Anda di halaman 1dari 8

Bricoficha 02.

02 COLOCAR PLACAS DE GESSO

Bricoficha 02.02

COLOCAR PLACAS DE GESSO


LISTA DE MATERIAL PREPARAO REVESTIR OS TECTOS REVESTIMENTO E ACABAMENTO REVESTIMENTO / CONSTRUO DE DIVISRIAS AS JUNTAS CONSELHOS

1/ 8

Bricoficha 02.02 COLOCAR PLACAS DE GESSO

LISTA DE MATERIAL COLOCAR PLACAS DE GESSO

NVEL DE BOLHA : Um modelo de duas bolhas vai permitir controlar o nvel horizontal e vertical. X-ATO : O x -ato (tipo "stanley") til para vrias tarefas. As lminas so descartveis.

FITA MTRICA : O retorno automtico e o travo so opes muito interessantes. SERROTE : A linha de corte dos serrotes variam bastante de modelo para modelo : faa uma boa escolha.

BERBEQUIM REVERSVEL : Prefira um berbequim que tambm aparafuse. Os modelos sem fio so muito prticos.

MARTELO DE CARPINTEIRO : Para pregar nas placas de gesso, utilize um modelo de carpinteiro, ligeiramente convexo (martelo de orelhas). LIMA : As limas de meia-cana so mais polivalentes que os modelos paralelos ou circulares.

SERRA DE RECORTES : A serra de recortes deve ter o tipo de lminas adequado ao material.

ESPTULA DE PINTOR : Para betumar as placas de gesso, escolha um modelo bastante largo (ex. 16 cm).

TALOCHA : Ferramenta indispensvel para aplicar o gesso na parede.

2/ 8

Bricoficha 02.02 COLOCAR PLACAS DE GESSO

PREPARAO COLOCAR PLACAS DE GESSO

CORTE : As placas de gesso so compostas de um interior em gesso, reforado, nas duas faces e cantos, por uma espessura de carto especial. Cortam-se com um x-ato : corte o carto, encetando profundamente o interior da placa. Quebre -a com um golpe rpido e corte o c arto da outra face da placa. SERRAR : As placas que no so cortadas a todo o comprimento (incluindo, por exemplo, as aberturas para portas e janelas) devem ser serradas com um serrote. Este tambm o caso das placas revestidas de material isolante, como o poliestireno.

PEQUENAS ABERTURAS : As pequenas aberturas para os interruptores elctricos, ou outras, cortam -se com a ajuda de uma serra de madeira, uma verruma, uma serra craniana, ou uma serra de recortes. Esta ltima ser muito til para os cortes arredondados. A ferramenta elctrica liberta mais poeira.

POLIMENTO : Para eliminar irregularidades ao longo das partes cortadas ou serradas, utilize uma lima grande ou uma lixadeira. Esta operao obrigatria para, seguidamente, betumar sem problemas. Depois da massa seca, deve tambm passar com a lixa para obter um acabamento perfeito.

AS REPARAES : Preencha as irregularidades com massa, e efectue os acabamentos com massa para j ntas. Se os estragos forem u significativos, corte a parte danificada (por exemplo em tringulo), substituindo-a por um pedao de placa idntico. Sobre o gesso nu, aplique um primrio ou massa para juntas.

3/ 8

Bricoficha 02.02 COLOCAR PLACAS DE GESSO

REVESTIR OS TECTOS COLOCAR PLACAS DE GESSO

ESTRUTURA : Para conseguir um tecto plano, indispensvel fix-lo a uma estrutura de madeira, paralelas ou cruzadas, bem rectilneas e com 47x22 mm de seco, no mnimo. Coloque -a a uma distncia de 40 cm, fixando-as com pregos ou parafusos em cada 65 cm, pelo menos.

FIXAO : Fixe as placas perpendicularmente estrutura, ou seja, os cantos curtos no sentido do ripado. Utilize uma escora para segurar as placas. Para tectos com uma rea grande, dever criar juntas de ligao, dispostas de forma desencontrada.

