Anda di halaman 1dari 8

27 de Maio de 2011 Edio 232

Informe Comercial 1 Informe Comercial Sexta-feira, 27 de maio de 2011

Foto Maiquel Rosauro

Pgina 3
Encontro
Famlia Aita se reuniu em Silveira

Crnica

O Brasil em uma caixa de fsforos

Monumentos

Pgina 2

Pgina 3

Conhea o Memorial das guas em Ivor

Imigrantes

Contracapa

Eventos comemorativos terminam domingo

Contracapa

Comercial 2 Informe de maio de 2011 Sexta-feira, 27

Da Redao

Confraternizar e reivindicar
A unio dos prefeitos da Quarta Colnia invejvel. Na semana passada, eles se reuniram em Porto Alegre em um jantar de confraternizao com o secretrio estadual de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi. No amigvel encontro, eles presentearam o secretrio com produtos coloniais, mas no deixaram de pedir algumas melhorias no setor, sobretudo, aos arrozeiros. Sbia atitude dos prefeitos da regio que aproveitam este incio de mandato no Piratini para se aproximar do governo Estadual. Para conseguir benfeitorias para seus municpios preciso marcar presena nestes eventos, aparecer e ser ouvido. Independente de partidos polticos, Mainardi pode ver que os lderes locais esto unidos e que possuem vrias reivindicaes para a Quarta Colnia. Veja a cobertura do encontro na pgina 7. Boa leitura! Maiquel Rosauro, jornalista

Uma caixa de fsforos fatdica


Vitor Biasoli, professor de Histria na UFSM

uvi a histria num congresso sobre imigrao italiana, em Caxias do Sul. Estvamos no bar da Universidade, num intervalo, e um jovem doutorando contou: - Meu pai falava que o av dele soube do Brasil por meio de uma fotografia que encontrou dentro de uma caixa de fsforos. A partir da foto, ele convenceu a mulher a emigrar, eles juntaram os dois filhos pequenos e vieram para o So Paulo, por volta de 1904. O av guardou a fotografia, o pai a herdou, at que ela empalideceu e se desmanchou. O rapaz procurava dados sobre essas caixas de fsforos. Uma provvel estratgia dos agentes de emigrao alcanarem os camponeses com promessas de vida melhor e os fisgarem para o Brasil, para servirem de mo-de-obra para os cafeicultores paulistas. Mas naquela oportunidade eu no sabia coisa alguma sobre essas caixas.

Hoje, no entanto, saberia responder. O historiador italiano ngelo Trento, num livro intitulado Do outro lado do Atlntico, registra numa nota de rodap que no incio do sculo XX, numa aldeia italiana, foram encontradas milhares de caixas de fsforos com pequenas fotografias com uns dizeres que descreviam o Brasil como um pas de delcias. Hoje eu poderia responder ao rapaz que o pai dele no contava uma histria mirabolante. Uma histria de campons das regies montanhosas do norte da Itlia, que um dia se encantou por um pas distante e sonhou escapar da misria que o rodeava. Fatdica caixinha, eu poderia complementar, que determinou a vida dos bisavs do rapaz, que os retirou das precrias condies do mundo rural italiano do incio do sculo XX e os colocou no Brasil. Para o bem ou para o mal?, eu poderia perguntar. E talvez ele no soubesse responder.

Bolacha de Polvilho
Ingredientes
2 xcaras de acar 3 ovos inteiros 2 xcaras de polvilho 1 xcara de banha 2 colheres de sal amonaco Tempero a gosto Noz moscada Farinha at firmar a massa
Foto Divulgao

Envie uma crnica sobre a Quarta Colnia voc tambm. Os textos devem ter entre 20 e 25 linhas. Junto ao texto, mande seu nome completo, nmero de identidade e telefone para contato. As crnicas devem ser enviadas para o e-mail 4colonia@gmail.com.

Modo de preparo
Misturar todos os ingredientes, fazer as bolachas na mquina ou a mo modelando a gosto e assar at dourar no forninho. Esta receita foi retirada do livro Quitutes de Nova Palma, de Lusa Grendene, Luciana De Pellegrin e Grupos da 3 Idade do projeto Vida e Alegria.
Envie ou pea uma receita tpica da Quarta Colnia voc tambm. Entre em contato atravs do e-mail 4colonia@gmail.com.

