Anda di halaman 1dari 15

1. Relatrio da Direco Geral das Florestas-----------------------------1 2. Cuidados a ter------------------------------------------------------------- 12 3. Conseqncias-------------------------------------------------------------18 4. Veculos danificados----------------------------------------------------- 19 5. Ajudas governamentais, etc--------------------------------------------- 20 6. Compensao--------------------------------------------------------------21 7.

Bibliografia---------------------------------------------------------------- 22 8. Concluso------------------------------------------------------------------ 23

Este trabalho sobre os incndios foi inspirado pela recente vaga de incndios em Portugal. Portugal assistiu a mais um ano de incndios florestais, desta vez impotente face aos fogos que devastaram o pas, mesmo tendo apostado em medidas de preveno, medidas essas que no foram suficientes para travar os furiosos fogos que assombraram o pas e causaram efeitos devastadores,a uma mdia anual de muitos fogos que dizimaram milhares de hectares de rvores e matos, e at algumas pessoas. Que razes poder haver para que fogos como estes levem a grandes catstrofes? Ser causas naturais? Ou serem provocados por pessoas maliciosas? Ou acidentalmente? Como um dos elementos do nosso grupo teve a experincia de estar no meio desta situao catastrfica, quisemos partilhar este acontecimento e estud-lo um pouco mais ao pormenor. Assim, reunimos algumas fotos de interesse e alguns aspectos gerais das situaes resultantes das chamas. Investigamos tambm algumas fontes informativas a partir de sites oficiais do Governo. Nas pginas finais apresentamos um exemplo de um concelho que tomou uma determinada atitude em relao s perdas sofridas pela populao.

PREVENO - Chave de Riqueza e de Vida


O seu contributo para proteger a floresta do fogo baseia-se na adopo de algumas Aces Preventivas, medidas de simples bom senso, sempre que haja risco de incndio e sobretudo durante os perodos mais quentes e secos. Deve-se respeitar a legislao vigente, nomeadamente o Decreto-Lei n. 334/90 de 29 de Outubro e ter especial cuidado com: Queimadas Queima de lixo Lanamento de foguetes Utilizao de fsforos e cigarros Fogueiras Piqueniques Apicultura Linhas elctricas Vias frreas Mquinas ou equipamentos de motor de combusto Chamins

EVITE OS FOGOS FLORESTAIS


DETECO
Uma rpida primeira interveno crucial para que um incndio no se desenvolva para propores incontrolveis. Qualquer utilizador da floresta dever efectuar todos os esforos para extinguir ou controlar qualquer foco de incndio que detecte e alertar os bombeiros. O alerta poder ser dado para o nmero 117. O informador dever ser to claro e preciso quanto possvel nas informaes que fornecer. Quem detectar um incndio dever tentar salvaguardar o seu local de incio para que posteriormente se possam desenvolver aces de investigao das suas causas.

COMBATE
Quando ocorre um incndio florestal, a primeira preocupao dos elementos de coordenao e combate envolvidos na sua extino a proteco de pessoas e bens essenciais. Durante um incndio, todas as habitaes que se encontram no seu trajecto so exaustivamente protegidas pelos bombeiros e outros agentes da Proteco Civil. O proprietrio de casas em terrenos florestais pode ter um papel muito importante na defesa da sua propriedade. Para tal deve: desenvolver esforos no sentido de interromper a continuidade de combustvel entre a sua casa e o mato que a rodeia; providenciar o fcil acesso a meios e instrumentos de combate ao incndio (ferramentas, gua, extintores, etc.); manter a madeira para lenha longe da casa e salvaguardar os depsitos de materiais facilmente inflamveis e/ou combustveis. As aldeias inseridas em zonas florestais devero manter uma zona tampo protectora contra a ameaa de incndios florestais, constituda por terrenos agrcolas em actividade ou por zonas incultas limpas de mato. O combate a um incndio florestal uma actividade considerada de alto risco. Se os locatrios pretenderem participar nas aces de combate a um incndio, devero obedecer a todas as indicaes dos elementos de comando responsveis pela extino do sinistro.

