Anda di halaman 1dari 11

Fevereiro/2010

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE SO PAULO

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Oficial de Defensoria Pblica


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova, Cargos R01 a R15, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Bsicos Jurdicos e Institucionais

- Verifique se este caderno contm 70 questes, numeradas de 1 a 70. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou quaisquer anotaes. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao terminar a prova, entregue ao Fiscal da sala o Caderno de Questes e a Folha de Respostas. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova, Cargos R01 a R15, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS

1.

Justifica-se a primeira afirmativa do texto porque (A) as hipteses que tentam explicar a agressividade de algumas pessoas ficam comprometidas pela ocorrncia de atos de herosmo. o sacrifcio de uma vida sempre um exemplo notvel, do ponto de vista da sobrevivncia da espcie. as razes que levam as pessoas a praticarem atos de herosmo que colocam a vida em risco so de difcil explicao. a percepo da banalizao do mal nas sociedades modernas leva a atos de herosmo mais constantes. a oposio entre atos de herosmo e as aes marcadas por brutalidade insignificante para justificar certas atitudes humanas.

Portugus Ateno: As questes de nmeros 1 a 8 baseiam-se no texto abaixo.

(B) O herosmo um dos ltimos enigmas do comportamento humano. Quando se trata de entend-lo por meio de explicaes racionais, to incompreensvel quanto sua gmea maligna, a brutalidade. Os psicopatas so mais transparentes do que os heris. Pelo menos j descobrimos o que os torna perigosos: sua incapacidade de sentir qualquer empatia pelos outros. J o herosmo extremo de difcil explicao cientfica. Trata-se de um impulso ilgico que desafia a biologia, a psicologia e o bom senso. Charles Darwin tinha dificuldades em explicar a ideia de se expor para salvar a vida de um estranho. "Aquele disposto a sacrificar a sua vida, como muitos selvagens o fazem, em vez de trair seus companheiros, frequentemente no deixa (C) (D) (E) descendentes para herdar sua nobre natureza", observou ele, que consequentemente no conseguia encaixar o herosmo na teoria da sobrevivncia do mais forte. Morrer pelos prprios filhos? Perfeitamente lgico. De acordo com Darwin, nossa nica razo de existir passar nossos genes para a prxima gerao. Mas, e morrer pelos outros? Contraproducente. Afinal, no importa quantos heris fossem gerados, bastaria uma besta egosta atleticamente sexual para minar toda a linhagem heroica. Os filhos dos egostas se multiplicariam, enquanto os filhos dos super-heris que seguissem o exemplo do superpai se sacrificariam at extino. No difcil de entender por que o comportamento heroico raro. Ento, se todas as foras evolutivas e consequncias desvantajosas conspiram contra o herosmo, por que tal comportamento existe? Segundo o bilogo Lee Dugatkin, o herosmo, uma forma de altrusmo, provavelmente data da poca em que vivamos em tribos nmades, onde as pessoas tinham entre si alguma conexo familiar. Ao praticar um ato heroico, elas estariam salvando uma parte de seu material gentico. Estamos cercados de situaes que banalizam o mal. Segundo Hannah Arendt, terica poltica alem, a brutalidade disseminada. Gostamos de pensar que a linha entre o bem e o mal impermevel, que as pessoas que cometem atrocidades esto no lado mau, ns no lado bom, e que jamais cruzaremos a fronteira. Para banalizar o bem, entretanto, precisamos construir circunstncias contrrias quelas que insidiosamente nos corrompem: uma sociedade detentora de sistemas que permitam a contestao, a crtica e a verdade. Quem sabe assim no precisaremos de super-heris para garantir direitos bsicos de cidadania.
(Andrea Kauffmann Zeh, O Estado de S. Paulo, Alis, J7, 21 de junho de 2009, com adaptaes)

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________

2.

O texto permite afirmar, corretamente, que (A) (B) somente a cincia capaz de oferecer explicaes para os atos de herosmo. a linha que separa os conceitos de bem e de mal tnue e quase imperceptvel. heris so capazes, por vezes, de agir com lgica e discernimento em seu grupo social. poucas vezes os descendentes de heris tentam reproduzir o exemplo dado por estes. a herana deixada por psicopatas a seus descendentes muito semelhante dos heris.

_________________________________________________________

3.

Conclui-se corretamente do texto que (A) o altrusmo nas sociedades modernas decorre da tentativa de manuteno dos laos familiares originados em ncleos tribais. as explicaes cientficas so insuficientes para identificar indivduos potencialmente perigosos para a sociedade. aqueles que se dispem a comportamentos extremos, seja para o bem, seja para o mal, se identificam com os mais fortes no grupo social. a existncia de atos de herosmo numa sociedade moderna no condiz com a prpria histria da evoluo da humanidade. a prtica de aes benficas nas sociedades contemporneas deve impor-se fora que impele os indivduos ao mal.
o

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

4.

Em relao ao 3 pargrafo, est INCORRETO o que se afirma em: (A) (B) (C) Identifica-se opinio pessoal em Perfeitamente e Contraproducente. Percebe-se inteno irnica no uso das palavras super-heris e superpai. O emprego de multiplicariam e sacrificariam denota possibilidade remota num tempo futuro, condicionada a determinada situao anterior. No h respostas possveis e lgicas para o fato de algum se sacrificar por pessoas desconhecidas, ou seja, pelos outros. O desenvolvimento leva concluso coerente de que o comportamento heroico raro.
DPSPO-Oficial Defensoria Pblica

(D)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova, Cargos R01 a R15, Tipo 001


5. O assunto do texto est sintetizado em: (A) Herosmo atitude sem explicao lgica quando analisado sob a tica dos impulsos do comportamento humano. O herosmo extremo geralmente confundido com a brutalidade manifestada por psicopatas. Heris e psicopatas apresentam habitualmente o mesmo tipo de comportamento num mundo incompreensvel. Charles Darwin falhou em suas explicaes para o comportamento heroico apresentado por certas pessoas. A sobrevivncia da espcie humana s explicada pelo comportamento heroico de certos indivduos.
o

Ateno:

As questes de nmeros 9 a 18 baseiam-se no texto abaixo.

