Anda di halaman 1dari 21

CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE FACULDADE ATENAS MARANHENSE CURSO DE _________________

NOME DO ALUNO

TTULO DO PROJETO DE PESQUISA: subttulo (se houver)

So Lus 20___

NOME DO ALUNO

TTULO DO PROJETO DE PESQUISA: subttulo (se houver)

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de ______________ da Faculdade Atenas Maranhense, como requisito para a elaborao do trabalho de concluso de curso. Orientador: ___________________ Co-Orientador: ________________

So Lus 20___

SUMRIO

CARACTERIZAO DA PESQUISA ................................................................. 3

1.1 Tema ................................................................................................................... 3 1.2 Problema ............................................................................................................ 4 1.3 Hiptese(s) ......................................................................................................... 4 1.4 Objetivos ............................................................................................................ 5 1.4.1 Objetivo geral ..................................................................................................... 5 1.4.2 Objetivos especficos.......................................................................................... 6 1.5 Justificativa ........................................................................................................ 6 2 3 REFERENCIAL TERICO................................................................................... 7 METODOLOGIA .................................................................................................. 8

3.1 Tipo de pesquisa ................................................................................................ 8 3.2 Universo e amostra ............................................................................................ 8 3.3 Instrumentos de coleta de dados ..................................................................... 9 4 5 RECURSOS ....................................................................................................... 10 CRONOGRAMA ................................................................................................. 11 REFERNCIAS ................................................................................................... 12 ANEXOS...............................................................................................................13

1 CARACTERIZAO DA PESQUISA

Conforme NBR 15287 os elementos que compem a parte introdutria do projeto de pesquisa so: tema, problema, hipteses, objetivos e justificativa (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2005). A descrio de cada um destes elementos sero apresentados a seguir:

1.1 Tema

A escolha do tema a especificao do assunto a tratar no projeto de pesquisa que segundo Salomon (1999) deve significar: a) as prprias inclinaes e possibilidades de uma questo em meio a tantas surgidas no mbito de cada objeto cientfico; b) um problema relevante que merea uma investigao com condies de ser formulado e delimitado tecnicamente em funo da pesquisa. O tema pode ser originado atravs de leituras em fontes diversas, reflexes pessoais, inquietaes surgidas na atividade profissional, participaes em eventos cientficos, contatos com especialistas, etc. Para Rudio (1999, p. 89) o tema de pesquisa [...] um assunto que se deseja provar ou desenvolver [...] de forma determinada, precisa, objetiva e no de forma vaga ou geral. O enunciado do tema no se resume na escolha do assunto, porm na sua caracterizao de forma especfica e com limites definidos. Rudio (1999, p. 89) afirma que para:
[...] transformar um assunto geral (ainda no convenientemente especificado) num tema de pesquisa, necessrio observarmos a realidade, de maneira cuidadosa e persistente, no mbito do assunto que pretendemos pesquisar.

Para tanto, torna-se importante levantar qual ser o seu campo de observao e suas respectivas unidades de observao e variveis. Embora seja importante a definio do tema, a sua adequao dever ser feita ao longo da pesquisa, podendo ser revisto at chegar ao seu enunciado final, que se constitui como ttulo da pesquisa (RUDIO, 1999).

1.2 Problema

A elaborao de um projeto de investigao cientfica surge de uma questo inquietadora denominada PROBLEMA, que o ponto de partida de uma situao percebida. O problema de pesquisa representa uma questo que nos causa desconforto e que, por conseqncia, exige explicaes. Esta situao-problema surge quando h defasagem entre a concepo ou explicao de um fenmeno social, poltico, cultural, fsico, educacional, etc. O problema pode surgir atravs da relao de duas matizes: a) terica fruto de leituras realizadas que causam dvidas, despertam curiosidades, chamam a ateno e impulsiona a buscar explicaes; b) prtica resultado da experincia individual, que se d a partir da relao que mantemos com o outro e com o mundo. Definir o problema de pesquisa no uma tarefa fcil, pois a partir dele dependem os demais elementos da pesquisa (hipteses, objetivos, justificativa, referencial terico, metodologia, recursos e cronograma). Entretanto, existem alguns critrios sugeridos por Best (1961 apud RUDIO, 1999), que podero orientar o pesquisador na formulao do problema, alm de servir como indicativo para avaliar se realmente foi bem definido: a) Pode ser resolvido atravs do processo cientfico? b) Apresenta relevncia a ponto de justificar a realizao da pesquisa? c) original? d) adequado? e) Pode chegar a uma concluso valiosa? f) Tenho competncia para executar a pesquisa? g) Terei tempo suficiente para concluir a pesquisa? 1.3 Hiptese(s)

So as possveis respostas ao problema levantado que antecedem a constatao dos fatos, com caractersticas de formulaes provisrias, que sero testadas atravs da anlise da evidncia dos dados coletados. As hipteses podem explicar os fatos ocorridos. Podem servir de guia para a pesquisa, pois orientam a busca de outras informaes.

