Anda di halaman 1dari 8

23/08/2010

Ajuda do Adobe Reader

O que possvel fazer com o Adobe Reader?


Use a ferramenta Adobe Reader para abrir e utilizar os Adobe PDFs criados no Adobe Acrobat. Embora no seja possvel criar PDFs no Reader, ele pode ser usado para visualizar, imprimir e gerenciar PDFs. Aps abrir um PDF no Reader, voc tem vrias ferramentas para ajud-lo a encontrar informaes rapidamente. Se voc receber um formulrio PDF, poder preench-lo online e envi-lo eletronicamente. Se voc receber um convite para revisar um PDF, use as ferramentas Comentar e Marcar para fazer comentrios no mesmo. Use as ferramentas multimdia do Reader para reproduzir vdeos e msicas em um PDF. E se um PDF possuir informaes confidenciais, voc poder assinar ou certificar um documento com uma ID digital. Aprenda como usar o Reader nas tarefas dirias com PDF: Visualizar e pesquisar um PDF Preencher formulrios Como assinar um PDF Criar um PDF no Acrobat.com O Adobe Reader facilita a colaborao com outras pessoas e agiliza o seu trabalho: Participar de uma reviso Colaborar em um PDF usando o Adobe ConnectNow

Visualizar e pesquisar um PDF


Na barra de ferramentas do Reader, use as ferramentas de Zoom e o menu de Ampliao para ampliar ou reduzir a pgina. Use as opes no menu Exibir para alterar a exibio da pgina. Mais opes no menu Ferramentas fornecem mais possibilidades de ajustar a pgina para melhor exibio (Ferramentas > Selecionar e aplicar zoom).

Barras de ferramentas do Adobe Reader abertas por padro: A. Barra de ferramentas Arquivo B. Barra de ferramentas Navegao da pgina C. Barra de ferramentas Selecionar e aplicar zoom D. Barra de ferramentas Exibio de pgina E. Barra de ferramentas Localizar Para obter mais informaes, consulte Visualizando pginas PDF na Ajuda do Acrobat.

Localizar informaes em um PDF


Use a janela Pesquisar (Editar > Pesquisar) ou a barra de ferramentas Localizar para pesquisar o contedo da pgina, incluindo camadas, campos de formulrio, anotaes, marcadores e assinaturas digitais.

Visualizar e pesquisar um portflio PDF


Um portflio PDF uma coleo de arquivos que pode conter arquivos que no sejam PDFs, como documentos do Microsoft Office. Voc pode usar as ferramentas de pesquisa do Reader para localizar texto em todo o portflio PDF. Digite o texto que voc deseja localizar na caixa Pesquisar na barra de ferramentas do portflio PDF. Os resultados da pesquisa mostram todos os arquivos em que o texto foi encontrado. Em arquivos PDF, expanda a lista para ver os resultados no contexto. Clique em um

help.adobe.com/pt_BR/Reader/9.0/

1/8

23/08/2010 Ajuda do Adobe Reader resultado da pesquisa para ir para o local do texto no PDF.
Em outros tipos de arquivos, clique em Abrir e pesquise o arquivo. Para obter mais informaes, consulte Pesquisar um portflio PDF na Ajuda do Acrobat.

Preencher formulrios
Preencha, salve e envie eletronicamente formulrios com facilidade, at mesmo em dispositivos mveis. Comece selecionando a ferramenta Mo ou Selecionar. Ao colocar o ponteiro do mouse sobre um campo de formulrio interativo, o cone do ponteiro transforma-se em: A ferramenta Dedo indicador ou a ferramenta Dedo indicador com sinal de mais aparece quando o ponteiro est sobre um boto, um boto de opo, uma caixa de seleo ou um item em uma lista. A ferramenta Selecionar aparece quando voc pode selecionar um item em uma lista. aparece quando voc pode digitar texto em um campo de A ferramenta em formato de I formulrio.

Mova de um campo de formulrio para o prximo pressionando a tecla Tab. Para excluir uma entrada, pressione a tecla Esc. Quando concluir o formulrio, clique no boto Enviar formulrio. Se o autor do PDF tiver habilitado o recurso para salvar o formulrio localmente, voc tambm poder escolher Arquivo > Salvar como para renomear o arquivo e salvar o formulrio com suas informaes sem envi-lo. Dica: para preencher formulrios com mais eficincia, ative o recurso Completar automaticamente nas Preferncias de formulrios (escolha Formulrios na caixa de dilogo Preferncias). Para obter mais informaes, consulte Concluso e envio de formulrios na Ajuda do Acrobat.

