Anda di halaman 1dari 3

Sondas

CATETERISMO VESICAL SVD E SVA


a introduo de um catter estril atravs da uretra at a bexiga para possibilitar a retirada de lquido de uma das cavidades corporais e instilar lquido ou solues de nutrientes.

Gastrointestinais
- Nasogstrica Orogstrica (Levin) Indicaes: descompresso do estmago e intestino delgado, administrao de medicaes administrao de nutrio enteral, lavagem gstrica

Nasojejunais
- Dobhoff: alimentao Cantor e Gowan: desobstruo intestinais Indicaes: administrao de nutrio enteral,administrao de medicaes e descompresso do int.delgado

Gastrostomia
Indicaes: drenagem do estmago,administrao de medicaes, administrao de nutrio enteral.

Jejunostomia
Indicaes:administrao de medicaes ou administrao nutrio enteral e eliminaes

Cecostomia
Indicaes: usada em casos de apendicite perfurada, em que difcil ou impossvel fechar o coto do apndice

Catteres Urinrios
- Suprapbico - Foley Indicaes: para medida precisa do dbito urinrio, para o alvio de retenes urinrias e para irrigao da bexiga - Luz Trplice SONDA DE MOSS uma sonda de descompresso gstrica de 90 cm de comprimento, trs luzes e smente um balo que serve para fixar a sonda ao estmago quando inflado. O catter de descompresso serve para aspirao gstrica e esofagiana como tambm para lavagem. A terceira luz uma via para alimentao duodenal.

SONDA DE SENGSTAKEN BLAKEMORE Indicada em casos de hemorragias de varizes do esfago, hemorragias de fundo varicoso, combinao de hemorragias de varizes do esfago e do fundo varicoso. Colocar o paciente na posio vertical, enrolando os bales volta do cabo do tubo, introduzindo a sonda pelas vias nasais, inserindo-a ao longo da zona nasal. O paciente pode auxiliar engolindo e respirando fundo SONDA RETAL indicada para aliviar a tenso provocada por gazes e lquidos no intestino grosso. Utilizvel tambm para retirada de contedo fecal atravs do reto CATTER DE OXIGNIO TIPO SONDA Aplicao de oxignio por catter nasal, para auxiliar na respirao do paciente. Possui quatro orifcios laterais, evitando desta forma um excesso de oxignio que, em regio de mucosa causa leso com consequente necrose de clulas. CUIDADOS So muitos mais os principais so: Evitar que o coletor entre em contato com o cho ,utilizar luvas de procedimentos,tcnica adequada, fazer o planejamento antes de calar luvas estril o cateter deve estar bem fixado esvasiamento do coletor regularmente, manter tubo de coletor inferior ao abdomem , troca no tempo adequado , no caso da sng verificar se est realmente no estomago antes de ingerir alimentos troca no tempo adequado.

Drenos
So usados em diversos contextos para possibilitar o escapamento de lquido de uma cavidade corporal especfica As indicaes para colocao de controle de drenos so especficas de cada tipo de dreno DRENO DE PENROSE Dreno de borracha, tipo ltex, utilizado em cirurgias que implicam em possvel acmulo local ps-operatrio, de lquidos infectados ou no. O orifcio de passagem do dreno deve ser amplo, e o mesmo deve ser posicionado menor distncia da loja a ser drenada, no utilizando o dreno atravs da inciso cirrgica e, sim, atravs de uma contra inciso. DRENO DE SUCO (PORTOVAC) um sistema fechado de drenagem ps-operatria, de polietileno, com dureza projetada para uma suco contnua e suave. constitudo por uma bomba de aspirao com capacidade de 500 ml, com cordo de fixao; uma extenso intermediria em PVC com pina corta-fluxo e conector de duas ou trs vias, e um catter de drenagem com agulha de ao cirrgico ( 3,2mm, 4,8mm ou 6,4mm ).

SONDA DE MALECOT Utilizada em procedimentos que proporcionam acesso direto ao estmago para alimentao integral prolongada, suporte medicamentoso e descompresso gstrica; podendo ser temporria ou permanente. DRENO DE KERR Introduzido na regio das vias biliares extra-hepticas, utilizados para drenagem externa, descompresso, ou ainda, aps anastomose biliar, como prtese modeladora, devendo ser fixado atravs de pontos na parede duodenal lateral ao dreno, tanto quanto na pele, impedindo sua sada espontnea.

Jackson-Pratt Utilizado para drenagem de resduos da cirurgia como sangue ou outros fludos. Cuidados de enfermagem: Anotar volume e aspecto da drenagem manter gaze estril sob o dreno Ocluir o orifcio de sada do dreno com gaze estril ou colocar bolsa plstica estril coletora Manter curativo sempre limpo e seco, manter o frasco coletor a baixo do trax.

Anda mungkin juga menyukai