Anda di halaman 1dari 15

Gesto de Projetos na Construo Civil:

Uma viso introdutria

Eduardo M. Arantes, M.Sc., Dr. Paulo Andery, M.Sc., Dr. Depto. de Engenharia de Materiais e Construo

Engenharia Simultnea x Projeto Simultneo


O que seria Engenharia Simultnea ? O que seria Projeto Simultneo ? Qual a relao entre eles ?

Engenharia Simultnea inovao gerencial para integrar produto e processo


Engenharia Simultnea: uma abordagem sistemtica para integrar, simultaneamente projeto do produto e seus processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Essa abordagem buscada para mobilizar os desenvolvedores (projetistas), no incio, para considerar todos os elementos do ciclo de vida da concepo at a disposo, incluindo controle da qualidade, custos, prazos, e necessidades dos clientes (institute for Defense Analysis IDA (1988) apud (SCPD,2002).

Aspecto central da E.S. - Equipe multidisciplinar


Pesquisas de mercado; Identificao de oportunidades; Estratgias de marketing; Programas de necessidades; Projetos do produto (altos investimentos e tempo integral); Parcerias indstria/fornecedores; Caracterizao da produo; Fabricao de prottipos; Simulao de desempenho do produto e do processo.

Engenharia Simultnea Estratgia competitiva

Engenharia Simultnea Estratgia competitiva

Empreendimentos em vrias indstrias/aplicabilidade da E.S.

Caracterstica da indstria da construo: agentes independentes/fragmentados

Transposio do modelo de E.S. para o setor da construo


Como fica o setor de construo frente s inovaes gerenciais da E.S. ? O que de fato pode ser aproveitado para melhorar o setor de construo ? Como conciliar reduo global de tempo das etapas de projeto e os aspectos de qualidade dos empreendimentos de construo?

preciso, primeiramente, conhecer as diferenas entre o ambiente de projeto na construo de edifcios e na indstria seriada

Continua

Outras diferenas entre o ambiente de projeto na construo de edifcios e na indstria seriada

(Fabrcio et al,1998) 10

Apesar das diferenas... preciso valorizar o projeto

11

(a) implicaes do projeto no ciclo da qualidade; (b) agentes e etapas a serem consideradas no desenvolvimento da qualidade durante o projeto.

Alm disso...
preciso perceber que a simples existncia de sistemas de gesto da qualidade nos diversos agentes no garante a gesto da qualidade do empreendimento, e a gesto da qualidade do empreendimento no pode ser tratada como uma questo interna de cada um dos agentes participantes. preciso que tais sistemas e a atuao de cada integrante do processo de produo sejam integrados de forma a garantir um todo harmnico e coerente (Fabrcio, 2002).

12

Propostas para o setor de construo baseadas nos princpios da E.S.

13

Proposta para desenvolvimento do processo de projeto de forma integrada

14

Modelo do CTE para subsidiar SGQ em empresas de projeto


Fase I Viabilidade do produto a partir das necessidades do mercado. Fase II Caracterizao do produto: ambientes, processos construtivos, formas e geometria. Fase II Projeto do produto com a participao de todas as especialidades nos 5 nveis. Fase IV Entrega do projeto Fase V Projeto as buit Fase VI Acompanhamento do projeto na obra Fase VII Avaliao ps-ocupao do produto.

15

Proposta para a sequncia do projeto (fases III e IV)

(Melhado, 1994)
16
( Fabricio et. al, 1998)

Projeto Simultneo
Trata-se de uma proposta de realizao precoce e concomitante das especialidades de projeto: uma adequao/simplificao da ES para o setor de construo. Um modelo de gesto que busca convergir, no processo de projeto, os interesses dos diversos agentes participantes do ciclo de vida do empreendimento, considerando precoce e globalmente as repercusses das decises de projeto na eficincia dos sistemas de produo e na qualidade dos produtos gerados, envolvendo aspectos como construtibilidade, habitabilidade, manutenibilidade, e sustentabilidade das edificaes (Fabrcio, Melhado, 2001).
17

Projeto Simultneo - Diretrizes


Transformaes na cultura dos agentes - Cooperao tcnica entre projetistas, construtores e promotores.

Coordenao precoce e desenvolvimento em paralelo das diferentes especialidades de projeto/produto.

Apropriao de novas tecnologias de informtica e telecomunicaes

18

(adaptado de Fabricio, 2002)

Possibilidades de cooperao simultnea entre projetistas e outros agentes da construo


Mercado e/ou demanda social

(Localizao, modelagem financeira, levantamentos de mercado, corretores) interface projeto construo (acompanhamento das obras e projeto as built) retroalimentao execuo projeto;

interface usurio - cliente (retroalimentao de desempenho - ps-ocupao).

