Anda di halaman 1dari 5

Geografia do Brasil

Brasil ocupa aproximadamente a metade da Amrica Meridional, sendo o pas mais extenso do Cone Sul e o quinto do mundo depois da Rssia, China, Canad e Estados Unidos. Tem fronteiras ao Norte com Colmbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa; ao nordeste com o Oceano Atlntico; ao sul com o Uruguai, Argentina e Paraguai e a oeste com Paraguai, Bolvia e Peru. Tem fronteiras com todos os pases que conformam o Cone Sul, com a exceo do Chile e do Equador. A longitude total de suas linhas fronteirias de 16.400 quilmetros e sua superfcie total de 8.511.965 quilmetros quadrados. Para ter uma idia este vasto territrio, tem que dizer que entre o ponto mais setentrional e o mais meridional tem uma distncia aproximada de 4.300 quilmetros e outros tantos, entre os extremos Leste e Oeste. RELEVO O relevo brasileiro pode ser classificado da seguinte forma: Planalto: formado a partir de eroses elicas (pelo vento) ou pela gua. Plancie: como o prprio nome j diz so reas planas e baixas. As principais plancies brasileiras so a plancie Amaznica, do Pantanal e Litornea. Depresses: resultado de eroses

CLIMA So todas as variaes do tempo de um lugar. Atravs do conceito de massas de ar, podemos entender todas as mudanas no comportamento dos fenmenos atmosfricos, pois elas atuam sobre as temperaturas e ndices pluviomtricos nas vrias regies do Brasil. Existem massas de ar polares, equatoriais, ocenicas e continentais. Existe certa movimentao de massas aonde cada uma vai empurrando a outra, passando a ocupar o seu lugar. Toda essa dinmica responsvel pelas alteraes do tempo de uma determinada regio. Quando duas massas de ar se encontram temos o que chamamos de frente. No territrio brasileiro ocorrem as seguintes massas de ar: MASSA EQUATORIAL ATLNTICA (mEa): quente e mida; MASSA EQUATORIAL CONTINENTAL (mEc): quente e muito mida; MASSA TROPICAL ATLNTICA (mTa): quente e mida; MASSA TROPICAL CONTINENTAL (mTc): quente e seca; MASSA POLAR ATLNTICA (mPa): fria e mida. OS CLIMAS DO BRASIL Clima Equatorial (mido e semi-mido): o Quente e mido; o Pouca variao de temperatura durante o ano; o Compreende a Amaznia brasileira; o um clima dominado pela mEc em quase toda sua extenso e durante todo o ano;

o Na parte litornea da Amaznia existe um pouco de influncia da mEa, e algumas vezes, durante o inverno a frente fria atinge o sul e o sudoeste dessa regio, ocasionando uma queda da temperatura chamada friagem. Clima Litorneo mido o Influenciado pela mTa; o Compreende as proximidades do litoral desde o Rio Grande do Norte at a parte setentrional do estado de So Paulo. Clima Tropical (alternadamente mido e seco) o o clima predominante na maior parte do Brasil; o um clima quente e semi-mido com uma estao chuvosa (vero) e outra seca (inverno). Clima Semi-rido o Serto do nordeste; o Clima quente mais prximo do rido; o As chuvas no so regulares e so mal distribudas. Clima Subtropical o Abrange a poro do territrio brasileiro ao sul do Trpico de Capricrnio; o Predomina a mTa, provocando chuvas abundantes, principalmente no vero. No inverno h o predomnio das chuvas frontais; o Apesar de chover o ano todo, h uma maior concentrao no vero.

HIDROGRAFIA Caractersticas da Rede Hidrografia Brasileira Rica em rios e pobre em lagos; Os rios brasileiros dependem das chuvas para se alimentarem. O Rio Amazonas embora precise das chuvas ele tambm se alimenta do derretimento da neve da Cordilheira dos Andes, onde nasce; As guas fluviais desguam no mar, porm podem desaguar tambm em depresses no interior do continente ou se infiltrarem no subsolo; A hidrografia brasileira utilizada como fonte de energia (hidreltricas) e muito pouco para navegao.

BACIAS HIDROGRFICAS a rea compreendida por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. Principais Bacias Hidrogrficas do Brasil: Bacia Amaznica: considerada a maior do planeta, ela abrange na Amrica do Sul, uma rea de 6 milhes de km. Bacia do Tocantins: ocupa quase 10% do territrio nacional. a maior bacia localizada inteiramente dentro do territrio brasileiro.

Bacia do So Francisco: tambm totalmente brasileira, juntamente com a Bacia do Tocantins. Bacia do Paran: essa bacia usada na construo de usinas hidreltricas, dentre elas, Furnas, Marimbondo e a maior hidreltrica do mundo Itaipu (entre o Brasil e Paraguai). Bacia do Uruguai: apesar de no ser muito usada para a fabricao de usinas hidreltricas podemos destacar as usinas Garibaldi, Socorro, Irai, Pinheiro e Machadinho.

