Anda di halaman 1dari 4

bate, bate, bate,

CORAO!
Mudanas na alimentao e nos hbitos dirios, e a prtica de exerccios fsicos, podem PREVENIR OS MALES CARDIOVASCULARES, doenas que j equivalem a mais de 30% das mortes no Brasil.
Por Helosa Noronha

corao, um dos nossos rgos mais importantes, tem como funo bombear o sangue para todo corpo, receb-lo de volta, mandlo aos pulmes para que seja novamente oxigenado e reenvi-lo ao organismo. Esse bombeamento feito por meio de movimentos de contrao (sstole) e relaxamento (distole) que impulsionam o sangue. Em mdia, o processo se repete 100 mil vezes a cada dia, ou 2,5 bilhes de vezes em 70 anos de vida.

O corao, embora no nos preocupemos muito com ele, ocupa lugar de suma importncia em nossa existncia. Por meio da circulao sangunea, o sistema cardiovascular responsvel pelo desempenho de vrias funes como o transporte de gases e nutrientes, de resduos metablicos, de hormnios e de calor; circulao de anticorpos e outros mecanismos de defesa e pela coagulao do sangue. No entanto, as estatsticas comprovam a negligncia da humanidade para com o corao. Cerca de 16,7 milhes de pessoas morrem vitimadas por doenas cardiovasculares em todo o mundo. Desse nmero, 7,2 milhes so acometidas por infarto (a causa principal da mortalidade nos Estados Unidos) e 5,5 milhes por derrame cerebral. No Brasil, de acordo com o Departamento de Informao e Informtica do Sistema nico de Sade (Datasus), ligado ao Ministrio da Sade, em 2002 aconteceram 268 mil mortes provocadas por doenas do sistema cardiovascular, que equivalem a 32% de todas as mortes no pas. Uma pesquisa publicada pela Universidade Federal de So Paulo (Unifesp) em 2000 apurou que 40% dos bitos registrados no Brasil em 1950 ocorreram em funo de doenas infecto contagiosas, contra 12% das mortes resultantes de doenas cardiovasculares. Em 1990, essa proporo alterou-se significativamente, com ndices de 10% para as doenas infecto-contagiosas e 34,5% para os problemas cardiovasculares. As mulheres, cujo estilo de vida mudou muito nas ltimas dcadas, tm se tornado vtimas freqentes. Um estudo do Instituto do Corao (Incor), de So Paulo, realizado com 10 mil pacientes entre 1981 e 1993, apontou aumento de 70% na incidncia do problema entre elas. As grvidas, alis, tm sofrido muito. Algumas apresentam aumento da presso arterial somente durante a gestao, aponta o cardiologista Everton Dombeck, do Hospital Cardiolgico Constantini, de Curitiba (PR). A explicao est na reteno de lquidos, nas alteraes hormonais e no estresse tpicos do perodo.

Gentica x estilo de vida


Mas o que h por trs dos nmeros terrveis, citados acima? Para entend-los, necessrio considerar o histrico gentico e congnito de cada indivduo inclusive no momento de traar um diagnstico e prescrever um tratamento. Porm, os especialistas so unnimes em alertar que os principais fatores de risco - e

conseqentes causas de mortes - so: nvel de colesterol alto, hipertenso, diabetes, tabagismo, sedentarismo e dieta rica em gordura. Segundo o laboratrio Pfizer, que recentemente lanou o livro Guia do corao saudvel , com uma srie de informaes teis, mais de 400 milhes de pessoas no mundo tm colesterol elevado e presso alta. A principal mola propulsora dessas doenas a m alimentao. Uma dieta equilibrada o primeiro passo para prevenir fatores de risco para o corao, entre os quais destaco tambm triglicrides elevado, diabetes e obesidade, observa a nutricionista Adriana vila, do Incor. Recomendo, na hora de fazer o prato, optar por hortalias, frutas, carnes magras, laticnios magros, leguminosas, cereais integrais, margarina light e leos vegetais, como os de soja, milho, girassol, canola e oliva. Sal requer muita moderao, pois o uso excessivo pode interferir na presso arterial. E sempre bom lembrar que as gorduras saturadas aumentam o colesterol no sangue, completa. Vale a pena, portanto, evitar carnes gordas, pele de aves, leite e derivados, maionese, biscoitos e doces em geral. Em relao ao tabagismo, o risco de doenas cardiovasculares muito maior se o fumante adotou o vcio antes dos 16 anos. Aviso importante: o perigo aumenta de acordo com a quantidade de cigarros por dia. O fumo influencia as propriedades coagulantes do sangue, deixando-o mais propenso formao de cogulos em vrias artrias do corpo, explica o cardiologista Lus Henrique Wolf Gowdak, coordenador clnico do projeto de terapia com clulas-tronco na doena isqumica crnica do corao do Incor. Quem no pratica exerccios fsicos ocupa lugar

de destaque entre as provveis vtimas das enfermidades do corao. Segundo dados divulgados pela Pfizer, ser sedentrio aumenta o risco de doenas cardiovasculares em 1,5 vezes. Imagine o perigo, se levarmos em considerao que 60% da populao global no fisicamente ativa. Caminhar ou nadar por pelo menos meia hora por dia, quatro vezes por semana, j um bom comeo. bom frisar, ainda, que o estresse e o uso de lcool e drogas como a cocana podem levar a formao de placas de colesterol na artria coronria. A conseqncia disso? Infarto, diz a cardiologista Jacqueline Sampaio dos Santos Miranda, do CTI Cardaco do Hospital Quinta D Or, no Rio de Janeiro (RJ).

