Anda di halaman 1dari 18

1

1 .INTRODUO
A soda custica encontra-se em diferentes graus de pureza e, alem disso, mesmo nos mais altos graus de pureza, sempre contem carbonato devido a absoro de umidade e dixido de carbono. freqentemente necessrio, determinar hidrxidos na presena de carbonato. Para determinar os mesmos so utilizados dois mtodos, so eles: Mtodo de Warder e mtodo de Winkler, nestes mtodos o processo se da atravs de titulaes de cido diludo em misturas de carbonatos e hidrxidos alcalinos, onde as mudanas de cor do indicador e os volumes gastos de cido determinam a percentagem dos mesmos na mistura.

2 .FUNDAMENTO TERICO

2.1 CIDO CLORIDRICO: O cido clordrico (HC ) uma soluo aquosa, fortemente cida e extremamente corrosiva, devendo ser manuseado apenas com as devidas precaues. Ele normalmente utilizado como reagente qumico, e um dos cidos fortes que se ioniza completamente em soluo aquosa. Uma soluo aquosa de HC na concentrao de 1 mol/L tem pH = 0. Em sua forma pura, HC um gs, conhecido como cloreto de hidrognio.

2.2 ALARANJADO DE METILA Alaranjado de metila, tambm chamado de alaranjado de metilo, laranja de metila, laranja de metilo, heliantina ou ainda metilorange (MO) um indicador de pH frequentemente usado em titulaes. frequentemente escolhido para ser usado em titulaes por causa de sua clara mudana de colorao. Por causa de sua mudana de colorao na faixa de pH medianamente cido, normalmente usado em titulaes de cidos. Diferentemente de um indicador universal, o alaranjado de metila no tem um largo espectro de mudana de cores, mas tem um bem definido ponto final. Sua frmula qumica C14H14 N3 O3SNa quando se apresenta na forma de sal de sdio. O par cido-base correspondente C14H14 N3 O3S-OH / C14H14N3 O3S-O-.

2.3 BICARBONATO DE SDIO: O bicarbonato de sdio ou hidrogenocarbonato de sdio, composto de frmula NaHCO3, um slido cristalino de cor branca, solvel em gua, com um sabor ligeiramente alcalino. Usa-se como anticido, para tratar a acidez do estmago porque ele tem o poder de neutralizar os excessos do cido clordrico do suco gstrico. Em algumas formulaes farmacuticas, misturado aos cidos ctrico e tartrico, ambos slido

2.4 CARBONATO DE SDIO: O carbonato de sdio, Na2CO3, um sal branco e translcido, usado principalmente na produo de vidro, em snteses qumicas e em sabes e detergentes, em ordem de importncia. produzido sinteticamente em larga escala a partir de sal de cozinha pelo Processo Solvay ou extrado de minrios de trona. 2.5 CLORETO DE BARIO O cloreto de brio, de frmula qumica BaCl2, uma substncia muito utilizada no setor de metalurgia em sais de tmpera, com a finalidade de aumentar a dureza de ferro-ligas e/ou aos (tratamento trmico de metais). utilizado tambm em indstrias de sais de brio e em indstrias para eliminao de sulfato. 2.6 CLORETO DE SDIO O cloreto de sdio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, uma substncia largamente utilizada formada na proporo de um tomo de cloro para cada tomo de sdio. A sua frmula qumica NaCl. O sal essencial para a vida animal e tambm um importante conservante de alimentos e um popular tempero. O sal produzido em diversas formas: sal no refinado (como o sal marinho), sal refinado (sal de cozinha), e sal iodado. um slido cristalino e branco nas condies normais. 2.7 FATOR DE CORREO: Fator de correo a relao entre o volume terico entre e o volume pratico, esse fator serve para corrigir o volume gasto numa determinao volumtrica.

2.8 FENOLFTALENA A fenolftalena nessa analise serve para determinar exatamente o ponto de equivalncia de uma reao, a sua cor muda de acordo com a concentrao do indicador. A fenolftalena um indicador de pH com a frmula C20H14O4. Apresenta-se normalmente como um slido em p branco. insolvel em gua e solvel em etanol. Utilizada freqentemente em titulaes, na forma de suas solues alcolicas, mantm-se incolor em solues cidas e torna-se cor-de-rosa em solues bsicas 2.9 HIDRXIDO DE BRIO Hidrxido de brio o composto qumico com a frmula Ba(OH)2. Tambm conhecido como barita, um dos principais compostos do brio. O monohidrato granular branco a usual forma comercial. 2.10 HIDRXIDO DE SDIO: O hidrxido de sdio (NaOH), tambm conhecido como soda custica, um hidrxido custico usado na indstria (principalmente como uma base qumica) na fabricao de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Apresenta ocasionalmente uso domstico para a desobstruo de encanamentos e sumidouros, pois dissolve gorduras e sebos. altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido sua elevada reatividade. Reage de forma exotrmica com a gua e produzido por eletrlise de uma soluo aquosa de cloreto de sdio (salmoura), sendo produzido juntamente com o cloro 2.11 TITULAAO Titulao (ou Volumetria) uma tcnica comum de laboratrio em anlise qumica quantitativa, usado para determinar a concentrao de um reagente conhecido. O mtodo consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentrao conhecida (soluo padro). A substncia de interesse em qualquer determinao recebe o nome de analito. A espcie qumica com concentrao definida recebe o nome de titulante, que , em geral, uma soluo obtida a partir de um padro primrio, podendo ser um sal ou uma substncia gerada na