Segundo Gil (2002, p. 31), a hiptese [...] a proposio testvel que pode vir a ser a soluo do problema. Embora no existam regras para a elaborao das hipteses, [...] o [seu] enunciado [...], para ser bem feito, depende da iniciativa e originalidade do pesquisador: cada um escolhe a que julga mais adequada para solucionar o seu problema [...] (RUDIO, 1999, p. 99).

1.4 Objetivos Os objetivos apresentam-se sob a forma de geral e especifcos. O objetivo geral indica o que se pretende realizar na pesquisa, mas para a sua concretizao, apiam-se nos objetivos especifcos, os quais indicam o que se pretende realizar em cada etapa da investigao. Estes objetivos devem ser avaliados em cada passo da pesquisa para evidenciar os diferentes nveis de resultado. Os enunciados dos objetivos iniciam-se com um verbo no infinitivo (ANEXO A) e estabelecem: a) quais so as observaes a fazer; b) quais os fatos analisar; c) quais as hipteses a testar; d) qual a metodologia a ser aplicada; Entretanto, na definio dos objetivos devero ser levados em considerao os recursos e os meios de que dispe, o tempo disponvel para execuo, originalidade, exeqibilidade e relevncia.

1.4.1 Objetivo geral O objetivo geral explicita os resultados que se pretende alcanar, o que se deseja atingir, tendo em vista os problemas diagnosticados e a ao pretendida. Deve ser formulado de forma ampla, abrangente, relacionado diretamente com o tema do trabalho.

1.4.2 Objetivos especficos

Derivam dos objetivos gerais e explicam, de forma clara e precisa, as aes a serem desenvolvidas para se alcanar o objetivo geral.

1.5 Justificativa

So as razes de ordem terica e prtica que justifiquem a realizao de pesquisa, demonstrando o valor do objeto de estudo e destacando a relevncia do assunto, tanto em termos acadmicos quanto nos seus aspectos de utilidade social e a viabilidade do tema. Segundo Roesch (1999, p. 99) [...] possvel justificar um projeto atravs de sua importncia, oportunidade e viabilidade. Estas dimenses muitas vezes esto interligadas. Por isso, so importantes as seguintes reflexes: a) O que esta pesquisa pode acrescentar cincia na qual se inscreve? (relevncia cientfica); b) O que levou o pesquisador a escolher o tema? (interesse); c) Quais so as possibilidades para realizar a pesquisa? (viabilidade).

2 REFERENCIAL TERICO

O referencial terico apresenta a viso dos autores estudados em relao ao tema abordado. o levantamento feito nas principais fontes de informaes (livros, peridicos cientficos, dissertaes, teses, etc.) com o objetivo fundamentar o objeto de pesquisa. Em relao construo do referencial terico Luckesi (2001, p. 183) orienta:
O passo inicial a ser dado nesse momento buscar e coletar material para a documentao, ilustrao e fundamentao de nosso tema. Para isso, guiados pelo plano provisrio, devemos proceder da seguinte forma: 1. levantamento bibliogrfico: chegar a um listagem do material possvel de ser usado. Para tanto, solicitar orientao de entendidos no assunto, ajuda de dicionrios, enciclopdias, manuais, catlogos, recenses em revistas especializadas, bibliografias e bibliotecrios. 2. seleo de livros revistas, jornais, captulos: trata-se de uma prvia escolha do material que deve ser utilizado realmente, pois nem tudo dever ser necessariamente lido, uma vez que nem tudo interessar devidamente ao tema que pretendemos. 3. leitura para documentao: ler criticamente com a inteno imediata de colher e armazenar informaes, idias, pra o desenvolvimento de nossa reflexo sobre o assunto-tema-problema-hiptese determinado.[...]

