Anda di halaman 1dari 3

A tecnologia de transmisso de som por ondas de rdio foi desenvolvida pelo italiano Marconi, no fim do sculo XIX.

Entre as diversas modalidades de radiocomunicao est a radiodifuso. Esta utiliza somente a transmisso de rdio atravs de estaes transmissoras comerciais, estando a recepo por conta daqueles que possuem equipamento para captar os programas, msicas e sons emitidos. O rdio o meio que oferece maior possibilidade de acesso no tempo e no espao. Este carcter popular exige do editor uma linguagem coloquial, sinttica e disposta em frases curtas e claras.

As primeiras radioemisses
Em 1907 Forest transmitiu programas musicais experimentalmente para a cidade de Nova York, sendo uma das primeiras transmisses comerciais conhecidas e reconhecidamente com audincia, embora acadmica. Catorze anos mais tarde, o desenvolvimento das ondas curtas possibilitaria as transmisses internacionais.

Rdio e Sociedade

A rdio um meio de comunicao ao qual a maioria da populao tem acesso apenas como ouvinte. Por se tratar de um instrumento de baixo custo, pequeno porte e programaes diversificadas, exerce uma maior incidncia na vida diria das pessoas, tanto em zonas urbanas quanto rurais. A rdio rico em sugesto e sua capacidade de criar imagens, estabelecer laos afectivos e suscitar uma fogosa sensao de intimidade com o ouvinte.

Receptor

A funo do radioreceptor a de codificao dos sinais electromagnticos recebidos do espao, captados pela antena, transformando-os em ondas sonoras, sinais digitais ou analgicos.

Transmissor
O radiotransmissor converte sinais sonoros, analgicos ou digitais em ondas electromagnticas, enviando-os para o espao atravs de uma antena transmissora, para serem recebidos por um radioreceptor, por exemplo, emissoras de AM, FM ou de TV.

Transceptor
O radio-transceptor, funciona das duas formas, como transmissor e receptor, alguns exemplos de transceptor so os telemveis, os radares nos aeroportos, os equipamentos de comunicaes em veculos oficiais, e de empresas particulares.

Rdio digital
A rdio digital traz diversas possibilidades para as emissoras de rdio. Por ser um meio digital, a transmisso de rdio poder tambm incluir alm do som, vdeos e imagens. Nos Estados Unidos j so realizadas transmisses de imagens para os aparelhos de rdios. Boletins meteorolgicos sobre as condies de trnsito da cidade possuem apoio de mapas que so transmitidos pelas telas includas nos receptores. Um dos factores positivos trazidos pelo rdio digital a melhora considervel na qualidade do udio. A qualidade da transmisso AM ser melhorada para o patamar da transmisso em FM. E a actual transmisso em FM ser aprimorada para a qualidade de CD. Com estas novas caractersticas a favor, a expectativa que fica de que o rdio seja revitalizado com a entrada desta nova tecnologia.

Rdios portuguesas
Em Portugal o espectro radiofnico nacional dividido pelo grupo. Renascena (RR e RFM), pela RDP (Antena 1,2 e 3) e pela Media Capital (Rdio Comercial). Em termos regionais, a Rdio Voz de Alenquer 93,5 FM - 100,6 FM, a Rdio Seixal e a Rdio Festival destacam-se pela grande aposta na msica Portuguesa.

Nascem mais tarde novas formas de Rdio, como o caso das Rdios Online, que operam para todo o mundo mas sendo ouvidas atravs da WorldWideWeb.

Anda mungkin juga menyukai