Anda di halaman 1dari 110

ATLAS DE MICROGRAFIAS ELETRNICAS NDICE

Pginas
1 NCLEO2 a 11 2 MEMBRANA CELULAR..12 a 41 3 MITOCNDRIA.42 a 53 4 CENTROLO..54 a 59 5 RETCULO ENDOPLASMTICO LISO... 60 a 65 6 RETCULO ENDOPLASMTICO RUGOSO..66 a 69 7 CITOESQUELETO70 a 73 8 COMPLEXO DE GOLGI..74 a 83 9 LISOSSOMAS.....84 a 91 10 MICROCORPOS...92 e 93 11 GLICOGNIO...94 a 99 12 LPIDE.100 e 101 13 SECREO MUCOSA..102 e 103 14 GRNULOS DE ZIMOGNIO.104 e 105 15 MIELINA.106 a 109 16 CLIOS.110 e 111

As Micrografias Eletrnicas deste Atlas so copiadas da obra :

An Atlas of Fine Structure THE CELL Its Organelles and Inclusions Don W. Fawcett W. B. Saunders Company, Philadelphia and London, 1966

Plasmcito - medula ssea de cobaia. Aumento 25 000 X. No plasmcito, o principal produto de secreo da clula parece no estar concentrado sob a forma de grnulos secretores na regio do Golgi e sim, armazenado no retculo endoplasmtico. Nesta figura, h apenas uma quantidade moderada de material granular fino, mas em outras clulas do mesmo tipo, o retculo pode distender-se. Observe : A membrana externa do envoltrio nuclear com ribossomos. Heterocromatina acolada membrana interna do envoltrio nuclear. Eucromatina. Nuclolo. Grande quantidade de R.E.R. Quantidade moderada de mitocndrias. Responda : Qual a funo desta clula ?

Clula acinar pancretica de morcego. Aumento 22 000 X. Nesta micrografia, se encontra em evidncia o ncleo da clula secretora, com cromatina em forma granular. No campo, observa-se tambm poucos perfs de R.E.R. e mitocndrias. Observe : Dupla membrana do envoltrio nuclear. Poros nucleares (setas). Cromatina rarefeita prxima aos poros evidncia indireta de trocas entre ncleo e citossol. Cromatina granular acolada membrana interna nuclear. Nuclolo (regio mais densa do ncleo) com zona. granular evidente, ao contrrio da zona fibrilar que no est visvel.

Leuccito neutrfilo de medula ssea. Aumento 20 000 X. Os leuccitos so glbulos brancos do sangue, muito ativos na fagocitose de microrganismos. Observe : Ncleo lobulado (em forma de lbulos) desta clula. Neste corte no est visvel a comunicao entre os lbulos, ou um terceiro lbulo, mas em cortes seriados, constatou-se que o ncleo apresenta 3 lbulos. Heterocromatina acolada face interna do envelope nuclear. Regies de eucromatina prximas ao envoltrio nuclear, indicativas de poros nucleares. Nuclolo em um dos lbulos. Centrolos (setas). Complexo de Golgi vesculas claras ao redor dos centrolos. Lisossomos grnulos escuros.

Metfase em espermatcito de galo. Aumento 26 000 X. Esta figura mostra uma metfase num espermatcito em diviso. Observe : Cromossomos condensados, no centro da figura Centrolos nas extremidades da figura de diviso. Quando os centrolos se duplicam, no incio da diviso, os dois pares migram para os polos da clula. Fibras do fuso de diviso microtbulos, convergindo para os centrolos.

10

Espermatozide de camundongo. Aumento 19 000 X. Nesta micrografia observa-se a extrema condensao da cromatina do ncleo desta clula, que est relacionada com a sua funo o espermatozide pelo fato de ser uma clula mvel, que tem que se deslocar por grandes distncias ao encontro do vulo, tem que ser uma clula pequena e leve. Por este motivo, ele tem pouqussimo citoplasma e seu ncleo pequeno e acha-se resumido a um pacote apertado de cromatina rodeado pelo envoltrio nuclear, da a grande condensao da cromatina. Observe : O aspecto de foice do ncleo, tpico de camundongo. No ser humano o ncleo mais arredondado. Pea intermediria do espermatozide com muitas mitocndrias. Para melhor compreenso do espermatozide veja figura pag. 53 - a pea intermediria a que est dentro do retngulo. Massas de substncia pouco corada correspondendo poro lquida do esperma. Responda : Qual a funo desta grande mitocndrias do espermatozide ? quantidade de

