Anda di halaman 1dari 6

FORMAO DE ACORDES

Teoria Musical

Bom, eu vou falar aqui nesse tutorial sobre formao de acordes. Eu pretendo ser bastante claro, e fazer com que todos possam entender sobre formao de acordes. Bom, ento vamos ao que interessa!!!!!! Introduo Antes de qualquer coisa, pra saber montar ou reconhecer um acorde, necessrio saber algumas coisas primeiro: Existem 7 notas naturais que so: C = D D = R E = Mi F = F G = Sol A = L B = Si As notas tambm podem possuir acidentes, que so chamados de Sustenido (#), e Bemol (b). Vamos conhecer as notas com os acidentes: C, C# ou Db, D, D# ou Eb, E, F, F# ou Gb, G, G# ou Ab, A, A# ou Bb, B, C. Esse o ciclo completo das notas, onde ela comea num tom, e termina neste mesmo tom, ou seja, na oitava dela mesma. Mas vale fazer uma observao importante: E# = F, B# = C, Fb = E, Cb = B. Feita a observao, vamos continuar. A formao de acordes baseada na escala diatnica. Como tudo na msica segue uma lgica, com a escala diatnica no diferente. A escala diatnica possui uma frmula que a seguinte: I Tom II Tom III Semitom IV Tom V Tom VI Tom VII Semitom VIII Os nmeros romanos representam as notas. Vamos aplicar a escala diatnica prtica: Escala diatnica de C (D):

Vou dar um exemplo de uma escala diatnica que possui acidentes. Vamos usar a escala de D (R), ento:

OBS: Semitom a menor distncia entra duas notas, e Tom, a soma de dois Semitons. Acho que j deu pra entender sobre escala diatnica n?? Caso voc queira saber a escala diatnica das outras notas, s voc pegar a nota que voc quiser e seguir a frmula que eu passei l em cima.

Intervalos
Bom, agora fundamental que voc saiba sobre os intervalos dos acordes. Os intervalos so as relaes que as notas tem entre si, uma maneira de definir o que uma nota seria das outras, como se fosse uma forma de determinar um parentesco entre elas, como se fossem irms, primas e etc... Segue os intervalos no exemplo de C (D):

OBS: importante dizer que a oitava ou 8 Grau, a repetio da Tnica, s que mais aguda. No caso, quando ouvimos a expresso: uma oitava acima, ou uma oitava abaixo, isso significa que voc tem que fazer a mesma nota s que uma oitava mais aguda, ou mais grave respectivamente. Tem alguns intervalos que tem mais afinidade com a tnica do que outros. o caso da tera (3), quarta (4), quinta (5) e sexta (6). Se voc tocar essas notas juntas, por exemplo, seguindo a tabela acima pegue o C (Tnica), e o E (Tera), ou o C e F (quarta), por exemplo, e toque as duas ao mesmo tempo, e voc vai ver que elas se combinam!!! Experimente colocar no Guitar Pro, duas pistas e colocar um dedilhado de C em uma pista, e um dedilhado de E em outra e coloque elas para tocarem juntas e voc vai ver que as notas se combinam muito!! J no o caso da Segunda e da Stima, que no combinam to bem assim com a tnica. Pode fazer o teste no Guitar Pro pra voc ver!!! Melhor ainda seria se voc colocasse no Guitar Pro todas a notas da tabela acima, com cada uma em uma pista diferente, ou seja, C, D, E, F, G, A, B, e fosse selecionando o C e mais alguma outra nota pra tocarem juntas, e voc vai perceber isso que eu disse.

Trade Dada essa pequena introduo, ento vamos entrar na formao de acordes mesmo!!! Bom pra comear, preciso saber que os acordes so basicamente formados por trades, e como a palavra mesmo j diz, trade as trs primeiras notas do acorde, e com essas trs notas que voc caracteriza o acorde, sendo que as outras notas so apenas a repetio delas mesmas. Existem 4 tipos de trades, sendo elas: Maior, Menor, Aumentada e Diminuta. As frmulas dessas trades so: Trade Maior (Acorde maior): 1, 3 e 5 graus da escala diatnica da nota escolhida. Ex: C = (C, E, G); D = (D, F#, A); E = (E, G#, B) e por a vai. Para facilitar a sua vida, tem uma frmulazinha da trade maior: I 2T III 1,57 V Trade Menor (Acorde menor): 1, 3b e 5 graus da escala diatnica da nota escolhida. Ex: Cm = (C, D#, G); Dm = (D, F, A); Em = (E, G, B) e por a vai. Para facilitar a sua vida, tem uma frmulazinha da trade menor: I 1,5T III 2T V Trade Aumentada (Acorde aumentado): 1, 3 e 5# graus da escala diatnica da nota escolhida. Ex: C(#5) = (C, E, G#); D(#5) = (D, F#, A#); E(#5) = (E, G#, C) e por a vai. Para facilitar a sua vida, tem uma frmulazinha da trade aumentada: I 2T III 2T V Trade Diminuta (Acorde Diminuto): 1, 3b e 5b graus da escala diatnica da nota escolhida: Ex: C = (C, D#, F#); D = (D, F, G#); E = (E, G, A#) e por a vai. Para facilitar a sua vida, tem uma frmulazinha da trade diminuta: I 1,5T III 1,5T V Tambm existem as ttrades, mas isso eu vou falar um pouco mais pra frente.

