Anda di halaman 1dari 43

Terra, terreno, territrio, a minha regio, a minha cidade, a minha aldeia, as nossas paisagens, e os satlites para os observar.

Fichas de apoio ao ArcGis 9.x Desktop (ArcView/ ArcEditor/ ArcInfo)


Utilizao das fichas Estas fichas foram criadas com uma finalidade formativa ou auto-formativa, sem finalidades lucrativas. A utilizao destas fichas simples, s necessrio ler e compreender o fundamental para manipular correctamente o programa. A classificao das rubricas arbitrria. Estamos disponveis para propostas de alterao. As fichas foram realizadas com as verses 9.0 a 9.2. Quando existirem variaes importantes, faremos uma nota no fundo da pgina sobre essa verso nesse exerccio.

Verso de Janeiro de 2009, no revista nem testada, compatvel com o ArcGis 9.3 Fichas realizadas com o ArcGis 9.0 ao 9.2 sp 5.

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

1 de 43

ArcGis_A01 ArcGis_A02 ArcGis_A03 ArcGis_A04 ArcGis_B01 ArcGis_B02 ArcGis_B03 ArcGis_B04 ArcGis_B05 ArcGis_B06 ArcGis_C01 ArcGis_C02 ArcGis_C03 ArcGis_C04 ArcGis_C05 ArcGis_D01 ArcGis_D02 ArcGis_D03 ArcGis_D04 ArcGis_E01 ArcGis_E02 ArcGis_E03 ArcGis_F01 ArcGis_F02 ArcGis_F03 ArcGis_F04 ArcGis_G01 ArcGis_G02

Fichas de apoio utilizao do ArcGis. Lista das fichas. ArcGis A Apresentao do programa Apresentao da interface: ArcMap Apresentao da interface: ArcCatalog Apresentao da interface: ArcToolBox O Documento MXD ArcGis B Gesto das camadas Abrir e fechar uma camada Explorao das camadas: ArcMap Explorao das camadas: ArcCatalog Fixao dos dados do atributo no ecr Conhecer e modificar a projeco de uma camada Atribuir uma projeco (ArcCatalog) ArcGis C Estrutura das camadas Criar uma camada (ArcCatalog) Criar campos com atributos Criar objectos grficos (ArcMap) Modificar objectos grficos Modificar objectos semnticos ArcGis D Anlise espacial Seleco por atributo (pesquisa por atributo) Seleco por localizao geogrfica (pesquisa geogrfica) Articulao por atributo/ articulao espacial Utenslios de anlise ArcGis E Anlise temtica/ Semiologia/ Simbologia Simbologia/ Fixao simples de entidades Anlise temtica/ Fixao avanada de entidades Etiquetagem de entidades ArcGis F Paginao Criar a paginao Criar uma legenda Elementos da paginao Exportar a paginao ArcGis G Integrao de dados externos Import/Export dados vectoriais (MIF) Georefernciamento de dados raster

4 5 6 7 9 10 11 12 13 14 16 17 18 19 20 22 24 26 28 30 31 32 34 35 36 37 39 41

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

2 de 43

ArcGis A Apresentao do programa


ArcGis (ou melhor ArcViewGis) um programa que permite explorar um Sistema de Informao Geogrfica (SIG). Um programa SIG permite adquirir, armazenar, actualizar, manipular e tratar dados geogrficos. Alm disso, permite fazer a cartografia e a anlise espacial de forma precisa em funo da escala desejada. O princpio orientador de um SIG o seguinte: de um lado temos os dados geogrficos e do outro os dados por atributo. Estes dados so armazenados em formato numrico e organizados por camadas (denominadas shapefiles no ArcGis). Pequeno detalhe: O ArcGis na realidade uma sequncia, que se divide em trs verses (ArcView, ArcEditor e ArcInfo). A diferena entre as verses o nmero de opes suplementares disponveis, o ArcView o que tem menos. Isto independente das extenses (Spacial Analyst, 3D Analyst, que podem ser adquiridas separadamente). Cada uma das trs verses da sequncia ArcGis constituda por uma interface ArcMap e um interface ArcCatalogue (assessorados por um interface ArcToolBox separado para as verses anteriores 9.0). Conselho: mantenha sempre as verses actualizadas, com o ltimo patch! Os patchs esto disponveis gratuitamente nos sites da ESRI e em lngua portuguesa no site da ESRI Portugal. Isto importante na medida em que as verses 9.0 e 9.1 so instveis (reviso frequente). Lista das fichas: ArcGis A Apresentao do programa Apresentao da interface: ArcMap Apresentao da interface: ArcCatalog Apresentao da interface: ArcToolBox O Documento MXD

ArcGis_A01 ArcGis_A02 ArcGis_A03 ArcGis_A04

4 5 6 7

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

3 de 43

ArcGis_A01 Apresentao do Interface: ArcMap


O ArcMap mostra, questiona, edita, cria ou analisa os dados, sob a forma de tabelas ou de cartas. O ArcMap facilita a disposio das cartas aquando da paginao para impresso, a integrao noutros documentos e a edio de documentos electrnicos. A interface do programa apresentada em baixo:

Fixao dos nomes das camadas sobrepostas

Fixao das camadas

Barra geral de utenslios

A barra geral de utenslios apresenta o seguinte: Zoom aumenta Zoom diminui Zoom de aumento constante Zoom de diminuio constante Deslocar Zoom geral Voltar ao anterior Voltar ao seguinte Seleccione as entidades Seleccione os elementos Identifique as entidades Procura Medir uma distncia Hiperligao A barra de utenslios tem os utenslios de navegao sobre os dados grficos das camadas, bem como os utenslios de fixao rpida de dados semnticos (com atributos) ligados a entidades grficas.

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

4 de 43

ArcGis_A02 Apresentao do Interface: ArcCatalog


O ArcCatalog permite rever, organizar, distribuir e modificar os elementos das propriedades dos dados geogrficos. A interface permite empregar os mtodos grficos ou em texto para passar em revista, controlar ou modificar o conjunto de dados.

