Anda di halaman 1dari 20

Sbado tarde

Ano Bblico: Sl

VERSO PARA MEMORIZAR: Na verdade, o Senhor est neste lugar, e eu no o sabia. E, temendo, disse: Quo temvel este lugar! a casa de Deus, a porta dos Cus (Gn 28: 16, 17).

Leituras da semana: Gn 3:1-13; 4:1-4; 6:1-8; 12:1-8; 22:1-18; 28:10-22; Tt 1:2.

Dizem que, como seres humanos, precisamos adorar alguma coisa. O que adoramos outra questo, embora tenha consequncias extremamente importantes, especialmente nos ltimos dias, quando dois grupos de adoradores se manifestam: os que adoram o Criador e os que adoram a besta e sua imagem.

No entanto, as sementes desse contraste podem ser vistas logo no comeo da Bblia. Na histria de Caim e Abel, dois tipos de adoradores aparecem, um adorando o verdadeiro Deus como Ele deve ser adorado, e outro se envolvendo em um falso tipo de adorao. Uma forma de adorao aceitvel, a outra, no, e isso porque uma delas fundamentada na salvao pela f e a outra, como so todas as falsas formas de adorao, baseada nas obras. Esse um tema que aparece muitas vezes na Bblia. Um tipo de adorao focado exclusivamente em Deus, em Seu poder, glria e graa; o outro se volta para a humanidade e para o eu.

Domingo

Ano Bblico: Sl

Adorao no den

Ocaptulo 1 de Gnesis registra a histria de Ado e Eva em seu novo lar. O Criador do Universo havia acabado de planejar e formar um belo planeta novo, coroando Sua obra com a criao da primeira famlia. O mundo saiu perfeito de Suas mos; em sua prpria maneira, a Terra deve ter sido uma extenso do Cu.

Em Gnesis 2:1-3 outro elemento acrescentado: a separao e santificao do stimo dia, ato ligado diretamente Sua obra de criao dos cus e da Terra, ato que constitui a base do quarto mandamento, que reserva um dia para adorar de modo especial. Embora as Escrituras no digam, possvel imaginar o tipo de adorao que esses seres imaculados, na perfeio da criao, dedicavam ao Criador, que havia feito tanto por eles (mal sabiam eles, naquele momento, o quanto Ele acabaria fazendo realmente em seu favor!).

1. Leia Gnesis 3:1-13. Que mudanas ocorreram no relacionamento de Ado com o Criador? (v. 8-10). Como Ado respondeu s perguntas de Deus? (v. 11-13). O que isso revela sobre o que lhe havia ocorrido? Depois da queda, apareceu uma srie de elementos que certamente no existiam antes. Da mesma forma, em um momento de desobedincia, foi alterado todo o tecido moral desses seres. Em lugar do amor, confiana e adorao, o corao deles se encheu de medo, culpa e vergonha. Em vez de desejar a santa presena de Deus, eles se esconderam. O pecado quebrou seu relacionamento com Deus, que certamente afetava a maneira pela qual eles O adoravam. A estreita e ntima comunho com Deus da qual haviam desfrutado (Gn 3:8), agora teria outra forma. Na verdade, quando Deus Se aproximou, eles se esconderam de Sua presena. Sentiam tanta vergonha, culpa e medo, que fugiram daquele que os havia criado.

Que imagem forte do que o pecado produziu e ainda produz em ns!

Pense em momentos de sua vida em que alguma experincia, talvez algum pecado, tenha feito voc sentir culpa, vergonha e desejo de se esconder de Deus. Como isso afetou seus hbitos de orao? Isso afetou sua capacidade de ador-Lo de todo o corao? No um sentimento agradvel, no mesmo?

Segunda

Ano Bblico: Sl

Adorao fora do den


Aps sua expulso, Ado e Eva passaram a viver fora do paraso do den. Embora a primeira promessa evanglica fosse dada a eles ainda no den (Gn 3:15), a Bblia s mostra sacrifcios sendo oferecidos no ambiente fora do den (no obstante se possa inferir de Gnesis 3:21 algo dessa natureza, o texto em si no diz nada sobre sacrifcio ou adorao). Em Gnesis 4, porm, com a histria de Caim e Abel, pela primeira vez um sistema de sacrifcios foi explicitamente revelado.

2. Leia atentamente a primeira histria registrada de um culto de adorao (Gn 4:1-7). Por que a oferta de Caim no foi aceitvel a Deus e a de Abel foi? Caim e Abel representam duas classes de adoradores que tm existido desde a queda. Ambos construram altares. Ambos foram adorar a Deus com ofertas. Mas uma oferta foi agradvel a Deus e a outra, no.

O que fez a diferena? A resposta tem que ser entendida no contexto da salvao pela f somente, o evangelho, que foi apresentado primeiramente a Ado e Eva no den, embora o plano da salvao tenha sido elaborado antes da fundao do mundo (Ef 1:4; Tt 1:2).

A oferta de Caim representava a tentativa de obter salvao pelas obras, a base de toda religio e adorao falsas. O fato que o abismo entre o Cu e a Terra to grande, to profundo, que os seres humanos nunca poderiam atravess-lo. A essncia do legalismo, da salvao pelas obras, a tentativa humana de fazer exatamente isso.

Em contrapartida, por sua oferta de um animal, Abel revelou (embora de forma dbil) a grande verdade de que s a morte de Cristo, algum igual a Deus (Fp 2:6), poderia justificar o pecador diante de Deus.

Recebemos assim uma lio poderosa: toda adorao verdadeira deve estar centralizada na compreenso de que somos impotentes para salvar a ns mesmos, e de que todas as tentativas de obter salvao pelas obras so manifestaes da ao de Caim. A verdadeira adorao deve estar fundamentada na constatao de que somente atravs da graa de Deus podemos ter esperana de vida eterna.