soluo que se deseja valorar. A soluo a ter sua concentrao determinada recebe o nome de titulado.

3 .MATERIAIS E REAGENTES

Tabela 1: Relao de materiais e reagentes.

MATERIAIS
Balo volumtrico Vidro relgio Bureta Garra para bureta Pipeta 10mL Enlermeyer Bquer 120 mL 250 mL

REAGENTES
Hidrxido de sdio (NaOH) cido clordrico ( HCl) 6M Carbonato de sdio (Na2CO3) Cloreto de brio (BaCl2 ) Alaranjado de metila(C14H14 N3O3SNa) Fenolfetaleina 0,1% Bicarbonato de sdio (NaHCO3)

10

4.PROCEDIMENTO
Experimento n1 Pesou-se 0,25g de cada reagente ( hidrxido de sdio + carbonato de sdio) colocouse num erlenmeyer e dissolveu-se em 50 ml de gua destilada, adicionou-se 06 gotas de fenolfetalena e titulou-se lentamente com soluo 0,2N de cido clordrico at a so luo tornar-se incolor.Anotou-se o volume gasto de cido para os clculos Acrescentou-se, a mesma soluo contida no erlenmeyer, 03 gotas de soluo de alaranjado de metila, e adicionou-se cido at haver mudana na colorao da mesma de amarelo para alaranjado.Anotou-se este segundo volume para os clculos. Experimento n2 Pesou-se 0,8g de cada reagente ( hidrxido de sdio + carbonato de sdio ), passouse quantitativamente para um balo de 250 ml, e dissolveu-se em 100mlde gua destilada, em seguida, completou-se o balo agitando o mesmo. Retirou-se do balo 50 ml da soluo preparada e colocou-se num erlenmeyer, adicionou-se 03 gotas de alaranjado de metila e titulou-se com HCl 0,2N, at a viragem para alaranjado. Anotou-se o volume consumido de cido para os clculos. Em seguida retirou-se do balo 50 ml da soluo,acrescentou-se BaCl2 at no mais precipitar BaCO3 e adicionou-se 06 gotas de fenolfetalena, titulou-se lentamente com HCl 0,2 N at que o lquido tornou-se incolor. Anotou-se o consumo de cido para os clculos. Experimento n3 Pesou-se 0,1g de cada reagente (carbonato de sdio + bicarbonato de sdio ), dissolveu-se os mesmos num erlenmeyer co 50 ml de gua e adicionou-se 06 gotas de soluo de indicado fenolfetalena e titulou-se lentamente com soluo 0,2N de HCl at a soluo tornar-se incolor.Anotou-se o volume gasto de cido para os clculos. Em seguida, adicionou-se a mesma soluo, 03 gotas de alaranjado de metila e acrescentou-se a soluo de cido clordrico 0,2N at a viragem para alaranjado. Anotou-se o volume gato de cido para os clculos. Experimento n4 Pesou-se 0,5g de cada reagente ( carbonato de sdio + bicarbonato de sdio ) dissolveu-se em um balo de 250 ml com gua destilada e completou-se o balo mediante agitao.

11

Passou-se uma alquota de 50 ml da soluo preparada para um erlenmeyer, adicionou-se 03 gotas de alaranjado de metila, e titulou-se com HCl 0,2N.Anotou-se o volume gasto de cido para os clculos.Em seguida passou-se uma outra alquota igual a anterior para outro erlenmeyer. Adicionou-se um volume conhecido de NaOH 0,2 N, fatorado , suficiente para transformar todo o bicarbonato presente em carbonato. Adicionou-se BaCl2 at no mais precipitar BaCO3 .Acrescentou-se 06 gotas de fenolftalena e titulou-se lentamente com cido clordrico 0,2N at o lquido tornar-se rosa plido. Anotou-se o volume de cido consumido para os clculos.