Barra de utenslios e de gesto de dossiers

Explorador de dossiers e ficheiros

Contedo dos dossiers e ficheiros

nesta interface que executaremos as aces mais comuns que listamos: - Criar novos dados (camadas ou shapefiles, geodatabases); - Atribuir um sistema de coordenadas quando no forem reconhecidas pelo programa, ou no forem atribudas; - Retirar uma camada (ou o conjunto de ficheiros correspondentes ao shapefile) definitivamente do computador; Formato dos dados visveis no ArcCatalog. - Tabelas de atributos em folhas de clculo Excel para as verses 9.2 e posteriores e dBase (*. dbf): So os ficheiros geralmente produzidos em ficheiro Excel integrados no estudo cartogrfico. Estes dados no so georefernciados. - Bases de dados: Godatabase (*. mdb), ficheiro Access . - Ficheiros de formato (*. shp) polgonos , linhas , pontos : So as entidades grficas que so georefernciadas. Um ficheiro de formas esta associado a uma tabela (*. dbf) que pode conter um nmero indefinido de dados por entidade. - Ficheiros de camadas (*. lyr) ficheiros de formas. - Ficheiros raster numrico. : so as representaes grficas produzidas pelos

so os ficheiros de imagens em que cada cor fixa a um valor

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

5 de 43

ArcGis_A03 Apresentao do Interface: ArcToolBox


ArcToolBox O ArcToolBox um mdulo no ArcGis 9.x (ou uma aplicao no ArcGis 8.x) que permite aceder a todas as funcionalidades de tratamento e anlise. A caixa de utenslios fornece um conjunto muito rico de funes de geotratamento. Converte tambm o formato dos dados para importao ou exportao de ficheiros, bem como as mudanas de projeco. O conjunto de utenslios de cada caixa de ferramentas pode no estar acessvel. Alguns necessitam de extenses suplementares. Geralmente, ao clicarmos no utenslio, uma janela correspondente ao utenslio aberta, permitindo alterar os respectivos parmetros. possvel criar os seus prprios scripts, quer seja atravs do python (entregue com o programa) ou transformando um ModelBuilder. Ateno: antes de utilizar uma ferramenta consulte a ajuda que tem sido actualizada segundo as verses e que explica claramente como paramentar as ferramentas!

Linha de comandos Permite abrir rapidamente uma ferramenta ou fechar um comando bem como os parmetros de utilizao. Este mdulo mais apreciado pelos utilizadores de ArcInfo (antiga verso da linha de comandos).

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

6 de 43

ArcGis_A04 O Documento MXD


Actualizar o formato das janelas, actualizar a pgina, a escolha de estilos para objectos cartogrficos, colocar etiquetas, etc. so tantas as operaes que devemos guard-las para no termos de as voltar a reproduzir a cada abertura do ArcMap. O documento de trabalho (*. mxd), permite guardar uma sesso de trabalho. Para guardar os trabalhos, que vamos fazendo evoluir num documento, vamos ao menu Fichier >Enregistrer sous O documento de trabalho um ficheiro nico contrariamente camada. No contm dados geogrficos. S tem uma srie de instrues dadas pelo ArcMap e que precisam as camadas geogrficas utilizadas na sesso, as janelas de dados abertas, a actualizao das formas dos objectos, etc. Pode existir um grande nmero de documentos que utilizem as mesmas tabelas de dados nas actualizaes de formas diversas. No entanto, como o documento contm instrues sobre as tabelas a utilizar, indispensvel preservar estas tabelas tal como o registo do documento. Se, por exemplo, uma tabela for deslocada ou renomeada e o documento no for registado para ter em considerao a modificao, este no se abrir! Portabilidade do documento possvel registar o caminho relativo das camadas utilizadas. Isto permite-nos deslocar todo o dossier de trabalho e reabrir esse documento noutro lugar sem problemas. O documento e as camadas utilizadas devem ficar no mesmo lugar uns em relao aos outros! Abra o documento. No menu ficheiro (file), seleccione as propriedades do documento (map properties). Clique nas opes das fontes de dados (data source options). Seleccione o registo do caminho relativo (store relatifs path names) e clique em OK.

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

7 de 43

ArcGis B Gesto de camadas


A gesto das camadas essencial para efectivamente comear a aprendizagem do programa. Compreender como se organizam as camadas umas em relao s outras e como se articulam os dados geogrficos e a tabela de atributos que lhe esta associada, a base da compreenso dos programas SIG. Lista de fichas: ArcGis_B01 ArcGis_B02 ArcGis_B03 ArcGis_B04 ArcGis_B05 ArcGis_B06 ArcGis B Gesto das camadas Abrir e fechar uma camada Explorao das camadas: ArcMap Explorao das camadas: ArcCatalog Fixao dos dados do atributo no ecr Conhecer e modificar a projeco de uma camada Atribuir uma projeco (ArcCatalog) 9 10 11 12 13 14

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

8 de 43

ArcGis_B01 Abrir e fechar uma camada


Dispe do ArcMap e do ArcCatalog para acrescentar dados ao ArcMap. Observao: Se a primeira vez que utiliza um leitor especfico, ou simplesmente para ter a certeza de que o leitor utilizado acessvel ao ArcMap, verifique as conexes disponveis no ArcCatalog. Corra o ArcCatalog, (note a sua semelhana com o explorador do Windows). Se o leitor com que esta a trabalhar, onde tem guardados os dados, no estiver disponvel na rvore de ficheiros, clique no boto conectar um dossier o dossier ou o leitor desejado. (connect to folder) para adicionar

Corra o ArcMap clicando no boto situado na barra das tarefas na parte superior do ecr. Abre uma caixa de dilogo, assegure-se de que esta a trabalhar num documento novo. Seleccione os ficheiros *. Shp que pretende abrir na rvore do ArcCatalog e deslize-os para a camada (layers) do ArcMap. Observao: A operao de juntar os dados realizada directamente pelo (add data). A operao que propomos s ArcMap, ao clicarmos em juntar os dados pretende demonstrar a interactividade entre o ArcCatalog e o ArcMap. Mude o nome dos seus dados . No menu vista (view), seleccione as propriedades do bloco de dados (data frame properties). Em aplicaes (gnral), mude o nome dos dados para poder reconhecer o seu trabalho. Mude no menu de fixao (display) as unidades de medida para aquelas que lhe interessam (km, por exemplo), clicando no OK. Na barra de ferramentas, clique na ferramenta de zoom (zoom in) para ser mais fcil visualizar a sua carta, ao pressionar o boto do rato define o zoom que pretende.

Para fechar a camada no ArcMap, faa um clique com o boto direito no nome que seleccionou em Apagar (remove). Esta operao vai apagar a camada do programa mas no do computador. Nota: Nas verses 9.0 e 9.1 e de uma forma geral, evite trabalhar com o ArcCatalog e o ArcMap abertos ao mesmo tempo, para evitar conflitos em ficheiros de leitura nas duas interfaces e mensagens de erro.
9 de 43

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

ArcGis_B02 Explorao das camadas: ArcMap


Fixar as camadas Clique no nome de uma camada e deixe-a activa. Mantenha o cursor pressionado e deslize a camada para cima ou para baixo de uma outra camada para mudar a ordem de fixao das camadas. O cone esquerda do nome permite que a camada fique visvel ou invisvel. Note que no fundo da rvore as camadas (tabela dos contedos) tm trs possibilidades: fixao (display), fonte e seleco. A seleco permite eliminar os ficheiros que seleccione, deixando a camada fixa. A fixao coloca na frente a ordem de sobreposio das camadas umas em relao s outras. O nome que aparea em cima corresponde ltima camada. A fonte o caminho de acesso camada. Os ficheiros no tm objectos grficos (as tabelas de atributos como as *. DBF) s aparecem neste local. Nota de verso: No ArcGis 9.0, a hiptese Seleco no existe. Identificao de uma identidade Seleccione o boto de identificao de identificao, aparece. (identify). Uma janela denominada resultados