O uso das citaes no texto fundamental para apresentar as idias colhidas de outros autores. Sua apresentao pode ser tanto literal quanto parafraseada. Entretanto, as citaes devem figurar no referencial terico de forma lgica, evitando-se alguns erros cometidos, quando: a) o relato constitui-se numa cpia de textos sem a devida estrutura requerida para o texto cientfico; b) h ausncia de frases de ligao que facilitam a percepo do leitor no entendimento do texto; c) inclui textos sem qualquer ligao com o tema do projeto; d) inclui textos que no contemplam a discusso de conceitos-chaves para o tema do projeto; e) faltam citaes, o que dificultam a distino daquilo que redigido pelo autor com parfrases de outros autores (ROESCH, 1999). As citaes devem ser apresentadas de acordo com a NBR 10520 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). No ANEXO B, so apresentados alguns conectores que podem ser utilizados quando na apresentao das citaes e ligao entre pargrafos.

3 METODOLOGIA

Consiste na descrio detalhada dos caminhos utilizados para alcanar os objetivos, implicando na definio do tipo de pesquisa a realizar, tcnicas a utilizar, instrumentos de coleta, organizao, tratamento e anlise dos dados, alm de outros procedimentos prprios a cada sistemtica definida. 3.1 Tipo de pesquisa

Vergara (2004, p. 46) prope dois critrios para definio do tipo de pesquisa: a) quanto aos fins: - exploratria pesquisa realizada em rea que h pouco

conhecimento sistematizado, - descritiva expe caractersticas de uma populao, - explicativa justifica as razes da existncia de alguns fatores, - metodolgica refere-se a instrumentos de manipulao da realidade, - aplicada objetiva buscar solues prticas para resolver problemas concretos, - intervencionista interfere na realidade estudada no sentido de modific-la, b) quanto aos meios; - pesquisa de campo, - pesquisa de laboratrio, - pesquisa documental, - pesquisa bibliogrfica, - pesquisa experimental, - estudo de caso.

3.2 Universo e amostra O universo a totalidade dos elementos que possuem caractersticas comuns e a amostra um grupo de sujeitos selecionados de um grupo maior (populao).

Para Gil (2002, p. 121) Quando [a] amostra rigorosamente selecionada, os resultados obtidos no levantamento tendem a aproximar-se bastante dos que seriam obtidos caso fosse possvel pesquisar todos os elementos do universo.

3.3 Instrumentos de coleta de dados A definio dos instrumentos de pesquisa segue de acordo com o objeto de estudo. O importante adequar as tcnicas disponveis s caractersticas da pesquisa, sempre tendo em vista que a escolha bem feita dos dados da pesquisa fundamental para seu desenvolvimento. Os instrumentos de coleta de dados mais usados so: a) questionrio - um dos procedimentos mais utilizados para obter informaes, pois seu custo razovel, apresenta as mesmas questes para todas as pessoas, garante o sigilo, favorece a tabulao das respostas e pode conter questes para atender a finalidades especficas de uma pesquisa. Pode ser aplicado individualmente ou em grupos, por telefone, ou mesmo pelo correio. Pode incluir questes abertas e fechadas, de mltipla escolha, de resposta numrica, ou do tipo sim ou no; b) entrevista - um mtodo flexvel de obteno de informaes qualitativas. Este mtodo requer um planejamento prvio e habilidade do entrevistador para seguir um roteiro com possibilidades de introduzir variaes necessrias durante sua aplicao. Em geral, a aplicao de uma entrevista requer um tempo maior do que o de respostas a questionrios. Por isso, seu custo pode ser elevado, se o nmero de pessoas a serem entrevistadas for muito grande. Em contrapartida, a entrevista pode fornecer uma quantidade de informaes muito maior do que o questionrio. Um dos requisitos para aplicao desta tcnica que o entrevistador possua as habilidades para conduzir o processo; c) observao consiste em perceber as manifestaes ocorridas na populao-alvo da pesquisa. um procedimento de custo elevado e difcil de ser conduzido, principalmente quando se estuda tema complexo como o comportamento.