Examine seus prprios pensamentos, motivos e sentimentos a respeito da adorao. Sua devoo est centralizada em Cristo, ou voc se concentra demais em si mesmo?

Tera

Ano Bblico: Sl

Duas classes de adoradores


Em Gnesis 4, comeamos a perceber os sinais da degradao moral que estava acontecendo aps a queda. Lameque se tornou polgamo e depois se envolveu em algum tipo de violncia que trouxe medo ao seu corao. Em contrapartida, Gnesis 4:25, 26 mostra que algumas pessoas estavam procurando ser fiis, pois naquela poca os homens comearam a invocar o nome do Senhor.

3. Leia Gnesis 6:1-8. O que se desenvolveu ali e por que isso foi to perigoso? Quais foram os resultados dessa situao? Aos poucos, as duas classes de adoradores comearam a se fundir (Gn 6:1-4). Porm, apesar da grande maldade na Terra, havia homens santos de grande intelecto, que mantinham vivo o conhecimento de Deus. Embora somente alguns deles sejam mencionados nas Escrituras, durante todos os sculos Deus teve fiis testemunhas, adoradores dotados de corao sincero (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 84). A maldade do corao humano, entretanto, se tornou to grande que o Senhor teve que destruir a humanidade e comear tudo de novo. Por isso ocorreu o dilvio.

4. Depois que No saiu da arca, qual foi a primeira coisa que ele fez? Por que isso importante? Gn 8:20 Como maravilhoso o fato de que a primeira coisa que No fez foi adorar! E o sacrifcio foi fundamental nessa adorao. Esse foi o primeiro registro dos patriarcas edificando um local de culto, um altar no qual pudessem oferecer seus sacrifcios. Assim, antes de fazer qualquer coisa, No reconheceu sua total dependncia do Senhor e do Messias vindouro, que daria Sua vida para redimir a humanidade. No sabia que havia sido salvo apenas pela graa de Deus, sem a qual ele teria perecido com o restante do mundo.

Como voc mostra, diariamente, reconhecimento pela graa de Deus em sua vida? E ainda mais importante, como voc deve expressar essa atitude?

Quarta

Ano Bblico: Sl

A f demonstrada por Abrao


5. Leia Gnesis 12:1-8. O que esses versos revelam sobre Abro (que teve o nome mudado para Abrao) e o chamado de Deus para ele?

Abrao, um descendente de Sete, foi fiel a Deus, embora alguns de seus parentes tivessem comeado a se entregar adorao de dolos, que era to comum em sua cultura. Mas Deus o chamou para que ele se separasse de seus familiares e de seu ambiente confortvel, para se tornar o pai de uma nao de adoradores, que defenderiam e representariam o verdadeiro Deus.

No h dvida de que ele e Sara influenciaram muitos a aceitar a adorao ao verdadeiro Deus. Mas havia tambm outra razo pela qual Deus chamou Abrao para que fosse o pai de uma nova nao: Porque Abrao Me obedeceu e guardou Meus preceitos, Meus mandamentos, Meus decretos e Minhas leis (Gn 26:5, NVI). E outra razo: Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justia (Gn 15:6). Ao mesmo tempo, porm, Abrao teve que aprender algumas lies cruciais e dolorosas.

6. Leia Gnesis 22:1-18. Por que Abrao foi submetido a essa terrvel prova? Na verdade, que mensagem Deus queria que ele entendesse (v. 8, 13, 14)?

Como vimos, o centro do plano da salvao a morte de Jesus, o Filho de Deus, e desde o incio essa morte foi simbolizada pelo sistema de adorao por meio de sacrifcios. Enquanto o Senhor queria que as pessoas utilizassem apenas animais, nas culturas pags, as pessoas sacrificavam os prprios filhos, algo que Deus disse que odiava (Dt 12:31). Quaisquer que tenham sido as poderosas lies pessoais sobre f e confiana, aprendidas por Abrao, por meio dessa provao, esse ato permanece atravs dos sculos como um smbolo incrivelmente poderoso da centralidade da morte de Cristo para a salvao. Embora a humanidade pudesse ser salva apenas atravs da morte de Cristo, poderamos imaginar que Abrao tivesse sentido um pouquinho da dor que a morte de Cristo deve ter causado ao Pai.

Pense sobre o tipo de f que Abrao demonstrou. Foi verdadeiramente maravilhoso. difcil imaginar! O que isso deve nos ensinar sobre a fraqueza da nossa f?

Quinta

Ano Bblico: S

Betel, a Casa de Deus


Jac e Esa, e tambm Caim e Abel, representam duas classes de adoradores. O esprito aventureiro e corajoso de Esa apelou a seu tranquilo e reservado pai. Jac, por outro lado, parecia ter uma natureza mais espiritual. Mas ele tambm tinha algumas graves falhas de carter. Jac queria obter o direito de primogenitura, que legalmente pertencia a seu irmo gmeo. Mas, para obt-lo, ele se disps a se envolver no esquema enganoso de sua me. Como resultado, Jac ficou com medo e fugiu para escapar do dio e da ira de seu irmo. Nunca mais ele viu sua querida me.

7. Leia a histria da fuga de Jac (Gn 28:10-22). Observe as mensagens de encorajamento e segurana que Deus lhe deu por meio de um sonho. Qual foi a resposta de Jac? Esta a primeira meno da Casa de Deus em Gnesis (v. 17). Embora para Jac fosse apenas uma coluna de pedra, Betel se tornou um lugar significativo na histria sagrada. Ali Jac adorou o Deus de seus pais. Ali ele fez uma promessa de fidelidade ao Senhor. E, como Abrao, prometeu devolver a Deus o dzimo, um dcimo de suas bnos materiais, como ato de adorao.