Dona Francisca
A leitora Jlia Viana da Cunha registrou o monumento que representa a famlia do coroinha Adlio Daronch, na praa central de Dona Francisca.
Foto Jlia Cunha / Arquivo Pessoal

Expediente
Este informe comercial circula encartado nos jornais Dirio de Santa Maria e Zero Hora em 37 cidades do Centro de Distribuio de Santa Maria e Centro de Porto Alegre. Escritrio RBS Jornais Santa Maria Avenida Maurcio Sirotsky Sobrinho, 25, Bairro Patronato. Telefone (55) 3220-1844. Santa Maria-RS Gerente comercial: Ronaldo Carvalho - e-mail: ronaldo.carvalho@diariosm.com.br Produo: Plano Comunicao Ltda e departamento comercial dos jornais Dirio de Santa Maria e Zero Hora Planejamento e marketing: Deane Falco - e-mail: deane.falcao@diariosm.com.br Jornalista responsvel: Maiquel Rosauro (MTb/RS 13334). Contato pelo fone (55) 96811384 ou pelo e-mail 4colonia@gmail.com Projeto grfico/diagramao/arte final: Andr Machado Fortes Foto da Capa: Maiquel Rosauro

Contato comercial: (55) 3220-1824

Envie sua foto!


Envie a fotografia para o e-mail 4colonia@gmail.com com seu nome completo, nmero de identidade, cidade em que reside, telefone para contato e uma breve descrio da foto.

Notcias

Informe Comercial 3 Sexta-feira, 27 de maio de 2011

Famlia Aita realizou encontro e planeja associao


Fotos Maiquel Rosauro

famlia Aita realizou o 25 encontro de seus descendentes no dia 15 de maio, no salo paroquial de Silveira Martins. Foi servido um almoo para cerca de 200 pessoas. Os Aitas pretendem criar uma associao e tambm um memorial para preservar suas origens. - Ainda no temos uma data definida para criar a associao, estamos trabalhando para isso - explica o organizador do encontro Luiz Crocodilo Aita. Os Aitas tm uma importante participao no desenvolvimento da Quarta Colnia. A designao de Val de Buia teria sido dada por eles, uma referncia a terra natal da famlia no norte da pennsula itlica. As duas primeiras famlias Aitas que se estabeleceram na regio vieram em 1879 e 1886. Com o tempo, eles se uniram aos Nicoloso, Guerra, Protti e

Grupo de Canto do CRAS se apresentou na Festa Regional do Arroz


Foto Denison Boeck / Prefeitura de So Joo do Polsine

Salo paroquial de Silveira Martins reuniu cerca de 200 pessoas no encontro

aos Comoreto. Logo, o tradicional encontro realizado em Silveira Martins responsvel por unir diversas famlias, todas com um forte grau de parentesco e interessadas em manter forte suas razes s futuras geraes.

Grupo que tem dois meses de existncia participou da missa comemorativa da Festa Regional do Arroz, em 15 de maio

Ao e cidadania na Vila Felin


A Vila Felin, em Restinga Sca, recebeu o Dia de Ao e Cidadania, em 19 de maio. Durante o evento, promovido pela Prefeitura Municipal, foram realizados diversos atendimentos sociais na comunidade atravs do Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS). A Secretaria Municipal de Assistncia Social montou seis estandes e oportunizou a confeco da Carteira do Idoso, fotos e segunda via de documentos. Tambm foi feito o cadastro das famlias, novas carteiras de identidade e trabalho, alm de dar orientaes sobre o ttulo de eleitor. Em outro estande, foi oferecido corte de cabelo gratuito. J a Secretaria de Agricultura e o Departamento de Meio Ambiente distriburam mudas de rvores para plantio, enquanto a Emater distribuiu sementes e deu orientaes de plantio.