10

4 RECURSOS

o investimento necessrio para executar a pesquisa, que pode ser agrupado em : a) recursos humanos so os gastos com pessoal envolvido na elaborao do projeto (digitador, bibliotecrio, etc); b) recursos materiais so os recursos utilizados pelo aluno na elaborao do projeto de pesquisa (ex. computadores, impressoras, copiadoras, livros, telefone, fax etc.); c) recursos financeiros estimativa dos gastos que sero feitos com a realizao da pesquisa, principalmente quando a pesquisa financiada por algum rgo ou mesmo para o controle de seus gastos, adequando-os ao oramento disponvel. Na elaborao da planilha de custos, podem ser colocadas todas as despesas que decorrero da realizao do trabalho, sua natureza e valores. O objetivo organizar a ao e torn-la economicamente vivel. Tabela 1 - Recursos utilizados
RECURSOS ESPECIFICAO VALOR

Digitador
RECURSOS HUMANOS

R$ 60,00 R$ 150,00 R$ 120,00 R$ 100,00 R$ 15,00 R$ 70,00 R$ 350,00 R$ 18,00 R$ 6,00 R$ 12,00 R$ 901,00

Revisor Textual Normalizao Recarga do cartucho (2) Resma de papel A4 (1) Aluguel de data show

RECURSOS MATERIAIS

Livros Cpias CD-RW Encadernao

RECURSOS FINANCEIROS

Total

Nota: Recurso utilizado para monografia com 60f.

11

5 CRONOGRAMA O cronograma descreve o tempo necessrio para a execuo de cada atividade planejada.

Exemplo: ATIVIDADES Levantamento bibliogrfico Elaborao dos instrumentos para coleta de dados Levantamento e anlise dos dados Redao, digitao e normalizao do monografia Entrega da monografia Defesa da monografia
MS/ ANO MS/ ANO MS/ ANO MS/ ANO MS/ ANO MS/ ANO

12

REFERNCIAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 15287; informao e documentao: projeto de pesquisa: apresentao. Rio de Janeiro, 2005b. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino, Metodologia da pesquisa. 4. ed. So Paulo: Makron, 1996. GIL, Antnio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002. LUCKESI, Cipriano Carlos. Fazer universisdade: uma proposta metodolgica. 12. ed. So Paulo: Cortez, 2001. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estgio e de pesquisa em administrao: guia para estgio, trabalhos de concluso, dissertaes e estudos de caso. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1999. RDIO, Franz Victor. Introduo ao projeto de pesquisa cientfica. Petrpolis: Vozes, 1986. SALOMON, Dlcio Vieira. Como fazer uma monografia. 9. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999. SERRA NEGRA, Carlos Alberto; SERRA NEGRA, Elizabete Marinho. Manual de trabalhos monogrficos de graduao, especializao, mestrado e doutorado. So Paulo: Atlas, 2003. TEIXEIRA, Elizabeth. Como elaborar um monografia? Belm: UNAMA, 2002. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2004.

13

ANEXOS

14

ANEXO A Listas de verbos para auxiliar na construo dos objetivos

CONHECIMENTO anunciar apontar citar classificar conhecer definir descrever identificar inscrever marcar nomear reconhecer reconhecer recordar registrar relacionar relatar repetir sublinhar

COMPREENSO abstrair compreender concluir converter deduzir demonstrar descrever determinar diferenciar discutir explicar expressar extrapolar identificar interpretar localizar narrar reafirmar revisar traduzir transcrever transformar

APLICAO aplicar aplicar demonstrar desenvolver dramatizar empregar esboar estruturar generalizar ilustrar interpretar inventariar operar organizar planejar praticar preparar realizar reparar resolver selecionar sequenciar traar usar

ANLISE analisar calcular catalogar categorizar classificar comparar conhecer contrastar criticar debater descobrir detectar determinar diferenciar disciplinar distinguir estimar examinar experimentar explorar investigar observar organizar provar discriminar separar

SNTESE compor conjugar construir criar desenhar dirigir escrever especificar esquematizar exigir formular integrar organizar prestar produzir propor reunir sintetizar teorizar documentar

AVALIAO apreciar avaliar escolher estimar hierarquizar julgar medir selecionar taxar testar validar valorizar verificar argumentar contrastar decidir