Perceba o senso de temor e admirao de Jac na presena de Deus. Ele deve ter compreendido mais do que nunca a grandeza de Deus em contraste com ele e, assim, a Bblia registra sua atitude de medo, reverncia e espanto. O que ele fez em seguida foi

adorar. Naquele momento, tambm, vemos um princpio sobre o tipo de atitude que devemos ter na adorao: uma atitude revelada em Apocalipse 14:7, no chamado para temer a Deus.

Adorao no nos aproximarmos de Deus como faramos a um amigo ou colega. Nossa atitude deve ser a de um pecador que precisa desesperadamente de graa, caindo diante do Criador, com senso de necessidade, temor e gratido, pelo fato de que Deus, o Criador do Universo, nos amou e fez um grande sacrifcio para nos redimir.

Quanta admirao, reverncia e temor, voc tem quando adora ao Senhor? Ou seu corao duro, frio e ingrato? Nesse caso, como voc pode mudar?

Sexta

Ano Bblico: S

Estudo adicional
Leia de Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 44-51: A Criao; p. 52-62: A Tentao e a Queda; p. 71-74: Caim e Abel Provados; p. 105-107: Depois do Dilvio; p. 145-155: A Prova da F; p. 195-203: A Noite de Luta.

O voto [de Jac em Betel] era o transbordar de um corao cheio de gratido pela certeza do amor e misericrdia de Deus. Jac entendia que Deus tinha direitos sobre ele, os quais ele devia reconhecer, e que os sinais especiais do favor divino a ele concedidos exigiam retribuio. Assim, toda bno que nos concedida reclama uma resposta ao autor de todas as nossas vantagens. O cristo deve muitas vezes rever sua vida passada, e relembrar com gratido os preciosos livramentos que Deus operou em favor dele Deve reconhec-los todos como provas do cuidado vigilante dos anjos celestiais. Em vista dessas bnos inumerveis, deve muitas vezes perguntar, com corao submisso e grato: Que darei ao Senhor, por todos os Seus benefcios para comigo? (Sl 116:12; Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 187).

Perguntas para considerao 1. Como a justia pela f no que Cristo fez por ns pode estar no centro de toda a nossa adorao? Considere as questes: 1) Por que O adoramos? 2) O que Ele fez que O torna digno de adorao? 3) Para qual propsito serve nossa adorao a Deus? 2. Como os cultos de adorao podem se tornar um instrumento mais eficaz para dizer ao mundo quem Deus realmente e como Ele ? Que elementos do culto podem ser especialmente teis em nosso testemunho? 3. Examine a histria de Abrao entregando o dzimo a Melquisedeque (Gn 14:20). De que forma a entrega do dzimo um ato de adorao? O que estamos dizendo a Deus quando Lhe devolvemos o dzimo? 4. Pense mais na ideia de reverncia e temor na adorao. Por que esses so elementos importantes? O que h de errado com a atitude que parece colocar Deus em nosso prprio

nvel, em que nos relacionamos com Ele no culto com a mesma atitude que temos para com um bom amigo e nada mais?

Respostas Sugestivas: 1: Escondeu-se, ficou com medo e vergonha. Colocou a culpa em Eva. O pecado quebrou o rlacionamento com Deus. 2: Caim escolheu sua prpria oferta. Abel ofereceu um animal do seu rebanho, conforme a vontade de Deus. 3: Corrupo do gnero humano; crescente maldade no corao. Os resultados foram o dilvio e a destruio. 4: Levantou um altar e ofereceu sacrifcio ao Senhor. Simbolizava a consagrao completa do adorador a Deus. 5: Um homem de f, fiel ao chamado de Deus. Os altares que ele construa eram uma prova de sua ligao a Deus. 6: Para provar sua f e confiana. A confirmao da promessa divina do Cordeiro que viria para salvar a humanidade. 7: Respondeu com obedincia, reconhecendo o cuidado divino. Erigiu uma coluna e fez uma aliana com Deus, prometendo fidelidade nos dzimos.

Adorao e o xodo: compreendendo quem Deus

Sbado tarde

Ano Bblico: Sl 10

VERSO PARA MEMORIZAR: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servido. No ters outros deuses diante de Mim (x 20:2, 3).

Leituras da semana: x 3:1-15; 12:1-36; 20:4, 5; 32:1-6; 33:12-23

Ao falar com a mulher junto ao poo, Jesus disse: Vs adorais o que no conheceis; ns adoramos o que conhecemos, porque a salvao vem dos judeus (Jo 4:22). Imagine como seria adorar o que voc no conhece. Em certo sentido, isso o que quase todo o mundo tem feito, ou talvez esteja fazendo agora: adorando o que no conhece. Quando voc v pessoas se curvando e adorando um bloco de pedra, pensando que esse objeto responder s suas oraes, voc as v adorando o que no conhecem. Isto , esto adorando o que elas pensam que pode lhes trazer salvao, mas no pode. Num contexto mais moderno, as

pessoas que transformam em deuses o poder, o dinheiro, a fama e o ego esto, tambm, adorando o que no conhecem. Esto adorando o que no pode salv-las.

No contexto cristo imediato, a pergunta para ns poderia ser: Conhecemos o que adoramos? Conhecemos o Senhor a quem honramos e louvamos com a boca? Quem Ele? Qual Seu nome? Como Ele ?

Nesta semana estudaremos relatos antigos dos filhos de Israel, e como seus encontros com o Senhor revelam mais sobre a natureza e o carter do Deus a quem professamos servir e adorar. Afinal, que sentido teria adorar o que no conhecemos?

Domingo

Ano Bblico: Sl 10

Terra santa
Para Moiss, vivendo no deserto, ver uma sara ardente significaria uma coisa. Isso poderia no ser um evento to marcante; ele provavelmente tivesse visto coisas desse tipo antes. O que ele mais provavelmente nunca tivesse visto antes, porm, foi que a sara ardente no se consumia: ela continuava queimando e queimando. Naquele momento, Moiss reconheceu que estava tendo uma grande viso, algo notvel e mesmo sobrenatural.