Foto Nain Curcino / Prefeitura de Restinga Sca

A 56 Festa Regional do Arroz contou com a participao do Grupo de Canto pertencente ao Projeto de Canto Alegria do Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) de So Joo do Polsine. O grupo se apresentou na missa comemorativa, em 15 de maio. Alm de cantar, os participantes auxiliaram na liturgia. Cerca de 30 pessoas integram o grupo. Os ensaios ocorrem s segundas-feiras, na Igreja Matriz, das 19h30min s 21h. O regente o professor Julio Cesar Pires Pereira, bacharel em canto pela Uni-

versidade Federal de Santa Maria (UFSM) e professor do curso de acordeom na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), em Montenegro. O projeto tem dois meses de existncia. O objetivo do grupo agora formar um repertrio que ter canes nativista, italiana e popular brasileira. Os interessados em participar do grupo devem entrar em contato com o CRAS, Rua Antnio Ceretta, 1516, em So Joo do Polsine. Informaes pelo fone (55) 3269-1252.

Dia de Ao e Cidadania promoveu atendimentos sociais na Vila Felin

Domingo tem romaria em Salete


Ocorre neste domingo a 37 Romaria em Ao de Graas a Nossa Senhora da Salete e o 23 Concurso do Milho. O evento ocorre na comunidade de Salete e conta com o apoio da Prefeitura Municipal. Na comunidade, um morro foi adaptado s aparies de Salete e consta com o monumento da Me que Chora; monumento da Me que Fala aos Pastores e uma imagem, no alto de uma torre que simboliza a subida aos cus. Aos ps da torre encontra-se uma pequena capela. A comunidade conta com salo de festas, sala de reunies, cozinha,

Uma unidade da Secretaria Municipal de Sade deslocou a Unidade Mvel de Sade at a Vila Felin para atendimento mdico e de enfermagem. A Prefeitura Municipal de Restinga Sca estuda realizar o Dia de Ao e Cidadania com uma frequncia maior e em outras comunidades.

Programao
6h - Alvorada 10h - Recepo aos romeiros 10h30min - Missa Campal com oferta de produtos da Me Terra 12h - Almoo servido nas mesas 14h - Premiao aos vencedores do concurso da melhor espiga 16h30min - Reunio danante com a banda Marcopolo

churrasqueiras, cancha de bochas e campo de futebol.


Foto Prefeitura Municipal de Nova Palma

Monumento a Nossa Senhora da Salete, em Nova Palma


Comercial 4 Informe de maio de 2011 Sexta-feira, 27

Em Foco
Fotos Maiquel Rosauro

Agudo
Veja nesta edio a segunda parte das fotos dos expositores da 5 Mostra Gastronmica da Quarta Colnia. O evento ocorreu no Centro Desportivo Municipal de Agudo, nos dias 9 e 10 de abril.

> Renan Giacomini e Agueda Foletto; Giacomini Produtos Coloniais, de So Joo do Polsine

> Roberta Somavilla e Enilce Rossarola; Stio da Vov, de So Joo do Polsine

Faxinal do Soturno
A 8 Expocolnia ocorreu entre os dias 6 e 8 de maio no Parque de Exposies de Faxinal do Soturno. Os jovens marcaram presena.
Fotos Maiquel Rosauro

> Vnia Alves, Domani Buzzatti e Carina Brilhante; Padaria Brilhante, de So Joo do Polsine

> Bibiana Ferro e Andressa Aita; Ristorante Val de Buia, de Silveira Martins

> Aline Spanevello, Deborah Reck e Giulia Meneghetti

> Francieli dos Reis Tomazetti e Daiani Vieira Pereira; Restaurante PerTutti, de So Joo do Polsine > Giovana Barichello Pivetta e Isabela Sarzi Piccinin > Na semana passada, o Caderno Quarta Colnia cometeu um equvoco ao nominar os casais publicados nesta foto. Eis nos nomes corretos, da esquerda direita: Adalberto Weissheimer, Andria Neuenschwander, Gelson Neuenschwander e Astrid Weissheimer.

Foto Erni Bck

Envie sua foto! Envie sua foto!


Envie a fotografia para o e-mail 4colonia@gmail.com com seu nome completo, nmero de identidade, cidade em que reside e telefone.