Explore os polgonos (ou as reas) e clique no boto para observar as informaes das camadas. No menu camadas da janela resultados de identificao, pode escolher as camadas para as quais as informaes devem surgir. Feche a janela de informao quando terminar a tarefa. Escolha de repertrio de trabalho para o geotratamento. O meio permite escolher um repertrio, por defeito, para o ArcGis. Evita ter de verificar todo o disco para ver o repertrio de geotratamento. Abra o ArcToolbox e clique com o boto direito para escolher o meio, ou clique no boto meio do cone Geotratamento, no menu Outils>Options. Na caixa de dilogo do meio, clique nos parmetros gerais (general settings). Percorra o caminho de acesso para definir o seu ambiente de trabalho por defeito. Feche o meio clicando em OK. Fixar uma barra de ferramentas Activao de uma extenso No ArcMap ou no ArcCatalog v ao menu de fixao e seleccione a barra de ferramentas, depois escolha a ferramenta que deseja. Pode tambm clicar com o boto direito sobre o contorno cinzento do programa e escolher directamente a ferramenta. Se a barra de ferramentas fizer referncia a uma extenso (verifique se tem a respectiva licena), v ao menu outils>extensions e carregue na caixa de extenses pretendida para a activar. Depois feche a caixa. Se a barra de ferramentas fizer referncia a uma extenso (ter de ter a licena) v ao menu outils>extension e carregue na caixa das extenses que quer activar. Depois feche o programa.
Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius. 10 de 43

ArcGis_B03 Explorao das camadas: ArcCatalog


Abra o ArcCatalog. Este programa oferece uma forma de explorar os seus dados. O ArcCatalog tem uma aparncia semelhante ao Windows. Na rvore da esquerda do programa v ao dossi onde se encontra o shapefile (ou a camada) que quer observar e seleccione o ficheiro clicando no seu nome.A representao grfica aparece na janela da direita. Explore o ficheiro seleccionando o contedo, o que tem na tabela de dados ou da geografia e o metadados em cima esquerda da janela principal. No cone de vista pode ter uma visualizao da tabela de dados ou da geografia da sua camada. A vista geogrfica um pequeno visualizador onde pode encontrar utenslios de navegao da barra de ferramentas do ArcMap. Note que pode lanar o ArcToolbox e depois o ArcCatalog da mesma forma que o ArcMap. Deve saber que a maior parte dos utenslios das diversas barras de ferramentas, s so acessveis depois do ArcMap; existe uma barra de ferramentas muito prtica que s visvel no ArcCatalog: Ferramentas de Converso.

Esta ferramenta tal como as outras que esto disponveis no ArcCatalog (metadados), esto disponveis a partir do menu ferramentas> Barra de ferramentas (tools>toolbars).

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

11 de 43

ArcGis_B04 Fixao dos dados do atributo no ecr


Faa um clique com o boto direito no nome da camada e seleccione abrir a tabela de atributos (open attribute table). Observe os dados e depois feche a tabela quando acabar.

Relao entre os dados grficos e os atributos


Relao entre os dados Grficos e os dados atributrios: Cada entidade est identificada por um nmero na coluna de identificao (FID no ArcGis).

Nota: a seleco de uma entidade na carta com a ferramenta de seleco, implica a seleco de dados associados na tabela de atributos (e o inverso). Com o boto direito clique no nome da camada para abrir a tabela de atributos correspondente

Uma entidade corresponde a uma linha na tabela de atributos. Quando seleccionamos uma entidade na carta com a ajuda da ferramenta de seleco de coordenadas .

Na tabela de atributos, os caracteres (texto) esto justificados esquerda, os atributos numricos (flutuantes, inteiros, com a vrgula fixa) esto justificados direita. Isto tem grande importncia para a sintaxe das seleces por atributos e tambm para os trabalhos de unio feitos sobre os atributos.

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

12 de 43

ArcGis_B05 Conhecer e modificar a projeco de uma camada


A projeco de uma camada muito importante. Para trabalhar correctamente com as camadas deve trabalhar num sistema de projeco nico na medida do possvel. Isto evita os erros aquando dos clculos de anlise espacial, servir apenas para calcular distncias, ou para cruzar camadas. Evite modificar a projeco j que as transformaes de uma projeco noutra geram deformaes nas entidades. Conhecer o sistema de projeco (ArcMap) Em propriedades do bloco de dados de coordenadas (coordinate system). do menu fixao, clique no cone do sistema

Mudar a fixao da projeco (ArcMap) Por exemplo, para fixar os dados em Lambert II estendido. Escolha a projeco predefinida em baixo, na seleco do sistema de coordenadas (select a coordinate system): Prdfinis > Systmes de coordonnes projetes > Grilles nationales > France > NTF Lambert II tendu. Escolha OK na caixa de dilogo e depois sim na caixa de dilogo que aparece, este aviso indica que o sistema escolhido diferente do das fontes de dados. Ateno: Modificou a fixao dos dados para uma projeco diferente, mas no alterou os dados em si mesmos. O programa recalcula para o sistema que lhe aplicou mas continua a trabalhar no sistema de coordenadas inicial. Voltar a projectar uma camada (ArcToolBox) O voltar a projectar substitui uma projeco por outra! Isto implica que a camada j tem uma projeco (se no for o caso, veja a prxima ficha). No ArcToolBox escolha Data Management tools > Projections > Features > Project.

Cdigos EPSG teis http://www.epsg.org/ utilizados em programas livres: 2154: RGF93 Lambert 93, 27561: NTF Lambert Nord France, 27562: NTF Lambert Centre France, 27563: NTF Lambert Sud France, 27564: NTF Lambert Corse, 27571: NTF Lambert zone I, 27572: NTF Lambert zone II, 27573: NTF Lambert zone III, 27574: NTF Lambert zone IV, 4326: WGS84 world geographic 2D.
13 de 43

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

ArcGis_B06 Atribuir uma projeco (ArcCatalog)


Se o sistema de projeco for desconhecido para o ArcMap e a sua camada no se sobrepuser s outras camadas, isso pode dever-se a duas situaes: - o programa no tem a projeco da camada nas suas referncias (ou estas no so exactas; - a sua camada (ou imagem) no tem projeco. Quando importar ou exportar, importante (embora no seja imprescindvel) conhecer o referencial (ou ter os metadados actualizados) para o indicar aquando da importao. Se indicar mal o referencial isso vai alterar e deformar os dados. A etapa importante j que as referncias geogrficas permitem todos os clculos de distancias (clculos de reas, barras de escalas) e tambm a sobreposio perfeita das camadas com que trabalha. Atribuir uma projeco quando no for conhecida Para indicar ao programa o sistema de projeco da camada, deve ir ao ArcCatalog e clicar com o boto direito no nome da camada, abrir as propriedades. No cone campos, clique no nome do campo correspondente geometria, trata-se de um shape. Is to vai afixar no fundo, as propriedades do campo. Clique na referncia (definida em Unknow) para, depois, importar o referencial espacial de espacial outra camada, ou especificar uma referncia predefinida. A camada de que modificamos a projeco deve ser fechada no ArcMap para que as alteraes tenham efeito. O esquema que se segue indica as etapas do processo:

