Anda di halaman 1dari 10

ARTIGO

rea temtica: Biblioteconomia & Cincia da Informao BIBLIOTECA: UM CAMINHO PARA A INFORMAO E O CONHECIMENTO
Francinara da Costa Cndido Nivaldo Oliveira

RESUMO Este artigo enfatiza a evoluo do uso das bibliotecas em diversas reas do conhecimento, bem como sua influncia na transferncia da informao e do conhecimento. Tem como objetivo transformar a biblioteca num centro de convivncia para que, os servios por ela disponibilizados possam ser usufrudos pelos indivduos que compem uma sociedade. PALAVRAS-CHAVE Bibliotecas; Informao; Conhecimento

LIBRARY: A WAY FOR THE INFORMATION AND THE KNOWLEDGE

ABSTRACT This article emphasizes the evolution in the use of the libraries in several areas of the knowledge as well as your influence in the transfer of the information and the knowledge. It has as objective to transform the library in a coexistence center so that the severs for it available can be accessed by the individual that compose a society. KEYWORDS Libraries; Information; Knowledge

ETD. Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.1, p.1-10, dez. 2005 ISSN: 1676-2592.

ARTIGO
rea temtica: Biblioteconomia & Cincia da Informao
1 INTRODUO Durante a Idade Mdia, a ordem econmica era um dos principais obstculos para adquirir livros. O pergaminho era obtido por um preo muito alto. Nos sculos XII e XIII o papel chiffon difundiu-se, respectivamente, na Espanha e Frana, contribuindo para o declnio do valor do livro. Somente no sculo XIV e, precisamente no sculo XV que o uso do papel pde ser propagado. Seu custo era de 5 a 13 vezes mais barato que o pergaminho, graas s novas tcnicas de papelaria e multiplicao das oficinas de papel. Porm, o custo das cpias era muito elevado; os bons copistas eram rarssimos naquela poca. Tudo isso favorecia a restrio quanto ao uso das bibliotecas. Os homens de saber e providos de muito dinheiro eram os nicos que possuam, at o final do sculo XV, bibliotecas que possuam importante acervo. Os proprietrios as cultivavam com muito esmero. Os livros, conservados dentro de cofres ou armrios proclamavam a cincia de seu proprietrio.
[...] toda biblioteca de alguma importncia possua um alto valor de mercado. Ela representava uma forma de entesouramento, um capital tanto intelectual quanto financeiro que se pretendia legar aos seus herdeiros, se eles empreendessem seus prprios estudos, fosse num colgio, fosse em alguma igreja. (VERGER, 1999).

Quanto pequena e mdia nobreza, mercadores e baixo clero tinham acesso apenas a fragmentos de crnicas, no muito, uma coleo dos estatutos sinodais, o que no podiam ser caracterizados como bibliotecas. No obscuro norte da Itlia, no remoto mosteiro beneditino, como consta no filme O nome da rosa, aos monges era negado e proibido o acesso aos rarssimos e importantes livros que formavam um magnfico acervo. Segundo o padre da ordem, o ofcio do mosteiro era a preservao do conhecimento; preservao, no perscrutao, porque, no existia progresso na histria do conhecimento meramente contnua e de sublime recapitulao. Esse tipo de preservao era adstringente e punia a quem infringisse a lei, conforme leitura feita pelo estudioso e tradutor grego, intrprete de Venncio no filme, antes de morrer: na sabedoria h tristeza; quem amplia seu conhecimento amplia tambm o seu pesar.

ETD. Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.1, p.1-10, dez. 2005 ISSN: 1676-2592.

ARTIGO
rea temtica: Biblioteconomia & Cincia da Informao
Assim morriam os monges do mosteiro: com lnguas e dedos manchados de tinta escura e sem obterem conhecimento do magnfico e precioso acervo que adornava a torre do mosteiro. A inquisio sabia como ostentar poder sobre a escrita, informao e a sociedade.

Ao longo dos anos foram surgindo novos paradigmas e, conseqentemente, mudana de pressupostos bsicos no campo do conhecimento. Tendo a sociedade se desprendido do domnio do clero, a sociedade da informao produz o esforo da sociedade na sua construo, atravs do qual relaciona-se:
s perspectivas oferecidas pelo novo paradigma de avanos significativos para a vida individual e coletiva, elevando o patamar dos conhecimentos gerados e utilizados na sociedade, oferecendo o estmulo para constante aprendizagem e mudana. (WERTHEIN, 2004).

