Anda di halaman 1dari 34

NDICE

Introduo................................................. Canis Municipais....................................... Veculos de Trao Animal....................... Vivisseco............................................... Pesquisa com Animais.............................. Animais de Consumo.............................. Animais em Espetculos........................... Concluso..................................................

03 07 13 16 20 23 29 33

INTRODUO

A grandeza de uma nao pode ser julgada pelo modo como seus animais so tratados. (Mahatma Ghandi)

Historicamente, a relao dos seres humanos e os animais se formou e perdurou sob um paradigma antropocntrico, no qual o homem visto como figura central e elemento superior na natureza, ao passo que os animais valem pelo que podem lhe proporcionar. Mesmo a defesa dos animais se destinaria a manter um meio ambiente equilibrado, para o ser humano. Na religio encontramos ensinamentos de que Deus criou o homem sua semelhana, e os animais para servi-lo; aprendemos, desde pequenos, em casa e na escola, que o valor dos animais decorre de sua utilidade para os seres humanos. Todavia, a evoluo do conhecimento modificou totalmente esses dogmas. Desde Darwin se constatou que as espcies no foram criadas separadamente, mas sim evoluram umas das outras. Todos os animais so primos, mais prximos ou mais distantes, originrios de um nico e remoto ancestral; as diferenas entre eles no so de essncia, pois todos tm grande parte de seus genes em comum. Alguns evoluram para voar, outros para nadar, outros para ter velocidade, e outros tiveram aumento da massa enceflica e adquiriram habilidades como a fala, a escrita, a construo de ferramentas. E nestes ltimos no se inserem s os homens: macacos chegam a aprender linguagem de sinais e se reconhecem na frente do espelho.

Alm disso, os animais no-humanos foram consagrados como seres senscientes, ou seja, capazes de terem sensaes como alegria, tristeza e dor; capazes de se projetar no futuro e de ter apego a outros membros de sua espcie e mesmo a de outra espcie. A partir disso, comea a ser construda a viso biocntrica da natureza, em que a vida de cada ser tem importncia intrnseca, por si s, embora tambm o tenha pela sua participao no ecossistema. A legislao dos pases comea a se desenvolver para captar essa mudana de paradigma, estabelecendo normas contra prticas de maus tratos contra animais. Em termos jurdicos, desde 1934 o Brasil possui legislao que valoriza a vida do animal pelo seu valor intrnseco, e atribui ao Ministrio Pblico o dever de zelar pelos seus interesses. Muitos outros diplomas legais podem ser citados, desde a Conveno dos Direitos dos Animais, subscrita pelo Brasil, at a Constituio Federal e a Lei n 9.605/98. Enfim, hoje, no Brasil e no resto do mundo, no se pode mais abordar o problema das relaes dos homens com os outros animais com base em parmetros j superados sob o ponto de vista cientfico e at mesmo jurdico. de se reconhecer, lamentavelmente, que os parmetros esto mudando mais rpido do que as prticas, e os animais continuam a viver toda a sorte de crueldades. Em termos de hbitos alimentares, tm presena marcante na mesa dos seres humanos, e h pouca preocupao em relao ao modo como esse animal foi criado e como ele foi morto para chegar ao ponto de ser consumido. Na seara do controle das zoonoses, at pouco tempo atrs, no havia excees a esta simples regra: ces e gatos de rua devem ser apreendidos pela carrocinha e encaminhados ao extermnio. Embora se trate de mtodo cruel, caro e ineficaz, acabou sendo difundido por servir a uma extensa gama de administradores pblicos incapazes de planejar e prevenir, mas rpidos para tomar medidas simplistas e ineficientes.
4

No ensino e na pesquisa, a situao no muito melhor. Como diz o promotor de justia paulista Laerte Levai (Direito dos Animais, Ed. Mantiqueira), nossa triste fauna de laboratrio tem uma vida sofrida, retirada de seu habitat natural, privada de liberdade de forma perptua, muitas vezes em espaos minsculos e inadequados, submetida a experimentos que lhes causam dor, angstia e desespero, e que culmina com uma morte prematura. No campo das diverses, animais so retirados de seu habitat para aprenderem tarefas que no lhes so naturais, a partir de mtodos de coao. Lembremos das rinhas de galo, vaquejadas, rodeios, farra do boi, circos, zoolgicos etc. Sem esquecer a utilizao de animais para fins ornamentais, pois algumas pessoas ainda acreditam estar enfeitando sua residncia ao manter, para o prprio deleite, um animal preso em exposio por toda uma vida. E aqui se adentra no cerne de toda essa questo envolvendo os animais. O relacionamento que com eles se mantm atualmente propicia a insensibilizao e a indiferena das pessoas para com o sofrimento alheio. H uma negao quanto a todo o sofrimento por que passam os animais, e esse tipo de comportamento se transmite para nossas relaes sociais. H valorizao do lucro, do aumento de produtividade e de outros conceitos estritamente econmicos, ao passo que o respeito vida, aos sentimentos e ao sofrimento de terceiros importa menos. A mudana de paradigma em relao as animais pode, assim, contribuir em muito para uma necessria reforma da sociedade, em que a tica e o respeito a todas as formas de vida, com o homem inserido na natureza e no como proprietrio dela, sejam os pilares principais. E quem sabe um dia, no seremos mais reprovados no teste preambularmente proposto pelo grande ser humano Mahatma Ghandi.

Enfim, o objetivo do presente trabalho o de subsidiar, qui estimular, os rgos de execuo do Ministrio Pblico Gacho para atuao em prol desses relevantes interesses. Pretende-se que esteja em contnuo aprimoramento, de modo que todas as sugestes, notcias, diplomas legais e peas jurdicas remetidas pelos Colegas, a respeito dos temas tratados, sero de enorme valia para esse fim.