12

Membranas no limite entre duas clulas gliais de aneldeo. Aumento 260 000 X. No limite entre duas clulas, evidencia-se a membrana plasmtica de cada uma delas separadas pelo espao intercelular. Observe : Membrana plasmtica de cada clula formada por uma estrutura trilaminar com duas linhas densas e uma menos densa intermediria. Espao intercelular contendo substncia amorfa relativamente homognea. Citoplasma de cada uma das clulas. Responda : Qual a relao entre a estrutura trilaminar da unidade de membrana e a composio qumica conhecida da membrana plasmtica ? Por que nesta micrografia no aparecem ncleo, ou outras organelas celulares ?

14

Microvilosidades em clulas epiteliais do intestino de morcego. Aumento 21 000 X. Nesta micrografia, pode-se observar a luz intestinal (por onde transitam os alimentos) alongada, ladeada pelas clulas intestinais Observe : 4 clulas epiteliais com suas membranas laterais justapostas. Microvilosidades evaginaes da membrana superficial em forma de dedo de luva. Glicoclice externamente aos microvilos na forma de material finamente granular. Mitocndrias. Responda : Qual a composio do glicoclice ? Qual a funo do glicoclice no epitlio intestinal ?

16

Especializaes de membrana no epitlio intestinal de hamster. Aumento 40 000 X. Neste aumento, maior que o da pgina anterior, podemos observar apenas duas clulas, ao invs de quatro. Observe : Microvilosidades Retculo endoplasmtico liso muito desenvolvido no citoplasma apical. Vesculas de micropinocitose na base das microvilosidades. Interdigitaes de membrana. Mitocndrias Parte do ncleo no canto inferior esquerdo. Responda : Qual a funo das microvilosidades no epitlio intestinal ? Qual a importncia das vesculas de micropinocitose no intestino ?

18

Glicoclice no epitlio intestinal de gato. Aumento 65 000 X. O glicoclice,neste aumento maior, apresenta-se como um denso tapete formado por filamentos finos entremeados, cobrindo as microvilosidades. Esta camada de glicoclice observada tanto na superfcie, com nos lados das microvilosidades, por entre elas. No canto inferior direito, onde duas clulas esto prximas, suas microvilosidades so mantidas separadas pelo glicoclice que as reveste. Alm de suas outras funes, o glicoclice pode funcionar como uma barreira para partculas grandes, permitindo a passagem, porm, de partculas coloidais, lpides emulsionados e substncias em soluo que chegam at a superfcie das microvilosidades.

20

Microvilosidades de clula epitelial de intestino de morcego. Aumentos 200 000 X e 240 000 X.

Nestes grandes aumentos pode-se observar melhor detalhes das microvilosidades e do glicoclice. Observe : Microvilosidades com membrana plasmtica e citoplasma finamente granular em seu interior. Glicoclice sob a forma de material filamentoso ramificado. As setas, na figura superior, mostram onde o glicoclice se prende na membrana. Unidade trilaminar de membrana (figura inferior). Responda : Por que na maioria das microvilosidades no se observa a unidade de membrana ?

22

Corte transversal de microvilosidades de clulas epiteliais de revestimento intestinal de gato. Aumento 230 000 X. Este corte foi paralelo superfcie livre das clulas epiteliais. Todas as clulas apresentam, em sua borda livre, evaginaes em forma de dedo de luva denominadas microvilosidades. Observe : Corte transversal das microvilosidades. Estrutura trilaminar da unidade de membrana plasmtica. Citoplasma no interior de cada microvilosidade. Glicoclice que aparece como material finamente granular em contato com as microvilosidades externamente.

24

Especializao de membrana na poro basal das clulas epiteliais do tbulo contorcido distal do rim. Aumento 30 000 X. A regio basal da clula (parte voltada para o tecido subjacente de suporte) apresenta pregas da membrana plasmtica. Estas pregas aumentam a superfcie de contato da clula com o meio extracelular. Observe : Pregas da membrana basal. Compare esta figura de um corte com uma figura tridimensional, num livro texto, das clulas do tbulo contorcido distal, para entende-la melhor. Grande quantidade de mitocndrias bem desenvolvidas. Responda : Qual a vantagem, para a clula, de apresentar pregas na membrana e aumentar a superfcie de contato ? Qual a razo da grande quantidade de mitocndrias ?