15

ANEXO B Sugestes de conectores

Conectores de ligaes lgicas entre pargrafos E..., Mais..., Alm disso..., Tambm..., Em adio..., Some-se a isto..., Somando..., Acrescentamos..., A propsito... Portanto..., Assim..., Dessa foram..., Conclumos..., Resumindo..., Ento..., Por outro lado..., Ao passo que..., Recomenda-se..., Devido..., Por isso..., Por sua vez..., Dessa feita..., Dessa forma... Do mesmo modo..., Igualmente..., Com certeza..., Possivelmente..., De muito..., De pouco..., De todo..., Bastante..., Demasiadamente..., Profundamente..., Qualquer que seja... Assim que..., Em seguida..., At que..., Quando..., Por fim..., Depois de..., Depois de..., Antes que..., Por ora..., De repente..., De vez em quando..., A tempo..., s vezes..., De quando em quando..., De vez em vez..., Em algum momento..., Maia adiante..., Durante..., Todavia..., Aps... Por exemplo..., Isto ..., Como..., Decerto..., Provavelmente..., Por certo..., Quer saber..., Quando se fala..., O referido... Em outras palavras..., Em resumo..., De fato..., Em sntese..., Na verdade..., Deveras..., Certamente..., Realmente..., Efetivamente... Mas..., Porm..., Entretanto..., Todavia..., Ao contrrio..., Em vez de..., Ainda que..., Por outro lado..., Ao passo que..., Ora..., Talvez..., Porventura..., Ademais..., Tais cuidados..., Desde..., Enquanto... Ao lado de..., Sobre..., Sob..., direita..., No centro...No fundo..., frente..., esquerda..., tona..., distncia..., entrada..., sada..., Ao fundo..., Ao longo..., De fora..., De lado..., Por fora..., Em frente..., Por dentro..., Por perto...

Conectores que antecedem as citaes Na opinio de..., De acordo com..., Afirma..., Para..., Na viso de..., Do ponto de vista de..., Segundo..., ...exemplifica..., ...quando, afirma..., Como, caracteriza..., Em... vamos, encontrar o, seguinte, esclarecimento...No dizer de..., ...explicita seus, pressupostos..., Utiliza-se da seguinte, argumentao..., Como descrito por..., Outro ensinamento de ..., ... alega que..., ... caracteriza..., ... conceitua ...

Adio

Concluso ou conseqncia

Semelhana ou nfase

Tempo

Exemplificao Reafirmao ou assunto

Contraste ou concesso

Espao

Fonte: Serra Negra e Serra Negra (2003, p. 127).

