Anda di halaman 1dari 8

4.

Reduo de dados Modelo matemtico

4.1. Coeficiente global de Troca de calor Do balano de resistncias trmicas para um elemento no trocador, tem-se.

e 1 1 1 1 1 = + + plac + + U h1 RF 1 kplac RF 2 h2
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310265/CA

(19)

Figura 25 - Resistncias trmicas num elemento do trocador de calor.

Logo, do modelo, pode-se obter o coeficiente global de troca de calor. U= 1 1 1 1 + + + + h1 RF 1 kplac RF 2 h2 1 eplac (20)

Onde: U hi RF-i eplac kplac : Coeficiente global de troca de calor, [W / m2.C]. : Coeficiente convectivo de transf. de calor do lado i, [W / m2.C]. : Fator por efeito de deposio no lado i, [W / m2.C]. : Espessura da placa, [m] . : Condutividade trmica da placa, [W / m. C].

Reduo de dados Modelo matemtico

61

Com os dados experimentais obtidos no laboratrio, utilizando a definio da diferena mdia logartmica de temperatura, o mesmo coeficiente global de troca de calor pode ser obtido com o auxlio das seguintes express es:

U=

Q ag A.F .TLM
( Te tr Ts tr ) T Ln etr Ts tr

(21) (22)

TLM =

Onde:
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310265/CA

: Coeficiente global de transferncia de calor, [W / m2.C]. : Capacidade de resfriamento da gua, [W]. : rea de troca de calor, [m2]. : Fator de correo da temperatura mdia logartmica, [ - ].

Qag A
F

? TLM : Temperatura mdia logartmica, [C]. ? Te-tr : Diferena de temperaturas nas entradas do trocador, [C]. ? Ts-tr : Diferena de temperaturas nas saidas do trocador, [C].

Reduo de dados Modelo matemtico

62

4.2. Calor Trocado 4.2.1. Carga T rmica Calor cedido Dos dados experimentais, a partir das de temperatura e vazo da gua, pode-se calcular o valor da carga trmica para cada teste.

Qag = m ag .Cpm ag .Tag


Onde:

(23)

Qag :
: ag m
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310265/CA

: Carga trmica, [W]. : Vazo mssica de gua, [kg / s]. : Variao de temperatura na gua, [C].

Cpm-ag : Calor especfico mdio da gua a presso constante, [J / kg.K]. ? Tag

4.2.2. Capacidade de Resfriamento da Pasta de Gelo Calor recebido A taxa de capacidade de resfriamento trmico, que representa a energia recebida pela pasta de gelo nas condies de cada teste, pode ser dividida em duas parcela s, sendo uma relativa ao calor latente, fortemente depende nte da frao de gelo , e outra, associada ao calor sensvel do fluido portador .

Q pg = m pg . Cp m fp ( Tfp e T fp s ) + L.( X g e X g s )

(24)

Q pg

: Taxa de capacidade de resfriamento da pasta de gelo, [W]. : Vazo mssica da pasta de gelo, [kg/s].

m pg T fp-e T fp-s L Xg-e Xg-s

Cpm-fp : Calor especfico mdio do fluido portador, [J / kg.C]. : Temperatura do fluido portador na entrada do trocador, [C]. : Temperatura do fluido portador na sada do trocador, [C]. : Calor latente de formao do gelo, [kJ / kg]. : Frao de gelo na entrada do trocador, [C]. : Frao de gelo na sada do trocador, [C].

Reduo de dados Modelo matemtico

63

4.3. Correlaes adimensionais 4.3.1. Escoamentos sem mudana de fase Testes iniciais foram realizados com o escoamento da soluo aquosa, sem a presena de cristais de gelo, e gua. Como neste caso no existe mudana de fase, o balano de energia s contempla calor sensvel e fica:

mag .Cpm ag .Tag = msol .Cpm sol .Tsol

(25)

Da expresso para o coeficiente global de troca de calor, tem-se:


PUC-Rio - Certificao Digital N 0310265/CA

e 1 1 1 1 1 = + + plac + + U h1 RF 1 kplac RF 2 h2

(26)

Da definio do nmero de Nusselt

Nu =
Tem-se:

h.DH k

(27)

h=

N u.k DH
deste tipo so freqentemente correlacionados

(28)

Escoamentos

por

expresses de Nusselt do tipo: Nu = a.Reb .Pr c

(29)

Reduo de dados Modelo matemtico

64

Tradicionalmente, tambm, utilizam-se 0,3 e 0,4 para o expoente c do nmero de Prandtl, para fluidos sendo resfriados ou aquecidos, respectivamente. Logo, para cada lado do trocador, no caso em estudo, tem-se:

hag =

0,3 a .Reb .Prag .k ag ag

DH

(30)

hsol =

0,4 a .Reb .Prsol .ksol sol DH

(31)

A avaliao das propriedades se faz a partir de uma temperatura mdia.