1. Leia xodo 3:1-15. Que elementos fundamentais da verdadeira adorao podem ser vistos nesses versos?

Desde o comeo, vemos ali algo da santidade de Deus e a atitude com que precisamos nos aproximar dEle. Foi Deus quem falou a Moiss ordenando-lhe que tirasse as sandlias, pois aquela era terra santa. O Senhor deixou clara a distino entre Ele, o Senhor, e Moiss, um pecador necessitado de graa. Reverncia, admirao e temor so atitudes cruciais para que possamos nos envolver na verdadeira adorao.

Outro ponto importante a centralidade de Deus nessa experincia. A primeira resposta de Moiss a Deus foi: Quem sou eu para ir? O foco estava em si mesmo, suas necessidades, fraquezas e temores. Pouco depois, porm, deixou de olhar para si mesmo e se concentrou em Deus e no que Ele faria. Como importante que toda a adorao esteja centralizada no Senhor, no em ns mesmos! Isso leva a outro elemento importante na adorao: salvao e libertao.

O xodo do Egito simboliza a salvao que alcanamos em Cristo (1Co 10:1-4). Deus no estava aparecendo a Moiss apenas para Se fazer conhecido; Ele desejava que Moiss soubesse da grande obra de libertao que realizaria em favor dos filhos de Israel. Da mesma forma, Jesus no veio a este mundo apenas para representar Deus e nos ajudar a conhecer mais sobre Ele. No, Jesus veio para morrer por nossos pecados, para dar a vida em

resgate, para morrer na cruz a morte que ns merecemos. Atravs de Sua morte, claro, conhecemos mais e mais sobre o carter de Deus. Mas Cristo veio para pagar a penalidade pelos nossos pecados e assim nos dar verdadeira libertao, a salvao simbolizada em parte pelo que o Senhor fez para Israel, ao libertar a nao do Egito.

Quanto tempo voc gasta pensando na cruz e na libertao que nos foi dada por meio de Jesus? Ou voc gasta mais tempo pensando em coisas que no podem salv-lo? Que concluses podemos tirar de sua resposta?

Segunda

Ano Bblico: Sl 11

A morte dos primognitos: Pscoa e adorao


Respondam-lhes: o sacrifcio da Pscoa ao Senhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando matou os egpcios. Ento o povo curvouse em adorao (x 12:27, NVI).

A palavra hebraica traduzida por adorou no verso acima vem de uma raiz que significa se curvar ou se prostrar. Essa palavra quase sempre aparece na forma verbal que intensifica o significado ou que d a ideia de repetio. Poderamos quase imaginar uma pessoa se curvando para baixo e para cima, repetidamente, em sinal de reverncia, admirao e gratido. De fato, considerando o contexto, isso no difcil de imaginar.

2. Leia a histria daquela primeira noite de Pscoa, em xodo 12:1-36. Como esses versos revelam o evangelho, que deve ser o centro de toda a nossa adorao?

A menos que fossem cobertos pelo sangue, os filhos de Israel sofreriam a perda de seus primognitos. Para eles, o primognito (que geralmente era o filho mais velho), tinha privilgios e responsabilidades especiais. Posteriormente os primognitos foram substitudos pelos levitas (Nm 3:12). Israel foi considerado primognito do Senhor (x 4:22), o que indicava sua relao especial com o Criador. No Novo Testamento, Jesus foi chamado de Primognito (Rm 8:29; Cl 1:15, 18).

Embora os primognitos de Israel tenham sido poupados, na realidade, Cristo, o Primognito, devia sofrer a morte simbolizada pelo sangue colocado sobre as portas das casas. Esse ato surge como uma poderosa representao da morte substitutiva de Jesus. Ele morreu a fim de poupar da merecida morte os primognitos, que representam, em certo sentido, todas as pessoas salvas (Hb 12:23).

No Egito, o povo havia obedecido aos seus senhores por causa do medo, e agora eles aprenderiam que a verdadeira adorao brota de um corao cheio de amor e gratido para com aquele que tem poder para livrar e salvar. Como voc pode aprender a apreciar melhor e amar o Senhor? Como o pecado tende a diminuir esse amor?

Tera

Ano Bblico:

No ters outros deuses


Imagine a cena: o Monte Sinai, envolto em uma nuvem espessa, estremecendo com troves, brilhando com relmpagos e o som de trombetas. As pessoas tremiam.

O ar se enchia de fumaa, porque o Deus de Israel havia descido no fogo sobre o monte santo (x 19:16-19). Ali, em meio a nuvens e fumaa, Ele Se revelou em terrvel grandeza. Ento, a voz do Libertador proclamou os primeiros quatro mandamentos, os quais esto diretamente ligados adorao.

3. Examine xodo 20:1-6. Que pontos importantes sobre adorao podemos tirar desses versos?

Os Dez Mandamentos comeam com um lembrete de Deus aos filhos de Israel, sobre sua libertao. Somente o Senhor, o Deus verdadeiro, o nico Deus, poderia ter feito isso por eles. Todos os outros deuses, como os do Egito, eram falsos, criaes humanas, incapazes de salvar ou livrar. Esses deuses tambm demonstravam traos de carter egostas, exigentes, e muitas vezes imorais, refletindo sua origem humana. Que contraste com o Senhor, o amoroso e abnegado Criador e Redentor! Assim, depois de sculos de envolvimento com o rude politesmo de uma cultura pag, os filhos de Israel precisavam conhecer seu Senhor e Deus como o nico Deus, especialmente naquela ocasio em que estavam entrando na relao de aliana com Ele.

