Anda di halaman 1dari 2

Luiz Eduardo Abbade Dalprat Nery 024457

Relatrio EM-740 A Laboratrio de Engenharia dos Materiais

4. EXPERIMENTO: DIAGRAMAS DE FASE E ANLISE TRMICA

A anlise trmica diferencial uma tcnica que permite analisar o comportamento de uma amostra sujeita a ciclos trmicos, especialmente no que se refere a transformaes de fase. A tcnica DTA envolve o aquecimento ou resfriamento de uma amostra de teste e uma referncia inerte em condies idnticas, com o registro de qualquer diferena de temperatura entre a amostra e a referncia (chamado sinal do DTA). Este diferencial de temperatura , ento, plotado contra o tempo, ou contra a temperatura. Alteraes na amostra que levam liberao ou absoro de calor podem ser detectadas em relao referncia inerte atravs de picos endo ou exotrmicos. Esses picos esto relacionados s transformaes de fase do material, o que nos permite definir parmetros importantes, como as temperaturas e quantidades de energia envolvidas na transformao, assim como sua natureza. Com isso, a DTA de fundamental importncia para a construo de diagramas de fases, porm seu uso tambm pode ser visto em diversas reas, como as indstrias farmacutica e alimentcia, e estudos arqueolgicos e ambientais. Durante a anlise de uma amostra, no processo de resfriamento no caso, podemos perceber duas situaes distintas: mudana na taxa de resfriamento pela liberao de calor, gerando picos largos no sinal de DTA e solidificao em uma nica temperatura (transformao congruente), representado por um pico muito estreito e intenso (vale lembrar que esse pico teoricamente deveria ocorrer em uma temperatura nica, como se fora uma funo impulso). Dentro dessa situao, podemos perceber que tanto a solidificao de metal puro, quanto a de uma liga euttica ocorrem numa nica temperatura, porm alguns fatores diferenciam os seus termogramas. Para os metais puros, a temperatura na qual ocorre a transformao de fase sempre maior, e apesar de no ser perceptvel no termograma, uma diferena importante que o produto da solidificao do euttico tem duas fases distintas, enquanto o metal puro apresenta apenas uma fase. Para determinar a composio da amostra a partir do termograma e do diagrama de fases, que apresenta um sistema binrio euttico, pois no ponto de equilbrio das trs fases temos lquido se transformando em duas fases slidas, precisamos definir as temperaturas de mudana de fase atravs do termograma e checarmos qual composio apresenta essas caractersticas no diagrama de fases. Observando o processo de resfriamento, percebemos o primeiro pico numa temperatura prxima da mxima da anlise, que foi de 300C, o segundo a uma temperatura

de aproximadamente 275C e o terceiro a aproximadamente 115C. Pelas temperaturas apresentadas nas transformaes de fase, temos uma liga hipoeuttica, e, analisando as temperaturas de cruzamento com as linhas liquidus, solidus e solvus, temos que a composio da liga aproximadamente Pb10Sn (10% de estanho).

Respondendo de forma direta aos questionamentos: a. O que anlise trmica diferencial e em que tipo de problema essa tcnica empregada? O que representa o sinal de DTA? A anlise trmica diferencial uma tcnica que permite analisar o comportamento de uma amostra sujeita a ciclos trmicos, especialmente no que se refere a transformaes de fase. Essa tcnica empregada para a construo de diagramas de fases, porm seu uso tambm pode ser visto em diversas reas, como as indstrias farmacutica e alimentcia, e estudos arqueolgicos e ambientais. O sinal do DTA representa o registro de qualquer diferena de temperatura entre a amostra e a referncia. b. Qual a diferena do termograma da liga Pb puro da liga Pb61,9Sn? Explique Tanto a solidificao de metal puro (Pb puro), quanto a de uma liga euttica (Pb61,9Sn) ocorrem numa nica temperatura, porm alguns fatores diferenciam os seus termogramas. Para os metais puros, a temperatura na qual ocorre a transformao de fase sempre maior, e apesar de no ser perceptvel no termograma, uma diferena importante que o produto da solidificao do euttico tem duas fases distintas, enquanto o metal puro apresenta apenas uma fase. c. Que tipo de sistema binrio representa o diagrama Pb-Sn? Sistema Binrio Euttico d. A partir do diagrama de fases Pb-Sn da figura 5, estime a composio da amostra com termograma apresentado na figura 11. Para determinar a composio da amostra a partir do termograma e do diagrama de fases, que apresenta um sistema binrio euttico, pois no ponto de equilbrio das trs fases temos lquido se transformando em duas fases slidas, precisamos definir as temperaturas de mudana de fase atravs do termograma e checarmos qual composio apresenta essas caractersticas no diagrama de fases. Observando o processo de resfriamento, percebemos o primeiro pico numa temperatura prxima da mxima da anlise, que foi de 300C, o segundo a uma temperatura de aproximadamente 275C e o terceiro a aproximadamente 115C. Pelas temperaturas apresentadas nas transformaes de fase, temos uma liga hipoeuttica, e, analisando as temperaturas de cruzamento com as linhas liquidus, solidus e solvus, temos que a composio da liga aproximadamente Pb10Sn (10% de estanho).

Anda mungkin juga menyukai