Assinar um PDF
Ao assinar um PDF, voc garante ao emissor que o destinatrio esperado recebeu o PDF. No Reader, somente os PDFs com Direitos de uso do Reader ativados podem ser assinados. (Em Acrobat, Avanado > Recursos estendidos no Adobe Reader). 1. Clique no boto Assinar Assinar documento. no Painel de assinaturas ou escolha Documento > Assinar >

2. Siga as instrues para criar um local para a assinatura e complete a caixa de dilogo Assinar documento. Use o recurso Visualizar documento para exibir e assinar o documento em um estado esttico e seguro. O contedo dinmico como multimdia e JavaScript, por exemplo, est bloqueado. Para obter mais informaes, consulte Assinar no modo Visualizar documento na Ajuda do Acrobat.

Criar um PDF no Acrobat.com


O Acrobat.com um servio novo, baseado na web, disponvel atualmente sem encargos. O Acrobat.com oferece ferramentas online de fcil utilizao para criar e compartilhar PDFs. Para comear, clique no cone Criar PDF usando o Acrobat.com w ww .adobe.com/go/acrobat_com_br. na barra de ferramentas. Ou, escolha Arquivo > Criar Adobe PDF usando o Acrobat.com. Para obter mais informaes, v para

Participar de uma reviso


Quando voc receber um PDF para revisar, poder fazer anotaes no mesmo usando as ferramentas Comentar e Marcar. Esses recursos s estaro disponveis quando o autor do PDF

help.adobe.com/pt_BR/Reader/9.0/

2/8

23/08/2010 Ajuda do Adobe Reader tiver habilitado os comentrios. Alm disso, use as ferramentas Comentar e Marcar para retornar
seus comentrios para o autor.

Barra de ferramentas Comentar e Marcar: A. Ferramenta Nota, B. Ferramenta Edies de texto C. Ferramenta Carimbo e menu D. Ferramenta Realar texto E. Ferramenta Chamada F. Ferramenta Caixa de texto G. Ferramenta Nuvem H. Ferramenta Seta I. Ferramenta Linha J. Ferramenta Retngulo K. Ferramenta Oval L. Ferramenta Lpis M. Menu Mostrar Para obter mais informaes, consulte Participao na reviso de um PDF na Ajuda do Acrobat.

Responder a comentrios
Voc pode responder a comentrios de duas maneiras: Abra a nota pop-up e, no menu Opes, escolha Responder. No painel de navegao, clique no boto Comentrios, selecione um comentrio e clique no boto Responder. Para excluir uma resposta, clique com o boto direito do mouse na resposta e clique em Excluir esta resposta. Ou selecione a resposta na Lista de comentrios e clique no cone Lixeira, na barra de ferramentas Lista de comentrios. Para obter mais informaes, consulte Responder a comentrios na Ajuda do Acrobat.

Aprovar ou rejeitar um PDF


Quando voc solicitado a aprovar um PDF, recebe uma mensagem de email com informaes passo a passo para a reviso do PDF. Alm disso, a paleta Carimbos e a barra de mensagens do documento so exibidas na parte superior do PDF. Use as instrues e as ferramentas para aprovar ou rejeitar o documento. Para obter mais informaes, consulte Participar de um fluxo de trabalho de aprovao na Ajuda do Acrobat.

Controlar uma reviso


Para controlar a reviso de um documento ou exibir o status de uma reviso, escolha Exibir > Controlador. O Controlador mostra quem participou de uma reviso e quantos comentrios cada pessoa publicou. O lado esquerdo do Controlador mostra todos os documentos PDF em revises gerenciadas. O painel de informaes direita lista a data e a hora em que o PDF foi enviado e uma lista dos revisores convidados. Os links aos PDFs compartilhados fornecem informaes adicionais, incluindo o prazo (se definido) e o nmero de comentrios enviados por revisor. A excluso de um link no Controlador no exclui o arquivo PDF. A opo Atualizaes mais recentes resume as alteraes mais recentes feitas nas revises.