4. Como esse contexto nos ajuda a entender melhor o que o Senhor disse em xodo 20:4, 5? Como podemos aplicar esse princpio em nossa vida?

Ellen G. White escreveu: O que quer que acariciemos que tenda a diminuir nosso amor para com Deus, ou seja incompatvel com o culto a Ele devido, disso fazemos um deus (Patriarcas e Profetas, p. 305).

Pense nisto: Tenho outros deuses em minha vida, competindo pelas minhas afeies, tempo, prioridades e objetivos? Quais so eles e como posso remov-los?

Quarta

Ano Bblico: Sl 12

Estes so teus deuses


5. Leia xodo 32:1-6 e responda s seguintes perguntas:

a) Que evento catalisador primeiramente abriu o caminho para essa poderosa expresso de falsa adorao? Como adventistas do stimo dia, que lies devemos tirar disso? b) De que foi feito esse falso deus, e o que isso diz sobre quanto infrutfero esse tipo de adorao? c) Como a adorao do bezerro de ouro contrasta com a adorao ao Senhor?

O povo levantou-se para divertir-se, se corrompeu e depressa se desviou do caminho (x 32:6-8). Dificilmente parece refletir o temor e reverncia que deve marcar a verdadeira adorao, no ?

A multido mista (egpcios que tinham escolhido seguir Israel no xodo, ou que eram casados com israelitas), sem dvida influenciou o povo e exigiu de Aro a forma e estilo de adorao que lhes era familiar. Quando Josu ouviu o barulho que vinha de baixo, sugeriu a Moiss que havia uma guerra no acampamento. Moiss, porm, tendo vivido na corte real do Egito, sabia muito bem o que eram aqueles rudos. Ele provavelmente tivesse reconhecido os sons de folia licenciosa: dana, msica alta, canto, gritaria e confuso geral que marcavam sua adorao idoltrica (x 32:17-22).

Quando eles adoraram o verdadeiro Deus, o fizeram com humildade e reverncia. Mas, adorando o bezerro de ouro, se comportaram como animais. Eles trocaram a Glria deles pela imagem de um boi (Sl 106:19, 20, NVI). Parece ser um princpio da natureza humana que ns no subimos mais alto do que aquilo que adoramos e reverenciamos.

Observe quo rpida e facilmente eles comprometeram a verdade em sua adorao. Muito rapidamente a cultura local foi introduzida e os afastou de Deus. Em nossa adorao, como podemos evitar essa mesma armadilha?

Quinta

Ano Bblico: Sl 13

Mostra-me a Tua glria


Na experincia do bezerro de ouro, o povo de Israel havia quebrado sua aliana com Deus. Pelo pecado e falsa adorao, tinha tomado Seu nome em vo. Moiss implorou a Deus em favor deles (x 32:30-33). Por causa desse terrvel pecado, Deus ordenou ao Seu povo obstinado que tirasse os enfeites, para que o Senhor pudesse decidir o que fazer com eles (x 33:4, 5). Para os que, em humildade, se arrependeram, a remoo dos ornamentos foi um smbolo de reconciliao com Deus (x 33:4-6).

6. Leia xodo 33:12-23. Por que Moiss pediu que Deus lhe mostrasse Sua glria? O que Moiss queria conhecer? Por que ele acreditava que necessitava dessas coisas?

O desejo de Moiss de ver a glria de Deus no era curiosidade nem presuno, mas brotou de uma profunda fome de sentir a presena de Deus, depois de to escandalosa apostasia. Embora Moiss no houvesse participado do pecado, ele foi afetado pela situao. No vivemos isolados dos outros membros da igreja. O que afeta uma pessoa afeta as outras, algo que nunca deveramos esquecer.

Leia atentamente xodo 33:13. Moiss disse ao Senhor que desejava conhec-Lo. No obstante tudo que o Senhor havia realizado, Moiss ainda sentia a prpria necessidade, fraqueza e impotncia, e assim, queria andar mais perto do Senhor. Ele desejava conhecer melhor o Deus de quem era to dependente. interessante que, sculos mais tarde, Jesus disse: E a vida eterna esta: que Te conheam a Ti, o nico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste (Jo 17:3). Moiss queria ver a glria de Deus, algo que o levaria a compreender ainda mais a prpria pecaminosidade e impotncia e, consequentemente, sua completa dependncia do Senhor. Afinal, considere o que Moiss tinha sido chamado a fazer e os desafios que teve de enfrentar. No de admirar que ele tivesse sentido essa necessidade de conhecer Deus.

Percebemos, tambm, um ponto crucial sobre adorao. Deus deve ser o assunto da adorao; a nfase deve ser o nosso empenho em conhecer mais sobre Ele e Seu caminho, com humildade, f e submisso (x 33:13).

Quanto voc conhece sobre o Senhor? Que escolhas o habilitaro a conhec-Lo melhor? Como aprender a adorar de uma forma que lhe d melhor apreciao de Deus e Sua glria?

Sexta

Ano Bblico: Sl 14

Estudo adicional
Leia de Ellen G. White, Patriarcas e Profetas; p. 303-314: Israel Recebe a Lei; p. 315-330: Idolatria no Sinai; e p. 331-342: Inimizade de Satans Contra a Lei; Salmos 105:26-45; 106:8-23.

A humildade e a reverncia devem caracterizar o comportamento de todos os que vo presena de Deus. Em nome de Jesus podemos ir perante Ele com confiana. No devemos, porm, nos aproximar dEle com uma ousadia presunosa, como se Ele estivesse no mesmo nvel que ns. H os que se dirigem ao grande, todo-poderoso e santo Deus... como se estivessem se dirigindo a um igual, ou mesmo inferior. H os que se portam em Sua casa conforme no imaginariam fazer na sala de audincia de um governador terrestre. Tais pessoas devem se lembrar de que se acham vista daquele a quem serafins adoram, perante quem os anjos velam o rosto. Deus deve ser grandemente reverenciado. Todos os que em verdade se compenetram de Sua presena, se prostram com humildade perante Ele (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 252).