I. CANIS MUNICIPAIS (Centros de Controle de Zoonoses)

I.1

PROBLEMA Vrias prefeituras ainda capturam e sacrificam animais de rua (ces e gatos), sob

justificativa de estarem realizando controle populacional e preveno de disseminao de zoonoses no Municpio. I.2 ARGUMENTAO Tanto o extermnio indiscriminado de animais errantes quanto a forma pela qual este normalmente feito encontram bices no nosso Direito Positivo. O Decreto n 24.645/32, ainda em vigor, prev, em seu artigo 3, inciso VI, que se consideram maus tratos no dar morte rpida, livre de sofrimento prolongado, a todo animal cujo extermnio seja necessrio para consumo ou no. A eliminao de animais tambm contra-indicada no art. 13 do mesmo diploma, cujo texto condena a conduta de eliminar um animal sem provar que foi por este acometido ou que se trata de animal feroz ou atacado de molstia perigosa.

A Declarao Universal dos Direitos dos Animais, subscrita pelo Brasil em 1978, prev que nenhum animal ser submetido a maus tratos ou a atos cruis, e que se a morte de um animal necessria, que seja instantnea, indolor e sem angstia (artigo 3). A Constituio da Repblica Federativa do Brasil deu guarida aos direitos dos animais, estabelecendo a imposio de o Poder Pblico e a coletividade protegerem a fauna e vedando quaisquer prticas que submetam os animais a crueldade (artigo 225, 1, inciso VII). Pois o sacrifcio indiscriminado de animais errantes no medida necessria a qualquer ao de sade pblica, e os mtodos usualmente empregados, como agravante, so contrrios ao que determina a Constituio. De fato, o extermnio ineficaz como mtodo de controle populacional, conforme a Organizao Mundial de Sade: Os programas de eliminao de ces, em que ces vadios so capturados e sacrificados, so ineficazes e caros. (8 Informe Tcnico, cap.9.3, p.57); No existe nenhuma prova de que a eliminao de ces tenha gerado um impacto significativo na densidade das populaes caninas ou na propagao da raiva. A renovao das populaes caninas muito rpida e a taxa de sobrevivncia delas sobrepe facilmente taxa de eliminao. (8 Informe Tcnico (1992), captulo 9, item 4,p.59). Ainda segundo a Organizao Mundial de Sade, todo programa de controle de raiva deve contemplar como elemento bsico o controle da populao canina (8 Informe Tcnico, captulo 9, p.55). Segundo a Organizao Pan-Americana de Sade (OPAS), a vacinao sistemtica de ces nas reas de risco, o controle populacional, por meio da captura e esterilizao, aliados educao para a posse responsvel, so as estratgias aceitas mundialmente com diferentes nveis de implantao para cada regio do mundo. (conforme Dr. Albino Belotto, Coordenador da Unidade de Sade Pblica Veterinria da RSPA - Repartio Sanitria PanAmericana).
8

Nas palavras do promotor de justia Laerte Levai, os procedimentos morticidas adotados pelos CCZs, de um modo geral, surgem como frmulas cmodas e imediatistas, que se afastam dos basilares princpios da Administrao Pblica previstos no artigo 37 da Constituio Federal: legalidade, eficincia e moralidade. Especificamente em relao a ces e gatos errantes ou abandonados que costumam lotar as dependncias desses rgos, a ausncia de uma poltica pblica preventiva acaba levando matana generalizada, quando na realidade h opes razoveis para evitar o crescimento da populao animal (cirurgia de esterilizao) e a disseminao de doenas (vacinao), assim como para reduzir os ndices de abandono (educao ambiental e adoo voluntria)... (Direito dos Animais, Editora Mantiqueira, pg. 99). Nos casos em que o rgo pblico esteja executando um programa de profilaxia da raiva, este deveria consistir, por exemplo, em estudo de casos de mordeduras de animais e observao dos agressores, aliados a uma ao de cobertura vacinal, com a morte dos animais clinicamente comprometidos e que representem perigo sade humana, mas jamais uma matana indiscriminada e permanente de animais de rua. Nas hipteses em que a morte do animal seja necessria, esta deve acontecer por mtodos preconizados pela Organizao Mundial de Sade (artigo 2 da Lei 11.915/01). Porm, cmaras de descompresso, que matam por asfixia, dentre outros mtodos cruis de sacrifcio, ainda so utilizados, o que constitui o crime ambiental de maus-tratos (art.32 da Lei 9.605/98), configurando a crueldade com animais que a Constituio da Repblica incumbiu ao Poder Pblico obstar. Milhares de ces e gatos j foram mortos em nosso Estado apenas pelo fato de no possurem um dono, ou por terem sido abandonados por este. Tal prtica ao mesmo tempo ilegal, ineficiente e depe contra os princpios ticos que devem permear a vida em sociedade.

I.3

SUGESTES A elaborao de Termo de Ajustamento de Conduta com a Prefeitura atravs do qual

o Poder Executivo se comprometa a no realizar extermnio de ces que no representem ameaa populao ou que estejam acometidos de doena incurvel, pode-se dar a exemplo dos seguintes (mencionados por Laerte Levai, na obra citada): SCZ de Guaruj captura e matana generalizada de ces e gatos errantes cadveres dos animais deixados a cu aberto, no aterro sanitrio do Municpio ausncia de poltica pblica de esterilizao, adoo e posse responsvel Ajustamento de conduta firmado com a Municipalidade, estipulando-se inmeras obrigaes de no fazer Vedao captura de animais no nocivos e que no estejam doentes, salvo para fins de vacinao, tratamento mdico e castrao Garantia do retorno dos animais ali recolhidos ao lugar em que viviam, exceto nos casos de reconhecida necessidade de eutansia proibio do uso de cmara de gs ou de qualquer outro mtodo que cause sofrimento aos animais implantao dos servios de registro e de atendimento mdico veterinrio gratuito Melhorias nas dependncias do SCZ Treinamento tcnico trimestral, garantido o acompanhamento das entidades de proteo animal Obrigatoriamente de comunicao escrita autoridade policial e Promotoria sempre que o SCZ tiver conhecimento de ocorrncia de maus tratos (TAC firmado por Martha Pacheco Machado de Arajo, ento Promotora de Justia do Meio Ambiente de Guaruj, aos 26.04.2001). CCZ de So Vicente TAC firmado pelo Ministrio Pblico com a Prefeitura, em So Vicente, objetivando proibio da morte, no CCZ local, de animais recolhidos da ruas e que no sejam nocivos sade e segurana de seres humanos, bem como daqueles que no estejam em fase de doena terminal ou que possam ser tratados Dentre as outras obrigaes de fazer incluem-se o controle de populao felina e canina do municpio, a implantao e servio
10