> Natlia Ceretta Pozzer e Juliana Ruviaro

Na Balada

Informe Comercial 5 Sexta-feira, 27 de maio de 2011

Agudo

Agenda
Veja mais fotos em www.sitezoom.net
.sitezoom.net Fotos Vagner Martins / www

Nova Palma
Torneio de Futsal Quando: Sbado (28 de maio) Onde: Novo Paraso Horrio: 14h Informaes: (55) 9618-1797 Festa/Concurso do Milho Quando: Domingo (29 de maio) Onde: Salete Horrio: 9h Informaes: (55) 9631-7526

Pinhal Grande
Festa Medianeira Quando: Domingo (29 de maio) Onde: Comunidade Medianeira Horrio: 10h - missa; 12h - almoo Promoo: Conselho da Capela da Medianeira

Agudo
Festa de So Jos Quando: Domingo (29 de maio) Onde: Pavilho So Jos, no Rinco do Pinhal Horrio: 10h Promoo: Comunidade So Jos

Restinga Sca
Encontro das AABBs Regionais com Torneio de Futsal da AABB e Lanamento de Livro Quando: Sbado (28 de maio) Onde: Ginsio de Esportes Romano Cantarelli Horrio: 9h s 18h Festival do Talharim Quando: Sbado (28 de maio) Onde: Pavilho da Comunidade Evanglica Horrio: 20h Promoo: Associao Cultural Italiana de Restinga Sca (Acires) Baile da Melhor Idade Quando: Domingo (29 de maio) Onde: CTG Estncia do Mirim Horrio: 23h30min Festa do Padroeiro Santo Isidoro Quando: Domingo (29 de maio) Onde: Salo Comunitrio Horrio: 10h - missa; 12h - almoo; 14h s 18h - festividade Promoo: Associao Tresvendense Festa de Santo Isidoro Quando: Domingo (29 de maio) Onde: Trs Vendas Horrio: 10h - missa; 12h - almoo; 14h - baile com animao da Banda Brasil 70 Cardpio: Sopa de agnolini, risoto, churrasco, saladas e cuca Observao: Haver sorteio de rifas

Laura Kipper e Eduardo Kolhs

So Joo do Polsine
Trofu Interselees de Veteranos Keko Brondani Quando: Domingo (29 de maio) Onde: Sace Polesinense Horrio: 8h30min - abertura; 8h45min - incio dos jogos; 12h almoo e 14h - reincio dos jogos Participantes: Selecionados de So Joo do Polsine, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Dona Francisca, Agudo e Restinga Sca

Jssica Wander e Mateus Ferrari

Guilherme Killiam e Erika Cruz

Faxinal do Soturno
Jantar Baile Vermelho e Branco Quando: Sbado (28 de maio) Onde: Esporte Clube Cruzeiro Horrio: 20h Promoo: Consulado do Internacional Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida Quando: Domingo (29 de maio) Onde: Salo do Centro Comunitrio da Linha Saxnia Horrio: 10h - missa; 12h - almoo Promoo: Diretoria do Centro Comunitrio

A programao fornecida pelas prefeituras municipais e instituies promotoras. Qualquer alterao no de responsabilidade do Caderno Quarta Colnia.

Cineclube
Cineclube Orion
Filme: Cidade de Deus Quando: Quinta-feira (2 de junho) Onde: Avenida Jlio de Castilhos, 676, sala 2, em Restinga Sca Horrio: 19h Informaes: www.cineclubeorion.com
A entrada no cineclube gratuita.

Comercial 6 Informe de maio de 2011 Sexta-feira, 27

Condesus

Desenvolveram-se vrios projetos na rea de agricultura


Foto Maiquel Rosauro

mdico Irineo Mariotto foi o primeiro prefeito de Ivor, entre 1989 e 1992. Mais tarde, ele voltaria ao cargo entre 1997 e 2001. Foi nesta poca em que ele assumiu a presidncia do Consrcio de Desenvolvimento Sustentvel da Quarta Colnia (Condesus). Ele tambm presidiu o Consorcio de Sade da Regio Central, dois anos como presidente e dois anos como vice.

