Anda di halaman 1dari 10

Sociabilidade: Caracterstica bsica da nossa espcie Sociabilidade = Interferncia Interferncia deve ser construtiva, preservar a paz e o convvio social.

Sociedade Direito Direito o conjunto de regras obrigatrias que disciplinam a convivncia social humana

Moral: Conjunto de valores e princpios sobre o bem e o mal que orientam o comportamento humano. Unilateral. No coercvel. No sancionadora. Preocupada com a honestidade da conduta. Caractersticas da NORMA JURDICA: 1. Coercibilidade: possibilidade de a conduta transgressora sofrer coero, represso, uso da fora. 2. Sistema imperativo/atributivo. Impe-se como dever/Atribui outra parte o direito de exigir (dever de um o direito de outro). 3. Promoo da justia: deve estar no contedo da norma jurdica. Justia a virtude de dar a cada um o que seu. o sentido que existncia da norma jurdica. Norma jurdica a regra social garantida pelo poder de coero do Estado, tendo como objetivo terico a promoo da justia.

Fontes do Direito Diretas Indiretas

Leis Doutrina Jurisprudncia

Lei: Norma geral e abstrata emanada do poder competente e provida de fora obrigatria. Formao das leis (trs fases) Iniciativa: faculdade de propor um projeto de lei. No Brasil: membros do congresso, chefe do Poder Executivo e iniciativa popular.

Aprovao: fase de estudo e deliberao por meio de debates, emendas e discusses dos representantes do povo. Execuo: formaliza a proposta da lei. Compreende: Sano (expressa ou tcita) ou veto Promulgao: declarao do chefe do Executivo ou do Legislativo de que a lei foi incorporada ao Direito Positivo do pas. Publicao: meio de tornar a lei vigente.
Eficcia

No espao: Competncia dada pela CF. Territrio brasileiro. No tempo: Lei comea a vigorar 45 dias de pois de publicada, a no ser que o legislador estabelea outra vacatio legis (Lei de Introduo ao Cdigo Civil). Vale, salvo excees, para casos presentes e futuros. Revogao: Tcita ou expressa.

Ningum pode deixar de cumprir a lei alegando que no a conhece.


Classificao
Quanto natureza Substantiva (material)

Adjetiva (formal)

Quanto origem

Federal

Estadual Municipal

Quanto aos efeitos

Imperativa: assumem carter de ordem pblica. No podem ser derrogadas pela vontade das partes. Ordenam ou criam conceitos para o ordenamento jurdico.

Proibitiva: vedam a prtica de certos atos. Facultativa:permitem a disposio das partes Punitiva: estabelecem pena ou sano.

Entenda o que Jurisprudncia Segundo o dicionrio jurdico de De Plcido e Silva, Jurisprudncia derivado da conjugao dos termos, em latim, jus (Direito) e prudentia (sabedoria), pelo que entende-se como a Cincia do Direito vista com sabedoria, ou, simplesmente, o Direito aplicado com sabedoria. Modernamente, entende-se por jurisprudncia como sbia interpretao e aplicao das leis a todos os casos concretos que se submetam a julgamento da justia. Ou seja, o hbito de interpretar e aplicar as leis aos fatos concretos, para que, assim, se decidam as causas. Nesse sentido, a jurisprudncia no se forma por decises isoladas, mas sim aps uma srie de decises no mesmo sentido. A grosso modo, pode-se dizer que: precedente uma nica deciso em determinado sentido; jurisprudncia so diversas decises no mesmo sentido; e smula o resultado decorrente do procedimento de Uniformizao de Jurisprudncia, pelo qual se condensa uma srie de acrdos (decises de tribunais), que adotem idntica deciso. Nenhum destes tem aplicao obrigatria, ou seja, os Juzes so livres para decidir conforme suas prprias convices, mas as smulas tm forte carter persuasivo e, ante sua existncia, tm sido seguidas risca. Ressalva seja feita em decorrncia da recente Reforma do Judicirio, instituda pela Emenda Constitucional n 45, de 31/12/2004, que implementou a smula vinculante, pela qual todos os rgos do Poder Judicirio ficam vinculados deciso definitiva de mrito proferida pelo Supremo Tribunal Federal (ltima instncia do Poder Judicirio) em Ao Direta de Inconstitucionalidade ou Ao Direta de Constitucionalidade (aes que podem ser propostas por determinadas pessoas ou entidades com: Presidente da Repblica, Governador do Estado, Partido Poltico, Entidade de Classe com representao em todo territrio nacional etc). Na prtica, um processo ajuizado por uma pessoa fsica ou jurdica, em primeira instncia tem uma deciso que se chama sentena: o precedente. No mesmo instante, diversas outras pessoas entram com processos discutindo o mesmo assunto. Os processos julgados em primeira instncia faro jurisprudncias que sero referncias, apenas, para outros julgamentos. Tais decises sero objetos de recursos e, julgados pelos tribunais, formaro novas decises que sero a jurisprudncia destes tribunais (por exemplo, Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul, Tribunal de Justia do Estado de Pernambuco etc). Caso sejam possveis novos recursos, estes processos podero ser encaminhados para o Superior Tribunal de Justia, em Braslia, e, finalmente, para o Supremo Tribunal Federal, tambm em Braslia, formando, em cada um destes tribunais, suas prprias jurisprudncias (conjunto de decises num mesmo sentido). Exemplo de ementa:

EMENTA
Propriedade Industrial - Registro da expresso de propaganda impossvel comer um s. Possibilidade . Inaplicao do art. 76, item 2 do CPI. I- A expresso impossvel comer um s personaliza, no caso, o produto, conferindo-lhe imagem prpria e caracterstica, por meio da representao psicolgica que pretende exprimir. Apelao desprovida. Por unanimidade, negaram provimento a apelao. (Min. Antonio de Padua Ribeiro, A. C. , 12/05/88, TRF, RJ).

