Anda di halaman 1dari 2

Ergonomia

A primeira noo que a Ergonomia a tecnologia das comunicaes homem-mquina. Pesquisando na internet, encontrei alguns autores que deram as seguintes definies: Grandjean, E. - A Ergonomia uma cincia interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria a sociedade no trabalho. O objetivo prtico da Ergonomia a adaptao do posto de trabalho, dos instrumentos, das mquinas, dos horrios, do meio ambiente s exigncias do homem. A realizao de tais objetivos, ao nvel industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforo humano (1968). Leplat, J - A Ergonomia uma tecnologia e no uma cincia, cujo objeto a organizao dos sistemas homens-mquina (1972). Murrel, K.F. - A Ergonomia pode ser definida como o estudo cientfico das relaes entre o homem e o seu ambiente de trabalho (1965). Self - A Ergonomia rene os conhecimentos da fisiologia e psicologia, e das cincias vizinhas aplicadas ao trabalho humano, na perspectiva de uma melhor adaptao ao homem dos mtodos, meios e ambientes de trabalho. Wisner - A Ergonomia o conjunto de conhecimentos cientficos relativos ao homem e necessrios a concepo de instrumentos, mquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o mximo de confrto e eficcia (1972). De tudo que foi falado por estes autores podemos considerar que a Ergonomia considerada por alguns como cincia, enquanto geradora de conhecimentos. Outros autores a enquadram como tecnologia, por seu carter aplicativo, de transformao.Apesar das divergncias conceituais, percebi que alguns aspectos so comuns as vrias definies existentes: a aplicao dos estudos ergonmicos; a natureza multidisciplinar, o uso de conhecimentos de vrias disciplinas; o fundamento nas cincias; o objeto: a concepo do trabalho.

OBJETO E OBJETIVO DA ERGONOMIA Se, para um certo nmero de disciplinas, o trabalho o campo de aplicao ou uma extenso do objeto prprio da disciplina, para a ergonomia o trabalho o nico possvel de interveno. A ergonomia tem como objetivo produzir conhecimentos especficos sobre a atividade do trabalho humano. O objetivo desejado no processo de produo de conhecimentos o de informar sobre a carga do trabalhador, sendo a atividade do trabalho especfica a cada trabalhador. O procedimento ergonmico orientado pela perspectiva de transformao da realidade, cujos resultados obtidos iro depender em grande parte da necessidade da mudana. Mesmo que o objetivo possa ser diferente de acordo com a especializao de cada pesquisador, o objeto do estudo no pode ser definido a priori, pois sua construo depende do objetivo da transformao.

Em ergonomia o objeto sobre o qual se pretende produzir conhecimentos, deve ser construdo por um processo de decomposio/ recomposio da atividade complexa do trabalho, que analisada e que deve ser transformada. O objetivo ocultar o mnimo possvel a complexidade do trabalho real. Quanto mais ergonomia aprofunda o seu questionamento sobre a realidade, mais ela interpelada por ela mesma.

Anda mungkin juga menyukai