permanente de castrao no CCZ, a obrigatoriedade do registro de animais e as melhorias nas condies de alojamento animal. Dentre as obrigaes de nofazer, a absteno de recolher, a pedido do dono, animais saudveis para sacrifcio no CCZ, e a no-cesso de animais para fins de experimentos ou vivisseco (TAC celebrado aos 2.2.2002 pelo promotor Fernando Reverendo Vidal Akaoui). CCZ de Salvador Mudanas estruturais no CCZ de Salvador/BA Ajustamento de conduta entre o Ministrio Pblico baiano e a Prefeitura Necessidade de melhorar as condies dos animais ali recolhidos, propiciando-lhes vacinao, esterilizao, registro e adoo, alm de contnuo tratamento mdico-veterinrio Proibio do sacrifcio indiscriminado de animais (TAC firmado pelo promotor Luciano Rocha Santana, aos 03.07.2002). Na Promotoria de Justia de Taquara tambm foi realizado um valioso acordo com a Prefeitura, cujo teor pode ser acessado no site do CAOMA. Mas a elaborao de lei nesse sentido, a exemplo do que j fizeram diversas cidades do pas, afigura-se mais segura e efetiva. Veja-se um modelo em: http://www.pelotas.rs.gov.br/interesse_legislacao/leis/2004/lei_5086.pdf. O ajuizamento de ao civil pblica para impedir a prtica do extermnio sistemtico indicado quando falharem as tratativas no mbito da administrao. Artigos disponveis no Centro de Apoio do Meio Ambiente do Ministrio Pblico, todos com a participao de colegas promotores de justia na elaborao, constituem-se em timo embasamento para este fim: Maus Tratos e Crueldade contra Animais nos Centros de Controle de Zoonoses Aspectos Jurdicos e Legitimidade Ativa do Ministrio Pblico Para Propor Ao Civil Pblica;

11

Animais de Companhia: do Antropomorfismo ao Extermnio e Controle pelo Ministrio Pblico e pelo Poder Judicirio das Polticas Pblicas Assecuratrias dos Princpios e Direitos Constitucionais Aplicveis Dignidade e Bem Estar dos Animais.

Mesmo em cidades onde no ocorra a ilegal prtica de extermnio, outros problemas como a superlotao de animais e falta de cuidados bsicos no canil municipal so comuns, o que poder ser constatado em vistoria realizada pela promotoria de justia. I.4 LINKS TEIS

http://www.carrocinhanuncamais.com/ http://www.arcabrasil.org.br/ http://www.institutoninarosa.org.br/ http://www.proanima.org.br/ http://www.clubeamigosdosanimais.com.br/

12

II. VECULOS DE TRAO ANIMAL (VTAs)

II.1

PROBLEMA Maus-tratos sofridos por animais de trao, submetidos a trabalho excessivo, sob

condies inadequadas, sem cuidados veterinrios e por toda a vida, mesmo na doena e/ou na velhice. II.2 ARGUMENTAO O Cdigo Estadual de Proteo aos Animais (Lei 11.915/03) reserva uma seo para os chamados animais de carga. So expressamentes vedadas, dentre outras, as condutas de: utilizar animal enfermo ou extenuado, ou de castig-lo; fazer viajar animal por mais de 10 quilmetros sem lhe dar descanso; fazer o animal trabalhar por mais de 6 horas seguidas sem gua e alimento.

Tais condutas j eram previstas no artigo 3 do Decreto n 24645/34 como causadoras de maus tratos, devendo-se referir que este decreto ainda arrolava outras hipteses como:

13

obrigar animais a trabalhos excessivos ou superiores s suas foras e a todo ato que resulte em sofrimento para deles obter esforos que, razoavelmente no se lhes possam exigir seno com castigo (inciso III, em parte encampado no Cdigo Estadual, artigo 2); deixar de proporcionar assistncia veterinria ao animal dela necessitado (inciso V).

No h dvida que nesses casos ser possvel a incidncia do artigo 32 da Lei n 9.605/98. Outra abordagem do assunto decorre das disposies do Cdigo de Trnsito, que determina que o registro e o licenciamento dos veculos de propulso humana, dos ciclomotores e dos veculos de trao animal obedecero regulamentao estabelecida em legislao municipal do domiclio ou residncia de seus proprietrios. Essa regulamentao imprescindvel, a fim de evitar situaes como a direo de VTAs por parte de crianas e a utilizao de animais enfermos. A legislao local dever estabelecer condies para o registro e licenciamento dos veculos de trao animal, dentre eles, necessariamente, as condies de sade favorveis do animal, as quais devero ser verificadas periodicamente. II.3 SUGESTES Trs exemplos de termos de ajustamento de conduta demonstram a possibilidade de se estipularem acordos com rgos pblicos que podem trazer, se forem devidamente cumpridos, resultados promissores nessa rea. O primeiro foi firmado na Promotoria de So Jos dos Campos-SP; o segundo, em Porto Alegre e o terceiro em Taquara (os modelos esto disponveis no stio do CAOMA na Intranet e internet). Ainda que nem sempre seja possvel, de acordo com a realidade de cada Municpio, implementar todas as clusulas dos mencionados termos, um esforo para que ao menos
14

ocorra um cadastramento das carroas e uma fiscalizao peridica das condies dos animais j seria um passo importante para estancar os casos de abusos e maus tratos, como se fez na Promotoria de Taquara. Considerando, todavia, as disposies do Cdigo de Trnsito, a elaborao de lei seria mais segura contra eventuais contestaes s limitaes impostas aos carroceiros. Na Cidade de Curitiba existe lei municipal que pode servir de parmetro a outras prefeituras para elaborao de um regulamento para circulao de animais de trao: (http://domino.cmc.pr.gov.br/contlei.nsf/735cd5bfb1a32f34052568fc004f61b8/89ee8dd5bed8fcc60325
6ff0006a05aa?OpenDocument).