O senhor acreditava no sucesso do projeto? Eu sempre achei que todo o trabalho que se faz em conjunto de forma cooperativada se d resultado. A nossa dificuldade era conseguir o apoio de todo o grupo. O entendimento de cooperao era pequeno entre os nove prefeitos e seus secretrios. s vezes, tudo andava muito devagar. Para se tomar uma deciso se custava muito, era lento o processo. Porm se conseguiu chegar a uma importante unio entre os prefeitos que acabou por divulgar a Quarta Colnia para o Brasil inteiro. O que faltava para fazer as decises andarem mais rapidamente? Faltava a convico dos prefeitos que poderia dar certo. No havia um grande empenho. Havia falta de entendimento de outras reas de governo que no entendiam bem a funo do consrcio. Na poca, havia toda uma discusso regional sobre o que pretendamos e inveja porque estvamos organizados. Santa Maria sempre esteve querendo liderar a regio, mas quando viu que a Quarta Colnia estava organiza-

Como foi a sua gesto na presidncia do Condesus? Na poca se lutou muito e conseguimos muitos recursos federais atravs da organizao do secretrio executivo Jos Itaqui. Ele fazia todos os contatos para conseguir as verbas. Desenvolveram-se vrios projetos na rea de agricultura, na questo do reflorestamento e da Mata Atlntica. Inclusive foi realizado um convnio com a UFSM, que fez um levantamento da Mata Atlntica da regio.

da mostrou resistncia por muitos anos. At no Consrcio de Sade havida dificuldade com Santa Maria. Era o principal municpio, que deveria liderar, mas que parecia no querer que a coisa andasse. Quais as aes que o senhor v como essenciais para o desenvolvimento regional? Se os municpios no pensarem e agirem seriamente em relao ao turismo, vo ficar cada vez mais pobres. A pequena agricultura no vai se sustentar do jeito que est. O turismo tem que se especializar, os pequenos agricultores tm que fornecer produtos aos turistas que visitam a Quarta Colnia. O que impede este crescimento maior do turismo na regio? Os nossos asfaltos. Isto fundamental. uma vergonha a atual situao, sobretudo em Ivor. Digo isso para todos os governadores, eles nos abandonaram. Agora, diante da situao de trs estncias do poder ser do mesmo partido (o atual prefeito de Ivor, Fernando Marin; o governador do Estado, Tarso Genro e a presidente da Repblica, Dilma Rousseff, so do PT), espero que

se consiga o asfalto at Ivor. A hora agora, mas uma pena que no houve esta viso de nossos lderes no passado sobre asfalto e turismo. Mesmo no conquistando o sonhado asfalto, a emancipao de Ivor vista como algo positivo pela comunidade? Com certeza. A emancipao trouxe uma melhoria de 200%. J no primeiro mandato consegui fazer um monte de obras. Comecei a governar com 20 e poucos funcionrios. Meus secretrios comearam a receber salrio apenas em abril, pois no havia arrecadao e o ICMS era muito pequeno. Eu podia optar por receber o salrio do Estado, como mdico, e do Municpio, como prefeito, mas optei por receber do Estado para no dar mais despesas Prefeitura. Porm, devido ao trabalho no Executivo eu recebia apenas o salrio normal e deixei de fazer cirurgias e atuar no escritrio. Financeiramente foi um retrocesso, mas no me arrependo, tentei sempre fazer da melhor forma e ajudei meu municpio a crescer e a se desenvolver.

Notcias

Informe Comercial 7 Sexta-feira, 27 de maio de 2011

Prefeitos buscam aproximao com o secretrio estadual de Agricultura


> Maiquel Rosauro s prefeitos da Quarta Colnia participaram de um jantar de confraternizao com o secretrio estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, em 18 de maio. O encontro ocorreu nas dependncias da Secretaria da Agricultura, Pecuria e Agronegcio (Seapa), em Porto Alegre, e serviu para estreitar os laos entre os dois lados. A iniciativa para o jantar surgiu durante a Expocolnia, realizada no incio do ms, em Faxinal do Soturno. Mainardi disse que a Quarta Colnia uma das regies mais tpicas do Estado e que o governo Estadual tem um olhar especial para estes municpios. Ele lembrou que a secretria de Turismo, Abgail Pereira, esteve presente este ms na regio durante a Festa Regional do Arroz, em So Joo do Polsine. Alm disso, ele afirmou que o seu secretrio adjunto, o engenheiro agrnomo Cludio Fioreze, um representante da regio na Secretaria de Agricultura. Fioreze formado pela Universidade Federal de Santa Maria, atuou no escritrio da Emater de Silveira Martins e foi um dos autores do Projeto
Fotos Maiquel Rosauro