Hoje, a informao tornou se fundamental para a sociedade e o individuo e no h limites estabelecidos para obt-la e transform-la em conhecimento, dependendo, basicamente, da forma como interpretada e utilizada pelo receptor. A biblioteca permite ampliar o universo de disseminao das informaes, disponibilizando ao pblico acesso aos materiais que as produzem e profissionais qualificados, como referenciais, no auxlio para obteno do conhecimento.

2 A BIBLIOTECA E SUA FUNO SOCIAL

O exerccio e objetividade nas atividades de uma biblioteca enfatizam a capacidade profissional, intelectual, experimental e estabelece relaes com o indivduo ou grupos de indivduos que interagem entre si, encontrando respostas e solues para os mais variados questionamentos. Adentrar uma biblioteca e nela percorrer caminhos que permitem o acesso as estantes ordenadas sistematicamente e que sustentam informaes com fim de produzir conhecimento, propicia aos usurios o senso da observao e da perspiccia, da ordem e da perfeio [...] e o hbito do julgamento rpido dos problemas. (FERRAZ, 1949). O usurio apresenta, gradativamente, novas perspectivas e requer formas inovadoras para obter resposta com maior preciso. Cabe ao profissional bibliotecrio ser despojado, autntico, metdico e disponibilizar seu tempo e conhecimento acrescido s novas 3

ETD. Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.1, p.1-10, dez. 2005 ISSN: 1676-2592.

ARTIGO
rea temtica: Biblioteconomia & Cincia da Informao
tecnologias que caracterizam a sociedade atual e fazer da biblioteca um ambiente visvel, socivel, interdisciplinar e que no apresente apenas aparncia externa mas, sim, uma

visualizao e contextualizao implcita nos diferentes materiais que a compe, cuja leitura possa ser realizada com o crebro e com a mente. Uma biblioteca bem equipada permite no s a obteno da informao para que se processe em conhecimento, mas, tambm, para a realizao pessoal, a desfragmentao de idias antnimas, abstratas e utpicas. Assim sendo, a biblioteca constitui o passaporte para institucionalizar e pluralizar o direito da sociedade informao, preservar, valorizar e respeitar a cultura de um povo e democratizar a obteno do conhecimento. 3 OBJETIVO

Fazer da biblioteca um centro de convivncia, onde a sociedade poder usufruir a leitura, do lazer, do entretenimento, informao e conhecimento; trabalhar com o intelecto de cada indivduo com o intuito de desvanecer a concepo de que a biblioteca um ambiente restrito.

4 INFORMAO

Na dcada de 40 bilogos efetuavam pesquisas para explicar progresses contidas nos cromossomos humanos. Em decorrncia disso, a palavra informao passou a ser utilizada e disseminada, junto s organizaes, quando o Matemtico Americano Claude Elwood Shannon desenvolveu a Teoria da Matemtica da Comunicao1. O acmulo de informaes hoje produzidas, devido ao grande avano tecnolgico, transformaes sociais, econmicas, culturais e a expanso poltica, tem gerado um certo desconforto por parte de quem recebe. Isto porque, para ret-la e absorv-la torna mais difcil quando no se sabe qual mtodo utilizar para efetiv-la. A biblioteca, juntamente com seus profissionais so os grandes responsveis para adequarem o mtodo prtica.

Esta teoria apresenta a circulao da informao entre indivduos e que os elementos: emissor, receptor, fonte, mensagem e meio.

ETD. Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.1, p.1-10, dez. 2005 ISSN: 1676-2592.

ARTIGO
rea temtica: Biblioteconomia & Cincia da Informao
[...] a informao no algo que chega at ns e nos deixa ilesos. Ao contrrio, chega e quase que automaticamente processada e provoca alguma transformao ainda que mnima ou sem maiores conseqncias (CARVALHO; TAVARES, 2001).

Atravs da linguagem a informao transmitida de indivduo para indivduo, de indivduo para grupos ou vice-versa. Nos gestos e manifestaes como sentar, sorrir, chorar, andar, falar, declamar, conversar, dentre outros, encontramos informao ou informaes a serem propagadas e/ou processadas. Veculos como rdio, tv, Internet, etc..., apresentam caractersticas para redimensionarem e redistriburem essa(s) informao(es). E, por que no a biblioteca? Sabemos que sua existncia se d para o construto recreativo, intelectual, moral e cognitivo de um indivduo, pois, a informao disseminada desde a entrada, indicando nome, horrio de funcionamento, histrico, pessoas que contriburam para sua formao at o espao abrigado pela ltima estante que sustm um nmero indescritvel de palavras, expresses, frases e textos. Enfatizando essa analogia, numa entrevista a VEJA (1999), o ensasta canadense Alberto Manguel diz que o processo de pesquisa em bibliotecas leva rapidamente ao tipo de informao que se busca.