A memria ajuda a definir quem somos. Na verdade, nada mais essencial para a identidade de uma pessoa do que o conjunto de experincias armazenadas em sua mente. E a facilidade com que ela acessa esse arquivo vital para que possa interpretar o que est sua volta e tomar decises. Cada vez que a memria decai, e conforme a idade isso ocorre em maior ou menor grau, perde-se um pouco da interao com o mundo. Mas a cincia vem avanando no conhecimento dos mecanismos da memria e de como fazer para preserv-la. Pesquisas recentes permitem vislumbrar o dia em que ser uma realidade a manipulao da mente humana. Isso j est sendo feito em animais. Cientistas brasileiros e americanos demonstraram ser possvel apagar, em laboratrio, certas lembranas adquiridas por cobaias. Tudo indica que as mesmas tcnicas podem ser usadas tambm para conseguir o efeito inverso: ampliar a capacidade de reter fatos e experincias na mente. H pouco tempo pesquisadores da Universidade da Califrnia detalharam como as protenas esto relacionadas ao surgimento de novas lembranas nos neurnios e modificao das j existentes. Como ocorreu com o DNA no sculo passado, os cdigos fisiolgicos que regulam a memria esto sendo decifrados. A neurocincia um campo to promissor que, nos Estados Unidos, nada menos que um quinto do financiamento em pesquisas mdicas do governo federal vai para as tentativas de compreender os mecanismos do crebro. Os estudos sobre a memria tm um lugar destacado nesse esforo cientfico. Afinal de contas, mant-la em perfeito funcionamento tornou-se uma preocupao central nas sociedades modernas, em que dois fenmenos a desafiam: o primeiro a exposio a uma carga excessiva de informaes, que o crebro precisa processar, selecionar e, se relevantes, reter para uso futuro; o segundo o aumento da expectativa de vida, que se traduz numa populao mais vulnervel a distrbios associados perda de memria. Um dos caminhos investigados pelos cientistas para deter as degeneraes que resultam em perda mnemnica induzir a produo de novos neurnios a neurognese. At pouco tempo atrs, acreditava-se que as clulas do crebro no se regeneravam. Esse mito foi derrubado e hoje se sabe que em algumas estruturas cerebrais o nascimento de clulas nervosas um fenmeno comum. O experimento indica que, se os cientistas conseguirem estimular de maneira controlada a neurognese, podero aplicar essa tcnica tanto para compensar a morte de clulas causada por uma doena degenerativa como, em tese, para melhorar a capacidade de memorizao de uma pessoa saudvel. Esse ser, certamente, um dia inesquecvel.
(Diogo Schelp. Veja. 13 de janeiro de 2010, pp. 79-87, com adaptaes)

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

6.

O segmento entre aspas no 2 pargrafo constitui (A) repetio desnecessria de um mesmo assunto j abordado. enumerao de fatos condizentes com o assunto tratado. reproduo exata do pensamento de um cientista. resumo do assunto abordado no pargrafo. afirmativa de sentido oposto ao que vem sendo desenvolvido.

(B)

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

7.

Substituindo-se os segmentos grifados pelas expresses entre parnteses subsequentes, o verbo dever permanecer no singular em: (A) O herosmo (Atos de herosmo) um dos ltimos enigmas do comportamento humano. ... j descobrimos o (as razes) que os torna perigosos. J o herosmo extremo (os herosmos extremos) de difcil explicao cientfica. Trata-se de um impulso ilgico (impulsos ilgicos). ... por que o comportamento heroico (os comportamentos heroicos) raro.

(B)

(C)

(D) (E)

_________________________________________________________

8.

... uma sociedade detentora de sistemas que permitam a contestao, a crtica e a verdade. (ltimo pargrafo) O emprego da forma verbal grifada acima denota, no contexto, (A) (B) (C) (D) (E) possibilidade de realizao de um fato. certeza imediata a respeito de uma ao real. dvida plausvel acerca da realizao de um fato. ao prevista em um futuro imediato. fato realizado em um tempo indefinido.

DPSPO-Oficial Defensoria Pblica

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova, Cargos R01 a R15, Tipo 001


9. Esse ser, certamente, um dia inesquecvel. (final do texto) Pressupe-se corretamente da afirmativa acima (A) (B) (C) uma contradio intencional com o assunto que foi desenvolvido em todo o texto. o uso intencional do adjetivo, por sua correlao de sentido com o assunto abordado no texto. uma crtica velada a procedimentos cientficos, de certa forma invasivos, de manipulao da memria de pessoas. a concluso pessimista das dificuldades apontadas em relao s pesquisas sobre a memria humana. a aceitao total de que cada vez mais difcil descobrir as razes que levam perda de memria.
o

13.

E a facilidade com que ela acessa esse arquivo ... (1 pargrafo) A frase cujo verbo exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima : (A) (B) (C) (D) (E) ... e conforme a idade isso ocorre em maior ou menor grau ... Cada vez que a memria decai ... Os estudos sobre a memria tm um lugar destacado nesse esforo cientfico. ... o primeiro a exposio a uma carga excessiva de informaes ... ... que resultam em perda mnemnica ...