Queimadas
proibida a realizao de queimadas a menos de 300 metros das reas florestais. A realizao de queimadas carece da necessria autorizao do Governador Civil. Se pretender efectuar uma queimada ou fogueira dever dirigir-se ao Governo Civil da sua rea, ao posto da GNR ou ao quartel de bombeiros mais prximos, de forma a que lhe seja concedida a respectiva licena. As Direces Regionais de Agricultura podero tambm fornecer informaes precisas sobre o modo e ocasio para realizao de queimadas/fogueiras. As queimadas constituem um perigo para a floresta durante o Vero, mas no s. Nos Invernos secos e com temperaturas mais elevadas do que o normal para a poca, uma queimada mal conduzida poder ocasionar incndios florestais de rea considervel.

Queima de lixos
Est proibida por lei durante a chamada poca normal de fogos, definida anualmente por despacho conjunto do Governo (decretos regulamentares n. 55/81 de 18 de Dezembro e n. 36/88 de 17 de Outubro) e numa faixa limtrofe de 100 metros das florestas. Se a queima de lixos se resumir a uma pequena fogueira, ento as normas referidas para realizao de queimadas so aqui aplicveis. No caso das lixeiras (municipais, industriais, clandestinas, etc.), a legislao refere que proibido a sua queima numa faixa de 500 metros a contar do limite das matas, salvo quando estas sejam completamente isoladas por uma faixa envolvente com uma largura mnima de 100 metros, em que tenham sido totalmente eliminados os matos. de evitar a queima de lixos, devido aos problemas ambientais decorrentes, como a poluio do ar e a eventualidade de provocar incndios florestais. Devem-se utilizar os locais prprios e adequados ao depsito de resduos, como por exemplo os aterros.

Lanamento de foguetes
O lanamento de foguetes proibido dentro das matas e numa faixa mnima de 500 metros a contar dos seus limites, se no forem tomadas as providncias adequadas ao potencial perigo de incndio. Aquando do lanamento de foguetes de toda a convenincia que estejam alerta vrias equipes para extino de eventuais focos de incndio. Dever tambm ser considerada a utilizao preferencial de tipos de artefactos pirotcnicos menos susceptveis de provocar ignies em combustveis vegetais. O local de lanamento de foguetes dever ser previamente limpo de ervas e matos, para proporcionar uma descontinuidade espacial com os povoamentos florestais contguos. Utilizao de fsforos e cigarros proibido fazer fogo de qualquer espcie, incluindo fumar, no interior das matas e nas vias que as atravessam, a no ser que se tomem todas as providncias adequadas preveno do potencial perigo de incndio. Evite fumar no interior das florestas e nunca deite fora beatas ou fsforos sem antes se certificar que esto completamente extintos.

Fogueiras
proibido fazer fogo de qualquer espcie, incluindo a realizao de fogueiras, a no ser que se tomem todas as providncias adequadas preveno do potencial perigo de incndio. Existem indicaes sobre o modo e ocasio correctos para realizao de fogueiras.

Piqueniques
proibida a realizao de piqueniques com uso do fogo para confeco ou aquecimento de alimentos. Devero ser utilizados os espaos prprios para o efeito, construdos pelas autarquias ou outras instituies, locais estes onde devero ser disciplinados todos as actos relacionados com o uso do fogo e rejeio de dejectos, onde dever ser dada nfase especial limpeza dos combustveis vegetais por forma a quebrar a continuidade horizontal com os povoamentos contguos.

