Anda di halaman 1dari 1

Orientao Vocacional

Quem quero ser? O que vou fazer?

A adolescncia uma fase da vida em que a personalidade sofre profundas mudanas. Ests num perodo de grandes mudanas, mas tambm de grandes dvidas face ao futuro. -te difcil perspectivar com clareza os desejos e ambies profissionais, mas mais difcil ainda ser decidires agora, o queres ser amanh. Tens que decidir entre:

Cursos Cursos Cursos Cursos Cursos Cursos

Tecnolgicos; de Aprendizagem; Profissionais; Cientfico - Humansticos; de Educao e Formao; de Qualificao Inicial e Escolar.

Estas modalidades oferecem o prosseguimento de estudos, ou a possibilidade de uma entrada rpida no mundo do trabalho, com qualificao. Os processos de Orientao Escolar e Profissional realizados nas escolas so muitas vezes massificados e no respeitam as tuas diferenas individuais. Aqui, dou-te a oportunidade de fazeres uma reflexo cuidadosa sobre a tua vida profissional futura. Sero realizadas provas que sejam verdadeiramente importantes para a anlise minuciosa das tuas competncias cognitivas, predisposies e apetncias naturais e perfil de personalidade. Procedimentos: - Entrevista exploratria com o adolescente. - Realizao de testes de avaliao de competncias cognitivas, preferncias vocacionais e de personalidade. Aqui torna-se imprescindvel valorizar as diferenas e o potencial individual.

Uma vez que vens realizar uma Orientao Vocacional ou uma Orientao Acadmica e Escolha Profissional, convido-te a trazer um trabalho ou um objecto que te caracterize e que nos revele os teus gostos e o teu potencial. Traz um desenho, um texto que tenhas feito. S criativo.

Anda mungkin juga menyukai