Anda di halaman 1dari 14

ndice

pg.

Introduo 2 Esttica. 3 Filosofia do Belo na Arte..4 Justificao dos juzos estticos Subjectivismo esttico..6/7 Objectivismo esttico7

O que a Arte... 8 Funes da Arte 9 Dimenso social e humana da Arte.. 10/11 Interpretao da obra de Arte: Goya: Os fuzilamentos de 3 de

Maio. 12 Concluso. 13 Bibliografia.. 14

Introduo
Num certo sentido, todos sabemos o que a arte, pois conhecemos vrias formas de arte, como a msica ou a pintura. Se bem que algumas obras de arte no sejam belas, a beleza um aspecto importante da arte. Por sua vez, a beleza est relacionada com a esttica. muito comum ver o termo esttica em expresses e frases como as seguintes: Instituto de esttica. Cirurgia esttica. Escolhi este telemvel em vez do outro por razes estticas. Em qualquer destes casos estamos a pensar simplesmente na beleza fsica, a aparncia das pessoas e os cuidados a ter com isso, bem como o aspecto visual das coisas. Trata-se de algo estritamente relacionado com o que agradvel vista. Em filosofia, o termo tem um significado diferente, tratando-se da disciplina que estuda os problemas relativos prpria natureza da beleza (seja qual for o tipo de beleza) e das artes. Trata-se de tentar responder a perguntas como o que a beleza? e como sabemos que algo belo?, ou como o que arte? e o que faz a arte ter valor?. Em sentido filosfico, o adjectivo esttico tambm usado para qualificar certo tipo de experincias, de objectos, de propriedades, de juzos, de prazeres, de valores e de atitudes.

Esttica
Esttica (percepo, sensao) um ramo da filosofia que tem por objecto o estudo da natureza do belo e dos fundamentos da arte. Estuda o julgamento e a percepo do que considerado belo, a produo das emoes pelos fenmenos estticos, bem como as diferentes formas de arte e do trabalho artstico, as ideias de obra de arte e de criao e a relao entre matrias e formas nas artes. Por outro lado, a esttica tambm pode ocupar-se da privao da beleza, ou seja, o que pode ser considerado feio, ou at mesmo ridculo. O termo esttica foi pela primeira vez usado em sentido filosfico pelo alemo Alexander Baumgarten (1714-1762) para designar a disciplina que estuda o conhecimento sensorial (conhecimento obtido pelos sentidos). Baumgarten considerava que o conhecimento sensorial era autnomo e diferente do conhecimento racional. Segundo Baumgarten, os mais perfeitos exemplos de conhecimento facultado pelos sentidos so as belezas que podemos observar directamente na natureza, na arte e em outros artefactos (objectos concebidos ou criados por seres humanos). Esta ideia acabou por ser adoptada e desenvolvida pela generalidade dos filsofos do sc. XVIII. Estes filsofos falavam mesmo de uma faculdade sensvel especial, responsvel pela apreenso da beleza e do sublime, a que chamavam faculdade do gosto. A esttica tornou-se, assim, a disciplina filosfica que estuda a beleza e o sublime, onde quer que se encontrem, sendo a beleza artstica e a natural as mais importantes.

Filosofia do Belo na Arte


Os conceitos do belo seguem o rumo da apreciao, da posse e da busca pelo juzo universal, pela verdade ltima da sua definio. Vrios filsofos preocuparam-se com o belo, tendo cada um deixado contribuies valiosas na tentativa de definio dos conceitos e parmetros do belo, mas nenhum foi to importante quanto Kant, cuja contribuio foi decisiva nas tentativas de explicao do belo.
Fig.1. Immanuel Kant.