5 CONHECIMENTO

A sistematizao do conhecimento dentro e fora das cidades europias compreendia o processo de compilar, checar, editar, traduzir, comentar, criticar e sintetizar. O mesmo era considerado o produto da transformao das novas informaes adquiridas pelos letrados da poca. A informao chegava at eles constituda de conceitos ou categorias que eram assimilados ou adaptados s categorias da cultura europia. As cidades eram ento denominadas de centros de clculo2. Um exemplo o da antiga Alexandria que, com sua famosa biblioteca, estudiosos como o gegrafo Eratstenes transformavam o conhecimento
2

Lugares em que a informao local de diferentes regies e relativa a diferentes tpicos era transformada em conhecimento geral na forma de mapas, estatsticas, etc...

ETD. Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.1, p.1-10, dez. 2005 ISSN: 1676-2592.

ARTIGO
rea temtica: Biblioteconomia & Cincia da Informao
local em conhecimento geral. Em Florena, Roma e Paris, graas a existncia de bibliotecas e professores, cidades universitrias puderam desempenhar um papel incalculvel na elaborao do conhecimento - Pdua e Montpellier (sc. XVI): contriburam para o conhecimento mdico, Leiden (sc. XVII): para a botnica e estudos arbicos, Gottingen (sc. XVIII): para a histria e estudos russos, etc... . Morin (2002, p. 35), diz que:
O conhecimento do mundo como mundo necessidade, ao mesmo tempo, intelectual e vital. o problema universal de todo cidado do novo milnio: como ter acesso s informaes sobre o mundo e como ter a possibilidade de articul-las e organiz-las? Como perceber e conceber o Contexto, o Global (a realidade todo/partes), o Multidimensional, o Complexo? Para articular e organizar os conhecimentos e assim reconhecer e conhecer os problemas do mundo, necessria a reforma do pensamento. Entretanto, esta reforma paradigmtica e, no, programtica: a questo fundamental da educao, j que se refere nossa aptido para organizar o conhecimento.

Em virtude disso, para tornar o conhecimento pertinente ao receptor, a biblioteca exerce um papel indispensvel e de grande influncia sobre os membros que constituem uma sociedade: disponibilizar pessoal qualificado e materiais necessrios, disseminar leitura, executar servios de documentao, projetar informaes e dados em seus contextos para que adquiram sentidos. A evoluo cognitiva no caminha para o estabelecimento de conhecimentos cada vez mais abstratos, mas, ao contrrio, para sua contextualizao. [...] a contextualizao condio essencial da eficcia (do conhecimento cognitivo). (MORIN, 2002). Conhecer sem contextualizar no edifica o homem, sendo assim, a biblioteca, junto aos profissionais e servios, atua como intermediria entre o usurio, a informao e o processo de aquisio do conhecimento, afim de que este tenha livre arbtrio para questionar, sugerir e demonstrar as dificuldades advindas dos meios externos biblioteca.
Conhecer requer algo mais, que reunir as informaes acessadas considerando-se um objetivo ou realidade, e, a partir destes, organiz-las de um modo lgico, que permita a produo de um novo entendimento sobre o assunto que gerou o estudo. Em suma, conhecer exige a capacidade interpretativa do homem. (CARVALHO;TAVARES, 2001).

Capacidade esta que deliberada a cada nova informao que disponibilizada, interpretada e organizada de forma lgica. Essa a sociedade do conhecimento onde o diferencial est na capacidade da interpretao humana.

ETD. Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.1, p.1-10, dez. 2005 ISSN: 1676-2592.