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

14 de 43

ArcGis_C Estrutura das camadas


A criao de uma camada faz-se em trs tempos. Primeiro necessrio criar a estrutura da camada e reflectir sobre as informaes que deve conter. Depois necessrio criar a entidade grfica. Por fim, necessrio preencher a tabela de atributos respeitando a ligao com os dados geogrficos. Lista de fichas: ArcGis_C01 ArcGis_C02 ArcGis_C03 ArcGis_C04 ArcGis_C05 ArcGis C Estrutura das camadas Criar uma camada (ArcCatalog) Criar campos com atributos Criar objectos grficos (ArcMap) Modificar objectos grficos Modificar objectos semnticos 16 17 18 19 20

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

15 de 43

ArcGis_C01 Criar uma camada (ArcCatalog)


A criao de uma camada deve ser precedida de uma reflexo sobre o modelo do fenmeno a integrar no SIG. Trata-se de um aspecto fundamental que permitir uma utilizao racional e fcil do SIG. Uma etapa que no deve ser negligenciada! Uma coleco de objectos do mesmo tipo semntico corresponde a uma camada (ficheiro de forma no ArcGis). Todos os objectos da mesma camada devem ser do mesmo tipo geogrfico (ponto, linha ou polgono). Cada objecto geogrfico em stock, numa camada, dotado de um certo nmero de atributos (ou campos) que so definidos posteriormente, a quando da modificao da estrutura da camada. Abra ArcCatalog. V ao dossi onde quer criar um novo ficheiro de forma. Com um clique do boto direito no dossier, v a >novo>ficheiro de formas (ou outro para outro tipo de ficheiro).

Criao de uma camada (ou ficheiro de forma)


Nome da camada Evite os acentos, espaos, caracteres especiais. Priviligie as letras aaZz, os nmeros 19, no devem estar no incio do nome e o _ Tipo de entidade A natureza das entidades a enumerar e a escala tm uma incidncia directa sobre o tipo escolhido. Referncia espacial (projeco) Muito importante, veja as fichas correspondentes se tiver necessidade.

Nomeie o ficheiro e indique o tipo de entidade que quer criar. No se esquea de alterar o sistema de coordenadas do ficheiro de formas. Se estiver a realizar um trabalho, importe o sistema de uma camada que utiliza. Clique em OK. Aps ter criado a camada, j no consegue registar nem graficamente nem um campo atributrio, excepo dos campos FID (identificador geogrfico do programa) e SHAPE (que indica a geometria das entidades da camada).
16 de 43

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

ArcGis_C02 Criar campos com atributos


Deve evitar modificar a estrutura da tabela, j que ao juntar ou retirar campos pode alterar a tabela. muito importante verificar os dados dos atributos depois da sua interveno. O ArcGis gera diferentes tipos de atributos: texto, nmeros inteiros curtos ou longos, nmeros reais, dados. Juntar um campo (ArcMap) Abra a tabela de atributos da camada. Para juntar um campo tabela, v ao menu opes da tabela, depois juntar um campo (add field). D um nome e o tipo e clique em OK. Nota: Quando edita a tabela impossvel juntar um campo. Para eliminar um campo, faa um clique com o boto direito no nome do campo a eliminar e clique em apagar o campo (delete field). Nota: eliminar um campo uma aco irreversvel. Juntar vrios campos (ArcCatalog) V a propriedades do ficheiro de formas (camada), com um clique do boto direito em cima do nome. No cone campo (field), escreva o nome dos campos (sem espaos nem caracteres especiais, se possvel), o tipo do campo e as propriedades (tamanho da cadeia, nmero de decimais)

Criar campos no ArcCatalog


Nome do campo

Tipo de campo (texto, inteiro, real ou dado)

Propriedades do campo (tamanho do texto ou do nome da entidade, nmeros decimais)

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

17 de 43

ArcGis_C03 Criar objectos grficos (ArcMap)


Juntar o ficheiro de forma ao bloco de dados. Junte a barra do Editor (editor) e depois o menu Fixar>Barra de ferramentas.

Na barra de edio, abra uma sesso de actualizao. Siga as instrues da caixa de dilogo e clique em OK. A sua camada pode agora ser modificada. Clique num dos utenslios de desenho aqui reproduzidos e desenhe as entidades.

Tomemos, como exemplo, a criao de pontos (lembramos que o tipo de entidade a criar definida no momento da criao da camada!): Seleccione o lpis que permite criar objectos nesta caixa de ferramentas Editor ( o lpis cria novos pontos, mas tambm cria linhas ou polgonos segundo o tipo de entidades da camada). O menu da barra Editor deve ser colocado em Criar uma nova entidade. Clique na janela no local que pretende (Ateno cada clique com a ferramenta activada cria um novo ponto, mesmo no estando visvel no ecr). Quando terminar, clique em acabar a sesso de actualizao e guarde o trabalho. Ateno: feche a sesso de actualizao antes de comear outra tarefa! Truque: para respeitar a tipologia no caso da criao de polgonos (polgonos contguos): Crie um primeiro polgono, depois crie um segundo escolhendo polgono automtico no menu. Ultrapasse voluntariamente a criao do segundo polgono sobre o primeiro, ser recortado automaticamente seguindo os limites do primeiro. Eliminar uma entidade A operao consiste em seleccionar uma entidade sobre uma camada e em suprimi-la. Existem trs formas de o fazermos, uma vez que a seleccionemos com a seta negra da barra de edio: - menu Edio> Eliminar; - com o boto direito sobre a entidade e depois Eliminar; - com o delete do teclado. A camada deve ser, como evidente, modificvel. Para eliminar vrios registos, utilize a tecla ctrl para os seleccionar atravs do teclado, ou o boto Maj para os seleccionar a partir da camada grfica.
Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius. 18 de 43

ArcGis_C04 Modificar objectos grficos


Modificar um limite requer modificar a camada; devemos, portanto, actualizar a camada com a ajuda da barra de ferramentas Editar. No menu Fixar> Barra de ferramentas, escolha Editar. A partir do menu Editar> Captura, apresentam o ambiente de captura e assinalam as camadas de cima. As primeiras camadas so assim actualizadas pelo cursor fazendo deslocar, com o cursor, os ns das extremidades das camadas. Esta funo vai permitirvos colocar os pontos exactamente uns por cima dos outros. Com a ajuda da ferramenta de actualizao na entidade que pretende modificar. Escolha Modificar a entidade no menu da barra. Desloque os primeiros pontos, um a um, pelos contornos da entidade de referncia. Pode inserir um novo ponto, clicando com o boto direito sobre este mesmo contorno, ou eliminar um ponto clicando com o boto direito sobre esse ponto. Nota: na entidade de referncia, ao manter pressionado o boto V carregado pode fixar, temporariamente, os pontos desta entidade. Quando terminar as alteraes, no se esquea de as guardar, depois de ir ao menu Editar e de fazer, deixar a actualizao. Remodelar o limite possvel remodelar um limite numa construo manual. Na barra de ferramentas do Editor, seleccione a entidade que pretende remodelar com o utenslio actualizao . Escolha depois Tarefas de modificao> Remodeler a do menu Editar, faa um duplo clique

entidade no menu Editor. Pegue na ferramenta de construo e trace uma linha seguindo os pontos de cima da entidade de referncia. Clique com o boto direito sobre um local qualquer da carta para terminar a construo. A entidade est remodelada. Termine a edio e guarde as alteraes.

