Anda di halaman 1dari 7

xodo cap.

14
Ento falou o SENHOR a Moiss, dizendo: Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar. Ento Fara dir dos filhos de Israel: Esto embaraados na terra, o deserto os encerrou. E eu endurecerei o corao de Fara, para que os persiga, e serei glorificado em Fara e em todo o seu exrcito, e sabero os egpcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim. Sendo, pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o corao de Fara e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir a Israel, para que no nos sirva? E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu povo; E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capites sobre eles todos. Porque o SENHOR endureceu o corao de Fara, rei do Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel; porm os filhos de Israel saram com alta mo. E os egpcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Fara, e os seus cavaleiros e o seu exrcito, e alcanaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom. E aproximando Fara, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egpcios vinham atrs deles, e temeram muito; ento os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. E disseram a Moiss: No havia sepulcros no Egito, para nos tirar de l, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? No esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egpcios? Pois que melhor nos fora servir aos egpcios, do que morrermos no deserto. Moiss, porm, disse ao povo: No temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos far; porque aos egpcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejar por vs, e vs vos calareis. Ento disse o SENHOR a Moiss: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.

E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mo sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. E eis que endurecerei o corao dos egpcios, e estes entraro atrs deles; e eu serei glorificado em Fara e em todo o seu exrcito, nos seus carros e nos seus cavaleiros, E os egpcios sabero que eu sou o SENHOR, quando for glorificado em Fara, nos seus carros e nos seus cavaleiros. E o anjo de Deus, que ia diante do exrcito de Israel, se retirou, e ia atrs deles; tambm a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se ps atrs deles. E ia entre o campo dos egpcios e o campo de Israel; e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite no se aproximou um do outro. Ento Moiss estendeu a sua mo sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as guas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as guas foram-lhes como muro sua direita e sua esquerda. E os egpcios os seguiram, e entraram atrs deles todos os cavalos de Fara, os seus carros e os seus cavaleiros, at ao meio do mar. E aconteceu que, na viglia daquela manh, o SENHOR, na coluna do fogo e da nuvem, viu o campo dos egpcios; e alvoroou o campo dos egpcios. E tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Ento disseram os egpcios: Fujamos da face de Israel, porque o SENHOR por eles peleja contra os egpcios. E disse o SENHOR a Moiss: Estende a tua mo sobre o mar, para que as guas tornem sobre os egpcios, sobre os seus carros e sobre os seus cavaleiros. Ento Moiss estendeu a sua mo sobre o mar, e o mar retornou a sua fora ao amanhecer, e os egpcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derrubou os egpcios no meio do mar, Porque as guas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exrcito de Fara, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou. Mas os filhos de Israel foram pelo meio do mar seco; e as guas foram-lhes como muro sua mo direita e sua esquerda. Assim o SENHOR salvou Israel naquele dia da mo dos egpcios; e Israel viu os egpcios mortos na praia do mar.

E viu Israel a grande mo que o SENHOR mostrara aos egpcios; e temeu o povo ao SENHOR, e creu no SENHOR e em Moiss, seu servo.
1 - Vivamos no Egito Egito: Tempo de infncia. Estvamos presos a um mundo irreal onde o exrcito de brinquedos, contos de fadas, imaginaes e fantasias eram aquilo que nos mantinham cativos nesse mundo infantil. 2 - A travessia do Mar Vermelho Mar Vermelho: Perodo adolescncia.

da

travessia

da

vida infantil

para

Aqui voc passa da vida irreal (infncia) para a vida real (adolescncia). Aps atravessar, voc olha para trs e v seus brinquedos, contos de fadas e fantasi as se afogando e perdendo suas foras e importncias para ns, literalmente morrendo no mar quando ele se fecha.
3 - Incio da caminhada pelo deserto rumo a Terra Prometida: > Deserto: Vida Sentimental > Terra Prometida: Casamento, pessoa certa, escolhida e prometida por Deus. 4 - Fatos que marcaram a caminhada no deserto: > Bezerro de Ouro (xodo 32:1-4):

Significa o varo ou varoa perfeito (a) aos nossos prprios olhos. Moises disse ao povo: Esperem!, mas o povo no ouviu e preferiu se entregar ao gal da novela que apareceu como um anjo (cado, claro) na sua vida. Danara para o bezerro, ofertaram ouro e mais ouro para cri-lo (a nossa maior oferta sentimental o nosso corao no altar do SENHOR), e o pior, at a roupa tiraram p ra ele (OBS: virgindade na Bblia tem sentido de santidade. Sua intimidade vale muito para DEUS). No entenderam o que Moiss dissera: Esperem!. O segredo era s esperar (40 anos jogados fora porque no quiseram ESPERAR).