Colaborar em um PDF usando o Adobe ConnectNow


Use o Adobe ConnectNow para conduzir reunies em tempo real a partir da rea de trabalho. Os participantes compartilham a reunio fazendo login em um espao de reunio na Web a partir de seus computadores. Em uma reunio on-line no ConnectNow, voc pode compartilhar sua rea

help.adobe.com/pt_BR/Reader/9.0/

3/8

23/08/2010
muitos outros recursos de colaborao.

Ajuda do Adobe Reader

de trabalho, usar o bate-papo em tempo real, compartilhar quadros brancos on-line e usar

Para obter mais informaes, consulte Colaborar em reunies online na Ajuda do Acrobat.

Dicas do Adobe Reader


Abrir e salvar PDFs
No consigo abrir um PDF
Se voc receber um PDF protegido por senha, use a senha designada para abrir o documento. Alguns documentos protegidos possuem restries que impedem a impresso, a edio ou a cpia do seu contedo. Se um documento possuir recursos restritos, quaisquer ferramentas e itens de menu relacionados a esses recursos estaro desativados no Reader. Se voc no conseguir abrir um PDF ou no tiver permisso para usar determinados recursos, entre em contato com o autor do PDF.

Recebo uma mensagem de erro ao abrir um PDF


Se voc receber uma mensagem informando que "uma ou mais extenses do Adobe PDF foram desativadas", use as etapas a seguir para corrigir o problema. 1. No Painel de controle, abra Opes da Internet e clique na guia Avanadas. 2. Marque a caixa de seleo Habilitar extenses de navegador de terceiros. 3. Clique em OK e reinicie o computador.

No consigo salvar um PDF


possvel salvar uma cpia de um PDF ou um Portflio PDF somente se o autor do PDF permitir. Os autores de PDF podem permitir que os destinatrios salvem um documento habilitando o recurso para salvar o formulrio localmente. Geralmente, os autores de formulrios PDF no habilitam esse recurso.

Exibir imagens e modelos 3D


Como copio imagens de um PDF?
Use a ferramenta Instantneo para copiar imagens de um PDF. 1. Escolha Ferramentas > Selecionar e aplicar zoom > Ferramenta Instantneo .

2. Arraste um retngulo ao redor da imagem que deseja salvar e libere o boto do mouse. A seleo copiada automaticamente para a rea de transferncia e voc pode escolher Editar > Colar em outro aplicativo para colar a imagem copiada em outro documento.

No consigo ver as imagens em um PDF


Na caixa de dilogo Preferncias, escolha Exibio da pgina e selecione Mostrar imagens grandes.

help.adobe.com/pt_BR/Reader/9.0/

4/8

23/08/2010

Ajuda do Adobe Reader

Como posso mover ou girar modelos 3D?


A barra de ferramentas 3D exibida quando voc clica em um modelo 3D. Clique na seta ao lado da ferramenta Girar Reader. para exibir todas as ferramentas de navegao 3D disponveis no

Impresso
Por que no consigo imprimir meu documento?
Se voc receber um PDF protegido por senha, insira a senha designada para imprimir o documento. Alguns documentos protegidos possuem restries que impedem a impresso, a edio ou a cpia do seu contedo. Se um documento possuir restries impresso, entre em contato com o autor.

Como posso imprimir um PDF em formato amplo?


Em documentos que sejam maiores que o tamanho de pgina padro, v para Arquivo > Configurar pgina. Crie um tamanho de pgina personalizado antes de imprimir o documento.

Comentar
Posso recuperar alteraes perdidas aps um desligamento inesperado?
O recurso Gravao automtica impede que as alteraes sejam perdidas aps uma interrupo inesperada. 1. Abra o arquivo no qual voc estava trabalhando antes do desligamento inesperado. 2. Quando solicitado, clique em Sim para abrir os arquivos que foram salvos automaticamente. Se vrios arquivos estavam abertos, o Reader abrir todos eles. 3. Salve o arquivo ou os arquivos com os mesmos nomes dos arquivos em que estava trabalhando. Se a gravao automtica estava desabilitada, voc pode reinici-la da caixa de dilogo Preferncias. Selecione Documentos na esquerda e selecione Salvar automaticamente as alteraes do documento em arquivo temporrio a cada XX minutos. Na caixa Minutos, especifique a freqncia com que os arquivos devem ser salvos.

Como posso excluir comentrios da reviso?