Em Porto Alegre tambm existe lei que regulamenta a circulao de veculos de trao animal (n. 7.976/97) e que estipula, inclusive, em seu artigo 11, limite de carga a ser carregada pelos animais (150 quilos). Outra medida possvel e eficaz seria instruir a polcia ambiental da Brigada Militar quanto ao tema em questo, fornecendo subsdios para atuao nessa rea. As ocorrncias registradas desembocariam no Ministrio Pblico, possibilitando no apenas a punio do infrator como tambm a imposio de condies, em sede de composio civil, para oferecimento de transao penal, podendo-se exemplificar com a submisso do animal a tratamento veterinrio, a apresentao peridica de atestados de sade ou at mesmo a perda da tutela sobre o animal. A destinao de animais apreendidos, em no havendo instituies ou pessoas interessadas, deve ser a Prefeitura local. II.4 LINKS TEIS

www.pea.org.br/crueldade/tracao/index.htm www.forumnacional.com.br/animais_de_tracao.pdf

15

III. VIVISSECO

III.1

PROBLEMA Utilizao, nas universidades, especialmente em disciplinas como fisiologia e tcnica

cirrgica, de animais sadios para fins didticos, submetendo-os a intervenes cirrgicas e freqentemente, ao extermnio; procedimentos realizados sem analgesia adequada, animais submetidos a vrias intervenes, falta de preocupao com a recuperao do animal. III.2 ARGUMENTAO A Declarao Universal dos Direitos dos Animais estabelece que a experimentao animal, que implica um sofrimento fsico, incompatvel com os direitos do animal, quer seja uma experincia mdica, cientfica, comercial ou qualquer outra, e que as tcnicas substitutivas devem ser utilizadas e desenvolvidas (artigo 8). A Constituio da Repblica Federativa do Brasil veda prticas que submetam animais a crueldade (artigo 225, inciso VI), enquanto a Lei de Crimes Ambientais incrimina quem realiza experincia dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didticos ou cientficos, quando existirem recursos alternativos (artigo 32, 1, Lei n 9.605/98). Os mtodos alternativos so to ou mais eficazes que a utilizao de animais vivos, o que j levou inmeras universidades brasileiras a abolirem completamente a prtica de

16

vivisseco, entendida como interveno cirrgica em animais vivos para estudos anatmicos ou fisiolgicos. Nos links ao final arrolados, h exposio dos mtodos alternativos existentes. Todavia, a adoo desses mtodos acaba dependente da conscientizao dos corpos docente e discente das universidades, bem como do desejo de vencer o comodismo que envolve uma ferramenta didtica ultrapassada, mas h muitos anos utilizada. A substituio da prtica de sacrificar animais a cada perodo letivo para expor sua anatomia aos estudantes de mais fcil aceitao, dada a desnecessidade bvia de se matar animais repetidamente para demonstraes que j podem ser acessadas em programas de computador ou em gravaes de vdeo. O maior argumento de resistncia das universidades costuma ser a alegada necessidade de que os estudantes aprendam as tcnicas cirrgicas que so necessrias graduao. Todavia, pode-se contra-argumentar que apenas uma diminuta parcela dos alunos se interessar por especializao em cirurgia, e estes certamente no adquiriro a tcnica necessria em uma ou duas manipulaes de um instrumento cirrgico em um animal, mas sim pelo acompanhamento posterior das atividades de profissionais da rea; alm disso, h meios alternativos para treinamento de tcnicas cirrgicas, desde os mais simples e baratos (rgos de animais usados para consumo humano) at os mais sofisticados (manequins especialmente criados para este fim). Os estudantes, alm disso, podem utilizar os animais que efetivamente necessitam de interveno cirrgica. O investimento a ser feito pelas universidades, pequeno diante das possibilidades financeiras de algumas delas, ser compensado pela inegvel melhora da qualidade tcnica e tica do ensino ministrado, e conseqente formao de melhores profissionais. No mbito do Ministrio Pblico, tem-se conhecimento de ao civil pblica ajuizada na Comarca de So Jos dos Campos contra universidade local, em que se postula a substituio da utilizao dos animais por mtodos alternativos, analisando de forma

17

minuciosa todos os fatos e fundamentos jurdicos que envolvem o tema (a petio pode ser encontada no site do CAOMA). Em outra ao judicial importante, o Poder Judicirio analisa o direito de objeo de conscincia para que aluno no seja obrigado a assistir disciplinas de Cincias Biolgicas, na UFRGS, em que h vivisseco (http://www.internichebrasil.org/notcias2.htm#ufrgs). Alis, no mbito do Estado de So Paulo, tal objeo prevista expressamente na Lei n. 11.977/05 (artigo 39). A utilizao de animais em salas de aula, enquanto no for abolida, deveria ao menos seguir as regras estabelecidas (muito aqum do necessrio e com duvidosa recepo pela Carta Magna, diga-se de passagem), nas seguintes leis: Lei n. 6.638/79; Lei Estadual n 11.915/03, que embora misture conceitos de vivisseco com experimentao propriamente dita, exige a formao de uma comisso de tica nos locais onde ocorra vivisseco, integrada por um representante de sociedade protetora de animais, alm de fixar outras regras pertinentes, como a proibio de realizar demonstrao didtica, com animais, que j tenham sido filmadas ou ilustradas. III.3 SUGESTES Propor um Termo de Ajuste de Conduta estabelecendo que a entidade de ensino no permitir mais a realizao de prticas de vivisseco em quaisquer dos cursos por ela oferecidos em nvel de graduao ou ps-graduao, ao mesmo tempo em que se procura conscientizar os seus gestores da incontornvel tendncia nesse sentido, pode significar um xito no enfrentamento do problema. vivel estabelecer um prazo de adaptao; sugere-se ainda que a entidade divulgue aos alunos das disciplinas onde a vivisseco era realizada um texto explicativo dos motivos pelos quais a prtica est sendo abolida (sugerem-se, como fonte, os links ao fim arrolados).
18