Perguntas para reflexo 1. O que podemos aprender com a histria trgica da adorao ao bezerro de ouro? Quais so as consequncias de adorar falsos deuses (visveis ou invisveis)? Quais so os dolos geralmente adorados na sociedade? Quais so as lies dessa histria para a igreja hoje, que tem esperado por longo tempo a segunda vinda de Jesus? 2. Como os nossos cultos podem nos ajudar a sentir de maneira mais intensa a majestade, glria e poder de Deus? Ou ser que eles tendem a trazer Deus para o nosso prprio nvel? 3. O que significa conhecer o Senhor? Se algum lhe perguntasse: Como voc conhece o Senhor?, como voc responderia? Em outras palavras, como pode um ser humano conhecer a Deus pessoalmente?

Respostas Sugestivas: 1: Reverncia (Moiss tirou as sandlias); admirao e temor; conscincia de sua inferioridade e pecado; por isso ele escondeu o rosto. 2: O sangue nas ombreiras e vergas das portas representava o sangue de Cristo, nosso libertador. 3: Essas declaraes so os princpios bsicos da aliana do Senhor com o povo. Pois o libertador nico que deve receber adorao. 4: No devemos adorar dolos de fabricao humana, que provocam o zelo do Deus verdadeiro. Devemos nos afastar desses dolos. 5: a) Na ausncia do lder, o povo, corrompido pela idolatria egpcia, pediu que Aro fizesse deuses que fossem adiante deles. No devemos criar falsos deuses apenas para atender o clamor de pessoas influenciadas pelo mundanismo. b) de ouro. c) A adorao idlatra inclui folia, barulho e dana; a adorao ao Senhor inclui reverncia e humildade. 6: Ele queria ver a glria de Deus porque queria conhecer intimamente a pessoa de Deus e Seu caminho. Ele acreditava que precisava dessa manifestao para ter segurana diante dos desafios da jornada. S assim eles poderiam chegar ao descanso da terra prometida.

O sbado e a adorao

Sbado tarde

Ano Bblico: Sl 14

VERSO PARA MEMORIZAR: Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou. Ele o nosso Deus, e ns, povo do Seu pasto e ovelhas da Sua mo (Sl 95:6, 7).

Leituras da semana: x 20:11; Dt 5:15; Is 44:15-20; Mt 11:28-30; Rm 6:16-23

Como vimos na introduo, criao e redeno esto no centro da mensagem do primeiro anjo e no tema da adorao. O primeiro anjo chama nossa ateno ao evangelho eterno, a boa notcia da salvao em Jesus, que inclui no apenas o perdo do pecado, mas o poder para venc-lo. O evangelho, ento, nos promete vida nova em Cristo, e a santificao, que em si mesma parte do processo de salvao e redeno (Jo 17:17; At 20:32; 1Ts 5:23).

Como vimos, a mensagem do primeiro anjo inclui um lembrete especial de que aquele a quem devemos adorar o Criador, que nos criou e fez o mundo em que vivemos.

Assim, os temas da criao, redeno e santificao esto ligados adorao. No de surpreender que esses trs temas so revelados no sbado, um elemento crucial nos eventos descritos em Apocalipse 14, quando diante de ns colocada a questo: adoramos o Criador, Redentor e Santificador, ou a besta e a sua imagem? O texto no nos deixa uma terceira opo.

Nesta semana, vamos considerar o mandamento do sbado e como esses temas so revelados nesse dia. Ao estudar, pense nisto: Como podemos tornar esses temas o centro de nossa experincia de adorao?

Domingo

Ano Bblico:

Criao e redeno: o fundamento da adorao


Lembra-te do dia de sbado, para o santificar (x 20:8). As palavras lembrar e memorial em hebraico vm da mesma raiz hebraica, zkr. Quando Deus disse lembra-te, estava dando ao povo um memorial de dois grandes eventos, um deles sendo o fundamento do outro.

1. De acordo com o quarto mandamento, quais so esses dois eventos, e como eles esto relacionados entre si? x 20:11; Dt 5:15 O papel de Cristo como criador est inseparavelmente ligado ao Seu papel como redentor, e toda semana o sbado destaca ambos. Isso no acontece apenas a cada ms ou ano, mas a cada semana, sem exceo, o que mostra a importncia do Salvador. Aquele que nos planejou e criou o mesmo que libertou Israel do Egito e que nos liberta da escravido do pecado.

2. Leia Colossenses 1:13-22. Como Paulo une claramente os papis de Cristo como criador e redentor? Criao e redeno esto na base de toda a verdade bblica e so to importantes que recebemos o mandamento de guardar o sbado como lembrete dessas duas verdades. Desde o den, onde o stimo dia foi primeiramente separado, at agora, houve pessoas que adoraram o Senhor santificando o sbado do stimo dia.

Pense nisto: Essas duas verdades eram to importantes que o Senhor nos deu um lembrete semanal delas; to importantes que Ele nos ordena dedicar um stimo de nossa vida em um tipo especial de repouso, a fim de que possamos focalizar melhor nossa ateno nessas verdades. Como sua experincia de adorao no sbado pode ajudar a aumentar sua apreciao de Cristo como criador e redentor?

Segunda

Ano Bblico:

Lembra-te do teu Criador


A Bblia comea com a famosa frase: No princpio, criou Deus os cus e a terra. O verbo criou, bara, se refere apenas a aes de Deus. Os seres humanos podem construir coisas, fazer coisas, criar coisas e formar coisas, mas somente Deus pode bara. S Deus pode criar

espao, tempo, matria e energia, que fazem parte do mundo material em que existimos. Tudo est aqui apenas porque Deus criou (bara).