Dissonncias

Como j vimos, os acordes so formados por 1, 3 e 5, ou seja, tnica, tera e quinta, embora esses intervalos possam vir acompanhados de acidentes. Mas, e aqueles nmeros que aparecem em alguns acordes, aonde eles entram??? exatamente a que entra as dissonncias, que nada mais do que esses nmeros. As dissonncias so todas as demais notas que compe um acorde, ou seja, tudo que no for 1, 3 e 5, dissonncia. Vamos estudar cada uma delas agora!!! Os nmeros 2 e 4 tiram o 3 grau (tera) do acorde. Exemplo: O acorde C2 formado por: C2 = C, D, G (1, 2 e 5). Ou seja ao invs de 1, 3 e 5, foi retirado o 3 e colocado o 2 no lugar dele. O mesmo acontece com o nmero 4!!! Exemplo: D4 = D, G, A (1, 4 e 5). A mesma coisa aconteceu com o nmero 4, foi retirado o 3 pra colocar o 4 no lugar dele. Estes nmeros podem conter + ou na frente do nmero, o que aumenta ou diminui um Semitom no nmero apresentado. Ex: C2- = C, Db, G (1, 2b, 5). Ou ento pode ser um D4+ por exemplo: D4+ = D, G#, A (1, 4#, 5). OBS: Pode acontecer de esses acordes virem com um prefixo no nmero que a sigla sus, s que isso no muda nada. Ex: Csus2 = C2; Dsus4 = D4. OBS2: Somente a sigla sus significa 4. Ex: Csus = C4. O nmero 5 pode ser duas coisas. Somente o nome do acorde e o nmero 5 (exemplo: A5) significa a retirada do 3 do acorde.Exemplo: A5 = A, E (1 e 5) Como vimos no exemplo, a nota acompanhada com o 5, retira o 3 do acorde, deixando apenas o 1 e 5. Esse tipo de acorde uma tcnica muito usada em guitarras com distoro. O nome dessa tcnica Power Chord. O nmero 5 tambm pode ser seguido de + ou -, fazendo com que seja acrescentado ou diminudo um Semitom no 5. Exemplo: C5+ = C, E, G# (1, 3, 5#). Neste exemplo, foi aumentado um Semitom no 5. Outro exemplo: D5- = D, F#, Ab (1, 3, 5b). Neste outro exemplo foi diminudo um semitom no 5. O nmero 6 serve pra acrescentar o 6 no acorde. O nmero 6 tambm pode vir acompanhado de + ou -, o que acrescenta ou diminui um semitom no 6 grau. Ele age da mesma forma que nos exemplos acima, mas eu vou dar um exemplo, s pra num ficar dvida nenhuma. Ex: C6 = C, E, G, A (1, 3, 5, 6). Pelo exemplo da pra ver que a nica coisa que aconteceu foi o acrscimo do 6 ao acorde. Outro exemplo: C6- = C, E, G, Ab (1, 3, 5, 6b). Neste exemplo foi diminudo um Semitom no 6.

O nmero 7 um tanto curioso, e pode confundir a sua cabea, se voc num prestar bastante a ateno. Na verdade o nmero 7 representa o acrscimo do 7 grau no acorde. S que na verdade, num o 7 grau que este nmero acrescenta, e sim o 7b. O nmero 7 pode vir acompanhado por um m, que no altera nada, ou pode vir acompanhado por um M, fazendo assim com que ele v para o 7 de verdade. Exemplo: C7 = C, E, G, Bb (1, 3, 5, 7b). Neste exemplo o 7 bemol, porque ele no tem o M pra fazer com que ele v para o 7 de verdade. J no exemplo a seguir, o 7 mesmo. Veja s: D7M = D, F#, A, C# (1, 3, 5, 7). J neste exemplo, por causa da presena do M no acorde, o 7 NO bemol. Os acordes com stima, so os chamados Ttrades. Ttrades nada mais so do que a trade com o 7grau acrescentado. OBS: C7 o mesmo que C7m, por exemplo. Mas isso se aplica a todas as outras notas com 7.