Ao excluir um comentrio que tenha recebido resposta, apenas o comentrio excludo. As respostas permanecem no PDF, mas no fazem mais parte de um encadeamento. A exibio dessas respostas pode ser difcil. Exclua respostas usando um destes mtodos: Na nota pop-up, clique com o boto direito do mouse na resposta e selecione Excluir esta resposta. Selecione a resposta na Lista de comentrios e clique no cone Lixeira, na barra de ferramentas Lista de comentrios.

Preencher formulrios
Por que no consigo salvar um formulrio preenchido?
Os formulrios preenchidos no podem ser salvos a menos que o autor do formulrio conceda

help.adobe.com/pt_BR/Reader/9.0/

5/8

23/08/2010

Ajuda do Adobe Reader

permisso para tal. Quando um formulrio aberto no Adobe Reader, os direitos de uso so exibidos na rea de notificao acima do prprio formulrio. Entre em contato com o autor do formulrio para alterar seus direitos de uso.

Como removo entradas de Completar automaticamente?


Na caixa de dilogo Preferncias, selecione Formulrios esquerda. Na seo Completar automaticamente, selecione Editar lista de entradas e remova ou altere as palavras no desejadas.

Acessibilidade
Quais so as alternativas do teclado s aes do mouse?
O Reader e o Acrobat possuem os mesmos atalhos de teclado. Para exibir a lista completa, consulte Atalhos de teclado na Ajuda do Acrobat.

Posso ler um PDF com um leitor ou ampliador de tela?


Use o Assistente de configurao para acessibilidade para configurar o Reader para um ampliador ou um leitor de tela. Escolha Documento > Assistente de configurao para acessibilidade e selecione as opes desejadas de cada tela do Assistente de configurao.

Como realizo refluxo de texto em um PDF?


Faa o refluxo de um PDF para apresent-lo temporariamente como uma nica coluna que tem a largura do painel do documento. Essa visualizao de refluxo facilita a leitura do documento. Para realizar o refluxo do texto, escolha Exibir > Zoom > Refluxo. Na maioria dos casos, somente o texto legvel aparece na visualizao de refluxo. O texto no refludo inclui campos de formulrio, comentrio e assinatura digital, alm de artefatos de pgina, como nmeros de pgina, cabealhos e rodaps. As pginas que contm texto legvel e campos de formulrio ou assinatura digital no so refludas. O texto vertical refludo na direo horizontal. Para obter mais informaes, consulte Leitura de PDFs com recursos de refluxo e acessibilidade na Ajuda do Acrobat. Observao: no possvel salvar, editar ou imprimir um documento enquanto ele estiver na visualizao de Refluxo.

Suporte em plataformas UNIX


O Reader est disponvel para Linux e Solaris, com algumas diferenas. Algumas fucnionalidades no esto disponveis, incluindo a colaborao em tempo real e o compartilhamento de arquivos, a colaborao em reunies online, a notificao de comentrios na bandeja do sistema e a ferramenta Geoespacial. Contudo, o Reader para UNIX oferece algumas funcionalidades adicionais, incluindo: Exibio de vrios de vrios documentos na mesma janela do Reader, com guias para facilitar a navegao entre eles. Separao ou reorganizao de guias arrastando-as para novas posies na mesma janela do Reader ou em outra. Selecione Editar > Preferncias > Documentos para editar as preferncias de configurao das guias, incluindo a opo de

help.adobe.com/pt_BR/Reader/9.0/

6/8

23/08/2010 trabalhar sem guias.

Ajuda do Adobe Reader

Selecione Arquivo > Recarregar para substituir um arquivo PDF aberto por uma verso diferente. Por exemplo, se um aplicativo externo alterar o PDF enquanto ele estiver aberto para voc, o comando Recarregar ir fechar o PDF atual e abrir uma verso atualizada. Se voc alterar o PDF enquanto ele estiver aberto para voc, o comando Recarregar permitir que voc salve ou desconsidere suas alteraes, e depois reverter para a verso anterior. Use o man acroread para exibir a pgina de manuais do Reader. Execute acroread -help na linha de comando para exibir uma lista completa de opes de linha de comando.

Recursos adicionais
O Adobe Reader compartilha muitos recursos do Adobe Acrobat. Saiba mais sobre esses recursos na Usando a Ajuda do Adobe Acrobat 9 Standard.