26

Complexo unitivo em clulas epiteliais do intestino do hamster. Aumento 70 000 X. Esta micrografia mostra a regio pico-lateral das clulas epiteliais com um complexo juncional ou unitivo. Observe : Componentes do complexo unitivo : znula de ocluso, znula de adeso e desmossoma. Na znula de ocluso observe a ausncia de espao intercelular. Na znula de adeso e desmossoma, o espao intercelular com material granuloso. No citoplasma das duas clulas, material eletrondenso prximo s estruturas do complexo unitivo. Responda : Que tipo de organela existe nas regies eletrondensas do citoplasma prximas ao complexo unitivo ? Qual a funo de cada elemento do complexo unitivo?

28

Desmossoma em clulas epiteliais de bexiga natatria de peixe. Aumento 85 000 X e 95 000 X. Os desmossomas variam um pouco em estrutura em tecidos diferentes. No endotlio dos capilares de bexiga natatria de peixe, aqui mostrado, eles so especialmente grandes e seus componentes esto claramente definidos. Observe : Membranas celulares paralelas e retas na regio do desmossoma. Espao intercelular aumentado e dividido por uma linha fina (na regio do desmossoma). Citoplasma apresentando uma camada eletrondensa homognea e espessa acolada ao desmossoma. Adjacente a esta camada, um emaranhado de filamentos finos. Znulas de ocluso nas duas extremidades do desmossoma. Vesculas de micropinocitose. Responda : Para que servem os desmossomas nestas clulas ? Qual o significado das znulas de ocluso ? Qual a funo das vesculas de micropinocitose neste caso ?

30

Desmossomas em epitlio oral de hamster. Aumento 70 000 X. Hemidesmossomas em epiderme de larva Amblystoma. Aumento 64 000 X.

de

Observe : Maior densidade do citoplasma prximo ao desmossoma. Filamentos citoplasmticos se inserindo no desmossoma. Espao intercelular do desmossoma apresentando estruturas em forma de disco que aparecem como linhas na micrografia. Hemidesmossoma com regio eletrondensa e filamentos apenas no citoplasma da clula epitelial. Responda : Por que o hemidesmossoma aparece s no lado do epitlio ? Qual a funo do material intercelular do desmossoma ? Que tipo de filamentos se ligam aos desmossomas ? Qual a funo destes filamentos ?

32

Especializaes de membrana em msculo papilar de corao de gato. Aumento 78 000 X. Esta micrografia eletrnica mostra os discos intercalares do tecido muscular cardaco. Os discos intercalares aparecem na interface de clulas musculares adjacentes. Observe : Desmossomas (Macula adherens), identificados pelo citoplasma prximo mais eletrondenso, que une as clulas impedindo sua separao durante a contrao. Znula de adeso (fascia adherens) onde se ancoram os filamentos de actina das clulas musculares. Juno comunicante (ou tipo gap) que aqui aparece como Macula occludens porque havia sido erradamente identificada como znula de ocluso. Gros de glicognio (grnulos escuros esparsos). Responda : Para que servem as junes comunicantes nas clulas musculares ? Qual a funo do glicognio nestas clulas ?

34

Pinocitose em clulas endoteliais do capilar do micrdio de gato. Aumento 48 000 X. Evidncia de pinocitose, do tipo visto em clulas vivas em cultura de tecidos, raramente encontrada em micrografias eletrnicas de tecidos fixados. No entanto, nas margens das clulas endoteliais de capilares e de vasos sanguneos maiores, uma dobra fina muitas vezes se projeta em direo luz. Estas dobras marginais podem estar presentes em uma ou duas clulas adjacentes. Podem ocasionalmente ser observadas imagens livres recurvadas dessas dobras que podem contatar a superfcie celular e coalescer at aprisionar uma gotcula de lquido este processo a pinocitose. A sequncia de B a F sugere uma sequncia de englobamento de lquido. A vescula formada parece ento se mover centralmente e uma nova dobra se forma na margem, como indicado em G. Observe : Pinocitose Vesculas de micropinocitose

36

Pinocitose em leuccitos de sangue de salamandra. Aumentos 28 000 X e 26 000 X. Quando se formam dobras de superfcie celular, o ectoplasma (citoplasma perifrico) acompanha estas diferenciaes de superfcie. As dobras parecem ter movimentos ondulantes contnuos, o que poderia facilitar a formao da vescula de pinocitose. Observe : Formao de dobras celulares para originar vesculas de pinocitose (figura superior e inferior). Vescula de pinocitose (Pinocytosis vacuole) que parece ter-se. originado da fuso de duas dobras vizinhas. Responda : Qual a diferena na formao das vesculas de pinocitose e de micropinocitose ?