Expedir recomendao, a exemplo do que recentemente foi feito no mbito da Procuradoria da Repblica de Alagoas, tambm cabvel (www.ccr4.pgr.mpf.gov.br/atuacaodo-mpf/recomendacoes/docs_recom_anteriores/2007/recom1.pdf). No sendo possvel composio amigvel, mostra-se cabvel a instaurao de inqurito civil para apurar o caso e subsidiar o ajuizamento de ao civil pblica. E, como j afirmado, realizar vivisseco quando existem meios didticos alternativos configura delito ambiental. III.4 LINKS TEIS

http://www.Internichebrasil.org http://www.proformar.org http://www.arcabrasil.org.br/animais/ciencia/ensino.htm http://www.apasfa.org/peti/vivisec.html http://www.geocities.com/Petsburgh/8205 http://www.falabicho.org.br/

19

IV. PESQUISA COM ANIMAIS

IV.1

PROBLEMA Realizao de pesquisas que submetem animais a procedimentos cruis;

disseminao de pesquisas apenas para obteno de ttulos de ps-graduao, de teor irrelevante ou com resultados j conhecidos, ou com utilizao desnecessria e/ou descontrole do nmero de animais a serem utilizados e dos mtodos a serem empregados. IV.2 ARGUMENTAO De pronto se recorde o que prev a Declarao Universal dos Direitos dos Animais, em seu artigo 8, mencionado no item anterior, quanto necessidade de desenvolvimento e utilizao de mtodos alternativos, pois a experimentao incompatvel com os direitos dos animais. De fato, a abolio do uso de animais em pesquisa cientfica um objetivo a ser alcanado por geraes futuras. J h fortes movimentos nesse sentido em pases da Europa.

20

De qualquer sorte, a ao civil pblica referida no captulo que abordou a vivisseco apresenta argumentos jurdicos de grande relevncia para concluir apresentando pedido pela cessao de tais experimentos no mbito da instituio r. Isso se deve, basicamente, ao preconizado na Lei de Crimes Ambientais, quanto imposio de se utilizarem mtodos alternativos a experimentaes dolorosas e cruis em animais. Convm salientar que o uso de analgsicos e anestsicos no desfigura o carter doloroso ou cruel de um experimento, devendo ficar claro que a lei quis permitir o uso de animais em experimentos que no lhes trouxesse qualquer prejuzo de ordem fsica ou psquica, no que certamente no est inserido um procedimento de natureza invasiva. Mesmo nas hipteses em que inexista mtodo alternativo, h muito o que se pode fazer para mitigar ou mesmo impedir o sofrimento a que so submetidos os animais utilizados em experimentao, cuja vida muitas vezes se resumir ao encarceramento e submisso a procedimentos dolorosos sob ponto de vista fsico e psicolgico. Assim, o cumprimento das regras estabelecidas em nvel estadual deve ser exigido (Lei 11.915): registro dos centros de pesquisa nos rgos competentes; restrio dos experimentos aos de cunho cientfico humanitrio; vedao da utilizao de um mesmo animal em mais de um experimento ou de submisso a experimentos prolongados; constituio de uma comisso de tica composta por no mnimo 3 membros, um deles oriundo de organizao protetora dos animais; zelo pela sade e bem estar dos animais; adoo de procedimentos para prevenir dor e sofrimento do animal.

21

IV.3 tema.

SUGESTES A verificao do cumprimento da legislao estadual um passo inicial no trato este Uma vistoria no local onde esto confinados os animais que foram ou sero

submetidos pesquisa tambm importante, dado que de plano se pode verificar a ocorrncia de maus tratos. O acompanhamento tcnico de um veterinrio seria indicado, muito embora condies desfavorveis de alojamento e tratamento possam ser detectadas pelo senso comum. Outra medida importante, mas que depende de conhecimento tcnico para ser efetiva, a requisio dos projetos de pesquisa aprovados pelo Conselho de tica a fim de se analisar se j no h pesquisas idnticas, se no h abuso na quantidade de animais utilizados e se h meios alternativos ao uso do animal. O ajuizamento de ao civil ou penal pblicas nos casos em que irregularidades forem detectadas vivel. IV.4 LINKS TEIS

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-86502000000400001 http://www.Internichebrasil.org http://www.proformar.org http://www.arcabrasil.org.br/animais/ciencia/ensino.htm http://www.apasfa.org/peti/vivisec.html http://www.geocities.com/Petsburgh/8205 http://www.falabicho.org.br/

22

V. ANIMAIS DE CONSUMO

V.1

PROBLEMA Submisso de animais a mtodos cruis de criao, tais como marcao a ferro,

descorna, castrao, extrao dentria ou inseminao artificial realizadas por leigos e sem uso adequado de analgsicos, alta densidade dos alojamentos, muda forada, contnuo emprenhamento de vacas leiteiras, desmame precoce, imobilizao permanente de porcas para amamentao, esmagamento de pintos em granjas, debicagem, submisso constante luz artificial, transporte para o abatedouro em condies precrias, utilizao de mtodos cruis no abate etc. Sobre a realidade dos abatedouros, veja-se artigo em http://www.svb.org.br/folhaveg/matadouros.htm. V.2 ARGUMENTAO Embora exista farta legislao que poderia mitigar o sofrimento dos animais destinados ao consumo humano, ela quase que totalmente ignorada, seja na fase de criao, seja na do abate propriamente dito.