12

5 .RESULTADOS E DICUSSES

Experimento n: 1 ( processo de Warder ) Ao tratar uma soluo contendo carbonato e hidrxido alcalinos em presena de indicador fenolftalena, por uma soluo diluda titulada de cido clordrico, vai-se obter, at a viragem do indicador ( ponto de viragem pH 8 e 9 ), as seguintes reaes : NaOH + HCl NaCl + H2 O Na2CO3 + HCl NaHCO3 + NaCl Haver portanto, neutralizao completa do hidrxido e meia neutralizao do carbonato. Adicionando indicador alaranjado de metila, e prosseguindo com a adio de soluo de cido, haver desenvolvimento completo, at a viragem do indicador pH4 ) na seguinte reao: NaHCO3 + HCl NaCl + CO2 + H2 O (completa-se, portanto, a neutralizao do carbonato.) Neste experimento foi usada uma soluo de cido clordrico 0,2N, o volume deste cido consumido at a viragem da fenolftalena chamado de v, e o volume entre a fenolftalena e o alaranjado de metila chamado da v. Considerando que v corresponde a todo o hidrxido e metade do carbonato e v corresponde a metade do carbonato, calcula-se as percentagens de hidrxido e de carbonato numa mistura que tenha sido dissolvida na gua e assim titulada. O volume consumido de cido at a viragem da fenolftalena foi de 38,2 ml, e o volume consumido de cido at a viragem do alaranjado de metila foi de 11,2 ml.Os resultados prosseguem da seguinte forma: Utilizou-se cido 0,2N com fator de correo f, na qual essa fatorao ser usado na frmula. 1 ml de NaOH 0,2N corresponde a 40 x 0,2 x 1000 = 0.008 g e 1 ml de Na 2CO3 0,2N corresponde a 53 x 0,2 x 1000 = 0,0106 g. ( ponto de viragem

% NaOH = ( v v) x f x 0,008 x 100 = ( 38,2 11,2 ) x 0,9 x 0,008 x 100 = 38.88 % Massa da amostra 0,5 g % Na2CO3= 2vx f x 0,0106 x 100 = 22,4 x 0,9 x 0,0106 x 100 = 42.73 % Massa da amostra 0,5 g

13

Experimento n 2: Processo de Winkler Neste processo procede-se com uma primeira titulao, da alcalinidade total da soluo,com soluo de cido clordrico NaOH + HCl NaCl + H2 O Na2CO3 + 2HCl 2NaCl + CO2 Uma outra poro igual da amostra, adiciou-se soluo de cloreto de brio,em excesso, para depois acrescentar o indicador fenolfetalena e soluo de cido at a viragem para incolor (PH de viragem 8 e 9 ). As reaes a esta segunda fase so: Na2CO3 + BaCl2 2NaOH + BACl2 Ba(OH)2 + 2HCl BaCO3 + 2NaCl 2NaCl + Ba(OH)2 BACl2 + H2 O NaCl +H2 O. Essa titulao d o teor de em presena de alaranjado de metila at a viragem para alaranjado ( pH de viragem 4). As reaes processa-se da seguinte maneira;

Somando e simplificando fica NaOH + HCl

hidrxido e, por subtrao deste valor do volume consumido na primeira titulao, se tem o volume de cido correspondente ao carbonato.O volume de cido consumido na primeira titulao chamado de v e o volume consumido na segunda titulao chamado de v. O volume de cido usado na primeira titulao foi de 9,2 ml e na segunda titulao foi de 3,5 ml Os clculos procedem da seguinte forma: % NaOH = vx f x 0,008 x 100 = 3,5 x 0,9 x 0,008 x 100 = 31.5 % Massa da amostra 0,8g % Na2CO3 = (v v) x f 0,0106 x 100 = (9,2 3.5 ) x 0,9 x 0,0106 x 100 = 67,97% Massa da amostra 0,8g

Experimento n3, misturas de carbonato e bicarbonato alcalinos. Processo Warder O material dissolvido e titulado por soluo fatorada de cido, em presena de indicador fenolftalena ( viragem pH 8 e 9 ) at a soluo tornar-se incolor.Ser neutralizada a reao: Na2CO3 + HCl NaHCO3 + HCl Para neutralizar o carbonato seriam necessrios 2 HCl, ento o volume v ,que consumido na titulao deve ser multiplicado por 2 para estabelecer a equivalncia de HCl com Na2CO3.