(D) (E)

_________________________________________________________

14.

_________________________________________________________

Pesquisas recentes permitem vislumbrar o dia em que ser uma realidade a manipulao da mente humana. o (2 pargrafo) A afirmativa acima est reproduzida de modo claro e correto, com outras palavras, sem alterao do sentido original, em: (A) Com a proximidade do dia de manipulao do crebro humano, so as pesquisas recentes que ser a realidade. Ser possvel determinar o dia que se prope os pesquisadores para manipular a mente do homem. Manipular o crebro do homem, sonho de pesquisas da atualidade, est mais prximo do que imagina os cientistas. Est bem prxima a possibilidade de interferncia no funcionamento do crebro humano, segundo estudos atuais. Pesquisadores se dedicam a interferir na mente do homem, com seus estudos mais prximos desse dia.

10.

Considerando-se o 2 pargrafo do texto, INCORRETO afirmar-se que: (A) (B) Os dois-pontos introduzem um segmento explicativo da expresso imediatamente anterior a eles. A expresso as mesmas tcnicas refere-se s tcnicas usadas por cientistas brasileiros e americanos para apagar registros na memria de cobaias. O pronome demonstrativo Isso substitui, no contexto, a expresso uma realidade. O trecho grifado em demonstraram ser possvel apagar poderia ser substitudo por que possvel apagar. O substantivo capacidade exige um complemento expresso pelo segmento de reter fatos e experincias na mente.

(B) (C)

(C) (D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________ o

15.

Esse mito foi derrubado ... (4 pargrafo)

11.

A neurocincia um campo to promissor que, nos Estados Unidos, nada menos que um quinto do financiamento em pesquisas mdicas do governo federal vai para as tentativas de compreender os mecanismos do crebro. o (3 pargrafo) A relao entre as oraes do segmento acima , respectivamente, de (A) (B) (C) (D) (E) explicao de um fato e a razo para sua realizao. constatao de um fato real e sua condio necessria. consequncia de uma situao e a explicao decorrente. condio de realizao de um fato e a finalidade de uma ao. causa que justifica uma ao e sua consequncia.
o

O verbo que admite transposio para a voz passiva, tal como na frase acima, est grifado em: (A) Existem vrias hiptese para explicar o funcionamento do crebro humano, especialmente em relao memria. Certos tratamentos mdicos melhoram consideravelmente a capacidade de memorizao das pessoas. Todos os seres vm ao mundo com memria gentica, resultado de milhes de anos de evoluo. Novas descobertas dependem, muitas vezes, de pesados investimentos nas reas pesquisadas. Alguns registros permanecem na memria por mais tempo do que outros, em razo at mesmo de treinamento.

(B)

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

16.

A memria ajuda a definir quem somos. O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est tambm grifado na frase: (A) (B) (C) (D) (E) ... para que possa interpretar... Cientistas brasileiros e americanos demonstraram ser possvel apagar ... ... tornou-se uma preocupao central nas sociedades modernas ... ... que as clulas do crebro no se regeneravam. O experimento indica que ....
DPSPO-Oficial Defensoria Pblica

12.

... em que dois fenmenos a desafiam ... (3 pargrafo) O pronome grifado acima substitui corretamente, considerando-se o contexto, (A) (B) (C) (D) (E) memria. neurocincia. preocupao central. carga excessiva de informaes. populao mais vulnervel.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova, Cargos R01 a R15, Tipo 001


17. A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase: (A) As mais recentes descobertas da cincia pode levar ao desenvolvimento de tratamentos que controlem a perda de memria, melhorando a capacidade cerebral. Os pesquisadores descobriram que existe situaes que favorece a memorizao mais duradoura, possibilitando a realizao das tarefas cotidianas no trabalho, por exemplo. Est sendo feito estudos sobre a capacidade do crebro humano de reter informaes e process-las, o que torna possvel as lembranas do que aconteceu. A viso de uma obra de arte dispara a comunicao entre neurnios, e o tamanho do impacto causado pela imagem o que define como ser guardada na memria. Memria implcita aquela que se refere aos conhecimentos, hbitos e habilidades, como andar de bicicleta, que evocado de maneira automtica. Matemtica 21. Ao realizar na calculadora a diviso de 35 por certo nmero, o resultado obtido foi 14. O nmero que o problema se refere (A) 490

(B)

(C)

(B)

49

(D)

(C)

25

(E)

(D)

2,5

_________________________________________________________ _________________________________________________________

(E)

0,4

18.

O grau de emoo em torno de uma situao qualquer determina o tempo de armazenamento e as caractersticas relacionadas ...... ela, permitindo sua associao ...... outros fatos ocorridos durante ...... vida. As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas, respectivamente, por: (A) (B) (C) (D) (E) a a a - a - a - a - a - - - a - - - a

22.

Observe o esquema abaixo.

5/4 polegadas 1/2 polegada

5 polegadas

_________________________________________________________

19.

