n 372, de 17 de novembro de 1993, n 388, de 16 de dezembro de 1993, n 412, de 14 de janeiro de 1994, n 429, de 16 de fevereiro de 1994, n 450, de 17 de maro de 1994, e n 472, de 15 de abril de 1994. Art. 5 Esta lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 8 de junho de 1994; 173 da Independncia e 106 da Repblica. ITAMAR FRANCO
planalto.gov.br/ccivil_03//L8883.htm 12/13

27/6/2011

L8883

Rubens Ricupero Romildo Canhim Este texto no substitui o republicado no D.O.U. de 9.6.1994 e retificada no DOU de 24.6.1994

planalto.gov.br/ccivil_03//L8883.htm

13/13

Anda mungkin juga menyukai