Anda di halaman 1dari 2

ASN - Agncia Sebrae de Notcias - DF 01/09/2006 - 16:50

Consultor d dicas para montar supermercado de sucesso


Na Feira do Empreendedor, que acontece at domingo (3) em Porto Alegre, palestras de ex-supermercadista tm atrado bom pblico
Margareth Loureno, enviada especial da ASN

Um dos comrcios mais comuns no interior do Pas e no entorno das grandes cidades costuma ser o mercadinho, o armazm ou a fruteira. Muitos so montados em espaos improvisados como garagens. Mas assim como surgem com facilidade, desaparecem porque os

Elias Eberhardt

empreendedores no tm a mnima noo de como administr-lois e at porque, na maioria das vezes, copiaram a idia de outro

empreendimento. Para ensinar tcnicas indispensveis para o sucesso desses negcios, o consultor Clvis Polese oferece um total de oito palestras, repetidas em diversos horrios, dentro da programao da Feira do Empreendedor, que acontece at domingo (3), no Centro de Exposies da Federao das Indstrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre (RS).
Consultor Clvis Polese ministra oito palestras com orientaes prticas para quem quer virar dono de supermercados

As palestras, assim como todas as capacitaes oferecidas no evento so gratuitas. Com temas como 'Supermercado: origem, conceitos, e as principais atribuies do gerente', 'Como formar uma boa equipe' ou 'Como alcanar sucesso com supermercado', Polese tem garantido a lotao de suas palestras. O consultor atua na rea h 30 anos. Por 16 anos, foi supermercadista e scio-fundador da Associao Gacha de Supermercados. "Como proprietrio, paguei caro por muitas coisas que fiz errado e tive que aprender sozinho".

H uma dcada criou uma firma de consultoria e em 2000 lanou no Rio Grande do Sul, a 'Expo Supermercados'. Trata-se de uma feira montada em forma de supermercado. O evento itinerante est na sexta edio e todo ano montado na capital e em seis cidades do interior. Pela primeira vez, ele trouxe esta exposio para dentro da Feira do Empreendedor. Em um espao de 400 metros quadrados, foi montado o supermercado-modelo. Assim, as suas palestras so demonstradas na prtica.

Dicas

O consultor ensina que o supermercadista, independente do tamanho do negcio deve estar preparado para "alcanar a maior rentabilidade possvel de maneira simples e adequada". Para isso, ele diz que h alugns pontos chaves para o supermercado nota 10. So eles: bom atendimento, limpeza, preo, qualidade e variedade, organizao das gndolas, preos legveis e visveis, confiana, proximidade do consumidor, estacionamento e segurana.

Para quem inicia um pequeno negcio, ele esclarece que a lucratividade semrpe vai estar entre 3% e 5% do valor investido. "O

www.interjornal.com.br

asn.interjornal.com.br

comerciante precisa estar com os ps no cho e no pensar que sair lucrando, apesar do setor de alimentao ser lucrativo precisa dedicao total". Ele lembra que no h folga nos fins de semana e feriado. "So nesses dias que os pequenos comrcios faturam mais", ressalta.

A apresentao dos produtos, que devem estar dispostos de forma vertical e no empilhados na horizontal so detalhes importantes enfatizados por ele. "A embalagem colorida agrada o cliente, bem como preos bem legveis", destaca. Na aparncia dos produtos, o consultor chama ateno para os hortifrutigranjeiros que a cada dia atraem mais clientela, precisam ser sempre de boa qualidade e com preos atrativos". A questo do preo um dos captulos mais detalhados na palestra. At a forma de conduzir o cleitne no supermercado induz ao consumo.

O entrada tem que ser sempre pela direita. "Tem mercado que o cliente entra pelo meio da loja ou simplesmente por qualquer parte". Logo na primeira gndola, devem estar expostas as ofertas ou promoes, o que cria no comprador a sensao de que far boas compras. Produtos como arroz e feijo jamais devem estar logo na entrada do estabelecimento. Devem ser colocados no meio, depois do cliente j ter passado por algumas gndolas, como de enlatados. Para estabelecer o preo de venda das mercadorias, o ideal acrescentar o valor dos impostos sobre o valor do custo e ento calcular o preo de venda, ensina.

Para ter idia de quanto seu negcio vai ter de lucro, o consultor informa que o aougue representa 20% da venda total de um supermercado, derivados de leite e embutidos 12%, hortifrutigranjeiros 10% e fiambreria 6%. A padaria representa 12%. Mas para isso preciso oferecer po quente a toda hora. "O comerciante deve manter a boa qualidade e estar atento aos perecveis que so os produtos que garantem a lucratividade", explica.

Para quem no do ramo e decide investir no negico, ele diz que o ideal comear em um espao de at 100 metros quadrados. O retorno ser sempre proporcional ao investimento, mas na margem dos 3% a 5%, refora Clvis Polese. Ele ainda ressalta que o maior problema do empresrio ainda trabalhar com amadorismo. "Nos pequenos emprrendimentos costumamos constatar um total de 80% de vendas a prazo e 20% vista, quando o ideal exatamente o contrrio". Alm disso, ele lembra que o empreendedor no deve vender a prazo sem garantias, como costuma acontecer. "A venda fiada empurra as empresas para o desaparecimento", alerta.

Servio: Sebrae no Rio Grande do Sul (51) 3216-1006 Agncia Sebrae de Notcias (61) 3348-7494 Clvis Polese - (51) 3333-3272 www.exposupermercados.com.br

www.interjornal.com.br

asn.interjornal.com.br

Anda mungkin juga menyukai