A maioria dos autores das teorias estticas tomam Kant como referncia principal nas suas obras, aps Kant apresentar as suas teorias nenhum outro filsofo depois dele deixou de o citar, refutando ou concordando, todos o mencionam. Os conceitos sobre o belo elaborados por Kant transformaram em definitivo o juzo esttico. A beleza at ento era algo que a razo no poderia compreender, a arte era quem transpunha o incognoscvel absoluto e pelos smbolos trazia o ideal para o real. O que tornava a arte aprecivel at ento era o prazer do deleite com o belo, a influncia moral que exercia sobre natureza humana. Para Kant o juzo esttico oriundo do sentimento, e funciona no ser humano como intermedirio entre a razo e o intelecto. Tal juzo no conduziria a um conhecimento intrnseco do objecto, portanto no teria um valor cognitivo, nem to pouco seria um juzo sobre a perfeio do objecto ou fenmeno, sendo correcto independentemente dos conceitos ou das sensaes produzidas pelos objectos. Os sentimentos de prazer e desprazer em Kant esto ligados as sensaes estticas e pertencem ao sujeito, so estes sentimentos subjectivos, no lgicos que emitem o conceito do belo, so eles que formam o juzo do gosto. A percepo de um objecto ou fenmeno que instiga a sensao de prazer provoca sensaes as quais damos os nomes de belo, bonito e beleza. A questo do belo seria ento algo subjectivo, e por ser subjectivo livremente atribudo, sem parmetro, fundado na norma pessoal. So os sentimentos oriundos das sensaes agradveis que emitem o juzo do belo, induzindo o desejo de permanecer usufruindo tais sensaes.

Kant afirmava ser impossvel encontrar regras tericas para a construo de belos objectos. E impossvel porque, quando julgo que um objecto se inclui em certo princpio geral ou se conforma com esta ou aquela regra, estou a fazer um juzo intelectual dessa ordem, no posso julgar que ele belo. O prazer a ligao principal que Kant faz com o belo, por ser um prazer subjectivo, ele desprovido do sentido de conhecimento, no est vinculado realidade de um objecto ou fenmeno, o prazer que o belo proporciona vem apenas das representaes sensivelmente apreendidas.

Fig. 2 e 3. O belo e arte.

Justificao dos juzos estticos


O principal problema que os filsofos costumam discutir acerca deste tipo de juzos a sua justificao. Quando uma pessoa afirma que algo belo, que tipo de razes apresenta para justificar o que afirma? O que nos faz dizer que algo belo? Na verdade, este no um problema que ocupe apenas os filsofos. Ouvimos muitas vezes uma pessoa dizer que algo belo (ou feio) e, surpreendidos, queremos saber porqu.
Titanic, de James Cameron, um filme emocionante; O quadro de Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, belo.
Fig. 4. Mona Lisa,

Para justificar os juzos estticos existem duas teorias rivais que procuram responder a esse problema: o subjectivismo esttico e o objectivismo esttico.

SUBJECTIVISMO

ESTTICO

Pensemos apenas no caso particular do chamado juzo do belo um dos vrios juzos estticos. O subjectivismo esttico a perspectiva acerca da justificao do juzo esttico que defende basicamente que a beleza resulta do que sentimos quando observamos as coisas; ou seja, a beleza est nos olhos de quem a v.
O subjectivismo esttico defende que os objectos so belos em virtude do que

sentimos quando os percepcionamos;


6

Percepcionar um objecto obter informao dele atravs dos sentidos.

Achar algo bonito ou feio , segundo esta teoria, uma questo de gostos ou preferncias pessoais. Um dos heternimos de Fernando Pessoa resume bem esta perspectiva nos seguintes versos: A beleza o nome de qualquer coisa que no existe, Que eu dou s coisas em troca do agrado que elas me do.
Alberto Caeiro, O Guardador de Rebanhos, XXVI, 1912

Assim, os objectos so belos ou feios de acordo com os sentimentos de prazer ou desprazer que fazem surgir em ns. Os juzos estticos no so, neste caso, objectivos. Ou seja, o que est em causa no so as propriedades dos objectos, mas antes os sentimentos que tais objectos despertam em ns.