Apicultura
A actividade apcola, vulgarmente exercida no interior ou nos limites de povoamentos florestais, est vulgarmente associada utilizao do fogo. Este meio utilizado no s para acender os fumigadores como tambm para realizar limpezas de matos adjacentes ao apirio. Evite utilizar o fogo para efectuar limpeza os matos contguos ao apirio. Caso o utilize, siga as normas habituais para realizao de queimadas. Dever existir especial cuidado com a utilizao do fumigador. Este no dever ser colocado sobre combustveis finos e mortos (material de fcil inflamao) e o seu contedo dever ser despejado em locais que no ofeream perigo de ignio e propagao de focos de incndio.

Linhas elctricas
As linhas elctricas que atravessam zonas florestais devero salvaguardar uma faixa de proteco, limpa de matos e arvoredo, que abranja a rea da projeco vertical das linhas e mais uma faixa adjacente de cada lado de largura superior a 10 metros. Caso observe a existncia de situaes incorrectas deste tipo, alerte as autoridades competentes, nomeadamente a Polcia Florestal, a GNR ou a prpria EDP, por forma a que se proceda correco da situao.

Vias frreas
Os incndios florestais relacionados com a passagem de comboios podem ter vrias causas: projeco de fascas devido frenagem, projeco de materiais incandescentes pelos passageiros dos comboios (fsforos, beatas) e falhas proveniente dos tubos de escape das mquinas que funcionam com motores de combusto. semelhana do caso anterior, as entidades responsveis pelas vias ferrovirias devero salvaguardar uma faixa de 10 metros, contada a partir da aresta exterior dos carris externos das vias, limpa de material combustvel.

Mquinas ou equipamentos de motor de combusto


De acordo com a legislao, as mquinas de combusto interna ou externa, utilizadas em reas florestais, devero estar equipadas com dispositivos de reteno de falhas ou tapa chamas nos tubos de escape. necessrio ter muito cuidado e estar constantemente vigilante quando se utilizam mquinas agrcolas, mquinas florestais, veculos todo o terreno, locomotivas, etc. em zonas florestais. Medidas de segurana com vista a diminuir o potencial perigo de incndio florestal pela utilizao destas mquinas: 1. utilizao de dispositivos de segurana para evitar o risco de incndio por projeco de falhas ou fascas e por sobre-aquecimento de alguns componentes da mquina; 2. boa acessibilidade a extintores nos locais de trabalho florestal ou agrcola; 3. evitar o contacto entre combustveis florestais finos e mortos e as componentes sobre aquecidas da maquinaria; 4. o abastecimento de combustvel dever ser feito a frio, em lugares isentos de focos de ignio.

Chamins
As chamins de residncias ou de fbricas podero ser responsveis pela emisso de material incandescente, que poder provocar focos de ignio caso encontrem na sua trajectria combustveis vegetais finos e muito secos. Para evitar tais acontecimentos sugere-se a instalao de dispositivos de reteno de falhas, como uma simples rede de malha adequada.

