Anda di halaman 1dari 3

POLTICA AMBIENTAL E CRISES ATUAIS PATRICIA HARTMAN BONOCIELLI1

O Objetivo de Desenvolvimento do Milnio #7 estabelece a meta de garantir a sustentabilidade ambiental, atravs de: integrar os princpios do desenvolvimento sustentvel s polticas e programas de governo dos pases; reverter a perda de recursos naturais; reduzir a perda da biodiversidade, alcanando, at 2010, uma reduo significativa da taxa de perda; reduzir metade a proporo de pessoas sem acesso a gua potvel e saneamento bsico; melhorar a vida de pelo menos 100 milhes de habitantes de favelas at 2020.

O relatrio publicado em 2010 elenca seis problemas relacionados a esse objetivo: perda de florestas; aumento nas emisses de CO2; infraestrutura inadequada para enfrentar eventos extremos causados pelas mudanas climticas; baixos ndices de acesso a gua potvel e saneamento bsico, especialmente na zona rural; favelas urbanas; e doenas transmitidas por vetores.

Segundo dados divulgados pela Fundao SOS Mata Atlntica e INPE, o Paran ficou em 4. lugar no ranking dos estados que mais desmataram entre 2008 e 2010.
No Paran, a taxa anual de desmatamento diminuiu 51%, e perdeu entre o perodo de 2008-2010 mais 3.248 ha. O Paran possua 98% de seu territrio no bioma, ou 19.667.485 ha. Atualmente, so 2.094.392 ha coberto com Mata Atlntica nativa, ou seja, 10,65% do territrio original. (SOS MATA ATLNTICA, 2011).

aluna do Curso de Tecnologia em Gesto Ambiental Universidade Metodista de So Paulo - EAD

A regio metropolitana de Curitiba foi a que apresentou maior desmatamento, entre as RM onde h remanescentes de Mata Atlntica, e no ranking dos 100 municpios que mais desmataram, figuram 11 municpios paranaenses (ATLAS DA MATA ATLNTICA, 2011). Verificando-se a localizao desses municpios na figura 1, pode-se constatar que vrios esto localizados no centro e sul do estado, regies onde no h um grande nmero de cidades. Neste caso, o Zoneamento Econmico Ecolgico, se bem aplicado, poderia evitar que os remanescentes de mata atlntica precisassem ser destrudos para que atividades econmicas pudessem ser levadas a cabo para o desenvolvimento da regio.

Figura 1: mapa do estado do Paran assinalados em verde, os municpios campees em desmatamento.

Outra medida que poderia ser implantada, com o intuito de diminuir a perda de florestas, seria o pagamento por servios ambientais. Da mesma forma que um agricultor remunerado pela produo de soja, cana, caf, etc., os proprietrios rurais da regio poderiam ser remunerados pela produo de oxignio, captura de CO2, manuteno de recursos naturais, biodiversidade, etc. Outro problema que se percebe em nossa regio tem relao com o acesso das populaes aos servios de abastecimento de gua potvel. Embora cerca de 97% dos domiclios urbanos em Londrina sejam atendidos pela rede de abastecimento (PERFIL

DO MUNICPIO DE LONDRINA 2009 - Plano Municipal de Saneamento Bsico), existem problemas com a qualidade da gua: o Rio Tibagi, assim como seus lagos, so contaminados por agrotxicos e assoreados devido movimentao de terra no preparo para o plantio das lavouras. Tanto o Rio Tibagi quanto seus alfuentes encontram-se em grande parte desprotegidos pela inexistncia de matas ciliares ao longo de seus leitos. Os instrumentos necessrios para resolver esse problema j existem, mas precisam ser postos em prtica mais incisivamente. As diversas leis que preveem a preservao e proteo das margens dos cursos de gua e a conservao dos solos precisam ser aplicadas, atravs de programas de educao, divulgao tecnolgica, incentivo e fiscalizao. A construo de curvas de nvel e a formao das matas ciliares ao longo do curso dos rios ir proporcionar uma reduo no tratamento de ETAs(Estaes de Tratamentos de gua), com reduo no uso de produtos qumicos para tratamento da gua coletada e consequente reduo de custos financeiros. Os recursos poupados poderiam ser investidos na expanso da rede de abastecimento para as populaes rurais. Referncias bibliogrficas: UNIC - RIO DE JANEIRO. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milnio. Disponvel em: < http://unicrio.org.br/os-oito-odms/>. Acesso em 30/5/2011. SOS MATA ATLNTICA. SOS Mata Atlntica e INPE divulgam dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlntica com a situao de 16 dos 17 Estados, no perodo de 2008 a 2010. Disponvel em: < http://www.4shared.com /get/c57XMrMq/260511_Atlas-da-Mata-Atlantica.html>. Acesso em: 30/5/2011. Mapa do Paran. Disponvel em: <http://www.guiageo-parana.com/imagens/mapaparana-2.jpg>. Acesso em: 30/5/2011. Perfil do Municpio de Londrina - 2009. Disponvel em: < http://www1.londrina. pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=546&Itemid=560>. Acesso em: 8/2/2010.

Anda mungkin juga menyukai