OBJECTIVO

ESTTICO

A teoria oposta ao subjectivismo esttico o objectivismo. Chama-se por vezes realismo esttico a esta teoria, mas esta designao enganadora.
O objectivismo esttico defende que os objectos so belos em virtude das suas

propriedades intrnsecas e independentemente do que sentimos quando os observamos;


As propriedades intrnsecas dos objectos so independentes dos sentimentos

ou das reaces de quem os observa. Os objectivistas no negam que temos certos sentimentos estticos perante a arte, nem afirmam que tais sentimentos esto nas prprias obras de arte, o que seria absurdo. Mas defendem que os nossos sentimentos estticos so causados por certas caractersticas intrnsecas dos objectos. Assim, o objectivista defende que quando dizemos que um objecto belo, o que sentimos no determinante. Quer o objecto nos agrade quer no, as propriedades que esto na base da beleza existem mesmo nele, ns que podemos ou no ser sensveis a tais propriedades. A beleza no depende, portanto, dos gostos pessoais: um objecto no bonito ou feio consoante nos agrada ou no. Ainda que as coisas belas nos agradem, no por isso que so belas. Acontece apenas que h certas caractersticas intrnsecas a
7

esses objectos que provocam em ns uma sensao agradvel. Em termos populares, isto equivale a dizer que a beleza est nas coisas e no nos olhos de quem as v. O objectivista argumenta que se a beleza dependesse apenas dos nossos gostos pessoais e no das caractersticas dos objectos, seria muito estranho e inexplicvel haver objectos que quase todas as pessoas acham bonitos (ou feios). Haver algum que ponha em causa a beleza do Ave Maria, de Schubert? O objectivista admite que ajuizar um objecto como belo no implica que o objecto seja considerado belo por todas as pessoas que o avaliem esteticamente, pode haver quem no o considere belo.

O que a Arte
A arte uma forma do ser humano expressar as suas emoes, a sua histria e a sua cultura atravs de alguns valores estticos, como a beleza, a harmonia, o equilbrio. A arte pode ser representada atravs de vrias formas, em especial na msica, na escultura, na pintura, no cinema, na dana, entre outras. Aps seu surgimento, h milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantssimo espao na sociedade, haja vista que algumas representaes da arte so indispensveis para muitas pessoas nos dias de hoje, como por exemplo, a msica que capaz de nos fazer felizes quando estamos tristes. Porm ao longo dos tempos as definies dadas de arte tm sido muitas:

Plato e Aristteles dizem que a arte imitao, significando para eles que se imita, descreve ou se reproduz um real objectivo;

A partir da Idade Moderna foi definida como criao, fabricada a partir do artista; Entendeu-se tambm como comunicao, dando importncia a um conjunto de relaes por meio de sinais e de mensagens (estruturalismo);

Jogo, induzindo o homem a participar ldica; da actividade

Depois chamaram produo ideolgica de contedos de ordem social e econmica para os marxistas;
8

Por ltimo Freud atribu-lhe tambm a definio de sublimao, em relao ao desejo e a energia sexual.
Fig. 5. Definies da arte.

Funes da Arte
A arte existe para entreter. Divertir as gentes. Arte que no divertida no merece existir. A sofisticao no est na arte, e sim no consumidor da arte. O artista verdadeiramente independente faz a arte sem pensar no consumidor e, quando no h pblico algum para se divertir com aquela obra, com alguma sorte, o tempo cuida de esperar que o pblico chegue ao ponto em que possa apreciar adequadamente a pobre arte que nasceu estranha ao prprio tempo. A arte apenas arte, obra do artista independente, procura, ou at talvez iamagina, um pblico suficientemente sofisticado que se divirta com ela. Elomar dizia: "eu no fao msica para o povo, se o povo quiser que suba at minha arte". Uma coisa o contedo da obra de arte, outra coisa a forma com que ela chega ao consumidor. Imaginando um pblico igual e uniformemente sofisticado, o que se poderia chamar de mais ou menos divertido? No que diz respeito forma da arte, certamente mais divertida aquela obra que chegar ao pblico da forma mais confortvel possvel para o pblico, pois o conforto prefervel ao esforo. Por conseguinte, a arte defendida de acordo com trs funes: arte pela arte, arte como catarse e arte como evaso. - H quem defenda a arte pela arte e que esta tem valor em si mesma, no olhando a consequncias visa produzir uma obra genuna e realmente artstica. No deve promover princpios ticos e polticos, como tambm propsitos pedaggicos e moralizadores. - J Aristteles acredita que a arte deve estar ao servio da moralidade (arte como catarse). importante que arte exprima ideias morais para os espectadores perceberem
9