Certamente, a maneira pela qual Ele fez tudo isso permanece um mistrio. A cincia mal entende o que a prpria matria, muito menos como foi criada e por que existe em determinada forma. O mais importante, porm, que nunca nos esqueamos de onde tudo surgiu. Os cus por Sua palavra se fizeram... Pois Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo passou a existir(Sl 33:6, 9).

Alm disso, quando um importante projeto concludo, as pessoas gostam de comemorar. Por exemplo, quando construmos uma igreja, a dedicamos ao Senhor. Similarmente, quando Deus terminou a criao da Terra, Ele comemorou o evento separando um dia especial, o sbado.

3. Compare Isaas 40:25, 26; 45:12, 18; Colossenses 1:16, 17; e Hebreus 1:2, com Isaas 44:15-20, e 46:5-7. Qual a diferena entre Deus e os dolos?

Depois que o grande conflito entre Cristo e Satans atingiu a Terra, o inimigo tem tentado levar as pessoas a duvidar ou negar a existncia do verdadeiro Deus, o Criador. Por meio da ignorncia de Sua Palavra ou negao da evidncia de Seu poder criativo, a inteligncia humana procura outras explicaes para nossas origens, alm do Senhor. Todos os tipos de teorias tm sido propostas. A mais popular hoje, claro, a evoluo, que supe a mutao aleatria e a seleo natural como meios pelos quais toda vida e inteligncia existem. Algum apresentou recentemente a teoria de que todos somos apenas projees de computadores e de que realmente no existimos, mas somos apenas criaes dos computadores de alguma super-raa de seres aliengenas. De muitas formas, possvel argumentar que os deuses de madeira sobre os quais Isaas escreveu, que eram adorados pelos seus prprios fabricantes, eram to bons quanto muitas das teorias sobre as origens, muitas vezes apresentadas como alternativas ao Deus da Bblia.

Se realmente aceitamos o sbado conforme a Bblia o identifica, como um memorial dos seis dias da criao de Deus, como podemos ser protegidos contra as falsas ideias sobre nossas origens? Alm disso, quem desejaria adorar um Deus que usasse o cruel e violento processo da evoluo para nos criar, como alguns ensinam?

Tera

Ano Bblico: P

Liberdade da escravido
Como j vimos, o sbado aponta no apenas para a criao, um importante assunto da adorao, mas tambm para a redeno. Deuteronmio 5:15 nos diz: porque te lembrars que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mo poderosa e

brao estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sbado. Estas palavras so refletidas no tema fundamental da mensagem do primeiro anjo: redeno e salvao. Essa redeno simbolizada por aquilo que o Senhor fez pelos filhos de Israel por ocasio do xodo. Nenhum deus do Egito teve poder para impedir que a nao de escravos escapasse de seu cativeiro. Somente o Deus de Israel, que Se revelou em milagres poderosos e que Se apresentou com glria majestosa e ofuscante, foi capaz de libert-los com mo poderosa e brao estendido (Dt 5:15). Deus queria que eles se lembrassem de que o Senhor Deus; nenhum outro h, seno Ele (Dt 4:35). Ento, Ele lhes deu o dia de sbado para ser um constante lembrete de Sua grande libertao da escravido egpcia e uma lembrana da escravido espiritual da qual Cristo nos libertou.

4. Leia Romanos 6:16-23. Que promessas nos so oferecidas? Como isso se relaciona com o que o Senhor fez por Israel no Egito? O Novo Testamento ensina claramente que a escravido do pecado exige um poderoso Salvador, assim como ocorreu no cativeiro egpcio do antigo Israel. Foi isso que os filhos de Israel tiveram em seu Senhor, e isso que ns, cristos de hoje temos, porque o Deus que os livrou da sua escravido o mesmo que nos livra da nossa.

Se j necessitamos de uma razo para adorar o Senhor, a libertao da escravido, que Ele conquistou para ns, no seria um bom motivo? Os filhos de Israel cantaram um grandioso cntico, depois de terem sido libertados (x 15). Assim, para ns, a experincia de adorao no sbado deve ser uma celebrao da graa de Deus, que nos liberta no somente da penalidade legal do pecado (que caiu sobre Jesus, em nosso favor), mas do poder do pecado para nos escravizar.

O que significa no mais ser escravos do pecado? Significa que no somos pecaminosos, ou que no pecamos mais, s vezes? E, mais importante, como voc pode aprender a clamar as promessas de libertao que o evangelho nos oferece, e torn-las reais?

Quarta

Ano Bblico: Pv

Lembra-te do teu santificador


5. Leia xodo 31:13. Qual o significado do verso? Qual a relevncia disso para ns hoje? O que significa ser santificado por Deus? Como podemos experimentar esse processo em nossa vida?

Criao, redeno e santificao esto interligados. Criao, claro, a base de tudo (pois sem ela no haveria ningum a quem redimir e santificar). No entanto, em nossa condio cada, a criao j no mais suficiente, pois precisamos de redeno, da promessa de perdo pelos pecados. Caso contrrio, teramos que enfrentar a destruio eterna, e nossa criao se acabaria para sempre.

Certamente, a redeno est inseparavelmente ligada santificao, processo pelo qual crescemos em santidade e na graa. A palavra traduzida como santifica em xodo 31:13 vem da mesma raiz da palavra usada em xodo 20:8, quando o Senhor ordenou ao povo que santificasse o sbado. A mesma raiz aparece em xodo 20:11, que diz que Deus santificou ou tornou sagrado o dia do sbado (veja tambm Gnesis 2:3, onde Deus santificou o stimo dia). Em todos esses casos, a raiz, qds, significa ser santo, separar como santo, ser consagrado como santo.