Realizao de queimadas/fogueiras
As queimadas e fogueiras so prticas regulamentadas pelo D.L. n316/95, de 28/11, alm do diploma especfico sobre o tema, o Decreto-Lei n334/90, de 29/10. Compete ao Governador Civil de cada Distrito a concesso da devida autorizao para a sua realizao. O momento ideal para a realizao de queimadas nem sempre de fcil deciso. Se forem respeitados os conselhos que seguidamente se indicam e se o uso do fogo tiver lugar de manh cedo, perodo de humidade mais elevada, temperatura mais baixa e sem vento, esto a ser tomadas as medidas base adequadas para precaver o potencial perigo de incndio. Geralmente estas condies so relativamente difceis de reunir nos meses normalmente mais secos do ano: Junho, Julho, Agosto e Setembro. Alguns meses primaveris e invernais podero tambm apresentar alturas pouco favorveis realizao de queimadas. Ao realizar uma queimada devero ser observadas as seguintes precaues: Humidade do ar - quanto maior a humidade do material vegetal, menor a facilidade que este tem de entrar em combusto. A realizao de queimadas em dias hmidos dificulta uma eventual propagao da queimada para combustveis contguos ou prximos. As queimadas devero ser realizadas em dias com humidade do ar elevada. Temperatura do ar - temperaturas elevadas tornam os combustveis mais secos e susceptveis de entrarem em combusto. Nesses dias, uma eventual escapadela da queimada poder originar um incndio de consequncias desastrosas. Evitar realizar queimadas em dias quentes. Vento - o responsvel pela oxigenao da combusto e arrastamento de falhas que podero provocar focos de incndio a distncias considerveis e pela inclinao das chamas sobre outros combustveis que no interessem queimar. Evitar realizar a queimada num dia de vento, sobretudo se este for de direco varivel. O vento no dever soprar no sentido de zonas de grande acumulao de combustveis florestais. Combustveis - como combustveis mais comuns na realizao de queimadas podem-se citar todos aqueles materiais vegetais resduos de actividades agrcolas ou florestais, tais como, erva, ramos de rvores, rama da batata, etc.. O combustvel, conjuntamente com o calor e o oxignio, uma das componentes essenciais para que a queimada se realize. Dever ser evitado qualquer contacto entre a fogueira e os combustveis que no se desejem destruir. Para tal, ao redor da fogueira, dever ser limpa uma faixa de pelo menos 2 metros de largura e com uma profundidade suficiente para que se atinja a camada mineral, ou seja, um nvel em que o solo no apresente material combustvel. Esta limpeza evitar que o fogo escape de controle por contacto com os combustveis adjacentes.

Declive - evitar a realizao de queimadas em locais onde o declive seja acentuado. Material incandescente pode libertar-se da fogueira e rolar encosta abaixo provocando focos de incndio. Alimentao gradual - a fogueira onde se pretende destruir o material vegetal agrcola dever ser alimentada gradualmente para evitar a produo de muito calor e uma elevada emisso de falhas. O material a queimar dever ser adicionado gradualmente, em pequenas quantidades, diminuindo assim a probabilidade de descontrolo da queima. Vigilncia - uma vigilncia permanente e cuidada essencial para a realizao adequada de uma queimada. O responsvel pela queimada dever ter em ateno as formas mais provveis de evaso do fogo dos limites da fogueira. Esta poder ser por emisso de falhas (via area), por aquecimento de combustveis adjacentes ao lume ou por conduo de calor em terrenos com muita matria combustvel enterrada. A vigilncia dever ser sempre prolongada vrias horas para alm da extino total da fogueira. gua - para precaver qualquer emergncia durante a realizao da queimada necessrio que gua esteja sempre acessvel, seja atravs de recipientes, ou atravs de mangueiras ligadas rede publica, a poos ou nascentes. A gua servir tambm para tornar mais eficiente o rescaldo final. Utenslios - utenslios de uso agrcola tais como ancinhos, ps e enxadas podero ser utilizados para criar o espao adequado para realizar a queima, para mais facilmente controlar a fogueira e para auxiliar na extino final da combusto. Rescaldo - um grande nmero de queimadas originam incndios muito tempo aps terem sido presumivelmente apagadas. Um rescaldo adequado to importante como uma boa conduo do lume. Alm da extino das chamas vivas da queimada, o rescaldo tambm deve contemplar a supresso de qualquer combusto lenta que se desenvolva em nveis interiores, no directamente observveis, nomeadamente no interior das cinzas e na camada orgnica do solo. Os utenslios devem ser utilizados para remexer a zona da queimada, apagando qualquer rstia de materiais em combusto. A cinza quente no deve ser espalhada sobre material fino e seco. Deve ser utilizada gua para uma extino final mais eficiente. Informao - quaisquer esclarecimentos ou dvidas relativos execuo da queimada podem ser devidamente clarificados junto s Zonas Agrrias. Dirija-se s dependncias regionais dos Servios Florestais e transmita a data, hora e local pretendidos para a realizao da queimada. Estas informaes podem ser comunicadas aos Centros de Preveno de Fogos Florestais, s torres de vigia e ao quartel de bombeiros mais prximo para, por um lado, evitar falsos alarmes e, por outro, estarem alerta para um eventual descontrolo da queima. As previses meteorolgicas para os dias seguintes podero ser facultadas para um planeamento mais eficiente da data da queimada.