ARTIGO
rea temtica: Biblioteconomia & Cincia da Informao
6 EXPANSO QUANTO AO USO DE BIBLIOTECAS Nos ltimos anos a biblioteca bem como seu arranjo interno, tem sido muito enfatizada em diversos meios de comunicao, abordando diferentes reas e diferentes estilos: msicas, filmes, novelas, teatros, empresas, instituies, etc..., traduzem essa afirmativa, contribuindo para minimizar o nmero de pessoas que ainda sentem inseguros ou ignoram o papel da biblioteca na sociedade. Atualmente existem projetos de instituies publicas e privadas que implantaram bibliotecas em suas dependncias com o objetivo de transform-las em centros de vivencias e proporcionar a seus funcionrios um ambiente de cultura, laser e estudos. Abaixo fazemos alguns relatos: MABEL Segunda maior produtora de biscoitos da Amrica Latina, a Mabel criou o centro de convivncia, referncia de cidadania e dignidade. Atravs deste centro, oferece a todos os funcionrios benefcios como programas de sade, refeitrio com alimentao balanceada e orientada, salo de jogos, cinema e uma biblioteca, que teve incio atravs de doaes feitas pelos membros da sociedade, de livros e peridicos, com intuito de proporcionar aos funcionrios, os quais terminam a jornada de trabalho e se deslocam diretamente para escolas e universidades, local apropriado para realizarem seus estudos. Hoje, h um alto ndice de freqncia na Biblioteca por parte dos funcionrios que realizam pesquisas, estudos, leitura para lazer e entretenimento.

INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira Criado, por lei, em 1937, recebeu inicialmente o chamado de Instituto Nacional. Em 1985 o Inep passou por um novo desenho institucional. Foi estabelecido um processo de reestruturao e redefinio de sua misso centrada na reorientao das polticas de apio a pesquisas educacionais e no reforo do processo de disseminao de informaes educacionais, incorporando novas modalidades de produo e difuso de conhecimento e informao. Ligado Diretoria de Tratamento e Disseminao de Informaes educacionais do Inep, o Cibec Centro de Informao e Biblioteca em Educao, responsvel pela disseminao de informaes educacionais, que podem ser primrias (produzidas pelo prprio

ETD. Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.1, p.1-10, dez. 2005 ISSN: 1676-2592.

ARTIGO
rea temtica: Biblioteconomia & Cincia da Informao
Inep), secundrias (fornecidas por instituies educacionais pblicas e privadas) e tercirias (informaes primrias e secundrias que receberam tratamento ou agregao de valor). O Cibec um centro dinmico que procura acompanhar a evoluo tecnolgica, de maneira a produzir constantemente, novos produtos e servios com vistas a responder aos imperativos da diversidade dos perfis de seus usurios e dos veculos de disseminao. IRB Instituto de Resseguros do Brasil

O IRB surgiu em 1939, graas ao Presidente Getlio Vargas. Naquela poca, a atividade de resseguro era feita quase que total no exterior, de forma direta ou por intermdio de companhias estrangeiras que operavam no Brasil. A necessidade de favorecer o aumento da capacidade seguradora das sociedades nacionais, para a reteno de maior volume de negcios em nossa economia tornava urgente a organizao de uma entidade nacional de resseguro. O chefe de Inspetoria de Seguros, Sr. Antnio Flix de Faria Albernaz, , era dono de um acervo que continha uma preciosa coleo de obras tcnicas. Assim, a Biblioteca Albernaz, comeou seu prprio acervo, inaugurada em 1940. Reconhecendo o setor como importante elemento de apio, o presidente Jos Lopes de Oliveira, ampliou e modernizou a biblioteca em 1974. Em 1990 ocorreu uma reestruturao organizacional na empresa e a biblioteca foi incorporada estrutura da Secretaria Geral da Presidncia (SGP). Hoje, denominada de Biblioteca de Seguros Rodrigo Mdicis, em homenagem ao Dr. Rodrigo de Andrade Mdicis, considerada a maior biblioteca de seguros e resseguros da Amrica Latina, por seu acervo valioso e atendimento a todo mercado segurador brasileiro e de outros pases. Seu acervo formado em mdia de 12 mil livros e 686 peridicos.

7 CONCLUSO A histria da sociedade humana marcada de vrias experincias, manifestaes e imposies. Mesmo sendo privado do acesso a informao, o homem, no perdeu seu esprito critico e cognitivo como integrante da sociedade. Sociedade esta constituda cada vez mais de informaes, transformaes e novos conhecimentos. A biblioteca uma organizao formalmente estruturada para fornecer bens necessrios para homens e sua sobrevivncia: a leitura, a informao, o conhecimento acumulado nos registros bibliogrficos, multimeios e redes de computadores como meio de ligao (Internet/Intranet) dando suporte no contexto da sociedade da informao, pois,

ETD. Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.1, p.1-10, dez. 2005 ISSN: 1676-2592.