23

A busca pelo lucro no agronegcio se sobrepe implacavelmente dignidade dos seres vivos que lhe servem indevidamente como mercadoria. No existindo uma legislao especfica sobre os mtodos de criao de animais para consumo humano, os estabelecimentos erigidos para esse fim, com rarssimas excees (impulsionadas em regra pelas exigncias do mercado externo), levam em conta apenas o objetivo de se obter um mximo de produtividade, e conseqente lucro, sem se importar com o bem estar animal. Se para aumentar a produo e diminuir os custos for, por exemplo, necessrio privar um animal por toda a sua vida til de qualquer movimentao, isso ser feito, como acontece com porcas chamadas de matrizes ou com galinhas poedeiras, aquelas confinadas em celas individuais por contnuos ciclos de fertilizao, gestao e amamentao, estas aprisionadas, em grupos, em gaiolas com dimenses insuficientes para que mesmo uma delas pudesse exercer seu comportamento natural. Na criao de porcos, de galinceos, de ovinos ou de bovinos, seja para o corte, seja para produo de ovos, leite e outros produtos, poder-se-iam arrolar diversas prticas comumente utilizadas mas que, por serem de inegvel crueldade, so absolutamente contrrias legislao brasileira. E, principalmente, depem de forma contundente contra os mais elementares direitos humanos, dos quais a tica no trato dos animais um conceito indissocivel. A Declarao Universal dos Direitos dos Animais, subscrita pelo Brasil em 1978, prev que nenhum animal ser submetido a maus tratos ou a atos cruis, que se a morte de um animal necessria, que seja instantnea, indolor e sem angstia, e ainda que quando um animal criado para a alimentao humana, deve ser devidamente nutrido, alojado, transportado e morto, sem que isso acarrete nele ansiedade ou dor (artigos 3 e 9). Mais uma vez se relembra que a Constituio da Repblica Federativa do Brasil deu guarida aos direitos dos animais, estabelecendo a imposio de o Poder Pblico e a

24

coletividade protegerem a fauna, e vedando quaisquer prticas que submetam os animais a crueldade (artigo 225, 1, inciso VII). A Lei Federal n 9.605/98, sabe-se, considera como crime a conduta que acarrete maus tratos a animais (artigo 32). No mbito do Estado do Rio Grande do Sul, a Lei n 11.915/03, conhecida como o Cdigo Estadual de Proteo Animal, tambm reconheceu diversos direitos aos animais, abrangendo as etapas de criao e de abate: Estabeleceu o Cdigo: a obrigatoriedade de uso de mtodos cientficos de insensibilizao (artigo 16); o atendimento s necessidades psicolgicas de animais submetidos a sistemas intensivos de criao (artigo 15, inciso I); a necessidade de os animais terem liberdade de movimento de acordo com suas caractersticas morfolgicas e biolgicas (artigo 15, inciso II);
-

vedao ao engorde de animais por mtodos cruis (artigo 15, inciso III).

No campo doutrinrio, destaca-se artigo publicado pelo Promotor de Justia Sandro de Souza Ferreira e pela Mdica Veterinria Kelly Cristini Rocha da Silva Ferreira, os quais, aps descreverem as prticas utilizadas no manejo dos animais no setor agropecurio, propem as seguintes concluses: a) a muda forada, os confinamentos em espaos incompatveis com as necessidades naturais dos animais e as mutilaes sem analgesia e desassistidas por mdico veterinrio constituem prticas incompatveis com os imperativos ticos e jurdicos atinentes matria; b) constitui dever do Estado, por seus rgos e instituies, zelar pela estrita observncia, pelos sistemas de produo, das normas de proteo aos animais, exercendo rigorosa e eficiente fiscalizao, inclusive por ocasio dos respectivos licenciamentos.

25

O artigo completo pode ser encontrado na apostila do Encontro Estadual do Ministrio Pblico/RS, que discutiu Estratgias Institucionais para Proteo do Meio Ambiente, disponvel no Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente. Como concluso, pode-se afirmar que os mtodos utilizados na cultura de animais, se no encontram limites ticos nas regras tcnicas comumente empregadas, encontram-nos no mago da legislao ptria, como visto. Especificamente quanto ao abate de animais para o consumo, todas as normas tcnicas do Ministrio da Agricultura prevem a insensibilizao do animal previamente sangria, para que a morte se d sem sofrimento. Em artigo publicado pela Embrapa sobre abate humanitrio de bovinos, este foi definido como o conjunto de procedimentos tcnicos e cientficos que garantem o bem estar dos animais desde o embarque na propriedade rural at a operao de sangria no matadouro-frigorfico. Segue o trabalho doutrinrio afirmando que o abate de animais deve ser realizado sem sofrimentos desnecessrios. As condies humanitrias devem prevalecer em todos os momentos precedentes ao abate. A insensibilizao dos animais considerada a operao mais crtica durante o abate de bovinos. Tem por objetivo colocar o animal em estado de inconscincia, que perdure at o fim da sangria, no causando sofrimento desnecessrio e promovendo uma sangria to completa quanto possvel (Roberto de Oliveira Roa, Departamento de Gesto e Tecnologia Agro-industrial da UNESP, publicado no site www.embrapa.gov.br). Desde 1997, atravs do Decreto Federal n. 2.244, estabeleceu-se expressamente a necessidade da insensibilizao prvia por mtodos cientficos. Em 1999, a Secretaria de Defesa Agropecuria do Ministrio da Agricultura, visando estabelecer critrios oficiais, apresentou a Instruo Normativa n 17, de 16 de julho de 1999, sobre Regulamento tcnico de mtodos de insensibilizao para o abate humanitrio de animais de aougue, estabelecendo o prazo de 90 dias para sugestes ou crticas sobre a
26