117
O alerta de um incndio pode ser dado para o nmero 117. O informador dever transmitir de uma forma muito precisa e sinttica as seguintes informaes: Localizao aproximada do incndio; Estimativa da dimenso actual do incndio (se possvel); Forma de acesso mais rpido ao local.

Estas viaturas foram vtimas dos incndios ocorridos neste ano de 2003 na zona de Monchique. Completamente irrecuperveis, estes veculos sero todos reunidos para posterior destruio.

S na zona de Monchique existem mais de 300 veculos para abater, por razes de derrame de leos / outros detritos. Aproveitaram a ocasio para abater outros veculos de sucata que ameaavam o ambiente. ameaavam o ambiente.

Aps alguma pesquisa na biblioteca descobriu-se um folheto com informao detalhada acerca de uma vaga de incndios durante este ano, originada da Cmara Municipal de Gavio no seu Suplemento do Jornal Gavio com Voz (s) de Outubro de 2003. Extrau-se o material considerado mais importante / com maior interesse, informando o seguinte:

Subsdio perda de rendimento


Para o presidente da Cmara de Gavio "e justo o subsidio perda de rendimento" j decidido pelo Governo. De facto o Ministrio da Agricultora, ao abrigo do programa Ruris j definiu o pagamento de 40 contos por hectare ao longo de 20 anos, a ttulo de perda de rendimento pela contra par t i d a de reflorestao com azinho ou sobreiro. Mas tal "tambm devia ser dado ao pinho", defende Jorge Martins, argumentando que h zonas em que "no e possvel pr azinho ou sobreiro", por se tratar de terrenos inaptos para essa finalidade e onde s o pinho sobrevive. Numa reunio que juntou autarcas, ministro da Agricultura, tcnicos e responsveis vrios, ter sido afirmado que o problema de o subsidio perda de rendimento no poder ser atribudo zona de reflorestao com pinho se prendia, no com critrio do Ministrio da Agricultura mas sim da Unio Europeia, o que todavia deixou algumas dvidas. O presidente da Cmara do Gavio, sobre esta matria encontra-se a desenvolver vrios contactos e a promover a sensibilizao do Ministrio da Agricultura no sentido de que tambm a reflorestao com pinho possa vir a beneficiar do subsdio perda de rendimento.

Redefinir Polticas
A Federao Distrital de Portalegre do Partido Socialista, "face situao calamitosa do distrito em conseqncia dos incndios devastadores", difundiu comunicado onde comea por "manifestar o profundo pesar pela perda de vidas humanas". Os socialistas lastimam igualmente "a perda de bens e equipamentos (habitaes, exploraes agrcolas, exploraes florestais, gado e outros), em particular dos pequenos agricultores para quem o patrimnio agrcola e florestal foi a sua nica fonte de rendimento ao longo dos anos". A Federao do PS tambm "reconhece o trabalho empenhado e valoroso desenvolvido pelos bombeiros, pelas foras de segurana civis e militares e pela populao em geral no combate aos incndios", isto para alem de "acentuar o notvel trabalho dos autarcas do nosso distrito na coordenao e mobilizao o que fizeram no terreno do combate aos fogos nos seus concelhos e freguesias". Para alem disto, os socialistas consideram "a necessidade de, num futuro breve, avaliar as implicaes desta catstrofe no apoio as populares cadenciados, bem como (re)definir polticas de preveno de incndios e proteco da natureza e polticas conducentes valorizao das florestas, ao desenvolvimento da actividade agrcola e as demais actividades econmicas complementares que, em conjunto, permitam a fixao das populaes e o desenvolvimento do interior do pas, em geral, e do distrito de Portalegre em particular".