> Durante a caminhada, o povo quis voltar para o Egito (Nmeros 14:3):

Tenho certeza que voc j ouviu algum dizer: Pra que eu cresci? Seria melhor se eu fosse criana por toda a vida! (querendo voltar para o Egito). Ai como meu corao sofre!.... s vezes, parece que a infnc ia a melhor poca da vida, sem preocupao, seu stress, sem trabalhar ou fazer faculdade e SEM SE CASAR. Mas necessrio deixar as coisas de criana no decorrer da vida (1 Corntios 13:11). No d pra voltar para o Egito. Se pudssemos voltar infnci a porque parece ser melhor do que a trajetria pelo meio do deserto, nunca conseguiramos chegar ao cumprimento do plano de DEUS de nos dar uma famlia abenoada no Teu Altar e na Tua Presena.
> Quiseram carne ao invs do Man (Nmeros 11):
DEUS havia preparado o melhor de todos os alimentos para o povo de Israel, mas eles preferiram comer carne. Esse melhor alimento tinha um nome cujo significado muito curioso: ele se chamava MAN, e seu significado o que isto?". DEUS tambm preparou o melhor esposo ou esposa para ns, mas quando chagada a hora de conhecermos o melhor de DEUS pra ns, no podemos dizer o que isto?", como assim? ele (a)? Ah DEUS! Eu pensei que ele (a) fosse mais bonito (a) do que isto (fisicamente). Se preocuparmos somente com a carne e esquecermos do contedo e da origem, comeremos carne sim, at que saia pelo nariz (o prprio DEUS disse isso Nmeros 11:20). Repare nas caractersticas desse tal Man: e era como semente de coentro branco, e o seu sabor como bolos de mel. (xodo 16:31). Assim deveria ser seu cnjuge: Branco, ou seja, puramente divino; como bolos de mel, para adoar sua vida sentimental e, j que era como semente de coentro, Leia isso: As sementes de coentro sempre foram conhecidas como especiarias d e carter curativo. Na Europa elas so chamadas de planta anti -diabtica; na ndia elas so utilizadas por suas propriedades antiinflamatrias; e atualmente nos EUA as sementes esto sendo estudadas pela sua capacidade de reduzirem o colesterol. As semen tes de coentro tambm funcionam como um estimulante para o estmago e o intestino, o que faz delas uma iguaria para ser consumida como aperitivo antes das refeies. Para completar, elas tambm so consideradas um excelente afrodisaco. Na sia, as ervas e o leo da semente de coentro so conhecidos por sua habilidade em curar hemorridas, dores de cabea, inchaos, conjuntivites, reumatismos, lceras na boca, alm de tambm serem usadas em compressas. Os herbalistas chineses garantem ainda conseguir curar vrios tipos de problemas de bexiga, halitose e ainda complicaes gstrico -digestivas com a ajuda do coentro.

(Fonte http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=180)

> Moiss se desequilibra psicologicamente e bate na rocha (Nmeros 20:1-13):

Deus disse: Converse com a Rocha , mas Moiss pela presso do povo, se desequilibra e lasca uma cajadada na rocha. Moiss deu ouvido ao povo e no ouviu a voz de Deus. Muitas das vezes damos ouvidos sociedade, aos amigos quando dizem: Mas voc j tem 19 anos (um exemplo) e t encalhado (um conselho: procure essa palavra no dicionrio). Voc no acha que j t na hora de sair debaixo da saia da mame, no? Se ouvirmos pessoas assim, o que ocorrer no final? O mesmo que ocorreu com Moises: Viu a Terra Prometida, mas no pde ir pra l porque deixou de ouvir a voz... ou melhor.., deixou de obedecer a voz do Senhor quando ELE disse: ESPERA!

5 - Hora de espiar a Terra Prometida: > Noivado (Nmeros 13:2-30):