PREGAR AS PLACAS : Para pregar as placas utilize um martelo de carpinteiro (de orelhas), de forma a fazer desaparecer os pregos no interior do gesso. No afaste os pregos a mais de 20 cm; no os coloque a menos de 1,5 cm dos bordos serrados ou cortados.

APARAFUSAR : Aparafuse com uma aparafusadora elctrica ou um berbequim reversvel. Assim, pode aplicar os parafusos auto -perfurantes (vyflon) profundidade desejada, e sem pr -perfurao. A distncia entre dois parafusos no pode ser inferior a 25 cm .

PERFIS DE ACABAMENTO : Para colocar os perfis de acabamento que vo unir as paredes ao tecto, desenhe primeiramente a posio da aresta inferior na parede (pode colocar pequenos pregos provisrios para os segurar). Aplique massa nas duas faces e depois nos ngulos. Por fim, elimine o excesso de massa.

4/ 8

Bricoficha 02.02 COLOCAR PLACAS DE GESSO

REVESTIMENTO E ACABAMENTO COLOCAR PLACAS DE GESSO

CIMENTO-COLA : A humidade o inimigo das placas de gesso. Portanto, s podem ser directamente colocadas em paredes isentas de humidade (caso contrrio devero ser colocadas sobre uma estrutura). Para uma colocao directa, cole a s placas com cimento -cola (se as paredes forem suficientemente direitas). ESTADO DA PAREDE : O suporte deve estar firme (sem partes soltas e poeira) para garantir a aderncia do gesso. A maior parte das superfcies empedradas no precisam de tratamento prvio. Borrife os materiais porosos (beto celular, tijolos) ou trate -os com um primrio.

APLICAO DO CIMENTO -COLA : Misture o cimento -cola em p quantidade de gua indicada. Ter cerca de 40 minutos para o utilizar. Aplique o cimento -cola na parede, em quantidade suficiente, ou seja, em fiadas verticais situadas a 10 ou 15 cm das arestas das placas, e tambm uma ou duas fiadas na superfcie das placas. A COLOCAO DAS PLACAS : Aplique a primeira placa sobre o cimento -cola, cuidadosamente, com a ajuda de uma rgua de madeira e um nvel de bolha. Depois de pressionadas, a massa conservar uma espessura entre 0,5 e 2,5 mm. Nas paredes muito estragadas, encha os buracos mais profundos com os desperdcios das placas. LUTAR CONTRA A HUMIDADE : Para evitar as consequncias da humidade, coloque as placas a 1 cm do cho : coloque calos provisrios, os quais sero retirados depois das placas estarem fixas. Esta tcnica aplica-se colocao sobre estrutura em madeira.

5/ 8

Bricoficha 02.02 COLOCAR PLACAS DE GESSO

REVESTIMENTO / CONSTRUO DE DIVISRIAS COLOCAR PLACAS DE GESSO

REVESTIMENTO DAS PAREDES : O revestimento de paredes irregulares necessita de uma estrutura de madeira (ver os tectos). Fixe, horizontalmente parede e a todo o comprimento do cho e do tecto, ripas distanciadas entre si de 50 a 60 cm, conforme a espessura das suas placas. Coloque -as em volta das aberturas e onde esteja previsto a fixao de objectos. CONSTRUO DE UMA DIVISRIA : Para a montagem de uma divisria, ter que executar um verdadeiro trabalho de carpintaria, ou seja, uma estrutura, ao longo da qual ir colocar as placas em ambos os lados. Para erguer a estrutura utilize montantes de madeira de 45x45 mm (altura at 2,60 m) ou 45x70 mm (altura at 3,30 m). MONTAGEM DA ESTRUTURA : Monte as travessas ao comprimento do cho e do tecto, com a ajuda dos meios de fixao (adaptados aos materiais), colocados de 80 em 80 cm. Trace, sobre as travessas, a colocao dos montantes : a distncia entre eles ser exactamente igual largura de uma placa. Em seguida serre os montantes. ACABAMENTO DA ESTRUTURA: Fixe (de 80 em 80 cm) os montantes terminais contra as paredes perpendiculares divisria, e depois os montantes intermdios (sigo o desenho), colocando os pregos em vis. Utilize madeira ao alto desempenada e seca. Portas e janelas : coloque uma travessa ao alto e um montante de cada lado. COLOCAO DAS PLACAS : Coloque as placas verticalmente contra a estrutura, comeando pelos ngulos. Pregue, ou ainda me lhor aparafuse-as estrutura : para um revestimento, os lados compridos das placas ficam perpendicularmente aos sarrafos; para uma divisria ficam fixos nos montantes.