Tabela de valores para compensao de animais mortos, extrado da mesma fonte:

Espcie/classe

Carne Ovinos

Leite 0-6 meses 50 75 125 6-12 meses 12-18 meses 18-24 meses (*) Fmea adulta (*) Vacas de refugo Touro(1)(*)

Bovinos 300 500 700 1000 900 200 1250 300 500 900 1200 800 200 1250

Borrego Ovelha Carneiro

40 50 100 Caprinos

Cabrito Cabra Bode

35 50 90 Suinos

(1) (1) (1)

Equdeos e Azininos (1) Aves de capoeira e coelhos G. do campo/bico Frango ind. Pinto Peru Pato Coelho 2,5 1 0,25 10 5 5 -

Leito Porco acabado Marra(**) Varrasco(**)

30 125 125 200

Valores em Euros (1) valor de base para acertar caso a caso (*) valorizao de 15% para animais inscritos no Livro Genealgico (**)valorizao de 20% para animais de raas autctones

Internet: 1. http://www.dgf.min-agricultura.pt 2. http://www.snbpc.pt/snpc2000/riscos/naturais/inc_florestais/frames/r2_inc_flore stais.htm Outras Fontes: 3. Suplemento do Jornal Gavio com Voz (s) de Outubro de 2003 4. Livro Branco Incndios ocorridos em Portugal no Vero de 2003 5. Fotografias tiradas por mquina fotogrfica digital Epson com 5MPxeis 6. Agradecimentos Biblioteca Municipal de Faro por ter disponibilizado os seus servios.

O que concluir depois disto? Temos fontes oficiais que indicam o seguinte:
O presente relatrio que est mencionado neste trabalho apresenta um valor de 423.949 hectares de rea ardida 280.746 hectares de povoamentos e 143.203 de matos. O acrscimo de rea ardida verificado, face ao relatrio anterior resulta de actualizaes sobretudo a nvel das regies agrrias do Algarve e do Alentejo por via da incorporao dos valores de rea ardida do ultimo grande incndio do Algarve e que afectou os concelhos de Monchique, Silves e Aljezur e que consumiu 27.617 hectares. O acrscimo de ocorrncias verificado resulta sobretudo da incorporao das ocorrncias em falta do distrito de Aveiro correspondentes a regio agrria do entre Douro e Minho. O distrito de Castelo Branco (90.226 hectares, ou seja 21%) regista o maior valor de rea ardida acumulada at 31 de outubro. Os distritos de Portalegre (69.348 hectares,ou seja 16%), Santarm (65.785 hectares,ou seja 15%) e Faro (59.090 hectares,ou seja 14%) foram tambm muito afectados. No entanto na regio agrria da Beira Interior que est concentrada 37% do valor total (156.175 hectares), sendo as regies do Alentejo, do Algarve e do Ribatejo e Oeste igualmente bastante afectadas com 24% (101.898 hectares), 15% (55.232 hectares) e 12% (59.090 hectares), respectivamente. Quanto aos danos, esses so muitas vezes irreversveis, tais como problemas relacionados com a destruio da atmosfera e da mudana que provoca nos hbitos dos animais. Irreversvel ser tambm a destruio do ecossistema que sustentara um equilbrio j no presente depois do incndio. A nvel das pessoas afectadas sriamente pelos incndios, os efeitos a nvel psicolgico sero de longo prazo, lembrando sempre aquilo que havia antes da destruio, principalmente em objectos insubstituveis (Fotos, animais de estimao, etc). As fotos em seguida demonstram lugares completamente destrudos com tudo ainda no stio. As fotos falam por si.

Um quarto, depois de carbonizado

Uma garagem note-se os ferros torcidos

Anda mungkin juga menyukai