ARTIGO
rea temtica: Biblioteconomia & Cincia da Informao
conforme a anlise do historiador Roger Chartier, ela smbolo da cumulao do saber, onde existe a percepo de obra como obra em sua existncia, coerncia e identidade, assumindo assim item de grande importante em empresas. A razo para este fato, tem relao direta com os desafios da evoluo da sociedade contempornea, caracterizada essencialmente, pela reconhecida e certificada importncia que a informao e o conhecimento assume perante a realidade atual, refletindo em iniciativas para criao de bibliotecas voltadas para funcionrios de empresas publicas e privadas.

REFERNCIAS BARKER, J. A. Mudanas de paradigmas. In: ___. Contabilidade de ganhos: a nova contabilidade gerencial de acordo com a teoria das restries. So Paulo: Nobel, 1997. BURKE, P. Uma histria social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. CARVALHO, G. M. R.; TAVARES, M. S. Informao & Conhecimento: uma abordagem organizacional. Riod de Janeiro: Qualitymark, 2001. CARVALHO, S. O facilitador da informao, O Tempo, Belo Horizonte, 2 nov, 2003. Caderno Emprego. FERRAZ, W. A biblioteca. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 1949. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo dicionrio da lngua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. FONSECA, E. N. A biblioteconomia brasileira no contexto mundial. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1979. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANSIO TEIXEIRA. Disponvel em : <http://www.inep.gov.br/institucional/historia.htm>. Acesso: 14 dez. 2004. INSTITUTO DE RESSEGUROS DO BRASIL. Disponvel em: http://www.irb.com.br. Acesso em: 15 dez. 2004. LARA, M. L. G.; CONTI, V. L. Disseminao da informao e usurios. So Paulo em Perspectiva. So Paulo, v. 17, n. 3-4, p. 26-34 2003. LER poder. Veja, So Paulo, v. 32, n. 27, p. 11-15, 1999.

ETD. Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.1, p.1-10, dez. 2005 ISSN: 1676-2592.

ARTIGO
rea temtica: Biblioteconomia & Cincia da Informao
LIVELY, L. Como gerenciar informaes. Rio de Janeiro: Campus, 2002. MABEL: melhor impossvel. Disponvel em: estrutura.htm>. Acesso em: 14 dez. 2004. <http://www.mabel.com.br/novo/empresa_

MCGARRY, K. O contexto dinmico da informao: uma anlise introdutria. Braslia: Briquet de Lemos, 1999. MORIN, E. Os setes saberes necessrios educao do futuro. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2002. NOVAES, W. A quem pertence informao?. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1996. O NOME da rosa. [So Paulo]: Videolar Multimdia, 1986. 1 videocassete (130 min.): NTSC/ VHS: son., color. RIBONI, E. A nojenta histria do cristianismo : a pgina negra do cristianismo: 2000 anos de crimes, terror e represso. SEITA Hell. Disponvel em: <http://www.seitahell.hpg.ig.com.br/ cristianismo.html>. Acesso: 15 out. 2004. VERGER, J. Os livros na idade mdia. In: ___. Homens e saber na idade mdia. Bauru/sp: Edusc, 1999. WERTHEIN, J. A sociedade da informao e seus desafios. Cincia da Informao. Braslia, v. 29, n. 2, maio./ago. 2000.

FRANCINARA DA COSTA CNDIDO Especialista em gesto do conhecimento UNIFOR/MG, Bacharel em Biblioteconomia ESBI/MG, PUC Minas Arcos. Av. JK, 474F-Bairro Braslia/Arcos-MG - 35588-000 E-mail:francosta@pucminas.br; Nara.costa123@bol.com.br NIVALDO OLIVEIRA Bibliotecrio do Sistema de Bibliotecas da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais, Graduado e Especializando em Gesto do conhecimento e Tecnologia da Informao pelo UNIFOR/MG. Av. Carmelita de Castro, 420 Birro Jos Honorato de Castro, Formiga/MG 35570-000 E-mail: nivaldobk@pucminas.br
Recebido em: 26/06/2005 Aceito em: 12/12/2005

ETD. Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.1, p.1-10, dez. 2005 ISSN: 1676-2592.

10

Anda mungkin juga menyukai