38

Micropinocitose em capilar do miocrdio de gato. Aumento 41 000 X. Duas clulas delimitam a luz do capilar, visto aqui em corte transversal. A parte mais volumosa de uma das clulas corresponde ao ncleo. Na outra, o corte no passa ao nvel do ncleo. Observe : Vesculas de micropinocitose (setas). Limite entre as duas clulas. Dobra que pode originar vescula de pinocitose. Clula muscular (Muscle). Gros de glicognio (Glycogen) na clula muscular. Responda : possvel se saber se as vesculas de micropinocitose esto transportando lquido do capilar para o msculo ou vice-versa ? Por que este capilar apresenta tantas vesculas de micropinocitose ?

40

Micropinocitose em capilar de miocrdio de gato. Aumento 95 000 X. Em aumento maior, as vesculas de micropinocitose esto bem ntidas. Elas esto se comunicando com a luz do capilar (Capillary lumen) ou com o espao perivascular. De fato, estas clulas fazem transporte nos dois sentidos metablitos do sangue para os tecidos vizinhos e catablitos dos tecidos para o sangue. A formao dessas vesculas para o transporte de substncias aumenta a capacidade de transporte pela clula. Observe : Vesculas de micropinocitose. Clula muscular vizinha com mitocndrias. Responda : Por que as vesculas de micropinocitose tm tamanho to regular ? Que outros mecanismos a clula endotelial do capilar pode utilizar para fazer transporte ?

42

Mitocndrias do tecido Aumento 16 000 X.

adiposo

de

morcego.

As mitocndrias do tecido adiposo pardo so muito numerosas e possuem sistema de membranas internas muito desenvolvido. Esta micrografia de um tecido adiposo pardo, de morcego, em final de perodo de hibernao. Por isso, a maior parte da gordura acumulada j foi gasta e as mitocndrias esto em plena atividade. Observe : Grande quantidade de mitocndrias. Muitas cristas em cada mitocndria. Responda : Qual a necessidade de tanta mitocndria, com tantas cristas, para um morcego, no final da hibernao ?

44

Mitocndrias no crtex da suprarrenal de hamster. Aumento 25 000 X As clulas do crtex da suprarrenal apresentam abundncia de mitocndrias com muitas cristas. Observe : Dupla membrana mitocondrial. Abundncia de cristas mitocondriais. Tbulos mitocondriais (setas) com regulares.

dimetros

Responda : Por que estas mitocndrias apresentam tbulos, alm de cristas ? Por que estas clulas possuem tantas mitocndrias com tantas cristas ?

46

Mitocndrias de pncreas de morcego. Aumento 95 000 X. Graas ao grande aumento, pode-se observar nesta micrografia eletrnica, mais detalhes da estrutura da mitocndria. Observe : Dupla membrana mitocondrial. Cristas mitocondriais. Matriz mitocondrial com aspecto finamente granular. Grnulos escuros na matriz mitocondrial. Responda : O que contm os grnulos escuros da matriz ? Quais so as organelas vizinhas que voc consegue identificar ? Por que nesta micrografia, ao contrrio das anteriores, s aparece uma mitocndria no campo ?

48

Mitocndria do epiddimo de camundongo. Aumento 165 000 X. Compare esta micrografia eletrnica com a da figura anterior. Observe : Aumento da micrografia. Formato da mitocndria. Grnulos densos. Dupla membrana. Cristas mitocondriais.

50

Mitocndrias do msculo cardaco do gato. Aumento 14 000 X. Na maioria das clulas, as mitocndrias esto distribudas ao acaso, mas em algumas clulas, como as musculares, dispem-se de maneira mais ordenada. Aqu elas se dispem alinhadas ao longo das miofibrilas. Observe : Grande quantidade de mitocndrias. Abundncia de cristas mitocondriais. Responda : Por que as clulas musculares precisam de tantas mitocondrias com tantas cristas ? Por que as mitocondrias esto localizadas to prximas das miofibrilas ? Quais as estruturas mitocondriais que voc consegue observar neste aumento ? Quais as clulas que voc conhece que possuem muitas mitocndrias ? (Cite mais 3 tipos ).