6/ 8

Bricoficha 02.02 COLOCAR PLACAS DE GESSO

AS JUNTAS COLOCAR PLACAS DE GESSO

PREPARAO : No comece antes de secar e espere que a atmosfera ambiente se aproxime das condies habituais. Retire a poeira das superfcies a unir. Limpe as superfcies sujas (nunca com gua). Encha os buracos e irregularidades com massa para juntas. FITA DE FIBRA ADESIVA : Uma fita de fibra adesiva (muitas vezes autocolante) vem reforar as arestas das placas. A fita no se deve nunca sobrepor os cruzar, sob pena de deformar a superfcie das placas. Desenrole -a e cole -a ao comprimento das junes. MASSA PARA JUNTAS : Com a esptula encha as juntas de massa (em pasta pronta a usar ou em p). Depois de seca (16 a 24 h). Aplique uma segunda camada. Os lados cortados e as unies so trabalhados a uma largura maior. Oculte a cabea dos pregos ou parafusos com a mesma massa.

NGULOS REENTRANTES : Aplique a massa nos dois lados do ngulo. Pegue numa fita de malha adesiva e coloque -a sobre papel previamente dobrado, ou numa banda em fibra de vidro (muitas vezes auto -colante), pressionando-a no ngulo com uma esptula. Cubra -a com uma camada de massa (ou duas, se necessrio). Limpe o excedente. OS NGULOS SALIENTES : Pode refor-los com um perfil de ngulo ou uma fita de fibra adesiva, reforada com tiras metlicas. Corte -a ao comprimento e dobre -a, seguindo o ngulo desejado. Aplique massa no ngulo da parede e pressione a a fita (as partes metlicas viradas para o gesso.

POLIMENTO : Somente necessrio para eliminar as irregularidades das juntas. Lixe somente depois da massa estar completamente seca, sem danificar as fibras de carto. Utilize folha de lixa ou, de preferncia, uma lixadeira elctrica. Quanto decorao, pode cobrir as superfcies com tecido, pintura ou azulejos.

7/ 8

Bricoficha 02.02 COLOCAR PLACAS DE GESSO

CONSELHOS COLOCAR PLACAS DE GESSO

DIMENSO DAS P LACAS : A sua altura de 2,60 m. A largura varia, escolha, entre 60 e 120 cm : as placas mais largas pedem menos parafusos, as mais estreitas so mais ligeiras e fceis de manipular. A espessura varia consoante a aplicao desejada.

ARESTAS : O mais frequente so as placas de gesso com arestas biseladas ou redondas. No primeiro caso (biseladas), as arestas permitem uma juno invisvel (com aplicao de massa para juntas). As arestas redondas permitem uma unio invisvel e constituem um elemento decorativo.

PREGOS E PARAFUSOS : Para fixar as placas utilize pregos especiais de 31 mm, ou parafusos auto-perfurantes de 25 a 35 mm. Os parafusos ou pregos para placas revestidas de um isolante, devem ultrapassar a espessura das placas em 20 mm.

TRANSPORTE DAS PLACAS : Deve carregar as placas na posio vertical e nunca deitadas. Tenha cuidado para no danificar os ngulos. Guarde-as num local seco, sobre um suporte plano ou sobre uma estrutura de ripas com 40 cm de distncia mxima entre si.

8/ 8

Anda mungkin juga menyukai