Anda di halaman 1dari 3

Eletricidade Esttica: Causa, Efeito e Soluo

A eletricidade esttica um fenmeno fsico que voc no v, mas sente, porque ela causa perda de produo, de tempo, de matria - prima, podendo ainda criar incndios, choque em operadores, contaminaes com fuligem ou p e causar graves danos aos componentes eletrnicos sensveis, requerendo altos custos de manuteno e/ou reparos em servios de campo.

Para se compreender por completo o grande efeito da eletricidade esttica sobre a produo, em primeiro lugar importante saber porque as cargas estticas ocorrem. O aumento de carga esttica causado por um dos seguintes processos: por frico entre duas superfcies (chamado de triboeletrificao), ou por proximidade a um campo eletrosttico (denominada carga de induo). Quando as substncias se tornam carregadas por triboeletrificao, os eltrons migram da superfcie de um material para superfcie de outro. Ao separar-se as duas superfcies, perdem eltrons e torna-se positivamente carregada. A outra ganha eltrons e torna-se carregada negativamente. medida em que a presso ou velocidade do contato e separao (frico) sobem a quantidade de carga esttica (nvel de voltagem) aumenta. Materiais em movimentos rpidos tais como partculas de plsticos em uma esteira pneumtica ou uma pelcula de filme podem rapidamente produzir cargas de mais de 20.000 volts (Veja figura 01 e 02). Exemplo de carga triboeltrica (uma transferncia de eltrons) ocorre quando dois materiais esto em contato e em seguida so separados. Um material adquire um excesso de ons negativos e outro excesso de ons positivos (Veja figura 03).

Frico, Presso e Separao

O exemplo de frico, presso e separao so as maiores causas de eletricidade esttica industrial. Um objeto altamente carregado cercado por um campo eltrico. Se um objeto condutor ou isolante entrar neste campo, tambm ficar carregado. Isso possibilita a descarga eletrosttica (tambm conhecido pela sigla "ESD" do ingls Discharger electrostatic). Para algum outro objeto condutor, pode-se resultar em um arco de energia suficiente para ignizar combustveis, destruir

componentes eletrnicos sensveis ou causar choques em funcionrios (Veja figura 04).

Isolantes X Condutores
Os materiais so divididos em dois grupos bsicos: condutores e isolantes. Dentro de um condutor os eltrons se movem livremente por toda a substncia, por isso, quando um condutor que no est em contato com o solo fica carregado, todo o volume do corpo condutor recebe uma carga da mesma voltagem e polaridade. Um condutor pode ser descarregado, sendo conectado ao solo. Um isolante reage de modo muito diferenciado eletricidade esttica, e no pode ser neutralizado por tcnicas simples de conexo ao solo.

Dentro de um isolante o fluxo de eltrons muito limitado, por causa disso, um isolante pode reter vrias cargas estticas de diferentes polaridades e potenciais em vrias reas sobre sua superfcie (Veja figura 05 e 06). Isso explica porque certas reas de um material podem ser aderidas, e outras podem ser repelidas. Conectar o isolante ao solo, no far com que haja neutralizao como acontecem com substncias condutoras, por esta razo, outros meios devem ser empregados para neutralizar esttica em isolantes (Veja figura 07 e 08).

Tipos de Materiais

O quadro de Sries Triboeltricas mostra a carga relativa positiva ou negativa de vrios materiais (Veja figura 09). A neutralizao de carga esttica em isolantes mais eficazmente conseguida atravs de ionizao, uma diviso eltrica, localizada de molculas de ar em ons negativos e positivos. Um ionizador emite quantidades de ons negativos e positivos na rea do material carregado de esttica, o qual, ento passa a atrair um nmero suficiente de ons positivos ou negativos, dependendo do que for

necessrio para a neutralizao, ou seja, quando um material carregado passa por este campo, atrai ons at que a carga no material se torne neutra. As cargas so reduzidas a nveis seguros, mesmo em movimentos rpidos (Veja figura 10).

Links
www.brasil.gov.br - Portal do governo brasileiro www.inmetro.gov.br - Instituto Nacional Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial www.abnt.org.br - Associao Brasileira de Normas Tcnicas www.esda.org - Electrostatic Discharge Association www.ansi.org - American National Standards Institute www.esdjournal.com - Journal ESD www.electrostatics.org - Electrostatics Society of America www.beca.co.uk - British Electrostatic Control Association www.din.de - Deutsches Institut fr Normung e. V. www.ce-mag.com - Compliance Engineering

Downloads
Standard ANSI/ESD S20.20-1999 Electrostatic Discharge Terminology - Glossary Norma Regulamentadora (NR-10)

Anda mungkin juga menyukai