A frase inteiramente correta : (A) Vossa Excelncia, Senhor Embaixador, est sendo aguardado no salo nobre, para a cerimnia de apresentao das credenciais. Vossa Senhoria bem sabeis, Senhor Diretor, que vs devereis determinar a ordem em que se apresentaro os conferencistas. Excelentssimo Senhor Prefeito, vossas determinaes esto sendo repassadas a seus funcionrios, encarregados da execuo dos servios. Dirigimo-nos a Vossa Senhoria, Senhor Governador, para expor as dificuldades que impedem a resoluo dos problemas apontados no relatrio que lhe entregamos. Se Vossa Senhoria quiserdes, estaremos ao vosso dispor para realizarmos a programao do evento. Se as duas peas indicadas mais direita forem inteiramente parafusadas em sequncia at a cabea do parafuso, sobrar livre na rosca do parafuso o comprimento de (A) (B) (C) (D) (E)
3 1 polegadas. 2 1 3 polegadas. 4

(B)

(C)

(D)

3 polegadas.
3 polegadas. 4 1 2 polegadas. 2 2

(E)

__________________________________________________________________________________________________________________

20.

A afirmativa INCORRETA, considerando-se a redao de um ofcio, : (A) (B) (C) O local e a data devem aparecer por extenso, com alinhamento direita da pgina. Devem constar o tipo e o nmero do expediente, seguido da sigla do rgo que o expede. Deve haver identificao do signatrio, constando nome e cargo abaixo da assinatura, exceto se for o Presidente da Repblica. O fecho deve conter as expresses Respeitosamente ou Atenciosamente, de acordo com a autoridade a que se destina o documento. facultativa a indicao do teor do documento, ou seja, o assunto, pois ele vem expresso no corpo do ofcio.

23.

De acordo com um manual de converses de unidades de medida, para convertermos a unidade A na unidade B temos que dividir A por 0,05. De acordo com essa orientao, correto dizer que para converter A em B devemos multiplicar A por (A) (B) (C) (D) (E)
1 . 20

5. 20. 40. 80. 5

(D)

(E)

DPSPO-Oficial Defensoria Pblica

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova, Cargos R01 a R15, Tipo 001


24. Com relao ao peso dos objetos A, B e C sabe-se que: peso de A o triplo do peso de C; peso de C a quarta parte do peso de B. Nas condies dadas, correto dizer que o peso de B (A) (B) (C) (D) (E) 25. 12 vezes o peso de A.
4 do peso de A. 3 3 do peso de A. 4 1 do peso de A. 2

28.

Um fogo vendido com entrada de R$ 100,00 e uma parcela de R$ 322,00 aps um ms da compra. Se a loja cobra juros de 15% ao ms, ela pode vender o fogo vista (sem os juros da prestao) por (A) (B) (C) (D) (E) R$ 340,00. R$ 350,00. R$ 360,00. R$ 380,00. R$ 390,00.

_________________________________________________________

25% do peso de A.

_________________________________________________________

29.

Duas polias conectadas por uma correia tm comprimentos de 12 cm e 22 cm.

Um professor tem de corrigir 48 trabalhos de seus alunos. Nos primeiros 40 minutos de trabalho ele corrige 6 trabalhos. Se continuar corrigindo no mesmo ritmo, ele utilizar para corrigir os 48 trabalhos (A) (B) (C) (D) (E) 5 horas e 20 minutos. 5 horas e 10 minutos. 4 horas e 50 minutos. 4 horas e 40 minutos. 4 horas e 30 minutos. O menor nmero de voltas completas que a polia menor deve dar para que a polia maior d um nmero inteiro de voltas (A) (B) (C) (A) (B) (C) (D) (E) R$ 280.000,00. R$ 290.000,00. R$ 300.000,00. R$ 310.000,00. R$ 330.000,00. 30. (D) (E) 10 11 7 8 9

_________________________________________________________

26.

O oramento de um municpio para transporte pblico de R$ 770.000,00. Esse oramento ser repartido entre trs regies (A, B e C) do municpio em proporo direta ao nmero de habitantes de cada uma. Sabe-se que o nmero de habitantes da regio A o dobro da regio B, que por sua vez dobro da regio C. Nas condies dadas, as regies B e C recebero, juntas,

_________________________________________________________

_________________________________________________________

27.

Certa fita adesiva custa R$ 3,20 quando vendida em rolo com 2,4 metros. Um rolo com 3 metros de fita vendido com desconto de 10% sobre o preo calculado proporcionalmente ao rolo de 2,4 metros. Nas condies dadas, a diferena de preo entre os rolos de 3 e 2,4 metros, nessa ordem, de (A) (B) (C) (D) (E) 20 centavos. 30 centavos. 40 centavos. 50 centavos. 60 centavos.

Um imvel possua em 2009 valor venal de R$ 100.000,00. Certo imposto anual incide sua alquota sobre o valor venal desse imvel. De 2009 para 2010 o valor venal desse imvel caiu 15%, e o imposto aumentou a alquota de 1% para 2% sobre o valor venal. Nas condies dadas, o valor pago desse imposto sobre o imvel em 2010 superou o valor pago em 2009 em exatamente (A) R$ 700,00.

(B)

R$ 720,00.

(C)

R$ 740,00.

(D)

R$ 750,00.

(E)

R$ 760,00.
DPSPO-Oficial Defensoria Pblica

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova, Cargos R01 a R15, Tipo 001


Informtica Ateno: As questes de nmeros 31 a 40 baseiam-se no texto abaixo. 33. Sutes para automao de escritrios incluem processadores de textos (citados no item II), sendo um deles, o Microsoft Word. No Word possvel alterar o tamanho da fonte, reconfigurar um pargrafo, estabelecer marcadores e numerao para itens e subitens, utilizar opes de autocorreo e proteger o documento contra acessos no autorizados. Tais facilidades so encontradas nos menus (A) (B) (C) (D) (E) 34. Formatar e Ferramentas. Inserir e Ferramentas. Editar e Formatar. Ferramentas e Editar. Inserir e Formatar.

