Anda di halaman 1dari 5

Continuando, temos a configurao no Vista.

Ele introduziu diversas modificaes no processo de configurao da rede e na organizao das opes, comeando pelo conceito de redes pblicas, criado para reduzir o antigo problema de os compartilhamentos de rede ficarem expostos ao conectar o notebook a uma rede de terceiros. O conceito continua similar, mas a organizao das opes mudou e foram introduzidos wizards e configuraes adicionais. A conexo inicial com a rede feita da mesma forma que no XP, clicando com o boto direito sobre o cone referente placa wireless no tray e usando a opo "Conectar a uma rede" ou usando a opo "Conectar a" no Iniciar. O utilitrio exibe as redes disponveis e solicita a passphrase ao se conectar a uma rede protegida:

Ao se conectar a uma rede pela primeira vez, voc pode definir se ela uma rede pblica ou uma rede privada. Esta foi a forma que a Microsoft encontrou para permitir que o sistema decida se deve ou no ativar o compartilhamento de arquivos e impressoras para a rede. Para se desconectar da rede posteriormente necessrio clicar novamente sobre o "Conectar a uma rede" e, dentro da lista de seleo de redes, clicar com o boto direito sobre a rede e usar a opo "Desconectar". Assim como no caso do XP, o localizador no mostra pontos de acesso configurados para no divulgar o SSID. Para se conectar a eles, use o link "Configurar uma conexo ou uma rede" no menu inicial e acesse a opo "Conectar-se manualmente a uma rede sem fio". A tela seguinte permite definir as opes da rede e decidir se o sistema deve se conectar a ela automaticamente. A opo "Conectar mesmo que a rede no esteja transmitindo" faz com que o sistema envie periodicamente pedidos de conexo, tentando se conectar rede mesmo que ela esteja fora de alcance. Isso pode ajudar a manter a conexo com uma rede com sinal fraco, mas por outro expe o SSID da rede (apenas o SSID, no a passphrase), j que ele includo nos pacotes transmitidos.

Voc deve se lembrar que no menu anterior, onde digitada a passphrase existe um link para inserir uma "Unidade flash USB" (vulgo pendrive) com as configuraes da rede, o que uma dvida comum. A configurao usando o pendrive utiliza o sistema "Windows Connect Now" (WCN), desenvolvido pela Microsoft, que uma implementao do "Simple Configuration Protocol", desenvolvido pela Wi-Fi Alliance, um protocolo suportado por alguns pontos de acesso e outros equipamentos de rede. Os pontos de acesso que suportam o protocolo so localizados pelo assistente atravs do envio de pacotes de broadcast atravs da rede. Como um dispositivo no configurado simplesmente responde a requisies enviadas por qualquer um, usado um PIN de 8 dgitos (impresso em uma etiqueta colada ao dispositivo ou ao manual) para garantir a segurana. O dispositivo configurado diretamente atravs do assistente, em vez de atravs de uma interface web e a configurao da rede salva no pendrive, que pode ser ento usado para configurar outros PCs e outros dispositivos de rede (como cmeras, telefones VoIP e outros). Os dispositivos compatveis possuem uma porta USB e executam o contedo do pendrive quando ele plugado:

O maior problema que o Connect Now suportado apenas pelo prprio Vista e pelo XP SP2, alm de estar longe de ser suportado por todos pontos de acesso, sem falar de dispositivos menores de rede, onde a incluso de um controlador USB e as camadas de software necessrias aumentam o custo de produo. Isso faz com que em muitos casos ele acabe sendo mais uma perda de tempo do que um recurso til, embora ele possa eventualmente se tornar um recurso mais usado. Continuando, para ver todas as redes configuradas, definir a ordem de prioridade e alterar as opes referentes a elas, use a opo "Gerenciar redes sem fio" dentro do Centro de Rede e Compartilhamento:

Acessado as propriedades da conexo, voc ganha acesso s opes da rede wireless, incluindo a seleo do sistema de encriptao e a passphrase usada. Para ter acesso ao menu clssico de propriedades da rede, de forma a definir manualmente os endereos ou desativar os protocolos de rede no utilizados, use a opo "Propriedades do adaptador":

Anda mungkin juga menyukai