Copyright 2009 Adobe Systems Incorporated. Todos os direitos reservados. Usar Adobe Reader para Windows, Mac OS e UNIX Se for distribudo com software que inclua um contrato de usurio final, este guia, bem como o software descrito nele, ser fornecido sob licena e poder ser usado ou copiado somente de acordo com os termos dessa licena. Exceto conforme o permitido por essa licena, nenhuma parte deste guia poder ser reproduzida, armazenada em um sistema de recuperao ou transmitida, de nenhuma forma ou por qualquer meio, eletrnico, mecnico, de gravao ou outro, sem o consentimento prvio por escrito da Adobe Systems Incorporated. Observe que o contedo deste guia est protegido por leis de direitos autorais, mesmo no sendo distribudo com o software que inclui um contrato de licena de usurio final. O contedo deste guia fornecido para fins informativos apenas, est sujeito a alteraes sem aviso prvio e no deve ser interpretado como um compromisso da Adobe Systems Incorporated. A Adobe Systems Incorporated no assume responsabilidades nem obrigaes por erros ou imprecises que possam estar presentes no contedo informativo deste guia. Lembre-se de que a arte ou as imagens existentes que voc deseja incluir em seu projeto podem estar protegidas por leis de direitos autorais. A incorporao no autorizada desse material em seu novo trabalho pode ser considerada uma violao dos direitos do proprietrio dos direitos autorais. Obtenha as permisses necessrias por parte do proprietrio dos direitos autorais. Referncias a nomes de empresas em amostras de modelos ou imagens so usadas exclusivamente para fins de demonstrao e no esto relacionadas a nenhuma organizao real. Adobe, o logotipo Adobe, Adobe Garamond, o logotipo Adobe PDF, Acrobat, Buzzword, C reative Suite, Distiller, Flash, FrameMaker, FreeHand, Illustrator, InDesign, LiveC ycle, Photoshop, PostScript e Reader so marcas registradas ou comerciais da Adobe Systems Incorporated nos Estados Unidos e/ou em outros pases. Apple, Macintosh e Mac OS so marcas comerciais da Apple, Inc., registradas nos Estados Unidos e em outros pases. Microsoft, OpenType e Windows so marcas registradas ou comerciais da Microsoft C orporation nos Estados Unidos e/ou em outros pases. UNIX marca registrada do The Open Group nos EUA e em outros pases. Solaris uma marca comercial ou marca registrada da Sun Microsystems, Inc. nos Estados Unidos e em outros pases. Linux uma marca registrada da Linus Torvalds nos Estados Unidos e em outros pases. Helvetica e Times so marcas registradas da Heidelberger Druckmaschinen AG, exclusivamente licenciadas pela Linotype Library GmbH, e podem ser registradas em determinadas jurisdies. ITC Zapf Dingbats uma marca registrada da International Typeface C orporation. Todas as outras marcas registradas pertencem a seus respectivos proprietrios. A parte deste produto referente Ortografia usa como base os recursos da Proximity Linguistic Technology. C opyright 1989, 2004 Todos os direitos reservados, Proximity Technology Uma diviso do Franklin Electronic Publishers, Inc. Burlington, New Jersey USA. C opyright 1990 Merriam-Webster Inc. C opyright 1990 Todos os direitos reservados, Proximity Technology Uma diviso do Franklin Electronic Publishers, Inc. Burlington, New Jersey USA. C opyright 2003, 2004 Franklin Electronic

