Anda di halaman 1dari 7

Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico

Tutorial: Hierarquia da Estrutura dos Sistemas GSM


Sobre o autor Csar Kyn d'vila obteve sua graduao em Engenharia Eltrica em 1992 pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde tambm completou sua formao acadmica com o Mestrado e Doutorado na rea de Telecomunicaes, nos anos de 1995 e 1998 respectivamente. Seus trabalhos acadmicos se concentram em estudos sobre os sistemas celulares com tecnologia CDMA (UMTS, CdmaOne, 1xRTT, 1xEVDO) aplicada s Comunicaes sem Fio. Desde a sua formao como doutor, atua no mercado de telecomunicaes, como consultor em diversas empresas operadoras, fabricantes de equipamentos e prestadoras de servio. Possui grande experincia didtica e ministrou inmeros treinamentos em empresas como Samsung, Motorola, Nortel, Ericsson, Instituto Eldorado, Flextronics, Brasil Telecom, Telemar, Vivo, Claro, Telemig Celular, e outras, bem como cursos de ps-graduao em faculdades. Atualmente ocupa a posio de Diretor de Tecnologia do Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico (CEDET) empresa com projetos com as tecnologias GSM, UMTS e Wi-MAX e atua como pesquisador independente tendo orientado teses e trabalhos cientficos em instituies de renome como Unicamp e Inatel.

Introduo
Toda rede telefnica, seja para oferecer servio mvel ou fixo, deve ter sua estrutura bem projetada, de modo que o encaminhamento de uma chamada chegue de forma rpida e correta a seu destino. Um mau planejamento da estrutura e conseqente mau funcionamento do sistema poderia ocasionar um grande percentual de falhas de encaminhamento. Ou seja, um usurio ligaria para determinado nmero e a chamada cairia em outro local. Este problema, que algumas vezes acontece na prtica, geralmente decorrente de pequenas falhas na implementao dos softwares de processamento de chamadas nas centrais.
_______________________________________________________________________________________ Copyright CEDET Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico 1 Este contedo de propriedade do CEDET e pode ser utilizado livremente desde que citados o autor e o site do CEDET (www.cedet.com.br).

Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico

No caso dos sistemas de telefonia celular, para uma chamada chegar ao destino correto h a necessidade de se realizar um gerenciamento da mobilidade dos usurios uma vez que estes podem se deslocar livremente. Em razo desta particularidade, a estrutura da rede celular mais complexa, pois contemplar uma srie de equipamentos responsveis por esse gerenciamento de mobilidade. Neste contexto, os diferentes nveis de hierarquia so importantes para a correta localizao do usurio. No sistema GSM, a rede subdividida hierarquicamente da seguinte forma: rea de servio GSM rea de servio PLMN rea de servio da MSC rea de localizao (LA) Clulas/Setores

O objetivo deste tutorial descrever esta hierarquia, tpica da tecnologia GSM.

rea de Servio GSM e PLMN


A rea de servio GSM engloba toda a rea geogrfica coberta pelos sistemas GSM, ou seja, formada pela combinao de todos os pases onde um aparelho mvel pode receber o servio. o maior nvel da hierarquia. Hoje a rea de servio GSM engloba centenas de operadoras em mais de 200 pases com uma cobertura praticamente mundial. A rea de servio imediatamente inferior GSM a PLMN (Public Land Mobile Network). Isto significa que a rea de servio GSM composta por vrias PLMNs, como mostra a figura seguinte.

_______________________________________________________________________________________ Copyright CEDET Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico 2 Este contedo de propriedade do CEDET e pode ser utilizado livremente desde que citados o autor e o site do CEDET (www.cedet.com.br).

Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico

De um modo geral, voc pode considerar que uma PLMN uma rede GSM, ou seja, todas as funcionalidades e os equipamentos da tecnologia GSM sero encontrados dentro da PLMN. importante no confundir PLMN com operadora de servio celular. Uma operadora de servio celular pode ter diversas PLMNs.

rea de Servio MSC e reas de Localizao


Descendo mais um nvel na hierarquia das redes GSM, temos que dentro de uma PLMN podem existir vrias reas de servio MSC. A figura seguinte ilustra estas subdivises.

_______________________________________________________________________________________ Copyright CEDET Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico 3 Este contedo de propriedade do CEDET e pode ser utilizado livremente desde que citados o autor e o site do CEDET (www.cedet.com.br).

Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico

A rea de servio MSC (Mobile Switching Center) a jurisdio de um MSC. Um MSC de fato uma central telefnica projetada para a gesto dos processos de uma rede celular. Como sabemos, nas redes de telefonia fixa tambm temos centrais. Entretanto, estas no esto preparadas para lidar com as rotinas, procedimentos e decises que uma rede celular exige como o gerenciamento da mobilidade dos usurios. Descendo mais um nvel, existem diversas LAs (Location Areas) dentro de uma rea de servio MSC.