Algumas Regras Gerais de Uso do Computador

I. Sempre feche todas as aplicaes abertas antes de


instalar qualquer software. Para um cuidado extra, faa uma nova inicializao (boot) e feche todas as aplicaes que so inicializadas automaticamente antes de voc instalar algum programa. Sempre desligue seu computador antes de plugar ou desplugar qualquer tipo de equipamento.

II. Nunca instale um software enquanto seu programa


antivrus estiver executando. Em ambientes de rede, via de regra, a poltica de uso dos recursos com-putacionais restringe ou permite determinados privi-lgios aos usurios da rede, por exemplo, a insta-lao de aplicativos (processadores de texto, plani-lhas eletrnicas, agendas corporativas, browsers e programas diversos).

_________________________________________________________

Em relao planilha eletrnica Excel, considere os valores e clulas abaixo. clula A1 = clula C5 = clula E6 = 40 30 4030

III. Sempre atualize e execute a proteo contra vrus,


sempre configure para o antivrus fazer um scan nos downloads e nunca confie em qualquer anexo de mensagens enviadas, mesmo que sejam de pessoas que voc conhea. A autopropagao de virus comea a partir das pessoas que mantm o seu endereo de email nos livros de endereo (address book) dos programas de correio eletrnico.

A funo/frmula utilizada na clula E6 que resultou no valor 4030 foi (A) (B) (C) (D) (E) 35. soma(A1+C5). =unir(A1+C5). =concatenar(A1;C5). =unir(A1+C5). =soma(A1:C5).

IV. Se o seu computador faz parte de uma rede, normalmente as polticas corporativas recomendaro que voc gerencie o uso de seu espao em disco na rede, de modo a utilizar o mnimo indispensvel. Faa backups! Apesar de aparentemente voc no ter um problema em seu computador, seu disco rgido (HD) pode parar sem prvio aviso.

_________________________________________________________

No contexto do item III, (A) scan um recurso no nativo em qualquer programa de antivrus. Ele precisa ser baixado da Internet, atravs de download, necessitando, nesse caso, passar pelo processo de escaneamento. o correio eletrnico a forma mais comum e conhecida de spamming, ou seja, o spammer utiliza programas que automatizam a obteno de endereos e o envio a um grande nmero de destinatrios. sites confiveis asseguram a obteno de downloads, sem risco de contaminao. Worms so virus que necessitam de anexos para se hospedarem e depois se replicarem. uma forma segura de proteger-se contra o ataque de virus ao computador a eliminao do livro de endereos do correio eletrnico.

V. Dependendo do sistema operacional, ele avisar


que uma atualizao necessria, por questes de segurana e integridade do sistema. Nesse caso, faa backup do registro (registry) ou, se o sistema operacional suportar, crie um ponto de restaurao antes de fazer o download solicitado e de instalar qualquer software ou driver. (B)

(C) (D) (E)

VI. Mantenha sempre o seu navegador configurado de


acordo com as recomendaes da administrao da rede. Em corporaes, os computadores da rede local acessam a Internet, sob regras restritivas, que visam a proteo do ambiente interno, tais como bloqueio/limitao de downloads a determinados tamanhos, bloqueio de acesso a sites pornogrficos e chats. No item I, a recomendao para fazer uma nova inicializao (boot), significa que o computador executar uma srie de tarefas, acionando primeiramente (A) o SO (sistema operacional). (B) a memria RAM. (C) o disco rgido (HD). (D) a BIOS (Sistema Bsico de Entrada e Sada). (E) o programa SETUP. No item I, a recomendao Sempre desligue seu computador antes de plugar ou desplugar qualquer tipo de equipamento NO se aplica a (A) impressoras paralelas RS-232. (B) scanners seriais DB-25. (C) dispositivos conectados porta DB-15. (D) dispositivos conectados porta PCI. (E) dispositivos seriais USB.

_________________________________________________________

31.

36.

Em relao ao item IV, constituem boas prticas de administrao de espao em disco:

I. Desfragmentar o HD. II. Comprimir arquivos e pastas menos utilizados. III. Substituir o HD sempre que existir outro de maior
capacidade.

IV. Organizar os arquivos em ordem alfabtica ou


numrica para facilitar a indexao pelo sistema operacional. correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

32.

I e II, apenas. III e IV, apenas. I, II e III, apenas. I, II, III e IV. II, III e IV, apenas.
7

DPSPO-Oficial Defensoria Pblica

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova, Cargos R01 a R15, Tipo 001


37. No contexto das orientaes contidas nos itens IV e V sobre backups, correto afirmar: (A) A prudncia determina que o sistema operacional deve ter sua cpia de segurana realizada diariamente. Criar um ponto de restaurao nada mais do que o sistema operacional efetuar backup de pontos crticos que possam recuperar o sistema operacional aps qualquer sinistro. A realizao do backup em outra rea do prprio HD uma forma segura que proporciona acentuada rapidez na restaurao do backup. Uma cpia s pode ser considerada segura se for realizada em fita magntica. A diferena entre os tipos de backup realizados numa rede de computadores reside, principalmente, no tipo de mdia utilizado.
CONHECIMENTOS BSICOS JURDICOS E INSTITUCIONAIS

41.

Em caso de vacncia do cargo de Governador do Estado de So Paulo e diante do impedimento do vice-Governador, ser chamado para governar o Presidente (A) (B) (C) (D) (E) do Tribunal de Justia. do Tribunal de Contas do Estado. da Assembleia Legislativa. da Cmara de Vereadores. do Congresso Nacional.