que o mundo no feito de rosas e que por isso as tragdias retratadas na arte ajudam o ser humano a ver a realidade da vida, percebendo que para ser feliz e necessrio exercitar as virtudes morais. - Por outro lado os defensores da funo evasiva da arte vem-na como forma de escapar rotina quotidiana, esquecendo os aspectos dolorosos e observando na arte um mundo maravilhoso, ao qual no conseguiramos resistir se apenas vssemos a vida como um inferno.

A dimenso social e humana da arte


ARTE,
SOCIEDADE E CULTURA

A arte, sociedade e a cultura esto interligadas. A arte a manifestao interior do artista, atravs das mudanas da sociedade por ele vividas e que ficaram marcadas na gerao humana, so influenciadas pelos acontecimentos histricos, polticos, econmicos, religiosos e cientficos. Estas so inseridas no contexto cultural da poca em que so vividas e tambm nos perodos futuros da sociedade de modo a que a arte qualidade da arte no seja determinada pelo contexto social.

ARTE E A TRANSFORMAO SOCIAL E TECNOLGICA

A arte est em crise, no s pelo diferente estatuto da arte contempornea comparando com os sculos anteriores, mas tambm por cada vez ser mais difcil distinguir o artstico do no-artstico, os critrios de avaliao e os valores so cada vez mais volteis, isto deve-se aos movimentos vanguardistas no campo da arte e a influncia na produo artstica das inovaes tecnolgicas, nos ltimos dois sculos. A interveno dos movimentos de vanguarda no campo da arte, como o surrealismo e o dadasmo, incentivou a rejeio dos valores estticos vigentes e acentua uma preferncia pelo puro experimentalismo, e assim impediro a consolidao e constituio de um novo sistema de valores. A interveno das inovaes tecnolgicas na produo artstica, atravs dos avanos tecnolgicos e cientficos fez que fosse possvel copiar as obras de arte em
10

grandes quantidades, e assim poderem ser apreciadas por todos atravs de uma fotografia, sem ser necessrio ir a um museu, assim as novas tecnologias esto a competir com os espaos tradicionais da experincia artstica, pondo em risco os direitos de autor. Alguns pensadores reflectem sobre esta mudana e propem uma interveno global para esta nova era da arte. Para alguns tericos a grande questo se a arte deve optar por uma cultura de massas ou uma cultura elitista prpria.

SIGNIFICADO METAFSICO E HUMANO DA ARTE


O significado metafsico da arte pode-se entender por aspectos essenciais da vida

ou condio humana. As obras de arte do-nos uma ideia ou conceito do que a existncia humana, muitas vezes as obras exprimem aspectos dolorosos da existncia humana e essa grandeza trgica em geral toca profundamente a nossa sensibilidade. Um desses casos o pintor Van Gogh, representa na sua obra uma longa interrogao sobre o sofrimento, a marginalizao e a indiferena num meio conservador, individualista e desumanizado. Por significado humano da arte podemos entender o compromisso do artista com a humanidade. As obras de arte no servem s para ser testemunhas da sua poca, mas tambm para criticar o comportamento, as atitudes, modos de ser do ser humano. H artistas que salientam este aspecto, mas no entanto h outros que do traduo sensvel e simblica mentalidade reinante. Na captao de comportamentos atravs das obras de arte pode-se destacar por exemplo a obra de Pablo Picasso, marcada pelas catstrofes do sculo XX, que testemunha de aspectos dolorosos da existncia humana, decurso da guerra civil espanhola onde pela primeira vez na Histria uma populao civil era chacinada sem um objectivo propriamente militar e tambm episdios de tragdia.