PUC-Rio - Certificao Digital N 0310265/CA

Substituindo (30) e (31) na expresso inicial (26), chega-se a:

e 1 DH 1 1 1 DH 2 = + + plac + + b 0,3 b 0,4 U a.Reag .Prag .kag RF ag kplac RF sol a.Resol .Prsol .k sol

(32)

Como os testes foram realizados em um trocador novo e sob condies adequadas de limpeza, desprezaram-se os efeitos de deposio. Como j mencionado, as propriedades dos fluidos so consideradas mdias, avaliadas temperatura mdia do escoamento. Com isto, definem-se os seguintes parmetros:

p=

DH Pr .kag
0,3 ag

(33)

q=

DH Pr .ksol
0,4 sol

(34)

Reduo de dados Modelo matemtico

65

Com isto, chega-se a:


1 eplac p q = + b U k plac a .Reag a.Re b sol

(35)

Onde: p, q a, b : : Constantes adimensionais para cada fluido, [ - ]. Constantes obtidas por mnimos quadrados, [ - ].

O nmero de Reynolds calculado pela seguinte expresso:

.u c .DH .u c .4 Ac 2. mc Re = = = .2(b + w. ) .(b + w. )


PUC-Rio - Certificao Digital N 0310265/CA

(36)

Onde: Re ? uc DH b w Ac

: Nmero de Reynolds, [ - ]. : Massa especifica, [kg / m3]. : Velocidade mdia do fluido no canal, [m / s]. : Dimetro hidra lico, [m]. : Viscosidade dinmica (ou absoluta), [Pa - s]. : Espessura do canal, [m]. : Largura efetiva da placa para o trocador de calor, [m]. : Fator de correo de rea da placa, [ - ]. : rea do canal da vazo, [m2]. : Vazo mssica por canal, [kg / s].

mc

Os valores para as constantes a e b, da expresso (35), a determinar so obtidos pela aplicao do mtodo de mnimos quadrados sobre uma massa de dados experimentais [Anexo F]. Obtm-se assim a expresso para os coeficientes de troca de calor , com escoamento sem mudana de fase, valida para ambos lados do trocador.

Reduo de dados Modelo matemtico

66

4.3.2. Testes com Pasta de Gelo Dos resultados obtidos nos testes da seo anterior, com a soluo aquosa sem cristais, obtm-se os valores das constantes a 1 e b1, para a correlao proposta para o nmero de Nusselt para o lado da gua. Na fase posterior, os testes so realizados com gua e pasta de gelo. A partir dos dados experimentais desta nova fase, encontra -se o novo coeficiente global de troca de calor. Sendo conhecido o coeficiente de troca de calor do lado da gua, determina-se o coeficiente de troca de calor para o lado da pasta de gelo. Da equao abaixo,

e 1 1 1 1 1 = + + plac + + U hag RF ag k plac RF pg h pg


PUC-Rio - Certificao Digital N 0310265/CA

(37)

Desprezando-se a resistncia relativa a depsitos, e rearrumando os termos obtm-se:

h pg =

1 1 eplac 1 U k plac hag

(38)

Em seguida calculam -se os nmeros de Nusselt para cada condio de escoamento.


Nu pg = hpg .DH k pg

(39)

O nmero de Reynolds calculado pela mesma expresso do caso anterior , equao 36.

Finalmente, tambm pelo mtodo dos mnimos quadrados, encontra-se o nmero de Nusselt p a pasta de gelo. ara Nu pg = a 2 .Reb2 .Pr c2

(40)

Reduo de dados Modelo matemtico

67

Fator de Atrito A queda de presso no trocador de placas, tanto no lado q uente como no lado frio, pode ser calculada com a relao utilizada por Gut e Pinto (2003), a qual se baseia num tratado sobre desenho e seleo de trocadores de calor, Kaka (2002).

2. f .LH .NP .GC2 G2 p = + 1.4 N P P + m .g.LH m .DH 2.m

(41)

Na equao acima, o primeiro termo no lado direito avalia as perdas de presso por atrito no interior dos canais, onde f o fator de atrito. O segundo termo representa a queda de presso do fluxo na tubulao de entrada e o ltimo, a variao da presso devido ao cambio de elevao por efeito da acelerao da
PUC-Rio - Certificao Digital N 0310265/CA

gravidade.
GC = W N .b .w

(42) (43) (44)

GP =

4W 2 .DP

DH =
Onde: ?P LH DP NP GC m DH GP g W N b w

4.b.w 2.(b + w ) .

: Queda de presso no trocador, [Pa]. : Fator de atrito, [ - ]. : Comprimento de um passo no trocador, [m]. : Dimetro do passo de entrada nas placas, [m]. : Nmero de passos no trocador, [ - ]. : Velocidade do fluido num canal do trocador, [m / s]. : Peso espec fico mdio do fluido, [kg / m3]. : Dimetro hidrulico, [m]. : Velocidade do fluido na entrada do coletor do trocador, [m / s]. : Acelerao da gravidade, [m / s2 ]. : Vazo mssica do fluido, [m 3 /s ]. : Nmero de canais por passo, [ - ]. : Espessura do canal, [m]. : Largura efetiva da placa para o trocador de calor, [m]. : Fator de correo de rea da placa, [ - ].

Anda mungkin juga menyukai