de Desenvolvimento Sustentvel da Quarta Colnia (Prodesus). - A regio possui um potencial muito grande para a agricultura familiar e turismo - acentuou Mainardi. Os prefeitos reclamaram do preo atual da saca de arroz e pediram melhorias para o setor. A orizicultura a principal cultura desenvolvida nas pequenas propriedades da regio e responsvel por impulsionar a economia da maioria dos municpios da Quarta Colnia. - Estamos enfrentando um perodo difcil para o arroz, mas vamos superlo - afirma Mainardi. O jantar reuniu cerca de 40 pessoas. Vice-prefeitos e alguns secretrios tambm estiveram presentes, assim como o prefeito de Cacequi, Flavio Gilberto Dorneles Machado, e o secretrio Executivo do Consrcio de Desenvolvimento Sustentvel da Quarta Colnia (Condesus), Jos Itaqui. Mais cedo, o secretrio do Gabinete dos Prefeitos e Relaes Federativas, Afonso Motta, tambm passou pelo local. Os prefeitos presentearam o secretrio de Agricultura com produtos coloniais, como cucas, salames e sucos. Na janta, preparada

Da esquerda direita: Tarcizo Bolzan, prefeito de Restinga Sca; Nilvo Lago, prefeito de Pinhal Grande; Erli Pozzebon, prefeito de Silveira Martins; Fernando Marin, prefeito de Ivor; Luiz Fernando Mainardi, secretrio estadual de Agricultura; Denise Milanesi, prefeita de So Joo do Polsine; Saul Dal Forno, prefeito de Dona Francisca; Flavio Machado, prefeito de Cacequi; Clovis Montagner, prefeito de Faxinal do Soturno; Ari Anunciao, prefeito de Agudo; e Assis Cadore, secretrio de Agricultura de So Joo do Polsine

pela prefeita de So Joo do Polsine, Denise Milanesi, e pelo vice-prefeito de Silveira Martins, Dair Dellamea, foi servida sopa de agnolini, cuca, massa e vinho. Tanto os prefeitos quanto Mainardi

apoiaram o encontro. Durante o jantar, em um tom mais informal, todos os presentes tiveram a chance de conversar calmamente com o secretrio e apresentar suas reivindicaes.

Municpio debateu a alimentao escolar


A educao alimentar foi pauta da Conferncia Municipal de Segurana Alimentar e Nutricional Sustentvel realizada em 10 de maio, no auditrio Vicente Pallotti, em Faxinal do Soturno. Durante toda a manh foram debatidas diversas questes referentes a alimentao escolar no municpio. Entre os problemas detectados est a resistncia dos pais em buscarem informaes e assimilarem as mudanas quanto a manuteno de uma alimentao saudvel dos filhos. J as entidades representantes do municpio se comprometeram em aumentar o nmero de palestras educativas visando o esclarecimento de todos. Entre as entidades que estiveram presentes na conferncia estavam os diretores das escolas estaduais e municipais, pastorais da Sade e da Criana, Emater, Conselho Municipal de Alimentao Escolar, Centro de Referncia de Assistncia Social e secretarias municipais da Educao; Agricultura e Meio Ambiente; Assistncia Social e Habitao. Ao final do encontro foi elaborado um documento que relata toda a realidade enfrentada pelo municpio, no que diz respeito a alimentao e nutrio dos alunos da rede de ensino, e que ser apresentada durante a Conferncia Microregional de Segurana Alimentar e Nutricional Sustentvel que acontece no dia 15 de junho em So Joo do Polsine.