OBS2: Lembre-se que estes acordes so montados sempre em cima da escala diatnica, ento quando voc for montar um acorde, ou at mesmo enquanto estiver lendo esse tutorial, de suma importncia que voc tenha a escala diatnica de todas as notas em mos!!!! Depois do nmero 7, as notas comeam a se repetir, onde 1 = 8, 2 = 9, 3 = 10 e assim por diante. Os nmeros 9, 11 e 13 entram aqui!!! Os nmeros 9, 11 e 13 s entram no acorde pra acrescentar um novo grau ao acorde. Eles NO fazem substituies como no caso do nmero 2 e 4. Esses nmeros tambm podem ter o sufixo + ou aumentando ou diminuindo o seu valor em 1 Semitom, do mesmo modo como nos nmeros anteriores. Ento por causa disso eu no vou entrar a fundo em cada um desses nmeros. Eu s vou falar por cima sobre eles, j que eles no tm nenhum segredo. Exemplos: D13 = D, F#, A, B (1, 3, 5 e 13), E11 = E, G#, B, A (1, 3, 5 e 11), C9 = C, E, G, D (1, 3, 5 e 9). Como eu disse, eles podem ter um + ou na frente do nmero. Exemplo: D13- = D, F#, A, Bb (1, 3, 5 e 13b), E11+ = E, G#, B, A# (1, 3, 5 e 11#) OBS: Pode ser que os acordes com o nmero 9, 11 e 13 possam vir com um add escrito na frente, mas isso no muda nada!!!

Inverso
Pra terminar, os acordes podem conter inverses. As inverses so mostradas nas cifras por uma / (barra) separando duas notas. A inverso no acorde, serve pra alterar o baixo da nota. Exemplo: A/E. Neste acorde, voc faz um l normal mesmo, s que tocando o baixo na corda E (Mizona), assim como na figura:

Tem outros exemplos bem comuns como: D/F# e G/B. S que como eu estou cansado e com preguia, ento eu no vou colocar a figura desses acordes . Se vocs quiserem, podem dar uma olhada no dicionrio de acodes que tem aqui no site. s ir na pgina inicial do cifras e entrar l pra ver certinho. Quando esses acordes com inverso forem feitos em um nico instrumento, ento necessrio fazer com que a nota mais grave tocada seja o baixo. Mas quando voc estiver tocando em uma banda por exemplo, que tenha algum tocando Contra Baixo, ento voc pode fazer o acorde normal mesmo, sem a inverso, e deixar que o Contra Baixista faa a inverso no Contra Baixo. OBS: S que tem uma coisa importante!!! No caso da Inverso de acorde, o baixo (nota mais grave) precisa fazer parte da ttrade (Tnica, 3, 5 e stima) do acorde para ser considerada realmente uma inverso!!! Por exemplo, no existe o acorde G/A, porque o A a segunda de G. Nesse caso, no estaramos falando de uma inverso de acorde (G/A), mas de uma dissonncia do acorde de A, no caso seria um A4/7(9). Na verdade a nota mais grave do acorde a tnica, porm, quando a tnica deixa de ser a nota mais grave, ento o acorde considerado invertido. Se pegarmos a Tnica do acorde e colocarmos ela uma oitava acima, ento passaremos a ter a Tera do acorde como o baixo do acorde. Se repetirmos o processo, e colocarmos a Tera do acorde uma oitava acima passaremos a ter a Quinta do acorde como o baixo. E se colocarmos a Quinta uma oitava acima, ento teremos o acorde na sua forma original novamente, porm, com uma oitava acima. A melhor forma de entender isso vendo essa figura. Essa figura eu peguei do site GuitarX, pois achei que ela a melhor forma de entender isso que eu acabei de dizer. Observe: No entanto, sempre bom lembrar que, por influncia do Blues e por conveno para facilitar a leitura e improvisao dos acordes, eles so grafado, ainda que erroneamente, segundo alguns doutrinadores, da

forma como vimos como errada (G/A). Mas isso pura conveno extraoficial, ainda aparecendo como escritas alternativas de acordes.

Concluses e observaes finais


Bom, mas espero ter ajudado vocs a entenderem sobre a formao de acordes. sempre bom lembrar que a melhor forma de conseguir montar um acorde de cabea o treino. Quanto mais vocs treinarem montar esses acordes, mais rpido vocs vo monta-los. E lembrem-se tambm, que fundamental que vocs conheam a escala diatnica de todos os tons muito bem, pra conseguir montar esses acordes.

Observaes Finais:
Para entender bem sobre formao de acordes, bom que voc releia este tutorial novamente, pois assim, na segunda vez que voc ler, voc ir entender coisas que no entendeu ou no percebeu quando leu pela primeira vez. Pode acontecer de algumas cifras aparecerem com um omit.Isso significa que ser omitido algum de seus elementos bsicos. Exemplo: C9(omit3). Neste caso um C9 omitindo a tera do acorde.

Anda mungkin juga menyukai