Anda di halaman 1dari 5

Introduo

Por meio deste trabalho apresentaremos os aspectos tericos- prticos, vivenciados em visitas a hospitais psiquitricos com formas e mtodos de trabalho antagnicos. O embasamento deste trabalho esta localizado na maneira como visto, sentindo e experimentado as diversidades no campo da sade mental, a forma como cada profissional em sua rea de atuao percebe a necessidade exposta pelo indivduo que busca tratamento ou encaminhando pela famlia e pessoas prximas. Dentro do contexto hospital, casa, sociedade, buscaremos apresentar as melhores formas de atender a demanda por melhores tratamento acarretando assim melhore qualidade de vida para o individuo que sofre com a doena mental, independente da sua forma ou colocao no CID e DSM IV, visando no somente a descrio e padro, mas sim a subjetividade de cada um e proporcionar dessa forma xito no tratamento e na reinsero na sociedade

Resultados e Discusso

O presente trabalho usou como base a entrevistas com profissionais gabaritados dentro do campo da sade mental, buscamos enfermeiros, mdicos, e psiclogos e profissionais na rea administrativa, assim foi possvel visualizar os diferentes focos em um mesmo assunto. Atravs dos inquritos concebidos, tomamos conhecimento de como realizado o tratamento dentro dos hospitais do S.U.S , de uma maneira mais emergencial, e em outro seguimento de assistncia sem fins lucrativos assim como o Hospital psiquitrico Candido Ferreira, agindo como um facilitador social. As entrevistas foram feitas em hospitais pblicos do Sistema nico de Sade, as instituies foram Dr. Osris Florindo Coelho ( So Marcos ) na cidade de Ferraz de Vasconcelos, e no hospital Dr. Alpio Correia Neto na cidade de So Paulo. Dentro do hospital Dr. Osris Florindo Coelho, pude alm de realizar a entrevista com o profissional, pude conversar sobre assuntos relacionando a sade mental com mdico e a psicloga que estavam em planto no momento da visita, sobretudo vivencia a ala psiquitrica no seu dia-a-dia, foi de extrema importncia para compor este trabalho. No momento da entrevista no Dr. Alpio Correira Neto, o profissional entrevista atuai na rea administrativa do hospital, no houve grande interao com os pacientes, mas analisando o olhar do profissional administrativo, podemos comparar com a viso de vrios profissionais e assim poder abranger de varias formas a sade mental. A visita ao Hospital Candido Ferreira, foi de extrema valia, para o conhecimento pessoal, profissional e acadmico, entrar em contato com este ambiente diferenciado, onde os usurios aprendem profisses participam ativamente da sociedade. Podendo assim fazer uma linha paralela entre as diferentes formas em lidar com o ser humano.

Consideraes Finais

A busca pelo conhecimento deve ser incessante, atravs deste trabalho apresentado, aprimoramos os nossos conhecimentos sobre a relao ser humano, sociedade, e como eles coexistem com as diferenas nos aspectos inclusos na sade mental. Atravs dos mtodos utilizados constatamos as diferenas e como isso interfere profundamente na melhora do quadro clnico do individuo que sofre com a doena mental, vemos a exemplos de uma reforma psiquitrica bem aplicada, e como ela deveria agir em todos os meios relacionados com a psiquiatria. Como fugir dos padres esperados para um hospital psiquitrico, onde vamos com o pressuposto de encontrar maquinas de tortura, leitos com pacientes acorrentados, e a famosa camisa de fora. Vimos como possvel atravs de bons profissionais e pratividade, mudar isso, e tratar a o problema e no piorar, deixar o necessitado como nmeros, esquecendo que ele um ser que precisa de um olhar sensvel, assim como todos ns. Ainda h muitas coisas a serem mudadas e remodeladas, isso precisa principalmente de uma iniciativa poltica, onde governantes, secretrios de sade e diretores de hospitais precisam ser conscientizados, para ao invs de esconder o paciente, mostrar. reinserir novamente ao convvio com a sociedade proporcionando novamente a ele o estado de Ser social, cidado, e humano que ele havia perdido no momento em que adentrou ao hospital.

Bibliografia
FREYZE-PEREIRA, J. - O que Loucura, So Paulo, Brasiliense, 1985 Revista Super Interessante Os Mistrios da Mente Edio Especial, Editora Abril, 2011 Artigo Reforma no modelo psiquitrico Angelo. - Material usado pelo Professor Jos

Concluso

Atravs das entrevistas, e dos dados coletados, com a proximidade com a rea psiquitrica, observamos as condies dos tratamentos prestados nos hospitais . A descriminao e a falta de estrutura que batem a porta de onde deveria ser umm lugar que promovesse sade e no um deposito de pessoas. Lamentavelmente a situao esta dessa forma a anos, sculo, e milnios, desde o surgimento da primeira hiptese de problema mental, de locura, desde a caa as bruxas, gostaria de ser visionaria e poder ver um futuro melhor para as pessoas que precisam de um olhar diferenciado, mas no depende somente de boa vontade, e sim de incentivo, de questes de interesse publico, que so os menos interessados. Podemos concluir assim o trabalho, com bons exemplos e tambm pssimos exemplos de tratamentos em sade mental. Vimos o timo tratamento no Candido Ferreira, e a lamentvel situao no S. U. S.

Anda mungkin juga menyukai