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

19 de 43

ArcGis_C05 Modificar objectos semnticos


A modificao dos dados dos atributos faz-se em concordncia com os objectos grficos correspondentes. Quando se faz uma alterao (ou a criao) de dados de atributos, necessrio seleccionar a entidade na carta para saber qual a linha da tabela correspondente a esta entidade. A seleco do objecto sobre a carta materializa-se num azul fluorescente (cor que pode ser alterada no cone Tabela do menu Ferramentas> Opes). Na tabela correspondente, a seleco faz-se da mesma forma ( ). A seleco do objecto conjuga com a seleco da linha na tabela e o inverso tambm verdadeiro.

Ligao entre objecto e tabela de atributos


Criar objectos grficos A numerao dos objectos faz-se no ecr sobre a camada editvel

Colocar os dados dos atributos A colocao de dados faz-se na tabela em funo dos elementos grficos.

Para actualizar uma tabela, no editor, abra uma sesso de actualizao na tabela depois mude os dados fazendo um duplo clique no elemento que pretende alterar. Depois, termine a sesso de actualizao. Nota: Para juntar os registos numa tabela, abra uma sesso de actualizao e junte-lhe a tabela. No fundo da tabela, preencha a ltima linha que esta vazia e deixe a sesso de actualizao, registando as alteraes. Clculo de um campo Voltar a calcular os dados de uma coluna inteira (campo) faz-se clicando com o boto direito na entidade do campo e depois Calcular os valores. Aparece uma caixa de dilogo, pode tambm calcular os valores de uma expresso. No exite em consultar a ajuda (boto Ajuda da janela Calculadora) que tem muitos exemplos. indispensvel guardar as alteraes feitas na tabela quando terminar os clculos.
Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius. 20 de 43

ArcGis_D Analise espacial


A anlise espacial participa no tratamento de dados a partir de pedidos espaciais bem definidos ou de aces que permitem responder a um questionrio preciso. A pesquisa uma operao que consiste em questionar uma parte da tabela de dados (ou tabela de atributos). Estas pesquisas podem ser feitos para dados de atributos ou para objectos geogrficos. Lista das fichas: ArcGis D Anlise espacial Seleco por atributo (pesquisa por atributo) Seleco por localizao geogrfica (pesquisa geogrfica) Articulao por atributo/ articulao espacial Utenslios de anlise

ArcGis_D01 ArcGis_D02 ArcGis_D03 ArcGis_D04

22 24 26 28

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

21 de 43

ArcGis_D01 Seleco por atributo (pesquisa por atributo)


A seleco por atributo (pesquisa por atributo) faz-se para uma s camada (ou tabela de atributos) ou sobre vrios atributos dessa camada. A partir do menu seleco escolha seleccionar por atributo (select by attributes).

Escolha dos campos Seleco por atributo


Camada referida pela seleco

Escolha dos campos Escolha dos valores Fixao dos valores Pesquisa

Se ao verificar, a sintaxe estiver correcta, aplique a seleco e feche a janela de dilogo para ver o que seleccionou em azul celeste brilhante. Exportar uma seleco Com um clique sobre o nome da camada que acabou de seleccionar, faa dados>exportar dados (Data>Export Data). Na caixa de dilogo, modifique o nome da camada de sada (output shapefile).

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

22 de 43

Exemplo: seleccione todas as provncias com mais de 1000 km2 (atributo Sqkm) da Frana (atributo Cntryname) na camadaprov3_euque se encontra abaixo:

Camada: prov3_eu (a escolher com o boto de elevao) Critrios da pesquisa: Cntryname = Frana e Sqkm 1000. Cntryname e Sqkm (nomes dos clones) podem ser seleccionados no menu campos, =, e nos Operadores. Nota: os valores do texto devem ser colocados entre aspas (), ao contrrio dos nomes. And: verdadeiro quando os seus dois argumentos (as expresses que rel) so verdadeiras. A gravao deve satisfazer estas duas condies para ser seleccionada. Or: verdadeiro quando pelo menos um dos argumentos (as expresses que rel) ou os dois so verdadeiros. A gravao no deve satisfazer uma s destas condies para ser seleccionada.

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

23 de 43

ArcGis_D02 Seleco por localizao geogrfica (pesquisa geogrfica)


Com a seleco por entidade (select by location) do menu seleco, pode seleccionar os elementos pela sua localizao relativa a outros elementos. No menu seleco, escolha seleco por entidade. Abre uma caixa de dilogo. Siga as indicaes apresentadas no ecr. to simples como escrever uma frase que corresponda sua necessidade de seleco.

Mtodo de seleco Cama da seleco

Operador

Camada de interaco

Algumas operaes geogrficas disponveis no ArcGis


Contm (Contains) Contm complemento (Completely Contains) Intersecta (Intersect)

Tm o centride no interior

Esto completamente dentro (Completely within)

NB: Os rectngulos representam polgonos. Os crculos representam os respectivos centrides

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

24 de 43

Exemplo: Seleccione os elementos da camada riviere, que intersectem o departamento ao Norte da camada departamento; Queremos seleccionar as entidades dentro / em relao s camadas seguintes: rivieres, que: Intersectam o departamento. Feche utilizar as entidades seleccionadas. Deve seleccionar o departamento do Norte previamente. Nota: todos os operadores esto detalhados na ajuda, a sua definio indispensvel!

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

25 de 43

ArcGis_D03 Articulao por atributo/ articulao espacial


Articulao por atributo A articulao das tabelas geralmente utilizada por articular os atributos suplementares tabela de uma camada geogrfica (camada de partida). Para articular duas tabelas, o tipo de dados do campo junta dois seres idnticos entre as tabelas (nomes, cadeias). A articulao s diz respeito aos locais geogrficos presentes na camada de partida. Faa um clique com o boto direito no nome da camada geogrfica de partida e seleccione articular e relaes (joins and relates) e depois articular. Aparece a caixa de dilogo:

Junte a tabela (que pode ser a tabela de uma camada) e os campos a juntar para as duas tabelas (O campo a juntar pode ter um nome diferente nas tabelas). Nas propriedades avanadas, seleccione a opo guardar os registos correspondentes (keep only matching records) se precisar. Clique duas vezes em OK para fechar as caixas de dilogo. Clique no nome quando mandar criar automaticamente um ndice para a articulao com a tabela em anexo se no estiver familiarizado com esta noo. Faa um clique com o boto direito no nome da camada geogrfica de base e abra a tabela de atributos, para ver se a articulao foi conseguida. Para isso observe as entidades dos campos.