CONSTITUIO FEDERAL PREMBULO Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. TTULO I DOS PRINCPIOS FUNDAMENTAIS Art. 1 - A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico. Pargrafo nico - Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. Art. 2 - So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. Art. 3 - Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Art. 4 - A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: I - independncia nacional; II - prevalncia dos direitos humanos; III - autodeterminao dos povos; IV - no-interveno; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - soluo pacfica dos conflitos; VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X - concesso de asilo poltico. Pargrafo nico - A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes.

Direito Pblico: regula a atividade do Estado, sua constituio, organizao e funcionamento. Estado aparece na posio de supremacia, ou poder de imprio. Direito Privado: regula assuntos particulares, que s secundariamente interessam ao Estado. Direito Direito Direito Direito Direito Direito Direito Direito Constitucional Administrativo Penal Tributrio Civil Comercial do Trabalho do Consumidor

Direito pblico --------

Direito privado------

Direito Constitucional Hierarquia das normas jurdicas Ordenamento jurdico: Conjunto hierarquicamente organizado das normas jurdicas de uma sociedade

Normas constitucionais Normas complementares:Leis que complementam o texto

constitucional Normas ordinrias

Normas regulamentares: regulamentos estabelecidos pelas autoridades

administrativas. Ex.: decretos, portarias. Normas individuais: normas que representam a aplicao concreta das demais normas do Direito conduta das pessoas. Ex.: sentenas judiciais, contratos.

Constituio: Conceito
Constituio:Lei mxima e fundamental do Estado. Ocupa o ponto mais alto da hierarquia das normas jurdicas. a declarao da vontade poltica de um povo, manifestada por meio de seus representantes.

Classificao: Quanto

FORMA

Escritas: expressas em leis


escritas

Costumeiras: expressam em
prticas constantes, pelo uso e pela tradio histrica de um povo. Dogmticas (votadas): Elaboradas por Assemblia Constituinte Outorgadas: Impostas, sem participao popular. Rgidas:no podem ser alteradas com facilidade. As normas constitucionais pressupem um processo legislativo mais complexo e especial. Flexveis: podem ser alteradas com relativa facilidade.

ORIGEM

CONSISTNCIA

Constituio Federal e seus princpios fundamentais

Estado Democrtico:Regime poltico

Regime
Poltico-Jurdico

que permite ao povo uma efetiva participao no processo de formao do governo.


Estado de Direito: Regime jurdico

que submete o governo e os governados a normas obrigatrias.

Repblica, que tem como

Forma de Governo

Forma de Estado Diviso Funcional do Poder Poltica Interna:objetiv os nacionais Relaes Internacionais; princpios das relaes exteriores

caractersticas: a. agentes polticos eleitos pelo povo. b. Exerccio de cargos por tempo limitado (legislativo e executivo). Federao: formada por entidades estatais autnomas: Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal. Exibem auto-organizao, autogoverno e autolegislao nas esferas de suas competncias.

Legislativo, Executivo e Judicirio: independentes,


harmnicos e sem hierarquia entre si. Art. 3., CF/88

Art. 4., CF/88

Direitos e Garantias Fundamentais

A Constituio Federal assegura um conjunto de prerrogativas que dizem respeito s principais dimenses (aspectos) que se referem ao ser humano.

Exemplos:

Igualdade perante a lei Inviolabilidade da casa Mandado de injuno Direitos polticos (sufrgio universal, voto direto e secreto)

Liberdade de crena e expresso Condies de prises Mandado de segurana

Defesa do consumidor Hbeas corpus Direitos sociais (educao, sade, trabalho, lazer, segurana,...)

Partidos polticos

Elementos do Estado Territrio: espao geogrfico onde o Estado exerce a sua soberania (poder poltico). Associao de pessoas (povo e populao): elemento humano do Estado. Povo o conjunto de cidados. Populao o conjunto numrico de habitantes, em um determinado momento. Soberania: poder mximo do Estado para fazer valer suas decises e autoridade dentro do territrio. Implica tambm no reconhecimento internacional, na independncia externa e no monoplio do uso legal da fora fsica.

Estado: finalidade e conceito


O Estado foi criado com a finalidade de servir ao homem. No pode ser um fim em si mesmo. Deve ser um meio para o amplo desenvolvimento dos indivduos e da sociedade.

Estado: instituio poltico-administrativa dirigida por governo soberano, com poderes pblicos sobre a sociedade que habita seu territrio, cuja finalidade a promoo do bem comum.

Anda mungkin juga menyukai