Bacias secundrias: formada por rios que no pertencem a nenhuma bacia principal, porm foram reunidas em 3 grupos de bacias isoladas devido a sua localizao: Bacia do Norte-Nordeste; Bacia do Leste; Bacia do Sudeste-Sul. VEGETAO Vrios fatores como luz, calor e tipo de solo contribuem para o desenvolvimento da vegetao de um dado local. A Floresta Amaznica Milhares de espcies vegetais No perde suas folhas no outono, ou seja, est sempre verde dividida em 3 tipos de matas: Igap, Vrzea, Terra Firme Vive do seu prprio material orgnico A fauna rica e variada Espcies ameaadas: mogno (tipo de madeira) e a ona-pintada Desmatamento da Amaznia

A Mata Atlntica menos densa que a Floresta Amaznica Quase 100% dela j foi destruda, porm, antes podamos encontrar o pau-brasil, cedro, peroba e o jacarand (leia mais sobre o desmatamento da Mata Atlntica). Os micos-lees, a lontra, a ona-pintada, o tatu-canastra e a arara-azul-pintada so originrios da Mata Atlntica, porm esto ameaados de extino vivem ainda na mata, os gambs, tamandus, preguia, mas esto fora do perigo da extino. Em razo da Mata Atlntica tenha sido muito utilizada no passado para a fabricao de mveis, hoje se calcula que apenas 5% de sua rea ainda permanea.

Caatinga Vegetao tpica do clima semi-rido do serto nordestino Vegetao pobre, com plantas que so adaptadas aridez, so as chamadas Plantas xerfilas (mandacaru, xiquexique, faveiro), elas possuem folhas atrofiadas, caules grossos e razes profundas para suportar o longo perodo de estiagem. Arbustos e pequenas rvores (juazeiro, aroeira e brana) tambm fazem parte da paisagem.

Mata de Araucria Corresponde s reas de clima subtropical, uma mata homognea, pois h o predomnio de pinheiros, erva-mata, imbuia, canela, cedros e ips Quanto fauna, destacam-se a cutia e o garimpeiro (espcie de ave) Cerrado Tpica da regio centro-oeste do Brasil formada por plantas tropfilas, ou seja, plantas adaptadas a uma estao seca e outra mida. H tambm o predomnio de arbustos com galhos retorcidos, cascas grossas e razes profundas, para ajudar a suportar o perodo de seca. Quase 50% da vegetao dos cerrados foi destruda devido o crescimento da agropecuria no Brasil. O cerrado cortado por 3 grandes bacias hidrogrficas (Tocantins, So Francisco e Prata) contribuindo muito para a biodiversidade da regio que realmente surpreendente, por exemplo, existem mais de 700 espcies de aves, quase 200 espcies de rpteis e mais de 190 mamferos.

Pantanal Vegetao heterognea: plantas higrfilas (em reas alagadas pelo rio) e plantas xerfilas (em reas altas e secas), palmeiras, gramneas. O Pantanal sofre a influncia de vrios ecossistemas (cerrado, Amaznia, chaco e Mata Atlntica), ou seja, o Pantanal a unio de diferentes formaes vegetais. Por causa da sua localizao e tambm s temporadas de seca e cheia com altas temperaturas, o Pantanal o local com a maior reunio de fauna do continente americano, encontramos jacars, arara unas, papagaios tucanos e tuiui. Quase todas as espcies de plantas e animais dependem do fluxo das guas. Durante um perodo de 6 meses (de outubro a abril) as chuvas aumentam o volume dos rios que inundam a plancie, por esta razo muitos animais buscam abrigo nas terra firmes ocupando todas as reas que no foram inundadas, assim vrios peixes se reproduzem e as plantas aquticas entram em processo de florao. Quando as chuvas comeam a parar (entre junho e setembro), as guas voltam ao seu curso natural, deixando no solo todos os nutrientes necessrios que fertilizaro o solo.

Os Campos uma vegetao rasteira e est localizada em diversas reas do Brasil A paisagem marcada pelos banhados (ecossistemas alagados) Predomnio da vegetao de juncos, gravatas e aguaps que propiciam um habitat ideal para as vrias espcies de animais (garas, marrecos, veados, onas-pintadas, lontras e capivaras) De todos os banhados, o banhado do Taim, considerado timo para a pastagem rural, o mais importante, devido a riqueza do seu solo.

Vegetaes Litorneas So caractersticas das terras baixas e plancies do litoral.

Formam vrios tipos de vegetao: Mangues ou manguezais; A vegetao de praias; A vegetao das dunas, e; A vegetao das restingas.

Anda mungkin juga menyukai