Atitudes inteligentes
De acordo com Lus Henrique Wolff Gowdak, do Incor, submeter-se a check-ups preventivos desde os 20 anos de idade pode detectar precocemente a existncia de fatores de risco. Alm dos exames laboratoriais, importante lanar mo de alguns complementares, como o teste ergomtrico. Doenas coronarianas podem ser descobertas antes mesmo de causar algum estrago ao corao. Em muitos casos, o acompanhamento regular e o uso de medicao adequada so suficientes para o tratamento, diz Jacqueline Miranda. Dependendo do caso, como a necessidade de troca de alguma vlvula ou reparao do msculo cardaco, somente intervenes cirrgicas so capazes de resolver. A ponte de safena, por exemplo, serve para a revascularizao do miocrdio. Sintomas como cansao fcil para atividades corriqueiras, palpitaes ou desconforto

na regio torxica durante um exerccio fsico podem ser sinais de problemas cardacos a presena de fatores de risco associadas a essas queixas fortalece a suspeita clnica. Devemos lembrar, todavia, que em 50% dos homens e cerca de 67% das mulheres que tiveram um ataque cardaco no apresentaram sinais prvios de doena do corao. Em outras palavras, muitas vezes a primeira manifestao de algo no vai bem o prprio infarto, que pode ser fatal, alerta o dr. Gowdak. Dor sbita e opressiva na regio anterior do peito, irradiada ou no para o brao esquerdo, a regio da mandbula ou o pescoo, palidez, sudorese, palpitao, nuseas, vmitos e at a sensao de morte iminente so algumas das manifestaes do infarto. No momento vm sendo feitas vrias pesquisas que envolvem medicamentos mais eficazes para o controle de fatores de risco como hipertenso e colesterol elevado, utilizao de novos dispositivos para a dilatao de artrias coronrias obstrudas, novos aparelhos como marca-passos e desfibriladores para portadores de insuficincia cardaca e estudos com clulas-tronco para a recuperao do msculo cardaco e de vasos obstrudos. Por mais que a medicina e a cincia tentem contornar os males do corao, fundamental prestar ateno no comentrio final de Lus Gowdak: Cerca de 80% das doenas cardacas so causadas pelo estilo de vida da pessoa, afirma. O aparecimento desses males contam sobre a histria de cada um de ns: como vivemos, nos alimentamos, nos exercitamos, nos divertimos, quais foram nossos hbitos e assim por diante.

As principais doenas cardiovasculares


Aterosclerose o resultado do acmulo de substncias gordurosas nas paredes arteriais. Artrias de mdia e grossa espessura so afetadas pela formao de placas que prejudicam a circulao sangunea.

lipdeo (gordura) produzido por todas as clulas de animais vertebrados, inclusive o homem. Ele primordial para formar a membrana das clulas e na produo de hormnios, cidos biliares e vitamina D. Quando o absorvemos mais do que precisamos (na forma de carnes, ovos, peixes e derivados do leite), o colesterol e outras gorduras os triglicrides no se dissolvem no sangue, prejudicando a circulao. Fonte: Guia do corao saudvel, Laboratrios Pfizer

Angina dor ou desconforto no peito provocada


pela circulao insuficiente do sangue no corao. Acontece quando h falta de oxignio em nvel adequado demanda do msculo cardaco. Pode ser confundida com um infarto do miocrdio, se for muito intensa.

Voc sabia...
O corao comea a bater ainda no tero, entre o 21 e o 28 dia de gravidez. A cada minuto, o corao de uma pessoa em repouso bate por volta de 70 vezes. Esse valor pode duplicar durante prticas esportivas ou alteraes emocionais. Se todos os vasos sanguneos do corpo humano se interligassem, em linha reta, somariam cerca de 96.500 quilmetros, cerca de mais de duas voltas ao redor da Terra. O corao bombeia o equivalente a mais de 7 mil litros de sangue por dia.

Insuficincia cardaca a incapacidade do


corao para bombear adequadamente o sangue para o resto do corpo. Pode acontecer em qualquer um dos lados do msculo. Se for do lado direito, haver a formao de edema nos braos, nas pernas e no fgado. No esquerdo, resulta na sensao de falta de ar. Casos agudos podem ser fatais.

Infarto o popular ataque cardaco. Ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do corao bloqueado, parcial ou totalmente, em funo da formao de um cogulo que obstrui um vaso sanguneo pela formao de placas (aterosclerose). Derrame cerebral tambm chamado de acidente vascular cerebral (AVC), acontece em decorrncia da ruptura ou da obstruo de alguma das artrias responsveis pela irrigao sangunea do crebro. Se uma dessas artrias obstruda, as clulas, entre elas os neurnios, morrem por no receber oxignio e nutrientes. H o risco, ainda, de a artria rompida formar um cogulo. Em muitos casos, o AVC deixa seqelas motoras ou de funes essenciais como a fala.

Para ir alm
Alguns sites na Internet trazem vrias informaes teis para quem quer cuidar melhor do corao: www.cardioclick.com.br www.cardiol.br (Sociedade Brasileira de Cardiologia) www.coracaodemulher.com.br www.incor.usp.br (Instituto do Corao)

Hipertenso nome dado ao aumento de presso


no interior dos vasos que levam o sangue pelo corpo. Em sua forma primria, uma enfermidade que no apresenta sintomas por esse motivo que muita gente nem sabe que tem a famosa presso alta. Precisa, no entanto, ser controlada. www.acc.org (American College Cardiology) www.americanheart.org (American Heart Association) www.cardiologyonline.com (International Academy of Cardiology)

Colesterol elevado o colesterol um tipo de

Anda mungkin juga menyukai