16

ANEXO C - Principais tipos de pesquisa e sua importncia


TIPOS DE PESQUISA CONCEITO E IMPORTNCIA

A pesquisa bibliogrfica procura explicar um problema a partir de referncias tericas publicadas em documentos. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental. Em ambos os casos, busca conhecer e analisar as contribuies culturais ou cientficas do passado, existentes sobre Pesquisa um determinado assunto, tema ou problema. Bibliogrfica Por vezes, realizada independentemente, isto , percorre todos os passos formais do trabalho cientfico, em particular, em alguns setores das Cincias Humanas. Constitui parte da pesquisa descritiva ou experimental, quando feita com o intuito de recolher informaes e conhecimentos prvios acerca de um problema para o qual se procura resposta ou acerca de uma hiptese que se quer experimentar. A pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenmenos (variveis) sem manipul-los. Procura descobrir, com a preciso possvel, a freqncia com que um fenmeno ocorre, sua relao e conexo com outros, sua natureza e caractersticas. Busca conhecer as diversas situaes e relaes que ocorrem na vida social, poltica, econmica e demais aspectos do comportamento humano, tanto do indivduo tomado isoladamente como de grupo e comunidades mais complexas. A pesquisa descritiva desenvolve-se, principalmente, nas Cincias Humanas e Sociais, abordando aqueles dados e problemas que merecem ser estudados e cujo registro no consta de documentos. A pesquisa descritiva pode assumir diversas formas, entra as quais se destacam: a) Estudos exploratrios O estudo exploratrio, designado por alguns autores como pesquisa quase cientfica ou no cientfica , normalmente, o passo inicial no processo de pesquisa pela experincia e auxlio que traz na formulao de hipteses significativas para posteriores pesquisas. A pesquisa exploratria realiza descries precisas da situao e quer descobrir as relaes existentes entre os elementos componentes da mesma. Essa pesquisa requer um planejamento bastante flexvel para possibilitar a considerao dos mais diversos aspectos de um problema ou de uma situao. recomendvel o estudo exploratrio quando h poucos conhecimentos sobre o problema a ser estudado. b) Estudos descritivos Pesquisa Trata-se do estudo e da descrio das caractersticas, propriedades ou relaes existentes na Descritiva comunidade, grupo ou realidade pesquisada. Os estudos descritivos, assim como os exploratrios, favorecem, numa pesquisa mais ampla e completa, as tarefas da formulao clara do problema e da hiptese com tentativa de soluo. c) Pesquisa de opinio Procura saber atitudes, pontos-de-vista e preferncias que as pessoas tm a respeito de algum assunto, com o objetivo de tomar decises. A pesquisa de opinio abrange uma faixa muito grande de investigaes que visam identificar falhas ou erros, descrever procedimentos, descobrir tendncias, reconhecer interesses e outros comportamentos. d) Pesquisa de motivao Busca saber as razoes inconscientes e ocultas que levam, por exemplo, o consumidor a utilizar determinado produto ou que determinam certos comportamentos ou atitudes. e) Estudo de caso a pesquisa sobre um determinado indivduo, famlia, grupo ou comunidade para examinar aspectos variados de sua vida. f) Pesquisa documental So investigados documentos a fim de se poder descrever e comparar usos e costumes, tendncias, diferenas e outras caractersticas. Estuda a realidade presente e no o passado, como ocorre com a pesquisa histrica. Em sntese, a pesquisa descritiva, em suas diversas formas, trabalha sobre dados ou fatos colhidos da prpria realidade. A pesquisa experimental caracteriza-se por manipular diretamente as variveis relacionadas com o objeto de estudo. Nesse tipo de pesquisa, a manipulao das variveis proporciona o estudo da relao entre causas e efeitos de um determinado fenmeno. Atravs da criao de situaes de controle, procura-se evitar a interferncia de variveis intervenientes. Pesquisa Interfere-se diretamente na realidade, manipulando-se a varivel independente a fim de experimental observar o que acontece com a dependente. Enquanto a pesquisa descritiva procura classificar, explicar e interpretar os fenmenos que ocorrem, a pesquisa experimental pretende dizer de que modo ou por que causas o fenmeno produzido.

Fonte - Cervo e Bervian (1996, p. 49).

17

ANEXO D Tcnicas de coleta de dados

ENTREVISTA: Sua essncia a palavra e a interao; Opes: com gravador ou anotao direta; Diretiva ou no diretiva; individual ou em grupo; Seu alvo so as comunicaes verbais e no-verbais; Passos: apresentao; garantia do anonimato; aquecimento e entrevista; Cuidados: respeito, marcar com antecedncia, retornar com o texto. Modalidades: estruturada (com base num roteiro prdeterminado); semi-estruturada (com roteiro mas com flexibilizao) e aberta (roteiro com temas para a conversa); Instrumento guia: roteiro de entrevista. QUESTIONRIO: O pesquisador elabora o instrumento com uma apresentao, as questes sobre os dados pessoais e as questes especficas; Entrega ao informante e marca a data para o recolhimento. Poder ter questes abertas, fechadas e/ou mistas. ANLISE DOCUMENTAL: Com base em um roteiro consultam-se documentos (atas, relatrios, planos, etc) a fim de identificar categorias nos contedos dos registros.

OBSERVAO SIMPLES Deve definir a durao e o roteiro do que observar. Os contedos a serem anotados so: as descries e as reflexes do observador. O registro deve ser o mais prximo do momento da observao. Usar um dirio. OBSERVAO PARTICIPANTE H o face a face entre o pesquisador e a realidade. H a modificao do pesquisador e dos pesquisados. O pesquisador no fica passivo e deve se dispor a viver/conviver no contexto observado e estar aberto realidade. Tem vrios nveis: participante total, participanteobservador e observador-participante e observador-participante. HISTRIA DE VIDA Uma pessoa conta sua vida e suas vivncias. O pesquisador busca as correntes e margens, como as de um rio, vivo, em movimento, pode ser completa ou tpica. FORMULRIO O pesquisador elabora o instrumento com as questes dos dados pessoais e as especficas e ele mesmo o aplica verbalmente. Cabe ao pesquisador o preenchimento. FOTOS E FILMAGENS Podem completar outras tcnicas com o registro de locais, condies fsicas e ambientais, pessoas, materiais, etc.