Deus chamou Israel e os separou como Seu povo santo, para ser uma luz para o mundo. Cristo chamou Seus discpulos para a misso de levar o evangelho ao mundo. No centro dessa tarefa esto a santidade e o carter dos que proclamam a mensagem. O evangelho no trata apenas da questo de no ser condenado por causa dos pecados. Como vimos ontem, o assunto ser livre da escravido do pecado. Trata-se de ser uma nova pessoa em Cristo e fazer com que nossa vida seja um testemunho vivo do que Deus pode fazer por ns aqui e agora.

6. Leia 2 Corntios 5:17. Qual o plano de Deus para a criao arruinada pelo pecado? Como o sbado pode nos ajuidar nesse plano de redeno? Como nossos cultos de adorao podem ajudar a realar esse tema?

Quinta

Ano Bblico: Pv

Descansando na redeno
Criao, redeno e santificao: temos tudo isso em Cristo, e cada um deles simbolizado de maneira especial por meio das bnos do sbado.

7. Leia o convite de Jesus para o descanso, em Mateus 11:28-30. Como o sbado se encaixa com o que Jesus nos diz ali?

O descanso que Jesus ofereceu s pessoas inclua descanso emocional, psicolgico e espiritual, para aqueles que estivessem sobrecarregados com cargas pesadas, incluindo a carga do pecado, culpa e medo. Alm da necessidade humana bsica, de descanso fsico, h uma necessidade igualmente importante, de que a mente e as emoes tenham uma mudana de ritmo, um descanso dos fardos e do estresse da vida diria. Deus planejou o sbado exatamente para isso. Estudos tm mostrado que a produtividade no local de trabalho realmente aumenta com uma pausa semanal. Interromper a rotina habitual de vida melhora a acuidade mental e a resistncia fsica. Alm disso, o sbado prov o necessrio senso de expectativa que ajuda a evitar o tdio e o cansao.

Embora qualquer um possa dizer que est descansando em Cristo, o sbado nos oferece uma

manifestao real e fsica desse descanso. O sbado um smbolo do descanso que temos verdadeiramente nEle, na salvao que Cristo realizou para ns.

O sbado tambm nos satisfaz no aspecto emocional, porque nos d um senso de identidade: somos criados imagem de Deus, e pertencemos ao Senhor, porque Ele nos fez.

E assim como Deus estabeleceu a instituio do casamento no den, para atender necessidade humana de intimidade social, Ele deu o sbado para a intimidade entre o Criador e Suas criaturas.

O sbado promete realizar o que possvel por meio da obra restauradora de Cristo. Ele nos d esperana para o futuro, no eterno sbado de descanso final. Mas, o mais importante de tudo, o sbado nos supre na maior de todas as necessidades humanas: adorar algo ou algum. Deus, em Sua grande sabedoria, nos deu o sbado como um dia reservado para adorao, um dia para ser usado em Sua honra e louvor.

Que fardos voc est carregando, dos quais necessita descansar? Como pode aprender a entreg-los a Ele? Como sua experincia de adorao no sbado pode ajud-lo a aprender a descansar verdadeiramente nEle?

Sexta

Ano Bblico: Pv

Estudo adicional
Leia de Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 44-51: A Criao; p. 111-116: A Semana Literal; O Desejado de Todas as Naes, p. 281-289: O Sbado.

Era inteno do Senhor que [a] observncia [do sbado] os designasse como adoradores Seus. Seria um sinal de sua separao da idolatria e ligao com o verdadeiro Deus. Mas, a fim de santificar o sbado, os homens precisam ser eles prprios santos. Devem, pela f, tornar-se participantes da justia de Cristo... S assim o sbado poderia distinguir os israelitas como os adoradores de Deus (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Naes, p. 283).

Perguntas para reflexo: 1. Pense mais na ideia de que a verdadeira guarda do sbado pode nos proteger de muitos dos enganos a respeito da criao. Pense, por exemplo, sobre os eventos finais acerca dos que adoram a besta, em contraste com os que adoram o Criador (Ap 14). Como uma falsa compreenso das nossas origens, como a ideia de que Jesus usou a evoluo para nos criar, poderia predispor as pessoas a ser enganadas nos ltimos dias? 2. Examine novamente a relao entre sbado e adorao. Como sua igreja adora no

sbado? O servio voltado para exaltar a Deus como criador, redentor e santificador? Se no, qual a nfase? Como podemos aprender a manter o Senhor como o foco de nossa experincia de adorao? 3. A criao o centro de todas as nossas crenas. Por que nada do que cremos, como adventistas do stimo dia, faz sentido, parte de Deus como criador?

O sbado est inserido no relato original da criao. Como esses fatos ajudam a revelar o quanto o sbado importante e fundamental? Como isso nos ajuda a compreender melhor, tambm, o fato de que o sbado ser to central nesse drama final dos ltimos dias, quando os poderes falsos procuraro receber a adorao que s Deus merece?

Respostas Sugestivas: 1: Criao e redeno. A relao est no fato de que Deus realizou as duas obras em favor de Seu povo. 2: NEle foram criadas todas as coisas. NEle tudo subsiste e somos reconciliados com Deus mediante Sua morte. 3: Deus criou e governa todas as criaturas com Seu poder, ao contrrio dos dolos mortos, que no sabem de nada. 4: Os que se entregam a Deus deixam de ser escravos do pecado, se tornam servos da justia e seguem no caminho da vida eterna. 5: O sbado um sinal da aliana entre Deus e Israel, sendo relevante tambm para a igreja atual. Santificar separar para um fim santo. Pela comunho com o Esprito Santo podemos tambm ser santos. 6: Deus criou, o pecado arruinou e Jesus recriou o ser humano. O sbado sinal desses dois momentos. Cada culto deve nos lembrar dessa dupla obra divina. 7: O sbado tambm um convite para descansarmos nos braos de Jesus.

Anda mungkin juga menyukai