Esse um passo de extrema importncia para o casamento. DEUS escolhe doze homens pelo nome e ordena a Moiss que os envie Terra Prometida para expi-la. Aps terem expiado e retornado, Moiss pede o relatrio do que eles viram. Todos declararam que a Terra realmente era boa, pois verdadeiramente mana leite e mel (vers. 27). Alm disso, trouxeram um CACHO DE UVAS (mas porque uvas? ) carregado por dois homens (imagine o tamanho... assim ser nosso casamento: PRSPERO). Alguns dos espias disseram que era terra de poderosos gigantes, e as cidades fortificadas e mui grandes (vers. 28). Mas Calebe fez todos se calarem e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herana; porque seguramente prevaleceremos contra ela. (vers. 30). Essa deve ser sua atitude em relao ao casamento. Muitos dizem que difcil se manter casado ou chegar a se casar, pois no casamento os gigantes e as muralhas sempre aparecem. Imagine a reao do povo de Israel quando aqueles espi as disseram que era terra de poderosos gigantes, e as cidades fortificadas e mui grandes. Talvez seja a mesma reao que voc teve quando algum tentou frustrar seu sonho de se casar e tomar posse da Terra Prometida. Voc vai se deixar levar pelo disse-que-disse? exatamente por isso que existe o noivado. Voc quem vai expiar a terra. Ah, bom deixar isso bem claro: hora de EXPIAR a terra e no de DELEITAR. Entendeu?

s EXPIAR, pois DELEITAR somente depois do casamento. No NAMORO, ns conhecemos o ESPRITO do companheiro (a), noNOIVADO, conhecemos a ALMA dele (a), e somente no CASAMENTO, conheceremos o CORPO. O noivado serve para isso: Voc expia seu futuro esposo (a) para comprovar que a terra boa e verdadeiramente mana leite e mel. Lembra que e u perguntei acima porque trouxeram uvas? As uvas representam A NOVA ALIANA (tipifica 1 Corntios 11:25). Agora j no so apenas namoradinhos, mas assumiram um compromisso srio. Ainda no o casamento, mas a viso do futuro prspero. Dificuldades ter o no casamento (e at no noivado)? Certamente. Mas lembre -se: No se aparte da tua boca o Livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele est escrito; porque ento fars prosperar o teu caminh o, e sers bem sucedido. Esfora-te, e tem bom nimo; no temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus contigo, por onde quer que andares. (Josu 1:8-9)

6 - O Cumprimento da Promessa: > Chegou o grande dia:

Depois que o perodo do Deserto (Sentimental) acaba, ou seja, aps finalmente chegar a maturidade, est na hora de tomar posse da Terra Prometida. Algo que me chamou a ateno nesse tpico foi como Josu chegou do outro lado. Em Josu 3:14 -17, est relatado o que Josu teve de fazer para chegar Terra Prometida (que, no nosso caso, vem a ser o Casamento). Josu teve de atravessar o Rio Jordo. Imagine a cena: Josu de um lado e a Terra Prometida do outro, e ele passando no meio. No versculo 17 de Josu 3, diz que os sacerdotes, que levavam a arca da aliana do SENHOR, pararam firmes, em seco, no meio do Jordo, ou seja, houve uma parada no meio do rio... Esses fatos te lembram alguma coisa? Realmente o cumprimento da promessa. No dia do casamento exatamente assim: Voc de um lado e a Terra Prometida do outro e, enquanto um dos cnjuges passa pelo meio do corredor, tambm acontece uma parada, onde ele pega na mo dela e a leva ao altar. Outro conselho pastoral (em nome de JESUS, nunca ignore isso): Releia oversculo 17 de Josu 3: Porm os sacerdotes, que levavam a arca da aliana do SENHOR, pararam firmes, em seco, no meio do Jordo, e todo o Israel passou a seco, at que todo o povo acabou de passar o Jordo. Nunca deixe de carregar a Presena de DEUS em seu relacionamento, pois no dia que voc abandonar essa Arca, seu sonho vai se tornar pesadelo e seu casamento ser um

fracasso. Assim como o povo de Israel mais a frente abandona a Arca e derrotado, assim ser a vida de qualquer um que deixar a essencial Presena de DEUS de lado.

Acha que isso coincidncia ou brincadeira? Olha s que Mistrio:


1) Qual o maior de todos os sentimentos?

Resp.: O AMOR
2) Qual a cor que simboliza esse sentimento?

Resp.: VERMELHO
3) Qual o nome do mar?

Resp.: MAR VERMELHO

Isso no apenas uma coincidncia... Nada na Bblia est escrito por acaso... Em tudo existe um propsito e uma revelao para a nossa vida. Cabe a ns aceitarmos ou no. Viver uma vida abundante e abenoada uma questo de opo. DEUS SEMPRE TEM O MELHOR PRA VOC. Se quiseres comer o melhor dessa terra, tenha uma vida obediente. E lembre-se: EXISTEM APENAS DOIS TIPOS DE SOFRIMENTO: O NECESSRIO (exemplo de J) e o OPCIONAL (que esse no seja seu exemplo)!

Anda mungkin juga menyukai