(B)

(C)

_________________________________________________________

42.

rgo do Poder Judicirio do Estado de So Paulo, conforme estabelece a Constituio Estadual, o Tribunal (A) (B) (C) (D) (E) de Contas do Estado. de Contas da Capital do Estado. de Impostos e Taxas. de Justia Militar. Arbitral.

(D)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

38.

No contexto da Internet, citada no item VI, uma Intranet (A)

43.

utiliza a mesma sintaxe de chamada de sites da Internet, por exemplo, www.(nome_do_site).com.br por estar num ambiente interno empresa, no necessita de servidor DNS (Domain Name Server). pode utilizar os mesmos servidores de pginas utilizados na Internet. pode ser acessada remotamente, de qualquer lugar fora da empresa, por meio da VPN (Virtual Private Network). utiliza alguns protocolos especficos para esse tipo de ambiente.

De acordo com a Constituio Federal, assegurado, nos processos de competncia do Tribunal do Jri, (A) (B) (C) o processamento dos crimes patrimoniais dolosos. o sigilo das votaes. a divulgao das votaes, para garantia da plenitude de defesa. a soberania da sentena sobre as votaes. o processamento dos crimes dolosos e culposos contra a vida.

(B)

(C)

(D) (E)

(D)

_________________________________________________________

(E)

44.

_________________________________________________________

Dentre as penas abaixo indicadas, assinale a que expressamente VEDADA pela Constituio Federal Brasileira: (A) (B) (C) (D) (E) trabalhos forados. suspenso de direitos. interdio de direitos. perda de bens. prestao social alternativa.

39.

Em relao Internet, trfegos Web comumente nos padres https://www, ftp, xxx@ referem-se, respectivamente, a (A) (B) site da Web, site da Intranet e correio eletrnico. transferncia de arquivos, site da Internet e correio eletrnico. site da Web, transferncia de arquivos e correio eletrnico. correio eletrnico, transferncia de arquivos e site da Web. site da Web, chat e correio eletrnico.

_________________________________________________________

45. (C)

(D)

No dia 27 de fevereiro de 2008 determinado cidado foi multado em razo de conduzir veculo utilizando telefone mvel. No dia 03 de maro de 2008 foi editada lei federal tipificando como crime a mesma conduta. Pretendeu-se, ento, aditar o auto de infrao lavrado para aplicar ao cidado a pena prevista para o novo tipo penal. A conduta , de acordo com a Constituio Federal, (A) (B) (C) constitucional, uma vez que observado o princpio da legalidade. constitucional, uma vez que se presta a garantir a segurana da coletividade no trnsito. constitucional se a autuao da infrao de trnsito for posterior edio da lei, independentemente da data da prtica do ato. inconstitucional, porque ofende o princpio da irretroatividade da lei penal. inconstitucional, pois, embora observado o princpio da legalidade, restou violado o princpio da ampla defesa.
DPSPO-Oficial Defensoria Pblica

(E) 40.

_________________________________________________________

Nos principais navegadores da Internet, as opes de configuraes para bloquear sites so encontradas, normalmente, no menu (A) (B) (C) (D) (E) Janela. Arquivo.

(D) Browser. Editar. Ferramentas. (E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova, Cargos R01 a R15, Tipo 001


46. No Brasil no se admite, em regra, priso civil, cabvel, no entanto, para os casos de dvida oriunda de inadimplemento voluntrio e inescusvel de (A) (B) (C) (D) (E) 47. tributos previdencirios. obrigao alimentcia. contrato de locao. multa ambiental. contrato de trabalho. 51. A obrigatoriedade da realizao de concurso pblico aplica-se para (A) (B) (C) (D) (E) 52. preenchimento de cargo eletivo e emprego pblico. provimento de cargo comissionado e funo. provimento de cargo efetivo e emprego pblico. apenas para provimento de cargo efetivo. apenas para preenchimento de emprego pblico.

_________________________________________________________

Dentre os requisitos constitucionalmente estabelecidos para o cabimento do mandado de segurana inclui-se: (A) (B) ameaa liberdade de locomoo. ausncia de norma regulamentadora de direitos e liberdades constitucionais. recusa de fornecimento de informaes constantes de bancos de dados do governo relativas ao lesado. ato lesivo, desde que, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. ofensa a direito lquido e certo do lesado, no amparado por habeas corpus ou habeas data.

_________________________________________________________

Dentre as competncias concorrentes conferidas pela Constituio Federal Unio, aos Estados e ao Distrito Federal, tem-se a de legislar sobre (A) (B) (C) (D) (E) desapropriao e processo civil. servio postal e processo civil. registros pblicos e Defensoria Pblica. atividades nucleares e de segurana nacional. assistncia jurdica e Defensoria Pblica.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

48.

O filho nascido no Brasil de um casal de alemes que tenha vindo morar no Estado do Cear em razo da aquisio de um estabelecimento hoteleiro (pousada), tem nacionalidade, nos termos da Constituio Federal Brasileira, (A) (B) (C) (D) (E) alem. brasileira. alem, considerado naturalizado brasileiro. brasileira, considerado naturalizado. brasileira, considerado naturalizado alemo.

53.