19

(adaptado de Fabricio, 2002)

Coordenao de projetos

interface i2

(Melhado, 1994)
20

Coordenao de projetos

objetivos centrais

A coordenao deve fomentar a interatividade na equipe de projeto e melhorar a qualidade dos projetos; A coordenao deve garantir que as solues tcnicas de projeto sejam compatveis e congruentes com as necessidades do cliente; A coordenao de projetos deve considerar a cultura construtiva das empresas de construo no processo de projeto.
21

Coordenao de projetos

Diretrizes

22

Novaes et al (2003):

Coordenao de projetos
Planejamento do processo de projeto: estabelecer parmetros para o desenvolvimento dos projetos, definir os escopos de projeto, etapas dos projetos, planejar custos e prazos para os projetos. Gesto do processo de projeto: gesto e coordenao das solues de projeto desenvolvidas

23

Gesto do processo de projeto


Gesto de custo: controle de custos de desenvolvimento dos projetos; Gesto do prazo: controlar e adequar os prazos e cronogramas de desenvolvimento das etapas e especialidades de projeto; Gesto stricto sensu : fomentar e garantir a qualidade das solues tcnicas adotadas nos projetos; Gesto do escopo: validar os projetos e as etapas de desenvolvimento; Gesto da comunicao: fomentar a comunicao entre os participantes do projeto e coordenar as solues das vrias especialidades; Gesto das interfaces: coordenar as interferncias entre diferentes projetos; Gesto integrada projeto-obra: integrar as solues de projeto com o processo de produo do empreendimento.
24

Fabrcio (2002):

Coordenao de projetos

sub-diviso

25

Fontenelle (2002) apud Novaes et al. (2003)

Coordenador de projetos

conhecimentos

tcnicas e processos de projeto pertinentes s vrias disciplinas envolvidas (arquitetura, paisagismo, fundaes, estruturas, sistemas prediais, frmas, vedaes, etc.); normas tcnicas, legislao federal, estadual ou municipal, cdigos de construo e padres das concessionrias locais de servios pblicos (gua, esgoto, energia, telefone, gs, TV a cabo, etc.); tecnologia construtiva em curso e inovaes tecnolgicas no segmento de edificaes; tcnicas de planejamento, programao e controle de projetos; informtica e gesto de informao.
26

Coordenador de projetos

habilidades

esprito de liderana; facilidade de comunicao; disciplina para sistematizar e documentar as reunies com projetistas e as trocas de informao; ateno aos detalhes e capacidade de avaliar a qualidade das solues e a compatibilidade entre as vrias partes do projeto.

27

Coordenador de projetos
Para a escolha do coordenador deve-se considerar: A estratgia competitiva A capacidade tcnica e gerencial As caractersticas do empreendimento.

28

Modelos de coordenao (arquiteto, construtora ou profissional externo)

29

Fabrcio (2002):

Escopo de servios para a coordenao de projetos Etapa: idealizao do produto

30

10

Escopo de servios para a coordenao de projetos Etapa: anlise de viabilidade

31

Escopo de servios para a coordenao de projetos Etapa: formalizao

32

Escopo de servios para a coordenao de projetos Etapa: detalhamento

33

11

Escopo de servios para a coordenao de projetos Etapas: Planejamento e execuo de obras e ps-ocupao do empreendimento

34

Coordenador de projetos e Coordenao de obras (algumas interfaces)

35

Fabrcio et al. (2004)

Coordenador de projetos e Gesto da informao Possibilidades do fluxo de informaes

36

Fabrcio et al. (2004)

12

Tecnologia da informao e Coordenao de projetos


Novas possibilidades de telecomunicaes e integrao distncia devido ao avano da informtica

Formao de redes de colaborao entre profissionais (extranets de projeto) Desafio: Desenvolver processos de gesto eficazes para apoiar o processo de troca de informao
37

Coordenao de projetos/TI - Possibilidades de interao


1. entre as ferramentas de clculo e apoio ao projeto; 2. entre projetistas e suas ferramentas; 3.entre membros da equipe; 4.entre disciplinas e coordenao; 5.entre etapas de desenvolvimento do projeto; 6.entre equipe de projeto e diferentes agentes; 7. entre ferramentas de apoio ao projeto.
38 Anumba et al. (1997) apud Fabrcio (2004)

1. entre as ferramentas de clculo e apoio ao projeto; 2. entre projetistas e suas ferramentas; 3.entre membros da equipe; 4.entre disciplinas e coordenao; 5.entre etapas de desenvolvimento do projeto; 6.entre equipe de projeto e diferentes agentes; 7. entre ferramentas de apoio ao projeto.
39

Intranets de projeto

Extranets de projeto

Interoperabilidade de sistemas

13

Vantagens e riscos potenciais do uso de extranets

40

14

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

Anda mungkin juga menyukai