52

Espermatozide do epiddimo de morcego. Aumento 96 000 X. Observe na fotomicrografia pequena, direita, a estrutura do espermatozide. O espao delimitado pelo retngulo aparece na micrografia eletrnica que ocupa quase toda a pgina. Observe : Na figura menor, as partes do espermatozide cabea, pea intermediria e cauda. Na micrografia eletrnica, abundncia de mitocndrias que se dispem de maneira espiralada na pea intermediria. Fibrilas centrais no centro da pea intermediria. Responda : Por que a figura menor uma fotomicrografia e a maior uma micrografia eletrnica ? Por que a pea intermediria possui tantas mitocndrias ?

54

Centrolos no epitlio intestinal de embrio de galinha. Aumento 41 000 X. Abaixo da superfcie do epitlio pode-se aqui evidenciar um par de centrolos. Observe : Disposio perpendicular tpica do par de centrolos. Outras organelas como : mitocndrias, ribossomos livres, ncleo, microvilosidades.

56

Centrolos : figuras a e b Megacaricito de cobaia. Aumento 56 000 X. c Clula mesenquimal de embrio de galinha. Aumento 80 000 X. d Clula de tumor asctico. Aumento 69 000 X. Nestes diferentes tipos celulares pode-se identificar centrolos e corpsculo basal em diferentes tipos de orientao de corte. Observe : Centrolos em corte longitudinal e transversal. Em corte transversal, a estrutura tpica de um centrolo, formada por trades de microtbulos. Na figura c, um corpsculo basal aonde se insere um clio e microtbulos do citoplasma se inserindo no corpsculo basal (seta). Na figura maior, o par de centrolos, estruturas densas prximas (satellites), microtbulos que se inserem nos centrolos e nos satlites.

58

Centrolos : Pncreas de embrio de galinha. Aumento 180 000 X . Ilhota pancretica de peixe. Aumento 130 000 X. Nestes dois cortes, transversal e inclinado e com aumentos maiores, pode-se observar melhor a composio dos centrolos. Observe : Em corte transversal, as nove unidades compostas de 3 microtbulos (a, b, c). Cada unidade chamada de trade. Na figura inferior, metade das trades est pouco ntida, talvez devido a um corte inclinado.

60

Retculo endoplasmtico Liso em fgado de hamster. Aumento 21 000 X. A clula heptica responde administrao de certas drogas lipossolveis aumentando a quantidade de retculo endoplasmtico liso (R.E.L.) ou agranular. Concomitantemente, ocorre aumento significativo das enzimas que metabolizam drogas. Estas mudanas so interpretadas como adaptaes para elevar a eficincia heptica na eliminao dessas drogas. Esta figura mostra uma clula heptica de hamster aps 3 dias de jejum, que recebeu injees dirias de 80 mg de fenobarbital/kg de peso. O glicognio, normalmente presente na clula heptica, foi totalmente esgotado durante o jejum e nota-se o R.E.L. bastante desenvolvido. Assim, uma das funes do R.E.L., no fgado parece ser a degradao enzimtica e a eliminao de drogas lipossolveis. Tambm est envolvido no metabolismo de colesterol, alm de outras funes ainda no completamente esclarecidas. Observe : Abundncia de R.E.L.(Agranular Reticulum). Parte de um ncleo. Mitocndrias.

62

Retculo endoplasmtico liso em msculo de bexiga natatria de peixe. Aumento 22 000 X. As clulas do msculo estriado possuem retculo endoplasmtico liso abundante e formando um sistema elaborado e ordenado que se dispe por entre as miofibrilas. Pelo fato deste R.E.L. se encontrar na clula muscular chamado tambm de retculo sarcoplasmtico. Observe : Abundncia de R.E.L. Disposio ordenada do R.E.L. Responda : Qual a funo de R.E.L. na clula muscular ? Quais as outras funes do R.E.L. ? Por que no aparecem, nesta micrografia, os ncleos das clulas ?

64

Retculo endoplasmtico liso em bexiga natatria de peixe. Aumentos 30 000 X e 69 500 X. Em maior aumento, observa-se a riqueza e a complexidade do R.E.L. nas clulas musculares Observe : R.E.L. da clula muscular com morfologia diferente da maioria dos retculos das outras clulas. Responda : Por que nas clulas musculares o retculo endoplasmtico liso tem morfologia diferente ?

