Anda di halaman 1dari 1

Instrumentos do naipe: Cordas

Os instrumentos de corda produzem som atravs da vibrao de uma corda esticada. A vibrao obtida friccionando as cordas com o arco, no caso do violino, e beliscando a corda no caso da harpa e do violo. Os quatro modernos membros da famlia das cordas friccionadas, so: o violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo. Cada um tem um corpo de madeira oco, um brao e quatro cordas. O arco uma vara de madeira, com crina de cavalo. A vibrao produzida pela frico do arco nas cordas transmitida pelo corpo oco, e se amplifica, enriquecendo o som produzido. A harpa tem um jogo de cordas de diferentes tamanhos, esticadas numa armao de madeira.
As cordas so dedilhadas com as unhas e os dedos com exceo do dedo mnimo de cada mo produzindo vibraes que so amplificadas pela caixa de ressonncia. A extenso da nota produzida por qualquer corda do instrumento depende do comprimento, da espessura e da tenso em cada corda. Uma corda curta, leve ou muito esticada, produzir uma nota muito alta. Cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Cordas dedilhadas: violo, bandolim, banjo, etc. E tambm, o Piano (cordas percutidas) e o Cravo (cordas beliscadas).

EscolinhaMusical.com.br - Materiais didticos para estudantes de msica, msicos, organistas e regentes.


Explore o site para baixar estudos musicais. Colabore ou solicite o que voc precisa no e-mail: faleconosco@escolinhamusical.com.br ou siga-nos no Twitter: @artigosmusicais DIVULGUE ESTE PROJETO ASSINE SEU E-MAIL E RECEBA INFORMATIVOS CONTEDO NO-COMERCIAL: h tt p:/ /w w w .e s c ol i nh a m us ic a l .c o m .b r DEUS SEJA LOUVADO

Anda mungkin juga menyukai