14

Adicionou-se a mesma soluo indicador alaranjado de metila e prosseguiu-se adicionando cido at a colorao alaranjada onde completou-se a reao; o volume de cido usado na primeira titulao foi de 5,5 ml e na segunda titulao foi de 12,2 ml. NaHCO3 + HCl NaCl + H2 O + CO2.
Os clculos so os seguintes;

% Na2CO3 = 2v x f 0,0106 x 100 = 2x 5,5 x 0,9 x 0,0106 x 100 = 48.53 % 0,216 g 0,216 g
% NaHCO3= (v v ) x f x 0,0168 x 100 = (12,2 - 5,5) x 0,9 x 0,0168 x 100 = 46.9 % 0,216 g 0, 216 g

Experimento n 4 Processo de Winkler Titulou-se um certo volume contendo carbonato e bicarbonato alcalinos com um soluo de cido clordrico 0,2N, de fator f , at a viragem do indicador alaranjado de metila para alaranjado. O volume consumido foi de 39,4 ml e corresponde as reaes: Na2CO3 + HCl NaHCO3 + HCl NAHCO3 + HCl CO2 + H2 O + NaCl

Mediu-se ento a alcalinidade total indicada pelo volume v. Um mesmo volume da soluo tratado Poe excesso de soluo 0,2N de hidrxido de sdio, de fator f, esse volume chamamos de v na qual 30 ml.Depois adicionou-se uma soluo de N de BaCl2 at precipitao completa do BaCO3, e titulou-se com cido, o volume do cido consumido chamamos de v na qual 11,1 ml . Processam-se as seguintes reaes: NaHCO3 + NaOH Na2CO3 + H2O ( v ) Na2CO3 + BaCl2 BaCO3 + 2NaCl NaOH + HCl H2O + NaCl (v ) Deste modo (vf vf) corresponde ao NaHCO3 e [vf (vf vf ) ] corresponde ao Na2CO3 Calculos:

% NaHCO3 = (vf vf) x 0,0168 x 100 = ( 24 10 ) x 0.0168 x 100 = 47,04 % Massa da amostra 0,5 g
% Na2CO3=[vf (v f v f)] x 0,0106 x 100 = [39,4 x 0,9 ( 30x0,8 Massa da amostra 0,5g % NA2CO3 = 43,2% 11, 1x 0,9 )x 0,0106 x 100 =

15

5.1 DISCUSSES
Ao tratar uma soluo contendo carbonato e hidrxidos alcalinos em presena de fenolftalena( ponto de viragem pH 8 a 9 ) por uma soluo diluda de titulada de acido clordrico, haver uma neutralizao completa do hidrxido e meia neutralizao do carbonato, adicionando o indicador -se alaranjado de metila ( ponto de viragem pH 4 ) haver desenvolvimento completo at a viragem do indicador; porem deve-se, proceder a titulao entre 5 a 10 C pois h uma tendncia ocorrer a seguinte reao: NaHCO3 + H2O CO2 + H2O + NaOH

Isto conduziria a um resultado alto para o hidrxido e, portanto, baixo para o carbonato. O resfriamento reprime essa reao, a adio de um eletrlito forte tambm concorre para minimizar a hidrolise. O cloreto de sdio particularmente aconselhvel. Os resultados em geral a soma dos clculos tratados devem ter um total de 100%, pois, o total da massa contida na amostra, mas nem sempre o objetivo alcanado, um dos principais fatores que influenciam sobre estes erros so de origem pessoal, os quais podem ser minimizados por meio de cuidado e disciplina. Um bom costume consiste em verificar sistematicamente as leituras de volume da bureta, os registros da pratica e os clculos em geral. Os erros devidos as limitaes do analista podem ser minimizados pela escolha cuidadosa do mtodo analtico.

16

6 .CONCLUSO

Pode-se concluir que realmente a introduo verdadeira, sendo assim, algumas substancias como a soda custica tem um alto poder de reao com o ambiente onde se localiza, diminuindo seu grau de pureza. Em uma titulao alguns cuidados evitam que os resultados fiquem abaixo da margem esperada, como no caso desta pratica o resfriamento da soluo faria com que tivssemos , resultados mais eficientes, pois, reprimiria a hidrlise do bicarbonato de sdio. Nesta pratica tambm percebemos que em alguns casos so necessrios o uso de mais do que um indicador, porque sua faixa de viragem nem sempre corresponde a reao completa da titulao.

17

7 .REFRENCIAS BIBLIOGRFICAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_clor%C3%ADdrico Consultado dia 13/03/2011. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sulfato_de_s%C3%B3dio Consultado dia 02/04/2011. http://pt.wikipedia.org/wiki/Cloreto_de_b%C3%A1rio Consultado dia 02/04/2011. http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbonato_de_s%C3%B3dio Consultado dia 02/04/2011. http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_s%C3%B3dio Consultado dia 02/04/2011. http://pt.wikipedia.org/wiki/Fatora%C3%A7%C3%A3o Consultado dia 02/04/2011. http://pt.wikipedia.org/wiki/Titula%C3%A7%C3%A3o Consultado dia 02/04/2011. http://pt.wikipedia.org/wiki/Bicarbonato_de_s%C3%B3dio Consultado dia 16/04/2011 http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3xido_de_b%C3%A1rio Consultado dia 16/04/2011 http://pt.wikipedia.org/wiki/Alaranjado_de_metila Consultado dia 16/04/2011

18

Anda mungkin juga menyukai