Fonte: Teixeira (2002)

18

ANEXO E - Tipos de pesquisa segundo caractersticas definidoras


Caractersticas Tipos de pesquisa a - abordagem quantitativa: nas situaes que exigem um estudo exploratrio para um conhecimento mais profundo do problema ou objeto da pesquisa; quando se necessita um diagnstico inicial da situao e, principalmente nos estudos experimentais; nos estudos que prevem anlise ocupacional, anlise de desempenho, situao de auditoria, relaes de causa e efeito, ndices e outros mais dados objetivos da realidade. b abordagem qualitativa: quando a evidncia qualitativa substitui a informao estatstica sobre pocas passadas; na captao de dados psicolgicos; como indicadores do funcionamento complexo de estruturas e organizaes: quando se destinam mais a descoberta de novos rumos e luzes. a pesquisa bsica: a meta o saber, satisfazer uma necessidade intelectual, sem produzir necessariamente resultados de utilidade prtica. b pesquisa aplicada: h a necessidade de resolver ou contribuir com os problemas prticos mais ou menos imediatos. c avaliao de resultados: h necessidade de gerar solues potenciais para os problemas humanos. d avaliao formativa: a finalidade melhorar um programa ou plano; acompanhar sua implementao. e proposio de planos: tem o propsito de apresentar solues para problemas j diagnosticados. pode ou no incluir a implementao do plano. f pesquisa-diagnstico: seu intuito explorar o ambiente; levantar e definir problemas. a exploratria: visa aumentar a experincia em torno de um determinado problema. b descritiva: visa descrever as caractersticas conhecidas ou componentes de fato, fenmeno ou representao (estudo de caso, estudo etnogrfico ou do cotidiano escolar). c explicativa: visa criar uma teoria aceitvel a respeito de um fato, fenmeno. d prospectiva: visa acompanhar eventos por um perodo determinado no futuro. e retrospectiva: visa buscar informaes de eventos j acontecidos no passado. a experimentais: o pesquisador intervm de maneira ativa para obter os dados, controla algumas variveis em uma amostra aleatria, introduz um tratamento, ou seja, um fenmeno da realidade produzido de forma controlada, com o objetivo de descobrir os fatos que o produzem, ou que por eles so produzidos. b quase-experimental: o pesquisador intervm de maneira ativa para obter os dados mas no controla variveis e a amostra pode no ser aleatria. c no-experimental: o pesquisador no intervm de maneira ativa para obter os dados. ex-post-facto: os dados de fato ou fenmenos ocorridos no passado. estudo de caso: os dados sero construdos sobre o mundo cotidiano e natural dos indivduos. pesquisa de opinio: os dados sero constitudos sobre atitudes, pontos de vistas e preferncias que as pessoas tm a respeito de algum assunto, com, o intuito geralmente de se tomar decises sobre o mesmo. pesquisa participante: os dados sero construdos sobre o mundo cotidiano e natural dos indivduos com a participao do pesquisador na situao, inclusive intervindo, mudando, propondo. pesquisa-ao: os dados sero construdos sobre o mundo cotidiano e natural dos indivduos, em estreita associao com uma ao ou com a resoluo de um problema coletivo, em que pesquisadores e pesquisados esto envolvidos, com vistas autonomia e emancipao. pesquisa documental: os dados sero construdos com base em informaes/documentos do presente que ainda no receberam organizao, tratamento analtico e publicao. pesquisa histrica: os dados sero construdos com base em informaes/fontes do passado (fontes primrias: relatos, objetos, utenslios, documentos, etc, sobre o fato; fontes secundrias: relatos e escritos sobre o fato com base no que ouviram ou viram testemunhas do fato). pesquisa metodolgica: pesquisa sobre mtodos de pesquisa, de coleta, de anlise de dados, etc. a pesquisa de campo: as fontes foram encontradas em cenrios naturais. b pesquisa de laboratrio: as fontes foram encontradas em ambientes artificiais. c pesquisa bibliogrfica: as fontes so bibliogrficas, encontradas em arquivos, internet, etc.