66

Retculo endoplasmtico rugoso na clula acinar pancretica de morcego. Aumento 25 000 X. Nesta figura so observadas, em duas clulas adjacentes, extensos sistemas concntricos de cisternas do retculo, rigorosamente espaadas. Esta disposio do R.E.R. tipica deste tipo de clula, no sendo muito comum em outros tipos celulares. Observe : Cisternas do retculo endoplasmtico rugoso (R.E.R.). Limite entre as duas clulas. Locais de transio para o retculo mais dilatado por acmulo de secreo em seu interior (setas). Responda : De acordo com a morfologia deste tipo de clula, qual seria sua funo ?

68

Retculo endoplasmtico rugoso em clula acinar pancretica de morcego. Aumento 80 000 X. Nesta figura o retculo endoplasmtico de duas clulas adjacentes visto em grande aumento, permitindo comparao entre a superfcie do retculo e das membranas plasmticas. Observe : R.E.R. Membranas plasmticas. Ribossomos ligados ao retculo. Ribossomos livres (setas). Responda : Qual a diferena entre as membranas plasmticas e do R.E.R. ? possvel se identificar a parte interna do retculo onde lanada a secreo ?

70

Tonofilamentos na clula da epiderma da larva de Petromyzon fluviatilis. Aumento 80 000 X. Esta uma clula basal da epiderme de lampria. Em certos tipos celulares, como este, os tonofilamentos agregam-se em grande quantidade no citoplasma. Na maioria das clulas, estes filamentos encontram-se esparsos. Observe : Tonofilamentos, ou filamentos intermedirios. Lmina basal do epitlio (Basal Lamina). Responda : Qual a natureza qumica dos tonofilamentos ? Qual a funo dos tonofilamentos ?

72

Tonofilamentos em epiderme de larva de Petromyzon fluviatilis. Aumento 83 000 X. Em grande aumento, os tonofilamentos aparecem como perfis alongados ou como forma de pontos, dependendo da orientao do corte. Observe : Tonofilamentos em corte transversal ou inclinado. Microtbulos (setas).

74

Complexo de Golgi em epitlio do epiddimo de rato. Aumento 9 500 X. Este corte horizontal (paralelo superfcie) de clulas epiteliais do epiddimo. O corte atingiu as clulas na regio supranuclear, por isso, a maioria dos ncleos no visvel. Observe : Complexo de Golgi com sculos achatados. Grnulos de secreo com tamanho e contedo heterogneos. A delimitao precisa entre as clulas. Ncleo de uma das clulas. Responda : Como se explica a heterogeneidade dos grnulos de secreo ?

76

Complexo de Golgi em epiddimo de coelho. Aumento 18 000 X . Nesta micrografia eletrnica, pode-se observar, em maior aumento, uma das clulas vista na micrografia anterior. Observe : Complexo de Golgi muito desenvolvido. Sculos achatados e paralelos do complexo de Golgi. Grnulos de secreo (vesculas negras). R.E.L. extenso. Vesculas menores e claras que no se sabe se brotaram do complexo de Golgi ou se fazem parte do R.E.L.

78

Complexo de Golgi em glndulas intestinais de camundongo. Aumento 54 000 X. Em aumento maior pode-se observar mais detalhes dos componentes do Complexo de Golgi. Observar : As pilhas de vesculas do complexo de Golgi. Pequenas vesculas associadas face convexa do Golgi. Na face interna (cncava) do Golgi as vesculas mais dilatadas contendo material granuloso (setas). Grnulos de secreo de tamanho e contedo variveis. Responda : Pode-se diferenciar a face formadora (cis) da face produtora (trans) do complexo de Golgi ? Por que as vesculas da face cncava esto mais dilatadas ?

80

Complexo de Golgi no epiddimo de camundongo. Aumento 15 000 X. Nesta micrografia eletrnica, de pequeno aumento, pode-se observar vrias clulas com seus complexos de Golgi. Foi utilizada soluo de smio, como contrastador eletrnico que se depositou apenas nas cisternas mais externas do complexo de Golgi. Observar : Complexos de Golgi com contraste de smio nas duas ou trs cisternas mais externas. Algumas mitocndrias. Responda : Qual o significado da deposio seletiva de smio ?

82

Micrografia ptica de epiddimo de cobaia. Aumento 430 X. No centro da figura podemos observar um corte transversal do tbulo epididimrio. Este tubo formado por uma parede e uma luz interna. A parede constituda por epitlio cujas clulas so prismticas. Observe : Ncleos das clulas prismticas em negro Imagem negativa clara do complexo de Golgi em posio supranuclear. Restos de espermatozides na luz do tbulo. Responda : Por que dizemos que esta uma micrografia ptica ? Qual a diferena, em detalhes observveis, entre esta micrografia e as micrografias eletrnicas ? O que uma imagem negativa ?

