Anda di halaman 1dari 5

Instituto Superior de Cincias do Trabalho e da Empresa

CIRCUITOS E SISTEMAS ELECTRNICOS PARA TIC


16/Jun/2008 I. Amplificadores Operacionais ETIB1/ETIB2

EXAME A
Exame 1 poca 2007/2008

1. O circuito seguinte representa um AMPOP realizado em tecnologia BiCMOS. Considere Vdd=3.3V, Vee= 3.3V, VBEon=0.7V, F=98, Vtp=0.6V, kpW/L=125 A/V2 e Rc=12k .

a)

Indique as zonas de funcionamento de Q1 e Q2 quando a tenso de entrada vi varia entre os valores 0.8V, 0V e 0.8V. Calcule e esboce as caractersticas de corrente IC1(vi) e IC2(vi).

b) Represente as funes voA (vi) e voB (vi) e esboce a caracterstica vo (vi) indicando as zonas de funcionamento do AMPOP. Identifique a sada positiva e negativa do AMPOP. c) Deduza as equaes do ganho esttico e da slew-rate do AMPOP. Dimensione a corrente de polarizao do par diferencial de modo a obter um ganho esttico de 100. Calcule o valor mximo da capacidade parasita nos ns voA e voB de modo a ter slew-rate de 10V/ s. d) Dimensione a resistncia R e calcule o potencial na gate dos transstores PMOS. 2. Considere a seguinte montagem em que VDD = 4V, VSS = 4V, R1 = 2k , R2 = 3k , R = 5k e C = 30nF. Deduza as expresses e represente os diagramas temporais de vi, vx e vO para um sinal de entrada rectangular com amplitude de 3V, frequncia de 2kHz e duty cycle de 40%.

II. Osciladores e malhas de captura de fase 1. Considere o seguinte circuito em que VDD = 2.0V e VSS = 0V.

a) Explique detalhadamente o funcionamento e utilidade prtica deste aestvel, bem como a evoluo temporal da tenso em vx, vy e vO. b) Deduza a expresso do perodo de oscilao da tenso de sada vO. Dimensione R e C de modo a obter uma frequncia de oscilao de 3kHz. 2. Explique o funcionamento de um EXOR como comparador de fase/frequncia numa malha de captura de fase. Ilustre representando a evoluo temporal das tenses de entrada e sada. III. Famlias Lgicas 1. Considere a seguinte porta lgica CMOS alimentada com VDD=1.0V.

a) Copie e preencha a seguinte tabela com as zonas de funcionamento dos transstores MOS. Em cada um dos casos indique a tenso que espera obter em X e em Y.
A
0V 0V 0V

B
0V 0V 1.0V

C
0V 1.0V 0V

P
A

P
B

P
C

P
X

N
A

N
B

NC

NX

0V

1.0V

1.0V

...
1.0V 1.0V 1.0V

b) Escreva a funo lgica que este circuito implementa. 2. Represente o esquema elctrico de uma porta NOR de 4 entradas em tecnologia NMOS. 3. Represente o esquema elctrico da funo lgica Y = A B em tecnologia CMOS.

IV. Conversores D/A e A/D 1. Represente e explique detalhadamente uma implementao de um circuito de sample&hold. 2. Represente e explique detalhadamente o funcionamento de uma implementao completa de um conversor A/D Flash de 2 bits. Calcule o cdigo de sada e a tenso em todos os ns do circuito para uma tenso de entrada vin = 0.9V, sabendo que VREF = 1.6V. 3. Represente e explique detalhadamente o funcionamento de uma implementao completa de um conversor A/D de dupla-rampa de 5 bits. Represente o diagrama temporal da converso de uma tenso de entrada vin = 0.9V, sabendo que VREF = -2.0V. 4. Represente e explique o comportamento de um conversor R-2R de 3 bits, assumindo que a tenso de referncia VREF = 2.4V. Calcule e assinale as correntes e tenses no circuito quando o cdigo de entrada 101. V. Filtros 1. Considere o filtro RC-activo apresentado na figura.

a) Deduza as equaes do circuito no domnio da transformada de Laplace. Calcule e represente os plos/zeros do filtro e esboce o diagrama de Bode correspondente. b) Classifique este filtro e dimensione C, R1 e R2 de modo a implementar um filtro com frequncia de corte fC = 50kHz e com ganho esttico H (0) = -4. c) Deduza a equao que descreve (no domnio do tempo) a sada do circuito vO(t), quando a tenso de entrada vi(t), um escalo unitrio. Represente graficamente vO(t) e vi(t). 2. Considere o seguinte filtro passivo de 2 ordem.

a) Deduza a sua funo de transferncia no domnio da transformada de Laplace. Calcule o ganho esttico e o ganho de alta frequncia. Calcule o ganho do filtro frequncia fO. b) Calcule e represente as singularidades do filtro. Represente o diagrama de amplitude e de fase identificando as assimptotas e classifique o filtro. c) Dimensione R, L e C de modo a obter um filtro com Q = 10 e fO = 101.5 MHz. d) Calcule os valores do ganho e da fase uma dcada antes da frequncia central do filtro.

e) Esboce a resposta temporal deste filtro a um escalo com -2V de amplitude.

Anda mungkin juga menyukai