Fig. 6. Guernica, de Pablo Picasso.

11

Este quadro de Picasso, inspirado no terrvel bombardeamento de Guernica mostra as monstruosidades cometidas pelos bombardeiros. Este quadro histrico junta vrias imagens poderosas que mostram a agonia que foi aquela guerra. A desgraa vivida por inmeras pessoas nesta guerra exprime a realidade do insuportvel, transmitindo emoes avassaladoras.

Interpretao da obra de arte

GOYA: OS

FUZILAMENTOS DE

DE

MAIO

Pintura: leo sobre tela

Ano: 1808

Local: Montanha do Prncipe Pio

12

Esta obra mostra o momento em que, depois da sublevao dos madrilenos contra os invasores, se procedeu ao fuzilamento em massa dos patriotas que havia lutado com mais afinco. Este terrvel teve lugar em diferentes lugares, mas Goya retrata precisamente o que aconteceu na montanha do Prncipe Pio, onde s quatro da manh caam, sob a descarga de balas, quarenta e trs patriotas. O relato contado por Trucha, criado de Goya, o que melhor descreve a cena captada pelo pintor. Reza assim: no meio de poas de sangue vimos um monte de cadveres, uns de barriga para baixo, outros de barriga para cima, um todo encolhido beijava a terra, outro com as mos levantadas para o cu, pedia vingana e misericrdia. A pincelada solta com que a obra est concebida pe em relevo a rapidez com que deve ter sido executada. A cena, de um grande dramatismo, tem como protagonista a personagem de camisa branca e calas amarelas que os soldados esto prestes a fuzilar. O seu rosto revela uma grande angstia, patenteada pelo franzir das sobrancelhas e da posio da boca, voltada para baixo. O companheiro que est junto dele apresenta um rosto de enorme angstia, pois talvez seja o prximo a morrer.

Concluso
O problema da justificao dos juzos estticos consiste em saber de que depende a verdade desses juzos. Depende do que sentimos ao observ-los ou de caractersticas que esto nos prprios objectos? A esto questo deu-se a resposta do subjectivismo e do objectivismo estticos. Definir arte implicaria explicar o que tm em comum actividades diversas como a pintura, a fotografia, a arquitectura, o cinema, a msica, a poesia, o teatro, a dana, etc. Dada a dificuldade, muitos pensadores consideraram que definir arte tarefa condenada ao fracasso. Contudo, houve ao longo da histria do pensamento vrias concepes sobre o que a arte. Se existem diversas concepes sobre a natureza da arte tambm h mltiplas perspectivas sobre a funo da arte. A arte manifesta-se num contexto histrico e social, sendo por ele influenciada, mas que tambm tem um carcter relativamente intemporal, falando de temas e assuntos que representam aspectos essenciais da condio humana.
13

Apesar de nem toda a obra de arte ter um assunto ou tema, isto , embora haja obras que simplesmente estimulam os nossos sentidos sem transmitirem qualquer mensagem, a verdade que muitas obras de arte tm um assunto que solicita uma interpretao, como o caso do quadro do pintor Goya, Os Fuzilamentos.

Bibliografia
http://www.aartedepensar.com http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A9tica http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte http://www.apostos.com/todos/archives/2005/10/apostador_convi.html http://www.didacticaeditora.pt/arte_de_pensar/acetatos/capitulo12.pdf http://criticanarede.com/estetica.html http://www.giseleleite.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=394672 ARAJO, Joaquim; FREITAS, Lus; ROCHA, Manuela ARS PHILOSOPHICA Filosofia 10. ano. Lisboa: Pltano Editora, 2003. ISBN 972-770-174-4 RODRIGUES, Lus Filosofia 10. ano Volume 2. Lisboa: Pltano Editora, 2008. ISBN 978-972-770-522-1
14

Anda mungkin juga menyukai