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

26 de 43

Exemplo: Tem uma camada comm.shp representando o contorno das comunas; a tabela de atributos desta camada s contm o cdigo INSEE de cada comuna (denominada IDINSEE). Quer seleccionar as comunas com mais de 10.000 habitantes. Tem, por outro lado, uma tabela de atributos comm_att (sem dados geogrficos) contendo o nmero de habitantes (atributo hab) e outros campos para cada cdigo INSEE, este ltimo intitula-se CODE sem a tabela. Com um clique direito na camada Comm, articulao e relaes> articulao 1. IDINSEE 2. comm_attr 3. CODE Avanado: guardar todos os registos Articulao espacial Escolha Articular os dados de outra camada segundo o local e siga as instrues. Ateno: as diferenas de preciso da escala entre duas camadas, altera a qualidade da articulao.

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

27 de 43

ArcGis_D04 Utenslios de anlise


Os utenslios de anlise so numerosos, convem saber bem qual a finalidade do trabalho antes de comear as modificaes. No ArcView 9.x, os utenslios de anlise esto no ArcToolBox .

Utenslios de anlise correntes


Utenslios de anlise> extrair>

Recortar
(analysis tools> extract> clip)

Utenslios de anlise> sobreposio>

Interseco
(analysis tools> overlay> intersect) Pour juntar unicamente as pores das entidades que se sobrepem

Utenslios de anlise> extrair>

Unio
(analysis tools> overlay> union) Para juntar todas as entidades que se sobreponham

Exemplos de utenslios suplementares de anlise


Utenslios de anlise> proximidade> zona tampo (analysis tools> proximity> buffer) Riar uma zona tampo em volta das entidades seleccionadas Utenslios de anlise> proximidade> Zonas tampo concntricas Criar zonas tampo concntricas em volta das entidades seleccionadas Gesto de dados> entidades (sentido 1) Transformar uma entidade com mltiplas partes em entidades distintas. Utilizar a fuso em baixo (sentido 2) Criar uma entidade nica a partir das entidades seleccionadas. Gesto de dados> generalizao> dissolver Data management tools> generalization> dissolve Criar entidades nicas segundo uma coluna especfica

Nota: se tiver uma seleco da camada activa, s essa parte ser analisada.
Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius. 28 de 43

ArcGis E Anlise temtica/ Semiologia/ Simbologia


A anlise temtica evidencia um ou mais fenmenos da carta e participa grandemente na verso final dessa carta. Tem um papel importante na percepo da carta pelos seus interlocutores. , portanto, indispensvel ter a certeza de recolher informao fiel sobre o que quer fazer. Tambm indispensvel que a informao seja clara e til. Lista de fichas: ArcGis E Anlise temtica/ Semiologia/ Simbologia Simbologia/ Fixao simples de entidades Anlise temtica/ Fixao avanada de entidades Etiquetagem de entidades

ArcGis_E01 ArcGis_E02 ArcGis_E03

30 31 32

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

29 de 43

ArcGis_E01 Simbologia/ Fixao simples de entidades


Modificar todas as entidades de uma camada Esta etapa importante para a manipulao de dados, j que gera o produto final visvel da sobreposio de camadas. nestas propriedades que se tornar o interior das entidades transparentes para vermos as camadas que se encontram por baixo. Faa um duplo clique na camada ou um clique com o boto direito para fixar as propriedades da camada (layer properties). Depois seleccione simbologia (symbology). Clique no rectngulo colorido do smbolo para fazer aparecer a janela de seleco do smbolo (symbol selector).

Mude a cor de preenchimento da camada prov3_npdc para amarelo plido, a cor do bordo (outline) para negro e a largura do bordo (width) para 1, sem esquecer de dar o nome provncias de nvel 3 do Nord-Pas-de-Calais. O boto propriedades (Properties) permite mudar mais opes. Nota: O cone de fixao (Display) das propriedades (layer properties) da camada gera a transparncia da camada.

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

30 de 43

ArcGis_E02 Anlise temtica/ Fixao avanada de entidades


O objectivo da anlise temtica o de evidenciar os dados que escolhe em determinada carta. A anlise temtica respeita as regras principais da simbologia grfica. Verifique estas regras (Ajuda do ArcGis, trabalho prtica) para conhecer os diferentes tipos de anlise e/ou mtodos de classificao de dados (Jenks, desvio-padro). Com um clique do boto direito na camada, seleccione o cone simbologia (symbology) em propriedades (layer properties) da camada. Em fixar (show), esquerda da caixa de dilogo, seleccione a anlise temtica mais apropriada fixao dos seus dados. V a ajuda e s regras da simbologia grfica para adaptar a sua anlise. Exemplo: Para fixar uma variao de cores para a superfcie de uma camada de polgonos (admitindo que existe um campo SQKM correspondente superfcie na tabela de atributos da camada em questo): Em fixar (show) do cone simbologia (symbology), seleccione quantidades (quantities) e depois cores graduadas (graduated colour). Na parte campos (fields), no centro da caixa de dilogo, escolha SQKM (superfcie calculada) no menu. Pode mudar as cores das pginas fazendo um duplo clique em cima, tal como o nome das classes e o modo de clculo das classes e depois OK.

Importao da simbologia (lyr) Tipo de anlise temtica Classificar os valores Etiquetas da legenda Pginas e cores da classificao

Exemplo de representao do tipo de anlise temtica escolhida

Nota: As camadas so registadas em ficheiros de forma / shapefile (*. shp). possvel guardar as simbologias sob a forma de ficheiro de camada (*. lyr). Este ficheiro est ligado ao shapefile de origem. Para guardar um ficheiro de camada (*.lyr), faa um clique com o boto direito no nome da camada desejada (ou ficheiro de forma (*.shp), e depois escolha guardar como ficheiro de camada. Os ficheiros (*.lyr). so equivalentes numa legenda, para aplicar a outras camadas, clique no boto Importar (Import) do cone simbologia.