Foto Norton Avila / Prefeitura de Faxinal do Soturno

Evento ocorreu no auditrio Vicente Pallotti e reuniu diversas entidades

Comercial 8 Informe de maio de 2011 Sexta-feira, 27

Notcias

Memorial das guas rene f e belos monumentos em um nico local

Fotos Maiquel Rosauro

vor um dos municpios mais belos e acolhedores da regio Central do Estado. Sua pequena cidade com 705 habitantes (no total, Ivor tem 2.156 habitantes, ou seja, 1.451 pessoas vivem na zona rural, segundo o Censo 2010) encanta os visitantes por sua arquitetura e pelos pontos tursticos nicos. Um dos mais impressionantes o Memorial das guas, localizado no Conjunto da Matriz, que muitas vezes no visto pelos turistas mais apressa-

dos. Porm, vale a pena reservar uma hora a mais de passeio para conhecer em detalhes cada um de seus monumentos. O Memorial das guas composto pelo Batistrio, Poo de Jac, Roda dgua, a Estrela e o Globo e o Memorial Vocacional. A gua est presente em todos os momentos. A obra foi inaugurada em 24 de outubro de 2004, sendo um importante local de reflexo. Para manter toda a estrutura em funcionamento diariamente preciso muita dedicao. Esta funo cabe ao funcionrio da Igreja Matriz Luiz Bocalon, o guardio das guas. - Se ocorrer qualquer problema em qualquer uma das estaes, a gua no chega at as outras. preciso um acompanhamento dirio - explica Bocalon. A visitao gratuita e pode ser feita todos os dias. O mentor da obra foi o padre Olinto Cremonese, proco de Ivor enRoda dgua Simboliza o trabalho do homem como fonte de tre 1987 e 2005. Desde ento, energia atravs da roda movida pela gua o responsvel pela parquia o padre Artmio Luiz Santi.

Siga o curso dgua e descubra todas as etapas do memorial

Semana do Imigrante chega ao fim no domingo


Foto Maiquel Rosauro

A Semana do Imigrante termina neste final de semana, em Silveira Martins. O evento que teve incio domingo passado conta com uma srie de atividades que valoriza a cultura italiana. Silveira Martins, bero da imigrao italiana da regio Central, primeiramente foi ocupada por imigrantes eslavos. Como eles no se adaptaram s terras oferecidas, o governo Imperial deslocou imigrantes italianos que se dirigiam a regio Nordeste do Estado para a regio Central. A partir de 1877, deu-se incio a chegada das levas de imigrantes vnetos, regio norte da Itlia, para ocuparem as terras devolutas existentes nas encostas dos vales da Serra de So Martinho. Em 1884, os 1.650 lotes devolutos j haviam sido ocupados, fato que levou aos imigrantes adquirirem dos fazendeiros portugueses mais 3 mil lotes, criando o complexo colonial Silveira Martins. Em 1884, o imprio deu incio ao processo de emancipao poltica da excolnia. Em 1886, a colnia foi dividida entre os municpios de Santa Maria, Vila Rica e Cachoeira do Sul. Silveira Martins, sede colonial, uma rea de uns

Programao
Hoje (27 de maio)
Confeco e Transferncia de Ttulo Eleitoral (Cartrio Eleitoral) Horrio: Das 9h s 13h Local: Secretaria de Assistncia Social e Habitao Grupo de Dana Ricordi DItlia Horrio: 20h Local: Salo Paroquial Fisaorquestra Veneta Horrio: 21h Local: Salo Paroquial

1 Grito Italiano Horrio: 17h Local: Salo paroquial Show Italiano com Edgar Marstica ganhador do Festival de Mentira de Nova Brscia Horrio: 21h Local: Salo Paroquial

Domingo (29 de maio)

Almoo Comemorativo aos 44 anos do CTG Liberdade de Silveira Martins Horrio: 12h Local: CTG Liberdade Domingueira com o Grupo Baita Baile Horrio: 14h Local: CTG Liberdade Olimpadas Rurais Horrio: 15h Local: Quadra 19 de maio
Fonte: Prefeitura de Silveira Martins

Sbado (28 de maio)

Giro Ciclstico Horrio: 8h30min Sada: Escola Municipal Joo Frederico Savegnago Brinquedos SESC Horrio: A partir das 10h Local: Rua Don Albino Lucciani

Igreja Matriz Santo Antnio de Pdua, o smbolo mais conhecido de Silveira Martins

200 km, passou a fazer parte como o 4 Distrito de Santa Maria. Depois de 111 anos, em 1988, Silveira Martins conseguiu a sua eman-

cipao poltica de Santa Maria. O municpio conta com uma rea geogrfica de 118 km e 2.452 habitantes. Sua

economia centrada na produo primria e no turismo, em especial o gastronmico.

Anda mungkin juga menyukai