Comprovado, em regular processo, que determinado servidor pblico praticou ato de improbidade, poder lhe ser imposta ou decretada, nos termos da Constituio Federal, a (A) perda da funo pblica, mantidos os direitos polticos, uma vez que no perde a condio de cidado. indisponibilidade dos bens pblicos, mantida a funo pblica se o servidor promover o ressarcimento do prejuzo ao errio. perda da funo pblica, ficando obstada a ao penal se o servidor promover o ressarcimento do prejuzo ao errio. suspenso dos direitos polticos, mantida a funo pblica se o servidor promover o ressarcimento do prejuzo ao errio. perda da funo pblica e o ressarcimento ao errio, sem prejuzo da ao penal cabvel.

(B)

_________________________________________________________

49.

privativo de brasileiro nato o cargo de (A) (B) (C) (D) (E) Presidente do Superior Tribunal de Justia. Presidente do Tribunal de Justia. Defensor Geral do Estado. Presidente da Cmara dos Deputados. Presidente do Tribunal de Contas da Unio.

(C)

(D)

_________________________________________________________

(E)

50.

Ao Presidente da Repblica, Governadores de Estado e do Distrito Federal, bem como aos Prefeitos permitida, nos termos da Constituio Federal Brasileira, a reeleio (A) (B) (C) para um nico perodo subsequente. para dois perodos subsequentes. desde que precedida de renncia ao mandato em exerccio at dois meses antes do pleito. para um nico perodo subsequente, desde que no tenha ocupado nenhum dos cargos indicados no caput nos 10 (dez) anos anteriores ao primeiro mandato. para qualquer um dos cargos indicados no caput, para um nico perodo subsequente, desde que precedida de renncia ao mandato em exerccio at 12 (doze) meses antes do pleito.

_________________________________________________________

54.

Em relao ao servidor pblico ocupante de cargo efetivo pode-se afirmar: (A) adquire estabilidade aps dois anos de efetivo exerccio no cargo. perde o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada a ampla defesa. perde o cargo aps dois anos de efetivo exerccio e apenas mediante deciso administrativa transitada em julgado. adquire estabilidade com a aprovao no concurso pblico para provimento do cargo. perde o cargo por meio de deciso administrativa somente se j adquiriu estabilidade. 9

(B)

(D)

(C)

(D) (E)

(E)

DPSPO-Oficial Defensoria Pblica

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova, Cargos R01 a R15, Tipo 001


55. Em relao ao direito a sade e a prestao dos servios de sade, pode-se afirmar que (A) cabe ao Poder Pblico legislar sobre a regulamentao, fiscalizao e controle. permitido pessoa jurdica de direito privado, alm da execuo dos servios de sade, a regulamentao normativa de matrias determinadas. cabe ao Poder Pblico a funo de regulamentao somente dos servios de sade cuja execuo esteja sob sua responsabilidade. a execuo dos servios de sade feita de forma descentralizada, cabendo quele que a promove as funes de regulamentao, fiscalizao e controle. a execuo dos servios de sade atividade de competncia exclusiva do Poder Pblico, sendo vedada a terceirizao. 58. A Floresta Amaznica brasileira, a Mata Atlntica e a Serra do Mar so consideradas, conforme norma expressa da Constituio Federal, (A) bens de propriedade dos Estados onde se situem, que disciplinaro a utilizao dos recursos naturais. bens de propriedade dos municpios onde se situem, vedada sua utilizao por terceiros. patrimnio do ente pblico responsvel pela sua gesto, utilizao e preservao. patrimnio nacional, vedada, portanto, sua utilizao pelos cidados. patrimnio nacional, passveis de serem utilizados de forma sustentvel.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

59.

Dentre as diretrizes e normas a serem estabelecidas pelo Estado de So Paulo e por seus Municpios para o desenvolvimento urbano, inclui-se a (A) (B) (C) (D) (E) criao de reas de especial interesse histrico, urbanstico e ambiental. possibilidade de alterao das normas urbansticas federais. possibilidade de dispensarem a elaborao de Planos Diretores. obrigatoriedade de indicar espaos religiosos a serem contemplados nos projetos habitacionais. possibilidade de dispensar a existncia de reas verdes nos projetos habitacionais que lhes sejam submetidos para aprovao.
o

_________________________________________________________

56.

Como medida de fomento cultura, nos termos do que dispe a Constituio Federal, o Estado poder vincular a fundo estadual de fomento cultura, (A) parte da receita tributria lquida para o pagamento de despesas de servidores contratados para o desempenho de atividades de cultura. parte de sua arrecadao com tributos para pagamento de encargos sociais decorrentes de atividades culturais. parte determinada de sua receita tributria lquida para o financiamento de projetos culturais. sua arrecadao com tributos para o custeio permanente de despesas com vigilncia de estabelecimentos destinados atividades culturais. sua receita tributria lquida, em percentual varivel, para custeio de despesas indiretamente geradas com a realizao de projetos culturais.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(D)

60.

De acordo com a Lei Estadual n 10.261/68 (Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado), a reintegrao (A) a investidura de servidor pblico em cargo diverso, decorrente de readaptao recomendada em inspeo mdica. o ato pelo qual o aposentado reingressa no servio pblico. o ato pelo qual o servidor em disponibilidade reingressa no servio pblico. a forma de provimento de cargo pblico decorrente de readmisso de servidor pblico exonerado. a forma de reingresso no servio pblico decorrente de deciso judicial transitada em julgado.
o

(E)

(B)

_________________________________________________________

57.

Como medida para assegurar efetividade ao direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, a Constituio Federal atribui (A) Unio, em carter exclusivo, a competncia para definir os espaos territoriais que devem ser protegidos para atender quela finalidade. Unio, em carter exclusivo, a preservao da diversidade e a fiscalizao das entidades de pesquisa e manipulao de material gentico. ao Poder Pblico a competncia para reduzir, por meio de decreto, os limites de reas especialmente protegidas. ao Poder Pblico a promoo da educao ambiental em todos os nveis de ensino e a conscientizao pblica para a preservao do meio ambiente. ao Estado, em carter exclusivo, a competncia para definir os espaos territoriais que devem ser protegidos para atender quela finalidade.