help.adobe.com/pt_BR/Reader/9.0/

7/8

23/08/2010

Ajuda do Adobe Reader

Publishers, Inc. C opyright 2003, 2004 Todos os direitos reservados, Proximity Technology Uma diviso do Franklin Electronic Publishers, Inc. Burlington, New Jersey USA. C opyright 1991 Dr. Lluis de Yzaguirre I Maura. C opyright 1991 Todos os direitos reservados, Proximity Technology Uma diviso do Franklin Electronic Publishers, Inc. Burlington, New Jersey USA. C opyright 1990 Munksgaard International Publishers Ltd. C opyright 1990 Todos os direitos reservados, Proximity Technology Uma diviso do Franklin Electronic Publishers, Inc. Burlington, New Jersey USA. C opyright 1990, 1995 Van Dale Lexicografie bv C opyright 1990, 1996 Todos os direitos reservados, Proximity Technology Uma diviso do Franklin Electronic Publishers, Inc. Burlington, New Jersey USA. C opyright 1990, 2004 IDE a.s. C opyright 1990, 2004 Todos os direitos reservados, Proximity Technology Uma diviso do Franklin Electronic Publishers, Inc. Burlington, New Jersey USA. C opyright 1992 Hachette / Franklin Electronic Publishers, Inc. C opyright 2004 Todos os direitos reservados, Proximity Technology Uma diviso do Franklin Electronic Publishers, Inc. Burlington, New Jersey USA. C opyright 1991 Text & Satz Datentechnik C opyright 1991 Todos os direitos reservados, Proximity Technology Uma diviso do Franklin Electronic Publishers, Inc. Burlington, New Jersey USA. C opyright 2004 Bertelsmann Lexikon Verlag C opyright 2004 Todos os direitos reservados, Proximity Technology Uma diviso do Franklin Electronic Publishers, Inc. Burlington, New Jersey USA. C opyright 2004 MorphoLogic Inc. C opyright 2004 Todos os direitos reservados, Proximity Technology Uma diviso do Franklin Electronic Publishers, Inc. Burlington, New Jersey USA. C opyright 1990 William C ollins Sons & C o. Ltd. C opyright 1990 Todos os direitos reservados, Proximity Technology Uma diviso do Franklin Electronic Publishers, Inc. Burlington, New Jersey USA. C opyright 1993, 1994, 1995 Russicon C ompany Ltd. C opyright 1995 Todos os direitos reservados, Proximity Technology Uma diviso do Franklin Electronic Publishers, Inc. Burlington, New Jersey USA. Este produto contm software BSAFE e/ou TIPEM da RSA Security, Inc. Partes incluem a tecnologia usada sob licena da Autonomy e esto protegidas por leis de direito autoral. Este produto inclui o software desenvolvido pela Apache Software Foundation www.apache.org. Portions Dainippon Ink e C hemicals, Incorporated 1967, 1988. A compactao e descompactao de vdeo Flash C S3 so possibilitadas pela tecnologia de vdeo On2 TrueMotion. 1992-2005 On2 Technologies, Inc. Todos os direitos reservados. www.On2.com. Este produto inclui software desenvolvido pelo OpenSymphony Group. Tecnologia de compactao e descompactao de leitura licenciada pela Nellymoser, Inc.. Tecnologia de compactao e descompactao de vdeo Sorenson Spark Sorenson Media, Inc. licenciada pela

A tecnologia de codificao de udio MPEG Layer-3 licenciada do Fraunhofer IIS e da Thomson. C opyright de partes Focoltone C olour System. Adobe Systems Incorporated, 345 Park Avenue, San Jose, C alifrnia 95110, EUA. Aviso aos usurios finais do governo dos EUA. O Software e sua Documentao so "Itens comerciais", conforme a definio do termo no C .F.R. 48, 2.101, consistindo em "Software de computador comercial" e "Documentao de software de computador comercial", segundo as referncias a esses termos no C .F.R. 48, 12.212, ou no C .F.R. 48, 227.7202, conforme aplicvel. De acordo com o pargrafo 12.212 ou as sees 227.7202-1 a 227.7202-4 do C .F.R 48, conforme aplicvel, o Software de computador comercial e a Documentao do software de computador comercial esto sendo licenciadas para os usurios finais do governo dos EUA (a) apenas como Itens comerciais e (b) somente com os direitos concedidos a todos os outros usurios finais, em consonncia com os termos e as condies aqui contidos. Direitos no publicados reservados sob as leis de copyright dos Estados Unidos. A Adobe concorda em cumprir todas as leis aplicveis de igualdade de oportunidades, incluindo, caso seja adequado, as clusulas do mandato executivo (Executive Order 11246), e alteraes posteriores, Seo 402 da lei de assistncia para a readaptao de veteranos da guerra do Vietn (Vietnam Era Veterans Readjustment Assistance Act) de 1974 (38 USC 4212) e Seo 503 da lei de reabilitao (Rehabilitation Act) de 1973, e alteraes posteriores, e os regulamentos do C FR 41 Partes 60-1 a 60-60, 60-250 e 60741. A clusula e os regulamentos de ao afirmativa supramencionados devem ser incorporados como referncia.

help.adobe.com/pt_BR/Reader/9.0/

8/8

Anda mungkin juga menyukai