Quanto abordagem

Quanto ao nvel de investigao

Quanto aos objetivos

Quanto aos procedimentos de coleta de dados

Quanto s fontes de informao

Fonte: Teixeira (2002)

19

ANEXO F Apresentao grfica de trabalhos acadmicos (NBR 14724/2005)

PAPEL - o texto da monografia dever ser apresentado em papel A4, digitado na cor preta (exceo para as ilustraes) e impresso em um s lado (exceo para a ficha catalogrfica); FONTE - utilizar a fonte times new roman ou arial, tamanho 12 para o texto, 10 para as citaes longas (mais de trs linhas), notas de rodap e para as legendas das ilustraes. PARGRAFO - recuo de 2 cm margem esquerda; nas citaes longas (mais de trs linhas), usar recuo de 4 cm margem esquerda. ESPACEJAMENTO - todo o texto deve ser digitado em espao 1,5. As citaes longas (mais de trs linhas), as notas de rodap, as referncias, as legendas das ilustraes e tabelas, a ficha catalogrfica, o objetivo do trabalho devem ser digitados em espao simples. MARGENS Esquerda e superior 3cm Direita e inferior 2cm INDICATIVO DE SEO - separado do seu ttulo por um espao de caractere. Todos os ttulos sem indicativo numrico (errata, agradecimento, lista de ilustraes, abreviaturas, siglas e smbolos; resumos; sumrio, referncias, glossrio, apndices, anexos e ndices) devem ser centralizados. SIGLAS - quando aparecem pela primeira vez no texto, deve-se colocar o nome completo seguido da sigla. Exemplo: Faculdade Atenas Maranhense (FAMA) PAGINAO Todas as folhas do trabalho so contadas de forma seqencial, a partir da folha de rosto, mas a numerao iniciada na primeira folha da parte textual (Introduo). A indicao da pgina feita em algarismos arbicos, no canto superior da folha, a 2 cm da borda direita da folha. ILUSTRAES As ilustraes (grfico, plantas, quadros, fluxogramas e outros) contidas no trabalho so identificadas na parte inferior, com seu respectivo ttulo e nmero de ordem. TABELAS - so identificadas na parte superior, com seu respectivo ttulo (centralizado) e nmero de ordem.

20

Margem inferior e direita com 2 cm Margem esquerda e superior com 3 cm Indicativo de seo e ttulo separado por um espao de caracteres

Nmero da pgina no canto superior da folha a 2cm da borda direita com fonte 10

12

2 A PESQUISA DISCENTE COMO ATO EDUCATIVO Espao 1,5 para o texto As profundas mudanas decorrentes das transformaes econmicas, a necessidade da populao por educao e informao de qualidade, o avano das Pargrafo com recuo de 2cm tecnologias de informao e comunicao, a responsabilidade do Estado com as polticas pblicas, o mercado de trabalho cada vez mais competitivo tm exigido das Instituies de Ensino Superior pesquisa e extenso. Nesse novo cenrio, a educao, em especial a superior, possui uma relevncia maior do que tinha em outras pocas, como integrar, de modo concreto e sistemtico, o ensino de graduao e o ensino/pesquisa da ps-graduao e, principalmente, (re) significar o seu papel e sua influncia na produo Recuo de 4cm, espao simples e fonte 10 para citaes longas /disseminao do conhecimento cientfico.
Este aluno-pesquisador, assim orientado, ao concluir sua vivncia universitria no procurar obter respostas para os problemas - base de qualquer investigao - que enfrentar no cotidiano profissional sem recorrer aos procedimentos e metodologias de pesquisa. Assegura-se assim a necessidade da educao continuada - formal e informal - que um dos meios mais adequados para garantir a relao mercado de trabalho, competncia e sociedade. (CASTRO, 2000, p. 5).

revisitarem suas atividades de ensino,

PARTE III

REFERNCIAS

2 espaos 1,5 entre as subsees e o texto

2.1 Produo discente no Curso de Biblioteconomia na UFMA


A monografia de concluso da graduao do Curso de Biblioteconomia na UFMA, como anteriormente evidenciado, tornou-se atividade obrigatria a partir de 1983. Atravs da tabela A, podemos verificar que a maior incidncia de trabalhos defendidos ocorreu na segunda metade dos anos 90, notadamente. Esse resultado deu-se em funo da poltica da Coordenao do Curso, atravs da Coordenao de Monografia, que desenvolve um trabalho sistemtico de acompanhamento das atividades de pesquisa junto aos orientadores e orientandos e

Nota de rodap alinhada margem esquerda, Fonte 10, espao simples

realizao de oficinas de pesquisa para os alunos em fase de concluso de curso


_

__________ 1 Em 1997, 1998 e 1999, com 14,4%, 9,3% e 9,0% respectivamente.

Anda mungkin juga menyukai