LA a regio na qual o mvel pode se locomover livremente, sem precisar atualizar sua localizao no HLR (Home Location Register). Toda vez que o mvel mudar de LA, deve relatar o fato ao HLR atravs do envio de uma mensagem na interface area. Esta situao semelhante, por exemplo, ao caso de um filho que informa sua localizao sua me cada vez que chega na casa de um amigo. Assim, toda vez que a me precisar falar com ele, saber onde ele est. Esta funo do HLR o que chamamos de gerenciamento de mobilidade. Na medida em que o mvel obrigado a fazer um registro no HLR a cada vez em que muda de LA, note que o HLR sempre ter uma informao atualizada da localizao do mvel, ou ainda sobre em qual LA ele est. Desta forma, se no ocorrer nenhum problema durante o gerenciamento de
_______________________________________________________________________________________ Copyright CEDET Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico 4 Este contedo de propriedade do CEDET e pode ser utilizado livremente desde que citados o autor e o site do CEDET (www.cedet.com.br).

Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico

mobilidade do usurio, a MSC sempre saber em qual LA est determinada unidade mvel. Note ainda que, quando h uma chamada para um assinante, uma mensagem de busca (paging message) difundida dentro da LA onde o mvel fez seu ltimo registro de localizao. Se o assinante no encontrado na LA de seu ltimo registro, provvel que ele tenha mudado de rea, deslocado-se para uma regio sem sinal ou ainda desligado o aparelho, sem que nenhuma dessas aes fosse reportada ao HLR. Como ltima observao, veja que a figura anterior mostra que uma rea de localizao composta por clulas, que sero o assunto da nossa prxima seo.

Clulas/Setores
Dentro de uma LA podem existir diversas clulas GSM, que so o ltimo nvel da hierarquia. Isso pode ser constatado na figura da seo anterior, mas repetimos aqui por convenincia.

Uma clula pode ser identificada por ser servida por uma nica BTS (Base Transciever Station). So nessas reas que os mveis se relacionam diretamente com o sistema, atravs da interface area.
_______________________________________________________________________________________ Copyright CEDET Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico 5 Este contedo de propriedade do CEDET e pode ser utilizado livremente desde que citados o autor e o site do CEDET (www.cedet.com.br).

Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico

Uma BTS pode ser composta por setores. De fato, nas implementaes prticas de sistemas celulares, geralmente temos BTSs com trs setores, como ilustra a figura seguinte.

Um setor est relacionado a um transmissor de RF (Rdio-Freqncia). Uma coisa muito importante para o usurio celular a rea de cobertura de uma clula. Mas como determinar a rea de cobertura de uma clula ? Existem diversos mtodos para o clculo de cobertura celular, como o mtodo de Okumura/Hata, o mtodo de Lee, COST231 e Ray Tracing. Todos esses mtodos propem equaes que predizem a intensidade do sinal emitido pelas antenas de RF dos setores de uma BTS em um determinado ambiente, levando em considerao as caractersticas da BTS tais como: Tipo de antena utilizada. Potncia de transmisso. Altura da montagem da antena. Localizao geogrfica.

Se o mvel estiver posicionado dentro da cobertura da clula/setor, receber um sinal de RF de intensidade adequada para troca de informaes com o sistema. Se o sinal estiver fraco, dizemos que o mvel no tem cobertura naquele ponto.

_______________________________________________________________________________________ Copyright CEDET Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico 6 Este contedo de propriedade do CEDET e pode ser utilizado livremente desde que citados o autor e o site do CEDET (www.cedet.com.br).

Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico

Consideraes Finais
Neste rpido tutorial, explicamos como a hierarquia da estrutura dos sistemas GSM, composta por: rea de servio GSM rea de servio PLMN rea de servio da MSC rea de localizao (LA) Clulas/Setores

Para aqueles que esto no incio dos seus estudos sobre a tecnologia GSM, aconselho a leitura de outros tutoriais e definies que colocamos em nosso site (www.cedet.com.br).

Autor: Dr. Csar Kyn dvila ltima atualizao em 03/03/2009 Copyright CEDET Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico Este contedo pode ser utilizado livremente desde que citados o autor e o site do CEDET (www.cedet.com.br).

_______________________________________________________________________________________ Copyright CEDET Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnolgico 7 Este contedo de propriedade do CEDET e pode ser utilizado livremente desde que citados o autor e o site do CEDET (www.cedet.com.br).

Anda mungkin juga menyukai