proposta apresentada. Aps as sugestes realizadas pela comunidade cientfica, foi definido o Regulamento, sendo publicado em janeiro de 2000. Constam do referido regulamento tcnico os mtodos admitidos pelo Ministrio da Agricultura para o abate de animais no Brasil: gs CO2, eletrochoque e pistola de impacto. Assim que em todos os estabelecimentos que oficialmente realizam abate de animais no Brasil, h a exigncia, objeto de constante fiscalizao, de que o abate seja precedido da insensibilizao. Qualquer exceo que se faa em lei ou regulamento a esta exigncia de evitar o sofrimento do animal no apenas estar em desacordo com os preceitos ticos mais modernos acerca dos direitos dos animais, mas como tambm padecer de flagrante inconstitucionalidade. Relembre-se que o Decreto n. 24.645/34 dispe que se consideram maus tratos: VI - no dar morte rpida, livre de sofrimento prolongado, a todo animal cujo extermnio seja necessrio para consumo ou no. Na jurisprudncia: Abate cruel matadouro municipal que vinha abatendo gado a marretadas, mtodo esse vedado por lei em razo do sofrimento imposto ao animal. Ao civil pblica proposta na comarca de So Bento do Sapuca. Municipalidade condenada a adequar o matadouro s especificaes modernas e substituir o sistema arcaico de abate pelo mtodo cientfico-humanitrio (proc. n. 284/92, comarca de So Bento de Sapuca). V.3 SUGESTES A expedio de ofcios aos rgos de inspeo sanitria de produtos de origem animal (ligados Secretaria Municipal de Sade, Coordenadoria Regional de Sade e Delegacia local do Ministrio da Sade) pode ser extremamente til, questionando-os se todos os estabelecimentos que realizam abates na rea de atuao da Promotoria utilizam os mtodos

27

de insensibilizao preconizados pelo Ministrio da Sade (Regulamento Tcnico de Mtodos de Insensibilizao para o Abate Humanitrio de Animais de Aougue, conforme Instruo Normativa n 17/99) e que so obrigatrios em todo o territrio gacho tambm por fora do Cdigo de Proteo dos Animais. O estabelecimento que no cumprir com tais diretrizes (usando, por exemplo, instrumento contundente como a marreta) deve ser interditado, administrativa ou judicialmente. Quanto aos mtodos cruis de criao j mencionados, sua ocorrncia no mbito da avicultura, suinocultura e pecuria locais pode ser constatada por diversos meios de prova ao alcance do promotor de justia (a Secretaria de Agricultura do Estado possui cadastramento de todos os estabelecimentos que possuem animais de criao, estando aptos a informar os principais). Uma vistoria em estabelecimentos dedicados produo de ovos, ao leite e criao de sunos j revelaria diversas condutas suscetveis de serem questionadas pela Promotoria. So prticas que se mantm pelo costume, mas, principalmente, pela falta de questionamento perante o arcabouo legal pertinente. O Conselho Regional de Medicina Veterinria, dotado de uma comisso de bem estar animal, pode ser acionado para colaborar com a Promotoria em inspees, vistorias etc. Com certeza no sero lides de resoluo tranqila a favor da Promotoria de Justia, eis que valores e interesses econmicos costumam permear, ou mesmo nortear, o julgamento dessas questes, mas nada disso deve afastar o promotor do cumprimento de sua misso constitucional de resguardar os interesses que est legitimado a defender. V.4 LINKS TEIS

http://www.svb.org.br/home/ http://www.guiavegano.com.br http://diplo.uol.com.br/imprima1386

28

VI. ANIMAIS EM ESPETCULOS

VI.1

PROBLEMA Utilizao de animais em espetculos circenses com adoo de prticas cruis;

retirada de animais de seu habitat para desempenho de atividades estranhas sua natureza, mantidos freqentemente sob maus tratos; situaes semelhantes em rodeios. VI.2 ARGUMENTAO A matria pode ser enfrentada atravs de dois enfoques, admitindo-se ou no a presena de animais em espetculos. No primeiro caso, as ocorrncias de maus tratos com animais em circos no so incomuns (animais mal alimentados, sem assistncia veterinria, confinados em locais insalubres que lhes impedem a locomoo etc.), ocasionando a incidncia do artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais. No Rio Grande do Sul existe a Lei n 11.689/01, que estabelece regras para funcionamento de circos no mbito do Estado, levando em conta o bem estar dos animais. A Lei prev que a instalao de um circo em qualquer municpio gacho depender de licena da Prefeitura, a qual s poder ser concedida mediante apresentao, dentre outros,
29

dos seguintes documentos: relatrio contendo a discriminao dos animais pertencentes ao circo, definindo as respectivas espcies, e laudo atualizado, assinado por veterinrio responsvel, quanto sade dos animais (artigo 2). Cabe mencionar o seguinte precedente jurisprudencial: Apreenso em circo utilizao irregular de animais silvestres em circo. Acomodaes inadequadas e falta de registro dos animais no Ibama. Ocorrncia de maus tratos, ensejando ao civil pblica pelo Ministrio Pblico. Recurso contra deciso judicial que liberava os animais ao depositrio, sendo provido para que o agravado faa a entrega dos animais Fundao Zoolgico da cidade do Rio de Janeiro (Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, Agravo de Instrumento n. 108.871-5, So Sebastio). No tocante aos rodeios crioulos, a situao por vezes semelhante, motivo pelo qual foi editada a Lei Estadual n 12.567/06, prevendo diversas exigncias para o funcionamento a partir da necessidade tica de zelar pelo bem estar dos animais que em tais eventos so envolvidos. No mbito federal, existe a Lei n. 10.519/02, com semelhante objetivo. Deve-se frisar a posio, respeitvel, pela inconstitucionalidade dessas leis, dada a impossibilidade de se legalizar um evento que importa maus tratos e crueldade contra os animais (Joo Marcos Adede Y Castro, Direito dos Animais na Legislao Brasileira, Ed. Srgio Antonio Fabris, pg. 69). Por outro lado, cresce no pas o movimento pela proibio de utilizao de animais em espetculos, j havendo muitos municpios que probem essa prtica, como por exemplo Blumenau, Campinas, Florianpolis, Recife, So Paulo, Santo Andr, Porto Alegre (Lei Complementar 479/02), Santa Maria, Rio Grande e Passo Fundo. Na jurisprudncia tambm existem importantes precedentes: Abuso em circo Ao civil pblica movida pelo Ministrio Pblico contra companhia circense que pretendia utilizar animais em exibies pblicas. Hiptese de abuso,
30