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

31 de 43

ArcGis_E03 Etiquetagem de entidades


Duplo clique sobre o nome da camada e seleccione o cone etiquetas (labels). Assegure-se que a etiquetagem das entidades da camada, est activa (label features in this layer) e que o campo da etiqueta (label field) aquele que contm os nomes que quer fixar. Clique na opo de colocar etiquetas (placement properties) para escolher as caractersticas da etiquetagem. Exemplo de opo de colocao: para a etiquetagem de entidades administrativas relativamente homogneas, assegure-se de que a fixao fica sempre horizontal (always horizontal) e que feita uma etiqueta por entidade (place one label per feature). Pode mudar a aparncia da fixao seleccionando o boto smbolo. Quando terminar a sua escolha, clique em OK para fechar a caixa de dilogo. Nota: para etiquetar uma entidade de cada vez, pode utilizar a ferramenta etiqueta (label) da barra de ferramentas de desenho:

Para alterar a colocao das etiquetas, faa um clique com o boto direito no nome da camada previamente etiquetada e escolha converter as etiquetas em anotaes. Na caixa de dilogo que aparece, escolha armazenar as anotaes> na carta e clique em converter. As etiquetas so convertidas em texto modificveis e deslocveis.

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

32 de 43

ArcGis F Paginao
Paginar a etapa final do trabalho. Consiste em colocar todos os elementos indispensveis numa carta. A carta deve ter sempre: uma legenda, um ttulo, a orientao, a escala, as fontes, o nome e a data da realizao. Os logos e menes legais no so suprfluos, bem como um texto explicativo para evitar ms interpretaes sobre a carta produzida. Lista das fichas: ArcGis F Paginao ArcGis_F01 ArcGis_F02 ArcGis_F03 ArcGis_F04 Criar a paginao Criar uma legenda Elementos da paginao Exportar a paginao 34 35 36 37

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

33 de 43

ArcGis_F01 Criar a paginao


A criao de uma paginao permite editar uma carta completa para imprimir ou exportar num formato de imagem standard (jpg, bmp, png). Se for necessrio, mude o nome das camadas fazendo um duplo clique sobre cada uma delas para abrir as propriedades da camada, no cone geral. Pode mudar as cores e os smbolos de todos os elementos no cone simbologia. Selecciona a paginao no menu fixao> modo de paginao. Com um clique do boto direito na pgina, escolha paginao (page and print setup), ou no menu ficheiro> paginao e mude a paginao em pgina de retrato para paisagem (landscape). Clique em OK. Para adicionar elementos indispensveis na sua carta, como o ttulo, a seta do Norte, a escala, a legenda ou uma imagem, v ao menu inserir e seleccione o item desejado.

Quando a carta estiver terminada, v ao menu ficheiro, para exportar a carta. Escolha o formato de exportao, o nome da carta e clique em gravar. No se esquea de gravar o trabalho.

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

34 de 43

ArcGis_F02 Criar uma legenda


Existe um comando especfico para criar a legenda descrevendo todas as informaes contidas numa carta. Menu Inserir> Legenda Para isso, preciso estar em Fixao> modo de paginao.

Criar uma legenda

Etapa 2 Escolher os estilos que pretende para cada elemento

Bordos

Etapa 1 Escolher e organizar os elementos para a legenda

Formas

Espaamento

A primeira janela permite seleccionar as camadas que sero integradas na legenda e tambm, podemos fazer alterar a ordem (organizao). A segunda janela permite alterar o ttulo da legenda, na terceira podemos organizar o aspecto geral (contorno, fundo). O interesse da quarta janela reside na possibilidade de fazer aparecer as entidades por defeito (por exemplo, um polgono por um rectngulo). A ltima janela modifica o espao entre os elementos da legenda. Quando terminar, aparece uma nova janela Legenda. Para gerar as abas da legenda, v s propriedades da camada. Com efeito, no cone Geral, pode modificar o nome da camada e no cone Simbologia pode gerar as etiquetas de cada classe. Os estilos de cada elemento da legenda podem alterar-se em Propriedades da Legenda, com um duplo clique do boto direito sobre ela.
Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius. 35 de 43

ArcGis_F03 Elementos da paginao


Os elementos da legenda juntam-se a partir do menu Inserir, quando estiver activa a Fixao do modo de Paginao. Juntar texto: titulo, comentrios, etc. em e depois na carta no Para juntar texto clique local desejado. Pode depois, alterar o texto (tamanho, orientao, fonte ) fazendo um duplo clique em cima dele. Juntar uma orientao: Para juntar uma seta do Norte utilize a ferramenta correspondente. Por defeito a ESRI oferece uma larga gama de setas, mas pode importar outras se desejar. Juntar uma escala grfica: Pode inserir uma escala grfica parametrvel. facilmente

Deslocar/ redimensionar/ eliminar objectos: Todas as ferramentas dos objectos grficos da janela da carta so utilizveis nos objectos que pagine. Pode: - seleccionar um objecto: a partir da barra de ferramentas;

- deslocar na pgina: a partir da barra especfica de paginao.

Para redimensionar um objecto preciso seleccion-lo e deslizar os pontos situados nos cantos do rectngulo onde se encontra o objecto. Para eliminar um elemento basta seleccion-lo e premir o boto suppr da chave. Colocar os objectos: Pode colocar os objectos relacionados com a pgina (alinhar esquerda, alinhar direita, centrar). Para isso necessrio seleccionar o objecto e fazer um clique com o boto direito no menu e abrir Alinhar. Da mesma forma pode colocar um conjunto de objectos relacionando-os uns com os outros seleccionando-os a todos e utilizando o menu Alinhar

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

36 de 43

ArcGis_F04 Exportar a paginao


Quando terminar a paginao pode imprimir o documento (menu ficheiro> Imprimir) ou exportar a pgina para poder inserir num documento mais tarde. Nota: quando fizer esta aco, imprime a janela activa, portanto no se esquea de se posicionar na pgina que pretende. No menu Ficheiro> Exportar a carta, pode exportar a pgina que pretende (ou a janela estendida, se estiver em Fixar> Modo dado) para uma imagem. A caixa de dilogo representada ao lado, propem os diversos formatos de imagem exportvel. De uma forma geral, prefervel exportar em PNG quando a sua carta no tiver vectores e em JPG se houver imagens ou rasters na sua carta. De qualquer forma, faa vrias tentativas para obter uma imagem de cada vez, com tamanho e qualidade suficiente para a utilizao posterior que queira ter. Exemplo: a qualidade da imagem deve ser melhor para uma imagem que se queira projectar em apresentaes (PowerPoint) do que para uma imagem que se queira inserir num relatrio (Word).

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

37 de 43

ArcGis G Integrao de dados externos


Lista de fichas: ArcGis G Integrao de dados externos ArcGis_G01 Import/Export dados vectoriais (MIF) ArcGis_G02 Georefernciamento de dados raster

39 41

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

38 de 43

ArcGis_G01 Import/Export dados vectoriais (MIF)


Quando transferir ficheiros entre diferentes programas SIG, o ficheiro de transferncia surge por defeito, MIF/MID. O ficheiro MID contm as informaes dos tributos e o ficheiro MIF a estrutura da tabela, a geometria e a simbologia. No ArcView 9.x, as ferramentas de converso encontram-se na barra de ferramentas ArcGis 8.x no ArcCatalog. Pode adicionar esta barra de ferramentas da seguinte frma: Abra a aplicao ArcCatalog. Clique no menu Fixao, aponte sobre a barra de ferramentas e clique em Personalizar. Feche a caixa de ferramentas do ArcGis 8.x no cone Barra de ferramentas e finalmente em Fechar.