84

Lisossomas em clulas do crtex da suprarrenal de hamster. Aumento 29 000 X. Nesta micrografia eletrnica, pode-se observar vrios lissossomas com aspecto heterogneo, alm de outras organelas. Observe : Lissossomas heterogneos no contedo e tamanho, com membrana envolvente. Complexo de Golgi. Mitocndrias com dupla membrana, cristas e tbulos. R.E.R. pouco abundante. Responda : Como so classificados lissossomas de aspecto heterogneo ?

86

Lissossomas em clulas do fgado de hamster. Aumento 22 000 X Este animal foi tratado previamente com fenobarbital para que houvesse acmulo de R.E.L., mas evidenciouse muito bem os lissossomas, tambm. O canalculo biliar esquerda (Bile Canaliculus) tem apenas a funo de drenar as secrees e produtos desta clula para que se dirijam vescula biliar e se acumulem na bile. Observe : Lissossomas secundrios (Lysosomes) com contedo heterogneo em seu interior. Grande quantidade de R.E.L. Mitocndrias. Alguns perfs de R.E.R. Responda : Qual o significado destes lissossomas nas clulas hepticas ?

88

Lissossomas em clulas de fgado de hamster. Aumento 25 000 X. Nas duas micrografias pode-se observar em detalhes a estrutura de lissossomas e do R.E.L. Observe : Lissossomas heterogneos. Em seu interior alguns com material escuro envolvido por outro mais claro. R.E.L. abundante. Mitocndrias.

90

Grnulos de leuccitos eosinfilos de gato. Aumento 27 000 X. Os eosinfilos so clulas especializadas na fagocitose do complexo antgeno-anticorpo. Os grnulos eosinfilos (se ligam ao corante cido eosina) desta clula nada mais so do que lissossomos primrios. O material fagocitado, pelos eosinfilos, digerido quando se funde aos lissossomos primrios que contm enzimas lticas. Esta micrografia eletrnica mostra estes lissossomos primrios em grande aumento, com material cristalizado em seu interior. o chamado internum que se apresenta sob a forma de um cilindro, conforme mostram os cortes longitudinal e transversal. Observe : Lissossomo primrio em corte transversal longitudinal. Material cristalizado no interior do lissossomo. e

Responda : Qual a diferena morfolgica entre lisossomos primrios e secundrios ? O internum est sempre presente no lisossomo primrio ?

92

Microcorpos em fgado de hamster. Aumento 27 000 X. Nesta micrografia aparecem muitos microcorpos. Nesta espcie, o cristalide (seta) uma placa densa e fina, muitas vezes torcida ou dobrada sobre si mesma. A forma do cristal nos microcorpos do rato totalmente diferente. Os microcorpos ou peroxissomos caracterizam-se por terem enzimas oxidativas envoltas por membrana. Observe : Microcorpos com cristalide interno. Mitocndrias. R.E.R. Ribossomos livres. Gros de glicognio. R.E.L.

94

Gros de glicognio em clula heptica de hamster. Aumento 63 000 X No fgado de animais aps jejum de 3 dias, o R.E.L. est particularmente concentrado nas reas de glicognio residual. Nesta figura, agregados de partculas de glicognio de vrios tamanhos, localizamse por entre os tbulos do retculo. Esta associao, segundo vrios autores, pode ter uma funo especfica na degradao do glicognio. Estudos bioqumicos, sobre as enzimas envolvidas na sntese e degradao do glicognio, indicam que elas se encontram, tanto livres na matriz, como firmemente ligadas s partculas de glicognio. Observe : Gros de glicognio agrupados como amoras. Mitocndrias. R.E.L. Responda : possvel distinguir, numa micrografia eletrnica, gros de glicognio de ribossomos livres ?

96

Glicognio em msculo cardaco de gato. Aumento 67 000 X. Glicognio uma importante fonte de energia para a contrao do msculo cardaco. A maior parte do glicognio est localizado no sarcoplasma (citoplasma) entre as fibrilas, nas vizinhanas do R.E.L., mas aparece tambm nas miofibrilas, formando fileiras enre os miofilamentos. Parece ser mais abundante na banda I que na banda A. No se sabe se este fato tem algum significado fisiolgico, ou se o glicognio aparece mais na banda I simplesmente por haver mais espaos entre os filamentos mais finos. Observe : Grnulos de glicognio esparsos. Banda I e banda A. Linha Z. Fragmentos de R.E.L. e de mitocndrias esquerda da figura.