consistente em obrigar tigres, macacos, elefante, urso, lhamas e ces, dentre outros bichos, a perfazer atividades estranhas sua natureza. Pedido de liminar deferido, vedada a apresentao dos animais no circo. Deciso de natureza satisfativa, extinguindo-se o feito sem julgamento de mrito, nos termos do art. 267, inciso VI, do Cdigo de Processo Civil (autos n. 582/03, 3a Vara Cvel de So Jos dos Campos). Crueldade em rodeio Ao civil pblica ajuizada pela Promotoria de Cravinhos a fim de impedir rodeio. Festa regional que envolve maus tratos e crueldade. Utilizao de instrumentos e mtodos que causam sofrimento a cavalos e touros na arena. Concedida liminar para que os responsveis pelo evento abstenham-se de usar sedm, esporas de formato pontiagudo ou cortantes e de sinos no pescoo dos animais, porque se constituem meios dolorosos de instigao (proc. n. 937/95, Comarca de Cravinhos). No se pode olvidar, por fim, o que prev a Declarao Universal dos Direitos dos Animais, em seu artigo 10: nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem. A exibio dos animais e os espetculos que utilizam animais, so incompatveis com a dignidade do animal. VI.3 SUGESTES Sugerir na Cmara local a proibio de circos que utilizem animais, buscando-se, como modelo, leis de municpios que j o fizeram. Enquanto isso no ocorre, sempre que houver a instalao de um circo na cidade, so cabveis as seguintes providncias, sem prejuzo da tomada de medidas judiciais: verificar se h licena municipal e requisitar vistoria da Companhia Ambiental a respeito do cumprimento da legislao estadual acima mencionada, ajuizando

31

ao civil pblica para impedir a exibio caso a questo no possa ser resolvida na seara administrativa; requisitar vistoria do Ibama para verificar a condio dos animais (veja-se: http://www.clicrbs.com.br/especiais/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&tab=00052&news ID=a1565262.htm&subTab=&espid=21); apurando-se a ocorrncia de maus tratos, alm da persecuo penal, deve ser feita a apreenso do animal, mantendo o infrator como depositrio apenas em casos menos graves ou quando no houver destinao adequada. Tambm cabvel a expedio de ofcio s entidades que costumeiramente realizem rodeios, dando-lhes cincia do teor da legislao estadual que regula a matria, a fim de que suas exigncias sejam atendidas. VI.4 LINKS TEIS

http://www.pea.org.br/crueldade/circos/ http://www.apasfa.org/peti/circos/circos.html

32

CONCLUSO Quando se trata dos interesses dos animais, a aplicao das normas jurdicas protetoras nem sempre se mostra to simples quanto pareceria primeira vista. Atingir o xito quanto aos objetivos traados geralmente exige um ultrapassar da fronteira da argumentao jurdica, pois uma abordagem adequada do assunto exigir um prvio rompimento com paradigmas antropocntricos, ou mesmo um despertar para a situao a que esto submetidos os animais. E se fala em despertar, j que se cuida de uma realidade para a qual a imensa maioria da populao est efetivamente adormecida, dado que matadouros, centros de pesquisa, centros de zoonoses etc. no esto ao alcance dos olhos do cidado comum, e o que acontece quotidianamente com os animais objeto de verdadeira negao coletiva. A j mencionada Declarao Universal dos Direitos dos Animais, oriunda da Organizao das Naes Unidas, deve ser entendida como um documento que estipula princpios gerais a serem seguidos pela legislao dos pases que integram o organismo internacional, dentre eles o Brasil. Trata-se, assim, de valiosa leitura por servir de norte ao que se busca na relao dos homens com os outros animais. Pode-se encontrar em grandes autores da atualidade uma anlise madura, profunda e pertinente acerca dessas relaes, sugerindo-se para tanto a leitura do destacado filsofo contemporneo Peter Singer (Vida tica e Libertao Animal), do vencedor do prmio nobel de literatura J.M. Coetzee (A Vida dos Animais) e do reconhecido defensor dos direitos dos animais Tom Regan (Jaulas Vazias). Nos links apontados no transcorrer deste trabalho se encontram inmeros artigos, entrevistas e palestras de profissionais das mais variadas reas, como filsofos, bilogos, cientistas, mdicos-veterinrios e etlogos, e que aportam argumentos relevantes em prol da causa animal.
33

Enfim, da dedicao de cada promotor de justia gacho que reservar um pouco do seu tempo para agir em benefcio dos animais, poder brotar uma sociedade mais fraterna, j que: "A verdadeira bondade do homem s pode se manifestar com toda a pureza, com toda a liberdade, em relao queles que no representam nenhuma fora. O verdadeiro teste moral da humanidade (o mais radical, num nvel to profundo que escapa ao nosso olhar) so as relaes com aqueles que esto nossa merc: os animais. a que se produz o maior desvio do homem, derrota fundamental da qual decorrem todas as outras." - Milan Kundera.

34

Anda mungkin juga menyukai