(C)

(D)

(E)

(B)

_________________________________________________________

61.

(C)

A exonerao, nos termos da Lei Estadual n 10.261/68 (Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado), dse, dentre outras hipteses, em razo de (A) (B) (C) (D) demisso do funcionrio pblico. falecimento do servidor pblico estvel. pedido do funcionrio pblico. remoo do funcionrio pblico para outra localidade. alterao de classificao de funcionrio pblico.
DPSPO-Oficial Defensoria Pblica

(D)

(E)

(E)

10

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova, Cargos R01 a R15, Tipo 001


62. A responsabilizao do funcionrio pblico na esfera administrativa (A) impede a instaurao de processo para aplicao de penalidade civil ou penal. no exime o funcionrio da responsabilidade civil ou criminal cabvel. no exime o funcionrio da responsabilidade penal, vedada, entretanto, a responsabilizao civil. impede a instaurao de processo penal, cabvel, apenas o arbitramento de indenizao na esfera civil. no exime o funcionrio da responsabilidade civil, ficando o processo, no entanto, suspenso at o trnsito em julgado da deciso administrativa.
o

66.

Determinado servidor pblico estadual apropriou-se de dinheiro pblico, do qual teve a posse em razo do emprego pblico que ocupava. O servidor pblico (A) no poder ser processado pela prtica de peculato, uma vez que o tipo penal restrito ao servidor ocupante de cargo efetivo. no poder ser processado pela prtica de emprego irregular de verbas pblicas, uma vez que o tipo penal restrito ao servidor ocupante de cargo efetivo. poder ser processado pela prtica de peculato, vez que a tipificao da conduta estende-se a quem ocupa emprego pblico. poder ser processado pela prtica de prevaricao, vez que a tipificao da conduta estende-se a quem ocupa emprego pblico. no poder ser processado pela prtica de prevaricao, uma vez que o tipo penal restrito ao servidor ocupante de cargo efetivo.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

63.

De acordo com o rol elencado pela Lei Estadual n 10.261/68 (Estatuto dos Funcionrios Pblicos Civis do Estado), podem ser aplicadas como penalidades disciplinares aos funcionrios pblicos: (A) (B) (C) (D) (E) remoo e demisso. aposentadoria compulsria e multa. advertncia e exonerao a bem do servio pblico. cassao de aposentadoria e suspenso.

67.

A aplicao dos princpios do devido processo legal e da ampla defesa na esfera administrativa estende-se (A) (B) (C) (D) (E) exclusivamente aos processos disciplinares. exclusivamente aos processos administrativos tributrios. aos processos administrativos, excludos os disciplinares. aos processos administrativos, includos os disciplinares. aos processos administrativos disciplinares, desde que se destinem a aplicao de pena de demisso.

repreenso e remoo. 68.

__________________________________________________________________________________________________________________

64.

Aos necessitados atendidos pela Defensoria Pblica do Estado de So Paulo e nos termos da Lei Complementar o n 988/2006, assiste o direito a informao sobre (A) quaisquer processos judiciais que tramitem no Estado e que sejam patrocinados pela Instituio. procedimentos administrativos e processos judiciais em que figurem como interessados. projetos, inclusive normativos, referentes organizao administrativa da Instituio. avaliaes da Corregedoria da Instituio sobre seus integrantes. processos administrativos disciplinares em trmite para apurao de falta disciplinar de servidor pblico da Instituio.

De acordo com o disposto na Constituio Federal, o princpio da presuno de inocncia do ru aplica-se: (A) (B) (C) (D) (E) somente at o incio da ao penal, observados os princpios do contraditrio e da ampla defesa. at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. somente aps trnsito em julgado de sentena penal absolutria. somente nos processos de competncia do Tribunal do Jri. at a prolao de sentena condenatria, apenas em relao a rus primrios.

(B)

(C)

(D)

_________________________________________________________

69. (E)

Os honorrios advocatcios fixados nas aes em que houver atuado a Defensoria Pblica so considerados (A) (B) (C) (D) (E) vencimentos do defensor pblico que houver representado o assistido na demanda judicial. recursos provenientes do Fundo de Assistncia Judiciria. dotao oramentria da Defensoria Pblica. arrecadao tributria pertencente ao Estado. receita da Defensoria Pblica.

_________________________________________________________

65.

A autonomia funcional e administrativa garantida Defensoria Pblica do Estado de So Paulo pela Lei Compleo mentar n 988/2006 compreende a (A) (B) iniciativa de sua proposta oramentria. deciso sobre a situao funcional dos integrantes da ativa e aposentados da carreira. aprovao de seu oramento, independentemente de manifestao do Executivo ou do Legislativo. aquisio de bens mveis ou imveis independentemente de procedimento de licitao. nomeao de defensores pblicos independentemente de concurso pblico. 70.

_________________________________________________________

(C)

A ocorrncia de calamidade de graves propores na natureza possibilitam ao Presidente da Repblica decretar, nos termos da Constituio Federal, (A) (B) estado de calamidade pblica. estado de stio, ouvido previamente o Tribunal de Justia. estado de defesa. interveno federal. interveno de ordem pblica. 11

(D)

(C) (D) (E)

(E)

DPSPO-Oficial Defensoria Pblica

www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai