Anda di halaman 1dari 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais

Terminologia Usual de Soldagem e


Smbolos de Soldagem

Prof. Paulo J. Modenesi

Belo Horizonte, julho de 2001

Terminologia de Soldagem - 1

Terminologia de Soldagem

Soldagem (Welding) o processo de unio de materiais, a Solda (weld) o resultado deste processo. Metal Base (base metal): Material da pea que sofre o processo de soldagem. Metal de Adio (filler metal): Material adicionado, no estado lquido, durante a soldagem (ou brasagem).

Metal de Adio Poa de Fuso Solda Metal Base


Poa de Fuso (weld pool): Regio em fuso, a cada instante, durante uma soldagem. Penetrao (penetration): Distncia da superfcie original do metal de base ao ponto em que termina a fuso, medida perpendicularmente mesma. Junta (joint): Regio entre duas ou peas que sero unidas. Tipos de Junta: Topo (butt), ngulo (tee), canto (corner), sobreposta (lap) e de aresta (edge).

Penetrao

Topo

ngulo

Canto

Aresta

Sobre-posta

Soldas em juntas de topo e ngulo podem ser de penetrao total (penetrao em toda a espessura de um dos componentes da junta, como na figura acima) ou parcial. Chanfro (groove): Corte efetuado na junta para possibilitar/facilitar a soldagem em toda a sua espessura.

meio V

Terminologia de Soldagem - 2

Tipos de juntas e exemplos de chanfros:

I (com fresta)

Juntas de Topo

I (ambos os lados)

Duplo V (ou X)

1/2 V

Juntas de Canto
V V e filete Filete

Juntas de Aresta
I V

Juntas Sobrepostas
Filete Filete duplo

Juntas de ngulo

Filete

Filete duplo

1/2 V

Elementos de um Chanfro: Encosto ou nariz (s) (nose, groove face): Parte no chanfrada de um componente da junta. Garganta, folga ou fresta (f) (root opeming): Menor distncia entre as peas a soldar. ngulo de abertura da junta () (groove angle) e ngulo de chanfro () (bevel angle). Os elementos de um chanfro so escolhidos de forma a permitir um fcil acesso at o fundo da junta, mas, idealmente, com a menor necessidade possvel de metal de adio.

s f

Terminologia de Soldagem - 3

Raiz (root): Regio mais profunda do cordo de solda. Em uma junta chanfrada, corresponde regio do cordo junto da fresta e do encosto. Tende a ser a regio mais propensa formao de descontinuidades em uma solda. Face (face): Superfcie oposta raiz da solda. Passe (pass): Depsito de material obtido pela progresso sucessiva de uma s poa de fuso. Uma solda pode ser feita em um nico ou em vrios passes. Camada (layer): Conjunto de passes localizados em uma mesma altura no chanfro. Reforo (reinforcement): Altura mxima alcanada pelo excesso de material de adio, medida a partir da superfcie do material de base. Margem (toe): Linha de encontro entre a face da solda e a superfcie do metal de base.

Execuo de uma solda de vrios passes:

1 passe

2 passe

3 passe

... ... ...

7 passe

8 passe

9 passe

Margem Passe

Face

Reforo

Raiz Cobre junta

Passes de acabamento Camada Passe de raiz

Passes de enchimento

Terminologia de Soldagem - 4

Posies de Soldagem (welding positions): Plana (flat): A soldagem feita no lado superior de uma junta e a face da solda aproximadamente horizontal. Horizontal (horizontal): O eixo da solda aproximadamente horizontal, mas a sua face inclinada. Sobrecabea (overhead): A soldagem feita do lado inferior de uma solda de eixo aproximadamente horizontal. Verical (vertical): O eixo da solda aproximadamente vertical. A soldagem pode ser para cima (vertical-up) ou para baixo (vertical-down).

Plana

Horizontal

Vertical

Sobre-cabea

Posies de soldagem

Modos de Operao: Manual (manual): Soldagem na qual toda a operao realizada e controlada manualmente pelo soldador (welder). Semi-automtico (semi-automatic): Soldagem com controle automtico da alimentao de metal de adio, mas com controle manual pelo soldador do posicionamento da tocha e de seu acionamento. Mecanizado (machine): Soldagem com controle automtico da alimentao de metal de adio, controle do deslocamento do cabeote de soldagem pelo equipamento, mas com o posicionamento, acionamento do equipamento e superviso da operao sob responsabilidade do operador de soldagem (welding operator). Automtico (automatic): Soldagem com controle automtico de praticamente todas as operaes necessrias. Em alguns casos, a definio de um processo como mecanizado ou automtico no fcil, em outros, o nvel de controle da operao, o uso de sensores, a possibilidade de programar o processo indicam claramente um processo de soldagem automtico. De uma forma ampla, os sistemas automticos de soldagem podem ser divididos em duas classes: (a) Sistemas dedicados, projetados para executar uma operao especfica de soldagem, basicamente com nenhuma flexibilidade para mudanas no processos e (b) sistemas com robs, programveis e apresentado uma flexibilidade relativamente grande para alteraes no processo.

Terminologia de Soldagem - 5

Smbolos de Soldagem:

Smbolos padronizados so usados para indicar a localizao, detalhes do chanfro e outras informaes de operaes de soldagem em desenhos de engenharia. Existem sistemas de smbolos de soldagem desenvolvidos em normas de diferentes pases. No Brasil, o sistema mais usada o da American Welding Society, atravs de sua norma AWS A2.4, Symbols for Welding and Nondestructive Testing. Contudo, smbolos baseados em normas de outros pases so, tambm, usados. Como estes smbolos so similares aos da AWS, mas apresentam diferenas em detalhes, isto pode levar interpretao errada de desenhos. Um smbolo completo de soldagem consiste dos seguintes elementos: Linha de referncia (sempre horizontal), Seta, Smbolo bsico da solda, Dimenses e outros dados, Smbolos suplementares, Smbolos de acabamento, Cauda, e Especificao de procedimento, processo ou outra referncia.

Smbolo de contorno ngulo de chanfro Smbolo bsico Dimenso de solda em chanfro Dimenso de solda/prep. Especificao, processo ou outro

F A R
Lado oposto Lado da seta

Smbolo de acabamento Fresta Comp. da solda Dist. centro a centro (soldas intermitentes) Soldagem no campo

S(E)

L-P

Soldagem em todo o contorno Seta Linha de referncia

Cauda

Smbolo de soldagem e alguns de seus componentes e smbolos suplementares.

O smbolo bsico da solda indica o tipo de solda e chanfro que sero usados. A figura abaixo mostra os smbolos bsicos mais comuns:

Soldas em chanfro

em I (Bordas paralelas)

em V ou X

1/2 V ou K

U ou duplo U

J ou duplo J

V flangeado

1/2 V flangeado

Outros

Soldas de aresta

Solda de filete

Solda de tampo

Solda de ponto

Solda de costura

Solda de reverso

Solda de revestimento

Terminologia de Soldagem - 6

A posio do smbolo bsico na linha de referncia indica se a solda ser depositada no mesmo lado ou no lado oposto do local indicado no desenho pela seta:

Solda de Filete mesmo lado

Solda de Filete lado oposto

Solda de Filete ambos lados

Chanfro em V mesmo lado

Chanfro em duplo V ou X

Solda de Filete mesmo lado

Solda de Filete lado oposto

Solda de Filete ambos lados

Terminologia de Soldagem - 7

Exemplo do uso de smbolos compostos:

Chanfro 1/2 V e filete (mesmo lado)

Exemplo de um smbolo para uma solda em chanfro de V com dimenses:

10(13)

0 60 10

60 13

Leitura complementar:
Marques, P. V. Tecnologia da Soldagem, Belo Horizonte: ESAB, 1991, p. 33-45.

Terminologia de Soldagem - 8

Anda mungkin juga menyukai