O quadro seguinte apresenta as ferramentas de importao disponveis na barra de ferramentas do ArcGis 8.x, no ArcCatalog. Barra de ferramentas do ArcView 8.x Importar e depois Trocar MIF para ficheiro de formas Pontos SDTS para cobertura Raster SDTS para grelha Ficheiro de formas para DXF As ferramentas de importao seguintes tambm esto disponveis na barra de ferramentas do ArcGis 8.x, no ArcCatalog. - Geodatabase para ficheiro de formas; - Geodatabase para tabela; - Ficheiro de formas para AGF; - AGF para ficheiro de formas. Nota: o ficheiro DXF ser directamente integrado no ArcGis juntando os dados

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

39 de 43

Adquirir os dados geogrficos a partir das tabelas de atributos: Alguns dados no apresentam os objectos geogrficos mas isto pode ser feito se conhecermos a sua localizao em X e em Y. o caso dos pontos adquridos no terreno com a ajuda de sistemas de posicionamento por satlite como o GPS. Na maior parte dos casos os GPS permitem recuperar os ficheiros de pontos no formato ASCII (formato de texto) se os dados no forem transferidos directamente para o programa SIG.

Para abrir um ficheiro ASCII (*.txt), dBase-DBF4 (*.dbf) ou directamente Excel (*.xls), adicione o ficheiro ao ArcMap.

Uma vez aberto o ficheiro, observe a sua estrutura. A presena das coordenadas X e Y, permite-nos criar, para cada linha do quadro, um ponto com as coordenadas correspondentes. Faa um clique com o boto direito sobre o nome da tabela de atributos e depois Fixe os dados XY. Preencha os campos X e Y. No se esquea de registar o sistema de projeco com a ajuda do boto Actualizar. Nota da verso: com as verses ArcGis 9.0 e 9.1, abra o ficheiro XLS no Microsoft Excel, registe-o em DBF4 e depois abra o DBF4 no ArcGis.

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

40 de 43

ArcGis_G02 Georefernciamento de dados raster


O georefernciamento de uma carta (frequentemente as cartas antigas ou de pormenores do terreno) permitem localizar geograficamente o lugar para depois se fazerem anlises espaciais. Abra a imagem no ArcMap. O programa indica que a carta no tem uma referncia espacial conhecida. Clique em OK se esta janela se afixar, depois faa uma Vista Geral camadas abertas. se tiver mais

A vista geral tem uma escala muito pequena (muito longa), j que o programa tem, por defeito, colada a imagem com as coordenadas X=0 e Y=0 na projeco corrente. Observe a referncia espacial do ficheiro nas propriedades da camada raster. Com a ajuda do ArcCatalog, afecte o sistema de projeco adequado (ficha B06). indispensvel fazer o georeferenciamento antes de comear. Abra a barra de ferramentas Georeferenciamento e clique no boto Visualizar a tabela dos locais da barra de ferramentas. Para fixar a barra de ferramentas de georeferenciamento, v ao menu fixar> barras de ferramentas> georeferenciamento (tools>toolbars>georeferencing).

Existem dois mtodos de referenciamento. Ou conhece as coordenadas geogrficas de alguns pontos da carta, ou tem uma carta de referncia que possui pontos correlacionveis com os da carta a referenciar.

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

41 de 43

1. Georeferenciamento com a ajuda de coordenadas XY


Clique na ferramenta de pontos de controlo e clique num local conhecido da imagem no referenciada para juntar a primeira coordenada no lugar. Com um clique do boto direito na imagem, escolha Entrada de X e Y para colocar as coordenadas de referncia na caixa de dilogo que se fixa. Depois clique em OK. Nota: Com um mnimo de trs lugares, a equao matemtica utilizada (para uma transformao de primeira ordem) pode transpor cada ponto raster no local desejado. Um nmero de locais superior a trs introduz erros, ou resduos, que so distribudos por todo os locais. Um quarto lugar no suprfluo; com efeito, se o posicionamento de um ponto for incorrecto, o impacto sobre a transformao muito mais importante. Assim, mesmo que o erro de transformao matemtica possa aumentar com a criao de lugares suplementares, a preciso geral da transformao aumenta. Uma vez posicionados os 4 pontos, o ArcView d-vos uma impresso do vosso trabalho para cda ponto em pixis. Se este erro for aceitvel pode validar o trabalho clicando em OK.

2. Georeferenciamento com a ajuda de camadas de referncia.


a camada de referncia que contenha as coordenadas da imagem a Junte georeferenciar. Na lista das camadas ( esquerda do ecr, na tabela dos materiais), faa um clique com o boto direito na camada de referncia e faa um zoom sobre a camada (zoom to layer). Clique no menu georeferenciar e ajustar a fixao (fit to display). Nota: esta ferramenta permite fixar a imagem na rea e dimenso da janela activa. Nesta situao no pode utilizar a ferramenta de rotao translaco (shift). (rotate) e de

Clique na ferramenta para juntar pontos de controlo (control points), o cursor ficou com a forma de cruz. Para juntar um lugar, clique no ponto de localizao conhecida da imagem e clique no mesmo ponto sobre a carta de referncia. As coordenadas deste ponto so colocadas! Junte os pontos suficientes para que a transformao tenha efeito. Precisa de um mnimo de trs pontos para uma transformao polinominal de primeira ordem, seis para uma transformao de segunda ordem e dez para uma transformao de terceira ordem. Utilizamos uma transformao de primeira ordem quando a imagem a referenciar est na mesma projeco que a imagem de referencia. Nota: Um grande nmero de pontos no melhora, forosamente, a qualidade do resultado, prefira pontos prximos de cada ngulo da imagem a referenciar e alguns pontos no centro. Pode eliminar um local durante a criao carregando sobre Escape (Esc).
Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius. 42 de 43

Para eliminar um ponto criado, carregue no boto visualizar a tabela dos lugares (view link table), seleccione o ponto que no quer (o ponto aparece em amarelo na carta) e carregue em suppr ou no boto de eliminao . Nota: Na tabela dos lugares, pode avaliar a transformao. O erro residual de cada lugar indicado. Uma transformao de segunda ou terceira ordem (devido curvatura e deformao das imagens) aumenta o erro porque a deformao mais complexa.

3. Gravar o georeferenciamento
Clique em georeferenciamento (georeferencing) e escolha actualizar o georeferenciamento (update georeferencing) para salvar as informaes de transformao da imagem. Nota: Esta aco de actualizao no modifica a imagem. Cria um ficheiro de referenciamento (*.aux). Pode transformar a imagem de forma permanente aps o georeferenciamento utilizando o comando rectificar (rectify), disponvel pela aco georeferenciamento> rectificar.

Realizado graas subveno do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Parcerias multilaterais Comnius.

43 de 43

Anda mungkin juga menyukai