98

Msculo cardaco de gato. Aumento 26 000 X. Observe a proximidade do msculo cardaco com o capilar que aparece no centro do campo. Neste capilar observa-se grande quantidade de vesculas de micropinocitose. Observe : Bandas A e I. Linha Z. Sarcmero. Grnulos de glicognio. Mitocndrias. Capilar. Responda : Por que este capilar, prximo clula mscular, mostra tantas vesculas de micropinocitose ?

100

Incluso de lpides em msculo cardaco de gato Aumento 47 000 X. frequente encontrar acmulo lipdico prximo s mitocndrias do msculo cardaco. Isto se explica porque as principais enzimas envolvidas no metabolismo dos triglicrides so encontradas nessas organelas, o que vem comprovar a utilizao de energia a partir de lpides pelo msculo e o papel que as mitocndrias a desempenham. Observe : Gotculas de lpide. Parte de mitocndrias (Mitochondrion). Grnulos de glicognio. Bandas A e I. Linha Z.

102

Produto de secreo da clula caliciforme da enguia. Aumento 5 000 X. A clula caliciforme do epitlio intestinal uma glndula mucosa unicelular que tem essa forma, devido ao acmulo de gotculas de muco no citoplasma apical. Elas ficam apertadas preenchendo toda a regio apical da clula, excluindo qualquer outra organela ou incluso. As gotculas de muco variam na forma e densidade, geralmente as menores sendo mais escuras. Ao sair do complexo de Golgi cada gotcula tem sua prpria membrana envolvente, mas esta membrana difcil de se identificar conforme a gotcula se dirige para a superfcie. A expulso da secreo se d em grandes massas de gotculas. Observe : Gotculas de muco sendo expelidas na regio apical da clula. Luz intestinal. Compare esta M.E. com um esquema da clula caliciforme, num livro texto, para melhor compreenso.

104

Secreo das clulas acinares pancreticas de morcego. Aumento 30 000 X. As clulas acinares pancreticas produzem uma secreo tipicamente excrina. Os grnulos de zimognio (gros de enzima) se acumulam no citoplasma apical destas clulas. Nesta micrografia eletrnica aparecem como grnulos grandes esfricos e densos. Embora estes grnulos sejam envolvidos por membrana, nesta M.E. est difcil identific-la. Observe : Gros de zimognio. Luz da glndula (lumen). R.E.R. Ribossomos livres.

106

Fibra mielnica do nervo citico de camundongo. Aumento 53 000 X. Na fibra nervosa mielnica, aqu observada, o axnio e sua bainha de mielina esto envolvidos pelo citoplasma da clula de Schwann que apresenta um grande ncleo. Pode-se observar tanto o mesaxnio externo, como o interno. Observe : Clula de Schwann na maior parte do campo. Ncleo da clula de Schwann. Mesaxnio externo (acima da palavra Myelin). Axnio (Axon) em corte transversal. Mesaxnio interno (linha entre Axon e Myelin). Colgeno (Collagen) do tecido conjuntivo envolvente.

108

Fibra mielnica do nervo citico de camundongo. Aumento 193 000 X. Em maior aumento, pode-se observar a estrutura trilaminar de membrana das duas membranas acoladas do mesaxnio externo. Pode-se observar tambm, as linhas mais escuras entre as duas membranas justapostas que se enrolaram. Observe : Axnio em corte transversal. Mesaxnio interno (Inner mesaxon) membranas se acolando na regio inferior. Bainha de mielina (Myelin). Mesaxnio externo (Outer mesaxon).

com

as

110

Clios do aparelho respiratrio de mexilho. Aumento 110 000 X. Neste corte transversal de vrios clios, muito prximos, pode-se observar bem sua estrutura. Individualize um clio para estud-lo. Lembre-se que cada clio tem na sua base um corpsculo basal (aqu no visvel), com a estrutura de 9 trades de tbulos perifricos, sem o par central. Estes corpsculos controlam a organizao dos clios. Sua morfologia semelhante dos centrolos. Observe : Membrana do clio. Matriz citoplasmtica. 9 pares de microtbulos perifricos e 1 par central. Responda : Por que o corpsculo basal do clio no est visvel ?

Anda mungkin juga menyukai